Interseccionalidade Carla Akotirene

Resenhas - Interseccionalidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Abraao Nobrega 26/03/2022minha estante
MDS sim!!!! Tenho exatamente a mesma visão. A coleção é maravilhosa e tem uma linguagem super acessível, mas esse livro fugiu muito a esse padrão. Tô sofrendo pra conseguir andar com a leitura ?

Jairo Oliveira 08/01/2022

Mais um livro dessa coleção que incrível que é muito boa mas o excesso de citações grandes deixam as coisas meio confusas mesmo pra quem entende do assunto.

Geovana189 04/01/2022

Extremamente rico
Li esse livro pra começar a construir o TCC e me surpreendi muito. Pretendo ler os outros livros da coleção feminismos plurais, são escritas fáceis de entender, e gostei muito da riqueza com que a temática da Interseccionalidade foi abordado. Me ajudou muito, recomendo demais?

kath.stolze 13/12/2021

enxergar mulheres negras
recentemente entrou em pauta o fato de mulheres brancas serem as mais acolhidas pela diversidade. se tem "diversidade" em uma empresa, geralmente elas estão lá. e homens negros também. mas... e as mulheres negras? invisíveis.
é isso mesmo, mulheres negras são invisíveis perante a sociedade. inteseccionadas pelo racismo e pelo machismo ? muitas vezes também pelo elitismo, capacitismo, LGBTfobia e mais.
é sobre isso que esse livro me fez refletir. me forçou a enxergar as mulheres negras nos produtos, livros, obras, conteúdos que consumo.
ademais, o livro é uma rica obra sobre o feminismo negro e como ele moldou e criou o conceito de interseccionalidade. cheio de referências, autocrítica, argumentação, intertextualidade e opinião. esse é o livro de carla akotirene.
p.s: primeiro livro que leio da coleção feminismos plurais coordenada pela brilhante djmila ribeiro, definitivamente pretendo ler todos os outros. faltam 10 KKKKKKK
gustavo 13/12/2021minha estante
incrível

gustavo 13/12/2021minha estante
realmente incrível

kath.stolze 13/12/2021minha estante
????

RANY 25/11/2021

Interceccionalidade é sobre como as opressões se entrecruzam/como elas estão ligadas e "conversam entre si". Eu acredito que não dá pra falar de raça sem abordar classe e gênero. Isso considero como um fato, por que devemos pontuar de quem estamos falando e em que medida existem essas desigualdades. Eu fiquei perdida quanto ao conceito de algumas palavras, e acho que o cansaço físico também influenciou então não consegui absorver alguns capítulos do livro. Acho que para aprofundamento melhor, será bom ler outros autores.

Andressa.Diogo 25/10/2021

Interseccionalidade
O livro interseccionalidade de Carla Akotirene, se apresenta enquanto uma ótima oportunidade a todos e todas que desejem saber mais sobre os conceitos de raça, classe, e gênero, e portanto sobre a intersecção entre esses conceitos e outros tantos.

Rodrigo 07/10/2021

Leitura necessária
Extremamente importante conhecermos novos termos e entender a importância de sua utilização.
Falar sobre racismo contra a mulher preta é fortalecer ações que irão de encontro a um racismo que está enraizado e que precisamos combater com ações antirracistas.

Mirelle 06/10/2021

Mais um título da coleção "Feminismos Plurais" organizado com maestria pela Djamila Ribeiro. A temática abordada da vez é a Interseccionalidade, tema denso e extenso.

Akotirene com muita destreza traz contornos e luz ao assunto, nos proporciona uma excelente introdução e apresenta diversos autores que tratam das ideias de maneira mais profunda em algumas questões.

