Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

clara 04/07/2023

Lucíola
Olha...Falaram tão mal desse livro pra mim, que eu esperava que fosse MUITO pior.

Eu realmente me interessei pela leitura e me envolvi com a história, foi bem legal de ler e eu ficava super animada com o desenrolar! Mas como nem tudo são rosas, achei que os personagens foram até que bem desenvolvidos, mas eles eram meio chatos por natureza, e o final me decepcionou completamente, achei muito jogado e meio sem sentido.

Acho que depende bastante do estilo da pessoa, mas pra quem gosta de clássicos, talvez goste desse livro!

Firuliruliru 24/06/2023

Não gostei muito do livro e quase larguei a leitura pela metade, não sei se recomendaria para alguém,

mylena97 24/06/2023

?Só partilho o amor com a mulher que o sente.?
Faz dias que li e venho pensando em como descrevê-lo, mas pouco tempo depois de começar a ler clássicos, você percebe que não pode, nunca, alcançar tamanha delicadeza e qualidade na hora de avaliar livros assim.
Lucíola é construída num ambiente arcaico, na sociedade brasileira do século XIX, onde as mulheres devem ser castas e comportadas, visando casamento e devoção a um homem. O romance é narrado pelos olhos de Paulo, que a encontra no primeiro dia que veio ao Rio de Janeiro, e se apaixona por ela instantaneamente, crédulo de sua pureza. Mas logo essa impressão é desconstruída, após descobrir que ela se tratava de uma cortesã, e que seu amigo era um de seus amantes. Mesmo assim, ele continua encantado por ela, tamanho desejo que o fez ir até a sua casa várias vezes. Porém, Lúcia, lembrando de que ela também tinha suas dignidades, rejeita tudo isso, por se tratar de uma relação totalmente carnal.
Nesse livro ocorre uma troca de moralidade, onde aquela que era vista de má forma pela sociedade ? talvez até por ela mesma? ? demonstra pureza, ingenuidade, enquanto Paulo revela o contrário.
Lúcia é liberdade, é amor. Livro lindo.

Ane 24/06/2023

O livro explorando conflitos internos do protagonista
Lucíola é um romance escrito por José de Alencar, um dos mais renomados escritores brasileiros do século XIX. Publicado em 1862, o livro é considerado uma das obras mais importantes do movimento literário do Romantismo no Brasil.
O livro explora os conflitos internos do protagonista e critica a hipocrisia e os preconceitos sociais da época. Com uma linguagem envolvente e uma trama cheia de reviravoltas, a obra convida o leitor a refletir sobre questões como amor, moralidade e a condição da mulher na sociedade.
Publicado em 1862, "Lucíola" de José de Alencar é um clássico da literatura brasileira que retrata a paixão entre Paulo e Lucíola em meio a uma sociedade hipócrita e hierarquizada. O livro combina uma análise psicológica dos personagens, denúncias sociais e uma trama envolvente, proporcionando uma leitura cativante e reflexiva sobre amor, moralidade e as contradições da época.

ana 19/06/2023

A lucia eh muito diva mas o paulo eh um chato!! jesus cristo quem foi que canonizou jose de alencar favor entrar em contato tenho interesse em bater um papinho

Loanfi 15/06/2023

O que dizer sobre este livro? Confesso que no início não gostei de forma alguma. A narrativa não prendia, havia MUITAS descrições tediosas e o nosso querido protagonista é um pé no saco. Já li "A Dama das Camélias" que é bem similar e não gostei tanto.

Todavia, conforme o desenrolar da história (na verdade só depois da metade hahahaha), parece que o tom muda. Conectei-me mais com a história e gostei do contexto e da mensagem que o autor queria passar. Creio que foi só aí que finalmente comecei a entender o livro.

No fim, continuo não gostando dos personagens de uma forma geral, porém a história é tocante.

Lelê 15/06/2023

Lucíola
"E conheci que essa mulher ia se
tornar uma necessidade, embora momentânea, da minha vida."

Tive de ler este por conta de prova KAHSJK. Foi uma leitura beeem difícil mas ainda sim foi algo.

Joceli 13/06/2023

Que final foi esse? :o
Arrastei a leitura durante um mês, mas depois da página 100, as coisas fluíram de uma tal forma que não consegui mais parar de ler. Ainda por cima, houve uma queda de energia que me fez passar do livro físico para o kindle, o que contribuiu ainda mais para o aumento do ritmo de leitura.
Não é um livro fácil, mas me fez levantar vários questionamentos e traçar um paralelo com os romances atuais (onde a mulher é livre, mas ainda sob o olhar de um homem oculto).
L&PM pocket é uma das minhas editoras prediletas

tina 08/06/2023

A escrita eh beeem pesadinha, o que me pega um pouco pq nao eh mt do meu gosto
poreem, a historia em si eh mt boa
p qm gosta de classicos eh uma otima opcao

mirai0 05/06/2023

Maio 2023
Não sei como resenhar Luciola, muitas coisas boas que gostei muito e ao mesmo tempo alguns desagrados no meio do caminho.
Mas mesmo assim, foi uma leitura muito boa e que me surpreendeu. Sinceramente, a história de Lúcia por si só é muito emocionante.
Não posso negar que é um bom livro (e que sinceramente eu gostei muito apesar de certas coisas)

Isa.Oli 01/06/2023

É....
Não sei se é porque não faz parte do nosso cotidiano, mas a leitura é maçante, falta alguma coisa o tempo todo... Até porque o grande conflito é apenas o vai e vem da Lúcia e do Paulo, mas como eu disse, talvez isso se dê pelo período que foi escrito, pelas experiências da época...

Mas de fato, eu esperava mais.

EmersonMorais 28/05/2023

Foi difícil
Um dos primeiros clássicos da literatura brasileira que precisei ler para a escola.
Como um livro de 1800 com aquela linguagem complicada demorei muito para ler cada pág, lendo, voltando e lendo de novo para ver se entendia as metáforas complicadas

Brenda349 28/05/2023

Esse foi o romance mais triste que já li em toda minha vida e é totalmente diferente dos felizes pra sempre que sou acostumada.
Eu confesso que quase parei de ler por conta de Lúcia e mesmo a julgando tanto não merecia um fim trágico como esse.
Fico triste em saber que isso é a realidade de muitos romances.
Deixo aqui uma das mais belas declarações que já li: "Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida só se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade."