Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! Richard Feynman

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Laislla 17/06/2021

Que ser humano espetacular! Dono de uma curiosidade absurda e um jeito muito peculiar de ver as coisas. Precisamente por conta dessa sua natureza curiosa, ele acabou aprendendo inúmeras coisas, que relata nessas suas histórias. Desde aprender a tocar frigideira e terminar se apresentando no carnaval do Rio a aprender a desenhar e terminar vendendo quadros em uma mostra de arte! Muito interessante a simplicidade com que ele relata suas descobertas em relação a seus hobbies, como o fato de ser um exímio arrombador de cofres - coisa muito fácil para o Feynman pregador de peças -, acrescentadas sutilmente aos relatos do desenvolvimento de sua carreira. Inspiradores, esse livro, essas histórias, e esse homem nos fazem crer que tudo é possível e que só precisamos ser curiosos e nos divertirmos a cada momento em tudo que fazemos. Foi isso que ele fez a vida inteira!

lucas 22/03/2021

Feynman tinha um pedaço brasileiro
Feymnan foi e é um homem ímpar! Esse livro ressalta suas excentricidades. Para quem quer conhecer mais desse homem, é um ótimo livro.
Para mim, o melhor capítulo foi sobre sua estadia no Brasil.

Marta__A 13/11/2022

Em livro muito interessante de ser ler, o autor conta sobre sua vida, e posso dizer, que o cara levou uma vida bem interessante, além de ser uma pessoa excêntrica.
Alguns pontos são bem interessantes, onde o autor faz duras críticas ao sistema educacional (dos EUA, mas tb do BR, ele veio para o país algumas vezes), e a como são feitas pesquisas, onde isso pode ser visto até hoje. Um livro para quem se interessa por aprendizado, pesquisa/ciência e educação.

Wayner.Lima 10/07/2022

Leitura leve e divertida
Conheci o livro numa postagem em fórum de promoção, disseram que era um ótimo livro e etc, anotei mentalmente e deixei pra depois. Um tempo atrás estava procurando um livro para ler no kindle que já estava parado há quase um mês e lembrei da biografia do Feynman. Peguei pra ler.

E se eu te contar que é um livro muito bacana e leve, mesmo se tratando da autobiografia de um físico altamente renomado e premiado com o Nobel? Alternando entre histórias de experiências cotidianas e grandes momentos, como sua participação no projeto Manhattan, Feynman consegue fazer rir e entender que nem todo 'gênio' é uma pessoa estereotipada e alheia ao mundo. Vale a leitura.

Rennanzinho 25/07/2021

Um grande contador de histórias, além de gênio da Física
Histórias engraçadas, intrigantes e que mostram diferentes lados e experiências de uma personalidade mais conhecida pela sua contribuição para a pesquisa e ensino de Física. É divertido mergulhar em suas memórias que, por vezes, parecem fantásticas demais para serem reais, mas que não perdem a qualidade por isso. Richard Feynman se mostra bem humorado, humilde perante a dúvida e ao desconhecimento e um aventureiro. Os relatos sobre seus relacionamentos amorosos e de amizade são um convite para entendermos sua personalidade. Sua imaginação, curiosidade e pragmatismo estão presentes em toda sua vida. É interessante ver sua relação com outros físicos importantes da época e sua paixão pelo ensino, especialmente em sua passagem pelo Brasil. Uma leitura leve e divertida, recomendo!

Guilherme 13/02/2022

Boa leitura
Interessante... Ele comenta sobre sua passagem pelo Brasil.. eu espera que ele iria se aprofundar em determinados temas como a bomba atômica... Ficou meio jogado, ao meu ver.. mas eh uma boa leitura

Gabriel Galvão 15/04/2023

Um educador
Richard Feynman foi um brilhante físico do século XX. Mas, acima disso, um exímio educador. Sua maneira única de explicar o funcionamento das leis naturais, sua calma e sua curiosidade viraram marcas registradas de sua grandiosidade como docente. Escreveu muitos artigos renomados na física e matemática. Ganhou, inclusive, um Nobel em 1965 devido às suas descobertas sobre eletrodinâmica quântica. Era, sem dúvidas, um cara formidável. Sua história é fantástica. No livro, Feynman conta diversos períodos de sua vida com tom alegre e divertido, desde sua mocidade até seu auge como professor. Há, na obra, uma passagem de Feynman ao Brasil, na qual ele critica severamente (algumas vezes de modo brincalhão) o sistema de ensino e o programa brasileiro. Em sua análise, os estudantes da Academia Brasileira de Ciências sabiam muito a teoria impregnada nos livros, mas tampouco da verdadeira física... Menosprezavam o conhecimento que julgavam ser "simples demais" para eles e, pior, pediam para que coisas básicas e "óbvias" não fossem perguntadas. Na minha visão, a análise feita por ele foi cirúrgica. Essa é uma obra descontraída que tem uma leitura rápida e prazerosa.

