Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! Richard Feynman

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Ronan.Azarias 19/11/2022

Excelente
Livro divertidíssimo, mostra como pensava e agia nosso querido gênio da física. Além de fazer grandes contribuições para a física (com ressalva irônica ao projeto Manhattan) era uma pessoa que se divertida e de bem com a vida.

Paulo Henrique 08/05/2020

Um autobiografia para rir e aprender.
Esse livro é uma autobiografia que traz muitos casos engraçados da vida do Feynman, um físico que não combina com o esteriótipo que se tem desses profissionais. Há muitos casos engraçados, que se passam inclusive no Brasil, como a competição de quem calculava mais rápido se ele ou o vendedor japonês de ábaco. Mostra também que desde a década de 50 o ensino no Brasil é uma porcaria e Feynman já criticava com a propriedade de quem deu aula aqui e falava português.
É um livro que não dá vontade de parar de ler, que nos ensina muito e mostra também bastidores da política, do exército e da ciência. Você vai se divertir com os arrombamentos de cofre, com o tempo de adolescência de Feynman trabalhando em um resort, com suas estripulias em clubes de strip-tease, da avaliação dele por parte de médicos que o diagnosticaram como louco proibindo entrar para o exército mesmo depois de ele ter feito parte do projeto de construção da bomba atômica. Em resumo um livro lotado de casos, cheio de aprendizados para a vida de alguém que ajudou na evolução da física quântica e por conseguinte da humanidade.

Cesar 11/12/2021

Um gênio extravagante
Acredito ter sido minha curiosidade sobre a vida de um grande vulto da Física o fator principal para incluir esta obra na minha lista de leitura. E se você também possui esta inquietação, pode se preparar para rir bastante, menear a cabeça muitas vêzes e ficar admirado ao imaginar certas cenas. Contudo, inegável é o quanto Feynman gostava de viver e aprender, de conhecer pessoas, de sentir-se livre. Gosto muito das partes onde ele demonstra seus raciocínios, e apesar de certas extravagâncias, contemplo muita humildade em relação ao processo de se buscar fazer uma verdadeira ciência. Indicadíssimo!

Rafa 18/06/2019

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!
Narrado em primeira pessoa, o leitor vai conhecer um pouco mais do extraordinário físico do qual contribuiu imensamente para ciência e física teórica. Estamos falando do grandioso, Richard P. Feynman.

Bem humorado, brincalhão e excêntrico, são uma das qualidades de Feynman, no decorrer de sua vida acadêmica, vemos um profissional apaixonado pelo que faz, correndo atrás dos seus sonhos e objetivos de vida.

Editora Intrínseca fez um maravilhoso trabalho gráfico, uma edição de capa dura, com acabamento bem intuitivo. O texto possui uma fonte adequada, com bons espaçamentos, trazendo um conforto para os leitores.

Feynman narra suas mais importantes contribuições no ramo da física, trazendo uma linha do tempo para o leitor. Um dos momentos mais intensos de sua vida foi com suas contribuições na 2° Guerra Mundial e fazer parte dos que estavam no projeto da Bomba Atômica.

Uma leitura fluída logo nas primeiras páginas, o autor possui uma escrita bem dinâmica, e claro, bem humorada. O leitor vai fazer uma viagem no tempo e presenciar os avanços científicos do Século XX.

Vale a pena? Com toda certeza! Uma biografia de um físico que fez história e uma revolução na física. Ah! E um excelente tocador de tambor.

site: https://www.curvaliteraria.com.br/2019/06/resenha-so-pode-ser-brincadeira-sr.html

luizfsricardo 03/08/2022

Histórias para se divertir
Esse livro é um compilado de boas histórias do Feymann para ler de forma leve e se divertir. Numa dessas histórias o físico conta o período que passou no Brasil e sua influência para mudar a forma como se ensinava ciência por aqui.

Emanuele 10/04/2020

Cativante!
Li boas coisas sobre esse livro antes de comprá-lo, que falavam, principalmente, que apesar de ser as histórias de um físico, o livro não adentrava em técnica, o que deixa a leitura fluir. E é isso mesmo!
Um livro que me conquistou! Leitura leve, fluida. Aos poucos o sr. Feynman vira um amigo, que te conta histórias, experiências com as quais você aprende, te dá conselhos interessantes... gostei muito!
Só esperava mais do final, confesso que, pra mim, o livro ficou sem uma conclusão, propriamente dita.
Porém é uma ótima leitura, inclusive me despertou o desejo de ler outros autores cientistas.

