A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue)

A Abadia De Northanger (Edição Bilíngue) Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Julia.Maranzatto 19/02/2023

O livro mais chato da jane austen que já li? ele é curto, mas demorei 4 dias pra terminar pq não aguentava ler muito seguidamente. a história melhora na segunda parte, mas ainda sim não vale tanto a pena ler como outros livros dela!

Andryele 18/02/2023

Uma leitura agradável.
Foi o meu primeiro livro da autora e meu primeiro livro de época, no entanto, achei uma experiência bem agradável. Demorei um tempo para me acostumar com o estilo de escrita e a forma dos personagens se expressarem, mas, depois de me acostumar, foi bem tranquilo. É um livro bem fluido e sem muitas reviravoltas, ideal para quem quer uma leitura leve e rápida.
O final do livro é meio previsível, porém, este é um daqueles livros em que o meio é mais importante que o final em sí, que eu, particularmente, achei um pouco corrido.

teixeirathay 16/02/2023

Não gostei! Nem parece um livro da Jane
Esse é o 4º livro da Jane Austen que eu leio e sem dúvida é o pior de todos!
A leitura começou boa e fluida, e o romance da Catherine e do Henry parecia promissor. Mas do meio pro final não entregam absolutamente nada que prometeram. A história é super parada, não acontece absolutamente nada. O casal depois de um tempo nem tem protagonismo na história, o Henry mal demonstra o amor por ela. Sinceramente, não gostei nem um pouco desse livro. Na parte em que começa a ficar interessante com os devaneios da Catherine tudo passa muito rápido. Decepcionante esse livro, esperava muito mais, não é um livro de romance e nem de suspensa, promete os dois e não entrega nada.

yasneryst 16/02/2023

Ai ai Catherine?
Não é meu livro preferido da Jane.
E não acho que é porque ele é todo diferente, porque existe uma metalinguagem e é até autorreferente, dessas coisas eu gostei.
Acho que o que me fez não gostar tanto dele foi a heroína? Apesar dela ser essa personagem que lê livros de terror e depois fica com medo, que inventa um monte de ideias na cabeça e depois tem que desfazer as fantasias, e que é realmente carismática até certo ponto, eu acho ela uma fraca protagonista de Jane Austen.
Ela não é uma mulher madura, na verdade ela é excessivamente ingênua até. Ela não sabe se portar, ela ignora alguns padrões sociais? e apesar de eu achar que entendo o porquê eu continuo achando que ela se destaca negativamente ao lado das outras.
Mesmo as mulheres ingênuas de Jane Austen tem seus planos e desejos.
Mas a Catherine me parece meio? gosto desse cara, quero ficar com ele, mas vou deixando que os outros me levem pra lá e pra cá torcendo pelo melhor.
Ela não é uma força que se destaque, ela é uma folhinha levada pelo vento.
Acho que é isso. Entre todos os Austen que li esse é o que menos gostei, algum tinha que ser, no final das contas.

Terê 11/02/2023

5 reasons why
A jane só fez esse livro para

1. zoar os góticos
2. defender os romancistas/romances
3. mostrar que love bombs é ????
4. pick me girls existiam até no século XIX (século XVIII tb se você contar quando ela começou a escrever o livro)
5. por último, mas não menos importante, xingar Bath

no geral, foi bem divertida a leitura!!!!

Ana Beatriz 11/02/2023

Eu sou uma pessoa totalmente parcial quando se trata de um livro da Jane, eu amo absolutamente tudo que ela escreve, não tem jeito.

Não sei se é porque eu acabei a leitura hoje e ainda estou completamente enfeitiçada por ela, mas tem grandes chances desse ser meu mais novo livro favorito dela.

Amei a forma como a autora entra na história para falar com o leitor, principalmente quando ela para um pouquinho pra falar como os livros de romance eram criticados e menosprezados. Foi aqui que eu me vendi de vez para o livro.

Fora que a Catherine é uma amante do gótico e eu, assim como ela, aprecio muito a arte gótica (só me falta me aventurar mais nos livros :D) e isso foi outro ponto que me encantou.

Me deixou com muita vontade de ler Os Mistérios de Udolfo ?

