Interseccionalidade Carla Akotirene

Resenhas - Interseccionalidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vinder 30/01/2023

Livro bom, temática fundamental, mas confesso que me perdia no texto. Não acho que seja uma linguagem tão simples, como era proposta. No entanto, não diminui a importância do assunto.

Antonio Gonçalves 07/11/2022

Livro super necessário para o entendimento da intersecção, sobretudo para as mulheres negras que estão submetidas histórica e politicamente na encruzilhada em um viés machista, racista, sexista e lgbtfóbicas.

Júlia Silveira 25/10/2022

Leiam!!
Leitura super importante na construção de um pensamento crítico e interseccional (HAHA). ?
Um conhecimento necessário de ser adquirido por todos nós!

Mari 22/10/2022

Bom debate
O livro traça um panorama do debate teórico e político sobre o conceito de interseccionalidade e suas diferentes abordagens e interpretações. É uma boa introdução sobre o assunto e indica muita bibliografia para complementar e aprofundar a discussão.

FalaSerioLazaro 10/10/2022

Sob uma nova perspectiva
Um livro muito relevante, essencial para o entendimento de um conceito tão utilizado na atualidade e tão importante para a compreensão/ ação no nosso dia a dia e não somente em pesquisas ou questões teóricas.

Por ser um conceito tão utilizado muitas vezes corre o risco de ser discutido fora da sua essência e a autora vai ao ponto no sentido de nos levar à reflexão das problemáticas relacionadas à Interseccionalidade.

Em particular tive dificuldades na leitura por conta da linguagem utilizada pela autora, mas certamente mais uma limitação minha do que da obra.

Em seguida farei a leitura do livro INTERSECCIONALIDADE que a Carla Akotirene menciona diversas vezes.

Viviane.Ramos 20/09/2022

Um pouco atual 100. %
Interseccionalidade é o estudo da sobreposição ou intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação.

Mila 02/09/2022

P
Obra de Carla Akotirene, traz as relações de vários dilemas andam juntos, para fazer que os privilégios brancos permaneçam, como o sexismo, questão de gênero, branquitude, religiosidade, racismo, desiguldade e as questões que continum previlegiando o grupo branco. Tudo esta relacionado, nada anda só. E o livro nós faz refletir sobre o por quê de grupos minoritários quando passam para o outro lado, passa a lhes servi e esqueci dos seus e perseguido os e fazendo o mesmo que já lhe fizeram. Homens pretos são vistos como maus, perigosos, estrupadores e quanto as mulheres pretas são mães solos, sexualizadas e empregadas domésticas. Temos um sistema que oprime as minorias e quando estes saem do seu lugar passar oprimir os seus.

Rai 01/09/2022

Necessário!!!
Esse livro é uma grande reflexão de como a mulher negra é a mais afetada no mundo atual, além do seu gênero, mas sua também a sua raça e classe. A obra esclarece com varios dados e estudos de outras obras a comprovação disso.

Ijas 13/08/2022

Ouvi, há pouco tempo, uma pessoa dizer que as escritoras negras são didáticas, trazem uma leitura inteligível, acessível. Sob esta perspectiva, Carla Akotirene foge à regra! Interseccionalidade não é uma leitura de fácil compreensão, mas o tema é extremamente necessário para os nossos dias. Vale a leitura e a releitura!

Ronaldo Thomé 13/08/2022

Interseccionalidade
Trabalho intenso, que exige fôlego, devido ao seu denso rigor acadêmico (principalmente pela riqueza vocabular que a autora utilizou, o que me lembrou um pouco Paulo Freire, mas de uma maneira toda voltada ao universo negro). Aqui, Carla Akotirene explora o conceito de interseccionalidade e seus desdobramentos.

A teoria de interseccionalidade é atribuída à autora americana Kimberlé Crenshaw, e difundida no meio acadêmico a partir dos anos 90. Ela consiste em entender as diversas formas pelas quais o preconceito, a discriminação e o racismo se entrelaçam na vida e na esfera pública (na sociedade, no direito, na convivência, nas políticas dos variados governantes).

Basicamente, Carla explora a real dimensão desse conceito, que é MUITO mais complexo do que parece. Vemos, por exemplo, que ele não pode ser dissociado das questões ligadas às mulheres negras, em especial das minorias LGBT. Inclusive, Akotirene demonstra várias teóricas que também criticaram o trabalho de Crenshaw e seus desdobramentos (sem deixar, claro, de comentar possíveis erros e divergências de metodologia em algumas delas).

É um trabalho que exige atenção e paciência para ser absorvido (eu pessoalmente não o recomendaria como introdução ao assunto; recomendaria, por exemplo, o da Daniela Moraes Brum, que é introdutório ao feminismo e toca no tema). Em todo caso, é um belo trabalho, que com certeza vai ajudar a expandir sua visão, com vários momentos inspiradores.

Indicado para: quem quer se aproximar de discussões sociais e culturais de total importância. Para combater o preconceito e o
racismo, precisamos entender o que ele é e como combatê-lo.

Nota: 8,0 de 10.

skuser02844 12/05/2022

Ótimo
Cada livro da coleção Feminismos Plurais que leio, me faz entender um pouco mais sobre temas tão importantes, que já estão em pauta a um bom tempo. Esse livro é perfeito. Obrigado por deixar temas importantíssimos, mais acessíveis.

Diahba 09/04/2022

A resenha foi difícil pra mim porque talvez eu tenha me confundido com o objetivo do livro, se o objetivo é ser um livro académico então ele é ótimo, mas se o objetivo era ser um livro informativo para o público alvo (pessoas negras) infelizmente a autora errou a mão. A edição é sensacional, sem defeitos, tema e escrita debatem assuntos muito importantes. Infelizmente (ou felizmente, depende para quem) a escrita é bem densa e academicista, requer um pequeno repertório de termos antes da leitura.

Kivia Raquel 05/03/2022

Importante!
A obra Interseccionalidade, de autoria de Carla Akotirene, faz parte da coletânia Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro.
A autora nos mostra que a interseccionalidade extrapola a ideia de ser apenas um conceito, tornando-se um instrumento de luta social e política. Akotirene também apresenta as bases fundadoras do termo, inaugurado por Kimberlé Crenshaw e que completou 30 anos em 2019.
Ademais, ela não se furta de apresentar as críticas postas ao conceito de Interseccionalidade, antes incluindo apenas raça, classe e gênero, hoje "incluindo também sexualidade, nação, religião, idade e deficiência".
"A interseccionalidade é, antes de tudo, uma lente analítica sobre a interação estrutural em seus efeitos políticos e legais. A interseccionalidade nos mostra como e quando mulheres negra são discriminadas e estão mais vezes posicionadas em avenidas identitárias, que farão delas vulneráveis à colisão das estruturas e fluxos modernos".
Entendo, por fim, que a autora busca, através do tema abordado, mostrar que as opressões não precisam serem medidas ou escalonadas por grau de importância ou intensidade, mas que, sim, algumas opressões são mais dolorosas que outras.
Obs. O livro não tem uma linguagem exatamente fácil.

Kelvin 01/02/2022

Leiam
Acredito que todos devemos ler este livro, necessário. Falar sobre o racismo e sexisismo estruturais que reproduzimos e precisamos entender.

1 | 2 | 3 | 4 | 5