Joyce Ferreira 21/12/2021

Ele nos ensina não apenas a física , o quanto é bom ser um cientista. Ele nos faz sair da inércia. Pensar , pensar e pensar bastante. Que livro incrível ! E como queria ter tido a oportunidade de conhecê-lo!

Mariane.Gonzales 31/07/2020

Biografia divertida
Leitura obrigatória para pesquisadores, acadêmicos, professores... O ganhador do Nobel de Física em 1965, Richard Feynman, conta nesta biografia inusitada seu modo de ver a vida, a física e tantas outras questões tão comuns às pessoas que vivem da ciência!

O livro é arrebatador, de linguagem fácil e cheio de bom humor. Contando em passagens excêntricas e fascinantes desde a infância do autor, suas aventuras em Princeton e no MIT, na construção da bomba atômica, pelo Brasil, até seu período na Caltech.

"... você não tem a obrigação de corresponder àquilo que outras pessoas acham que você deve realizar. Não tenho a obrigação de ser como eles esperam que eu seja. O erro é deles, não meu.

Arcturus 17/07/2020

Livro muito envolvente sobre a vida do Sr. Feynman, um gênio, um curioso, sujeito interessantíssimo, descontraído e autêntico. Suscita reflexões interessantes sobre a docência e a importância da autocrítica na pesquisa científica. De quebra, o Sr. Feynman discorre sobre as falhas do sistema educacional automultiplicador brasileiro, observadas em sua experiência no Brasil da década de 50 e que assombrosamente, permanecem atuais.

Naiara.Prates 10/06/2021

Amei esse sujeito, dizem que o Sheldon da série The Big Bang Theory foi inspirado nele, não me surpreende, é um Nobel que possui uma forma irreverente de ver e viver a vida. A leitura é leve, gostosa e divertida!

Refugios das Letras 20/04/2020

Não sou fã de biografias. Não me interessam os pequenos detalhes das vidas alheias que tem como único propósito catalogar e informar quem fez o quê, quando e onde. Pior ainda se não for uma auto-biografia, com informações tiradas de fontes não muito confiáveis ou tendenciosas, que em geral são caça-níqueis em forma de livros estampados com grandes retratos da celebridade em ascensão ou recém-falecida. Uma regra de ouro que estou quebrando mais do que deveria atualmente: não se compra livro com foto de alguém na capa, da mesma forma que se evita capas de pôster de filme.
Dito isso, sou muito fã de livros de memórias. Quando um autor se dedica a escolher a dedo o que realmente importou de sua vida, estamos sendo presenteados com a oportunidade de, em algumas poucas horas, apreciar uma seleção de histórias que demorou uma vida inteira para ser reunida. Melhor ainda quando o autor teve uma trajetória tão singular quanto Richard Feynman.
Meu primeiro contato com esse sujeito foi através de suas famosas palestras de física, transcritas em três volumes que espantam pela abrangência e pedagogia. Não por acaso essas palestras, filmadas com tecnologia bem ultrapassada, são vistas até hoje. Em algum momento fiquei sabendo que ele havia ganho um prêmio Nobel por algum assunto incompreensível para mim, que tinha vindo ao Brasil dar aulas e que tinha histórias engraçadas. Foi com esse conhecimento que embarquei nesse livro de memórias.
Logo se percebe que Feynman entende perfeitamente como deve funcionar um livro de memórias: só é revelado o que interessa ao autor, sua figura é construída sem a menor modéstia, seus erros são minimizados, sempre aparecendo para mostrar sua humildade de reconhecê-los, e principalmente, sua forma de ver a vida e acertos são vangloriados a todo momento. A personalidade forte, inteligência, sagacidade, bom humor (as vezes rabugice) e espírito aventureiro são os motivos constantes e que criam a figura necessária para tornar críveis as histórias contadas, que de fato parecem improváveis de ocorrerem no curso da vida de apenas uma pessoa.
A física surge em apenas momentos pontuais, assim como assuntos da vida pessoal como casamentos e mudanças, que dão lugar a experiências profissionais, encontros com figuras históricas da ciência como Einstein e Bohr, a participação no Projeto Manhattan e até a reformulação acidental na academia brasileira. Em contraposição aos grandes feitos, parte do livro é focada em pequenos problemas curiosos e divagações culturais e filosóficas através de uma lente muito racional e cartesiana.
Como todo bom livro de memórias, o leitor é exposto a bons exemplos de vida - os maus exemplo são geralmente omitidos ou tangenciados - e também infectado com novas ideias e possibilidades. Incrível como alguém com um talento gigantesco na área da ciência tenha também conseguido sintetizar tão bem na literatura sua experiência de vida.

1 | 2 | 3 | 4