Leticia2185 10/02/2023

A Abadia De Northanger
Acredito que seja o livro mais diferente escrito pela Jane Austen. Gostei bastante da fluidez da narrativa, porém a leitura teve altos e baixos. Henry e Catherine são protagonistas muito diferentes dos outros da autora e formam um bom casal. Gostei mas não é o meu favorito.

saoribooks0 10/02/2023

Talvez o melhor da Jane Austen?
"A Abadia de Northanger" é a minha 4ª experiência com a escrita de Jane Austen e, sinceramente, os 3 livros que li dela não foram ?TUDO AQUILO? para mim, apesar de terem sido boas histórias.
Meu preferido da autora era "Emma", mas confesso que "A Abadia de Northanger" me conquistou no mesmo nível!

Nesse livro, conheci a Catherine: uma jovem ingênua de uma cidadezinha rural que aos 17 anos viaja a Bath, uma cidade mais desenvolvida e urbana. Lá, ela conhece a família Tilney e é convidada a se hospedar na casa deles, uma abadia.

Amei Catherine desde o início e também o fato de acompanhar sua viagem, seu amadurecimento durante as semanas em que passou longe de casa! Um detalhe interessante sobre nossa personagem é que ela também é uma leitora voraz como nós, mas com um gosto literário gótico e sombrio.
Foi muito divertido ver a personagem crescer, construir amizades e desenvolver suas habilidades sociais, isso nos faz torcer por ela em cada lugar que o passa!

A primeira parte do livro foi a melhor e mais intensa, não só porque que me irritei várias vezes com certos personagens (entre eles Isabella, o Sr. Thorpe e a Sra. Allen), mas também porque ri muito com eles e com o contexto inicial. Nessa fase, nossa protagonista evoluiu muito, e fortalece seu autoconhecimento junto com seu senso crítico sobre as pessoas e os fatos da vida, e pra mim isso foi fantástico!
A segunda metade do livro também foi boa, mas ficou um tanto lenta. O melhor de tudo aqui (ou pior, se você quiser) foi que acabei apaixonada junto com a Catherine por Henry Tilney, moço muito inteligente, educado, encantador!

Eu sei que ?Orgulho e Preconceito" é a obra preferida da maioria dos leitores de Jane Austen, eu também gosto muito dele, mas "A abadia de Northanger" é igualmente uma experiência marcante e descontraída e com certeza merece ganhar mais destaque do que realmente ganha.
Recomendo! Minha nota fica 4/5!

oieamare 10/02/2023

Desbacando Orgulho e Preconceito ?
Devo dizer que apesar de boba e por vezes fútil, a Cat me conquistou completamente. Ela é singela, tem um pouco de inocência com relação as pessoas, mas ao mesmo tempo é sincera e decidida (mesmo que fique em silêncio as vezes).
E quanto ao Henry, ele não poderia ser mais perfeito! ?

A história é muito legal, divertida e as vezes irritante. Tantas vezes quis bater em alguns personagens, mas posso dizer que essas ações fizeram o plot ser um pouco previsível.
Com algumas ressalvas, o que eu mais gostei foi o fato da questão financeira não está tão em voga aqui. Ela foi importante em um momento específico, mas não tanto como foi em outros livros da Jane.

E também, os pais dela são personagens muito legais e passivos. Bem diferente de razão e sensibilidade (e bem melhor!).

Esse é o meu favorito agora e tirou Orgulho e preconceito do pódio. Minha nova heroína é a Cat ??

Karina 08/02/2023

Adorei!
Acho que este foi o livro da Austen que melhor fluiu a leitura. A protagonista não é das mais inteligentes, é boazinha. Gostei do herói. E aqueles irmãos não prestam.

voandocomlivros 06/02/2023

"A pessoa, seja homem ou mulher, que não sente prazer ao ler um bom romance há de ser de uma estupidez intolerável."

Você sabia que esse foi o primeiro romance concluído por Jane Austen? Pois é, mas ele só foi publicado postumamente, em 1818.

"As coisas estranhas, porém, costumam encontrar explicação quando procuramos sua causa com afinco."

Acredito que por isso a prosa e as personagens não são tão maduras. O livro é mais uma homenagem/sátira da literatura gótica, misturada com o estilo comédia de costumes pelo qual ela ficaria famosa mais tarde. A sátira que a autora cria nessa obra, fica mais clara para quem leu "Os Mistérios de Udolpho" da autora Ann Radcliffe, publicado pela primeira vez em 1794. É impossível ler "A Abadia de Northanger" e não ficar com vontade de conferir "Os Mistérios de Udolpho", porque ele é citado a todo momento com muito entusiasmo.