nenos 25/06/2023

“We call it science, but in the end, it’s just unbridled curiosity.”
Autobiografia de um físico brilhante, excelente docente da Caltech e Cornell, ganhador do Nobel de física em 1965, um dos integrantes no projeto Manhattan e um ser humano muitíssimo interessante e perspicaz, um verdadeiro entusiasta da vida.
Feynman discorre ao longo de sua jornada, seus anos de graduação em Princeton e MIT, a amálgama de triunfo e remorso entre sua equipe de físicos brilhantes para a criação de uma bomba nuclear em Los Alamos que pôs fim a segunda guerra mundial, suas experimentações na eletrodinâmica quântica que renderam feitos incalculáveis, e os meses no Brasil em que lecionou e reformulou o modo canhestro de educação automultiplicadora.
A filosofia Feynman nos convida a adotar uma perspectiva diferente sobre o método científico, a capacidade de destrinchar e questionar conceitos complexos, a busca pelo conhecimento puro, sem caráter moral, o esforço consistente através de experimentos, vai muito além do prestígio em si. Em sua visão, o pensamento lógico está acima do ego e insensatez, não importava com quem estava falando, estava preocupado somente com a física.

Link dos meus highlights: https://drive.google.com/file/d/18ZTGOSPg7YHfq0Mo99MTMFHoZU6WEhxD/view?usp=sharing

Beatriz 26/05/2020

Perfeito
Descobri outros universos, é muito fácil entender o que o personagem principal quer dizer com suas histórias engraçadas.

Nágela Soares 25/05/2020

Excepcional
Quebrou todos os estereótipos que eu tinha da imagem de um físico (no bom sentindo). As vezes vemos o trabalho incrível de alguém e esquecemos do humano por trás dele. Livro divertidíssimo!

Refugios das Letras 20/04/2020

Não sou fã de biografias. Não me interessam os pequenos detalhes das vidas alheias que tem como único propósito catalogar e informar quem fez o quê, quando e onde. Pior ainda se não for uma auto-biografia, com informações tiradas de fontes não muito confiáveis ou tendenciosas, que em geral são caça-níqueis em forma de livros estampados com grandes retratos da celebridade em ascensão ou recém-falecida. Uma regra de ouro que estou quebrando mais do que deveria atualmente: não se compra livro com foto de alguém na capa, da mesma forma que se evita capas de pôster de filme.
Dito isso, sou muito fã de livros de memórias. Quando um autor se dedica a escolher a dedo o que realmente importou de sua vida, estamos sendo presenteados com a oportunidade de, em algumas poucas horas, apreciar uma seleção de histórias que demorou uma vida inteira para ser reunida. Melhor ainda quando o autor teve uma trajetória tão singular quanto Richard Feynman.
Meu primeiro contato com esse sujeito foi através de suas famosas palestras de física, transcritas em três volumes que espantam pela abrangência e pedagogia. Não por acaso essas palestras, filmadas com tecnologia bem ultrapassada, são vistas até hoje. Em algum momento fiquei sabendo que ele havia ganho um prêmio Nobel por algum assunto incompreensível para mim, que tinha vindo ao Brasil dar aulas e que tinha histórias engraçadas. Foi com esse conhecimento que embarquei nesse livro de memórias.
Logo se percebe que Feynman entende perfeitamente como deve funcionar um livro de memórias: só é revelado o que interessa ao autor, sua figura é construída sem a menor modéstia, seus erros são minimizados, sempre aparecendo para mostrar sua humildade de reconhecê-los, e principalmente, sua forma de ver a vida e acertos são vangloriados a todo momento. A personalidade forte, inteligência, sagacidade, bom humor (as vezes rabugice) e espírito aventureiro são os motivos constantes e que criam a figura necessária para tornar críveis as histórias contadas, que de fato parecem improváveis de ocorrerem no curso da vida de apenas uma pessoa.
A física surge em apenas momentos pontuais, assim como assuntos da vida pessoal como casamentos e mudanças, que dão lugar a experiências profissionais, encontros com figuras históricas da ciência como Einstein e Bohr, a participação no Projeto Manhattan e até a reformulação acidental na academia brasileira. Em contraposição aos grandes feitos, parte do livro é focada em pequenos problemas curiosos e divagações culturais e filosóficas através de uma lente muito racional e cartesiana.
Como todo bom livro de memórias, o leitor é exposto a bons exemplos de vida - os maus exemplo são geralmente omitidos ou tangenciados - e também infectado com novas ideias e possibilidades. Incrível como alguém com um talento gigantesco na área da ciência tenha também conseguido sintetizar tão bem na literatura sua experiência de vida.

Karisma 10/11/2021

Sr. Feynman
Uma leitura acelerada, sem muito compromisso com a ordem cronológica dos eventos, mas extremamente orgânica.

O livro não trata dos méritos do Sr. Feynman, mas de como ele viveu sua vida, das suas experiências e opiniões. Gostei muito do livro, porque apesar de não conhecer muito sobre física, fui capaz de me conectar com o autor.

Não diria que é uma leitura essencial, mas com certeza a achei divertida e vivaz. A escrita é bem humorada, com muitos comentários objetivos, que deixam a leitura mais rápida.

Att.
Kárisma