A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Mel 07/01/2024

Não curti
Apesar de gostar muito da autora, não gostei muito desse livro. Achei tudo muito arrastado e um pouco chato, além de uma falas e situações um pouco problemáticas o que fez com que eu não me identificasse em nada com o livro. Não via a hora dele acabar hehe

Vickie 04/01/2024

Se você está procurando por romance, leia outro livro ?
O tanto de raiva que eu passei com esse livro não está escrito.

Pensei várias vezes em desistir da leitura, mas a humilhação por migalhas de romance e da felicidade da personagem me fez insistir.

O livro conta a história da Catherine enquanto viaja com seus amigos e tem o azar de conhecer os Thorpe e a sorte (uns 80%) de conhecer os Tilney, nesse período mostra a vivência dela em outra cidade, Bath, onde ela vai a bailes, teatros e salões, em um desses momentos conhece Henry e a irmã dele, levando a uma amizade e posteriormente ela passa um tempo na casa deles, uma Abadia em Northanger, daí em diante nos humilhamos por um romance e acompanhamos as fanfics da Catherine.

Então se você busca por romance, vai ser humilhada até a última página, que da um final cheio de migalhas e é isso :)

Danielle535 03/01/2024

Divertido !
A abadia de Northanger entrou no meu top 3 livros da Jane Austen, Catherine, a protagonista, é uma menina ingênua no interior frequentando uma cidade movimentada pela primeira vez, é muito divertido ler principalmente pela personalidade dela. Henry Thorpe, seu interesse amoroso, a complementa com seu discernimento das coisas. Apesar de Catherine ser uma garota ingênua de 17 anos, ela tem princípios nobres que são testados pela narrativa que firmam o seu bom caráter. A crítica a literatura gótica vem com grande peso na metade do livro.
Eu recomendo a leitura pra qualquer pessoa, a escrita é um pouco diferente dos outros livros da mesma autora, pois há um narrador para falar da nossa heroína em determinadas partes, no geral ele é bem engraçado de se ler.

malu 02/01/2024

Hm
O livro é sobre uma moça do campo q conhece um cara interessante no baile e é isso. A autora até tenta criar subplots interessantes mas é tudo mal abordado e chato (principalmente todo o suposto mistério na abadia, que deve ter sido uma tentativa fracassada de fazer a história ser minimamente intrigante)

Monique 31/12/2023

Diferente
É um dos livros mais diferentes da Jane Austen e isso não é algo ruim.
Apesar de parecer um rascunho, gostei muito de como foi escrito no geral. Senti um gostinho de "quero mais".
Super recomendo a leitura e acredito que vocês vão gostar também! Mas tenham em mente que ele é bem diferente dos demais livros da autora.

valentineee 31/12/2023

Tédiooo
Não chega aos pés de "Orgulho e Preconceito", apesar de ter sido um pouco complicado no início depois ficou bom. Agora " A Abadia de Northanger" começou mal e terminou mal. Achei um livro confuso e muito tedioso. Não me prendeu de forma alguma, terminei de ler só para terminar a minha meta anual de 40 livros. Resumindo, poderia ter terminado o ano com um livro melhor.

Almendess 31/12/2023

ESPERAVA MAIS!
O livro em si não é ruim. Mas eu obviamente esperava mais por ser um livro da Jane Austen. Foi o primeiro livro que li dela. Soube que é o livro mais ?chatinho?. Irei dar outra chance aos outros. Acho o livro bem em enrolado com algumas situações, mostrando só o cotidiano da protagonista. Não vi desenvolvimento de protagonista.

Camilla 30/12/2023

Gostei
Eu até que gostei desse livro, gostei da história e dos protagonistas.
Não gostei apenas do final que ficou tudo muito calmo. A galeria vai indo indo indo e do nada fica tudo muito calmo, não acontece as coisas.
Gostaria de saber mais o que houve com a Isabella e da onde veio o marido da Eleanor etc

Leticia 30/12/2023

Uma imaginação sem a correta direção pode ser uma perdição
Comecei a ler A Abadia de Northanger sem muitas expectativas, mas também sem saber qualquer detalhe sobre o enredo, além do que me revelavam as resenhas que lera.
No início a leitura foi um tanto maçante, por não saber bem o que toda aquela obra queria transmitir. Mas esforcei-me e avancei capítulo por capítulo. A recompensa foi um sorriso que abri ao concluir a última página.
A Abadia é mais uma obra de formação e trajetória de amadurecimento do que um romance. Eu gostei disso porque coloca por terra toda presunção de que Jane Austen só escreve ?romances água com açúcar?, acusação injusta e superficial.
Na história, Catherine é uma menina de imaginação fértil e pouca capacidade de saber julgar as situações que lhe acontecem e as intenções das pessoas.
Na infância crescera no campo brincando e vivendo despreocupada na casa de sua família com os dez irmãos. Mas foi na fase de transição da adolescência que ela começou então a se portar como uma jovem e a se interessar pelos temas corriqueiros às moças de sua época, entre os quais estava o de ler romances, especialmente os góticos, com suas histórias de terror.
É justamente esse o mote de A Abadia que irá conduzir nossa protagonista a se deparar com momentos em que verá como a força de sua imaginação pode trazer consequências negativas aos seus relacionamentos.