"A amizade é sem dúvida o melhor bálsamo para as dores das decepções amorosas."

Catherine Morland é uma protagonista adorável, embora um tanto inconsequente e ingênua, claro que temos que levar em conta sua idade, ela é apenas uma adolescente se aventurando em viagens e amores. Há muitas lições de amor aqui que são menos idealistas do que em "Orgulho e Preconceito", que foi outro romance que li da autora. Não temos aqui aquela grande paixão, eu diria que são relações mais mais práticas. Mas eu até que gostei disso. São personagens que se encontram de maneira desigual, mas bem daquele jeito que vemos acontecer o tempo todo na vida. Eles acabam se completando, por mais diferentes que sejam.

"Ser firme o tempo todo acaba redundando em teimosia. É sinal de juízo saber a hora de relaxar;"

Catherine é uma leitora, assim como nós, e é difícil não se identificar com ela e rir com seus diálogos, pensamentos e ações sobre os livros. Além de de ter gostado muito dessa heroína, um outro detalhe que se destacou, para mim, durante a leitura, foi a voz pessoal que a autora emprega por toda a narrativa. A voz do narrador é a melhor personagem do livro, eu quase que podia ver a Jane Austen conversando comigo, é brilhante, espirituosa, imponente e eu diria que até um pouco cruel. Uma crueldade com o amor. Na verdade, é meio alucinante, todas as coisas das quais a heroína (ou a própria autora?) se convence, todas as visões e fantasias das quais ela é capaz. Igualzinho cada um de nós em alguma fase da vida.

"Não há nada que eu não faça para as pessoas que são minhas amigas de verdade. Não sei gostar pela metade, não faz parte da minha natureza."

Eu não amei, mas gostei muito do contato com esse livro. Foi uma leitura leve e agradável, acabei me pegando com um sorriso no rosto em várias passagens. Terminei a leitura já pensando no próximo da autora que quero ler.

"Homem nenhum se ofende porque a mulher que ele ama é admirada por outro homem; é só a mulher que pode tornar tal situação um tormento."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/a-abadia-de-northanger-resenha

Agda.Marielly 05/02/2023

Mais drama do que romance
Não é tão diferente dos outros livros da autora.
No geral Jane Austen: teve a pessoa de intenção falsa, a senhora sem noção junto com marido ausente e a amizade que não prometia nada, mas entregou algo. (Observo isso com minhas experiências na leitura de: Razão e Sensibilidade, Persuasão, Emma e orgulho e preconceito)

O fato dela usar "heroína" no início da história acho que foi pra dá um tom inocente e ansioso a personagem, quando as coisas ficam tensas de verdade ela para e volta a usar no final, mas como um compensação, mais pra glorificar a personagem e dá um desfecho.

E também acho que ela só passa essa impressão de boba porque todo mundo diz que ela é besta, a mãe dá entender isso (isso já no finzinho da história), a senhora Allen, Elizabeth, deixando "Catarina" com a necessidade de ser "mais madura" e acaba se precipitando.

O casal principal achei que foi deixado de lado para dá espaço as impressões sociais e seus conflitos, tanto que a escritora diz que eles "conversaram por muito tempo" não havendo muito diálogo entre eles.

No fim, o livro é bom para quem gosta de descobrir que ponto de vista tá certo, o da protagonista, o do interesse amoroso e por aí vai...

katesamos 02/02/2023

Jane ama pobres
Foi o livro mais diferente dela que eu já li, tendo momentos de suspense e terror até.
Eu achei a escrita bem difícil de entender e de me manter concentrada, ainda mais por nada de muito relevante acontecer. Adorei muito a Catherine e a Eleanor, o resto dos personagens apenas suportei.

BArbara342 31/01/2023

Segura coração
Esse livro serve para testar nosso coração, passei muita raiva, fiquei muito feliz com o desenrolar da trama, xinguei muito algumas personagens e dei risada 10/10

Lanita2 31/01/2023

jane austen se você já reencarnou vamos ser amigas
apesar da personagem pirando imaginando aquele tanto de groselha ter me irritado um pouco, Catherine Morland it's me.