Não é o livro mais cultuado pelos fãs de Jane Austen e eu entendo, já que não traz uma trama super empolgante e cheia de emoções, porém trouxe lições importantíssimas que quero compartilhar
1 - Não deixe que sua imaginação seja maior que o bom senso
2 - Leia, aprecie bons romances, mas acima de tudo, procure aqueles que irão de fato contribuir para sua maturidade
3 - Não se deixe levar por amizades que apenas parecem verdadeiras devido as palavras, mas pouco efetivas quando postas à prova.
4 - Cerque-se de pessoas que lhe falam sempre a verdade independente se pode te ferir ou não. Nossa protagonista sofreu muito até entender isso.

Diagora.Liara 30/12/2023

Jane Austen nunca decepciona
Jane Austen sempre consegue fazer uma história leve, com uma personagem de personalidade forte e instigante

Adriana1161 30/12/2023

Paródia de romances góticos
Romance da Jane Austen escrito em 1798, mas só publicado em 1817/1818.
Tem metalinguagem, metaficção, discutem a função da Literatura.
Narrador faz comentários em primeira pessoa, vai dando o tom, situando no tempo e espaço.
É quase um buildungsroman, personagem passa por processo de autoconhecimento e amadurecimento emocional.
Se passa em 11 semanas, quase dividido em duas partes, uma em Bath e a outra em Northanger.
Paródia de um romance gótico tão em voga naquela época, constrói elementos que fazem contraponto a eles de maneira sutil e um tanto irônica.
Muito gostoso de ler, debochado, irônico, cômico!
Personagens: Catherine, Isabella, John, James, os Thorpe, Eleanor, Henry, os Tilney, os Allen
Local: Bath - Northanger - Fullerton/ final do século 18
@driperini

Alecio Miari 30/12/2023

Fraquinho....

É, infelizmente este livro não teve o mesmo impacto que Orgulho e Preconceito e por algumas vezes durante a leitura pensei seriamente em parar. Mas quando estava chegando no meu limite, a história dava uma guinada para cima e ficava interessante.

Aí quando você começava a realmente apreciar o que acontecia, de repente seu tapete era puxado e voltava àquela monotonia chata de que nada acontece e então a própria autora começa a conversar com a gente, momentos em que eu ficava com a impressão que ela estava tentando vender a história, já que naquele determinado momento ninguém parecia comprá-la por si só.

Vamos aos exemplos para meu próprio benefício quando eu reler estes meus comentários no futuro.

Começa com a autora falando "nossa heroína não tinha ideia de onde estaria se metendo ao aceitar...." Neste primeiro momento eu já ficava pensando "heroína? esta Catherine deve ser tipo a Elizabeth de Orgulho e Preconceito, onde vai julgando o Mr Darci ao longo da história, mas ao final é justa em dedicar os méritos à ele e fica muito agradecida com os esforços dele"; Infelizmente nada disso se concretizou.

O livro passa quase que metade das páginas só descrevendo a vida de Catherine na cidade de Bath, acompanhada dos amigos de seus pais e participando dos bailes e caminhadas com as pessoas as quais ela se fez conhecer. Este é o ponto mais chato e a primeiras das possibilidades de parar a leitura.

Mas então ela é convidada à ir à abadia de Northanger (finalmente) e aí sim a história começa a ser mais interessante, já que ela passa a explorar os cômodos do convento e até a criar uma teoria da conspiração em sua cabeça de que o general envenenou sua falecida esposa.

O envolvimento que ela vai tendo com os personagens e a sua felicidade em estar naquele ambiente são contagiantes e você começa a realmente a torcer pela heroína. Ah, ainda tem essa. A autora fica conversando com a gente comentando sobre as ideias que estão passando na cabeça de Catherine e, como eu disse anteriormente, muito ruim estas partes.

Mas de repente DO NADA ela é mandada de volta para sua casa, uma puta desconsideração para com sua pessoa e a gente fica sem entender nada. Em paralelo, ainda tem triângulo amoroso do seu irmão, com sua amiga e o capitão.

Quando a história parece estar crescendo e você vai ficando interessado.... vem uma explicaçãozinha bem meia boca sobre sua dispensa e o triângulo amoroso não é mais falado. E o livro acaba.

Ruim.

leticia 29/12/2023

Li faz mt tempo, só colocando aqui pra contar no desafio, mas sei q gostei, esse é bem diferente de orgulho e preconceito mas tbm é bom