Rafa 28/09/2021

Interseccionalidade
Terceiro livro escolhido da série "feminismos plurais", coordenada pela Djamila Ribeiro, série da qual acredito não ter escolha errada para seguir, escolher ou iniciar.
O livro foi escrito pela Carla Akotirene, mestra e doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia.
Entrando agora no conteúdo do livro em si, tirei meia estrela apenas por em alguns momentos possuir uma linguagem menos compreensível, mas nada que atrapalhe o pleno entendimento da conjuntura do livro. Além disso, a autora aborda diversas intelectuais (não sei se é o termo mais correto para definir, pois deve ir além), como nos outros livros que já tive o prazer de ler, sendo eles "empoderamento" e "lugar de fala".
Pelo que pude compreender do livro, fala-se sobre interseccionalidade quando se percebe as interseções entre os grupos alvos de opressões na história, sendo os mais destacados: raça, gênero e classe, mas não esquecendo de: sexualidade, nação, religião, idade e deficiências.
Assim, a interseccionalidade seria o encontro, como que numa encruzilhada, entre, por exemplo, ser mulher E negra E pobre E trans E LGBTQIA+ E de religião de matriz africana, por aí vai. Nesse sentido, a leitura, o recorte, não pode ser feita apenas sobre um desses grupos, na verdade poderia, mas perde-se qualidade no olhar, fica-se, então, sem uma análise mais completa sobre a realidade.
Mas a interseccionalidade não diz respeito apenas às opressões, diz também sobre união e luta. Nesse sentido, há, também, várias críticas sobre o uso do termo, principalmente pelo já afirmado em outros momentos dos livros sobre não haver hierarquias de opressões. No presente livro, fala-se sobre o fator "raça" estar como que "hierarquicamente" acima das outras interseções, fato que como mulher branca, causa incômodo, mas é real.
No livro também se têm críticas válidas ao feminismo branco, como mantenedor de opressões.
Achei o livro de grande contribuição, gostei muito e espero ter entendido o que a autora quis apresentar, apesar de reconhecer que posso ter mal entendido algumas partes e conceitos, devo refazer a leitura mais pra frente?
Emyllaynny.Freitas 28/09/2021minha estante
???????

Jonathan Vicente 15/09/2021

Leitura Essencial
Carla sempre necessária, eu gostei muito da leitura mas foi erro meu em ter lido sem ter uma base sobre a interssecionalidade. Para quem vai ler tem que estar preparado para o linguajar complexo de sua leitura, sugiro uma leitura anterior a essa ou leitura conjunta com outro livro.

Nada mais necessário que uma base para leituras complexas, esse livro é complexo e merece muito respeito. 10/10

Iza Santos 13/09/2021

Leitura importante para nosso letramento nas questões do feminismo negro.
Ressaltou a necessidade de se aprofundar mais na temática.

Gabriel1994 15/08/2021

Dei 4 estrelas só pelo fato da linguagem ser um pouco mais complicada que os demais livros da coleção.

Como o propósito da mesma é ter uma linguagem acessível para todos, acho que peca apenas nesse quesito. No mais, outro conceito extremamente importante para compreender a estrutura e as opressões que nos atingem.

lorena 28/07/2021

Livro totalmente necessário pra quem se diz feminista, antirracista, marxista etc.
É uma base teórica muito incrível que traz uma ótica metodológica perfeita.

Roxane 20/07/2021

Bom.
Engatei essa leitura depois de ler bell hooks, "E eu não sou uma mulher?", pois me pareceu que os assuntos se conversavam. Gostei das partes que entendi nesse livro da Carla Akotirene, mas achei uma forma de escrita difícil de me conectar. Demorei para me acostumar e, mesmo assim, em vários momentos me peguei pensando se eu estava de fato entendendo o livro.
Possivelmente haverá uma releitura em outro período da vida.
Alice 16/12/2021minha estante
vim ler as resenhas para saber se só eu tinha sentido isso. Uma leitura extremamente difícil. Estou fazendo mestrado na área, acostumada com a linguagem (chata) acadêmica, porém ainda assim achei que a leitura estava "travada". Também vou precisar reler um dia, com certeza!

isabelle.araujo 15/07/2021

Leitura técnica.
Um livro pequeno e bem didático. Apresenta poucos capítulos e muitos termos técnicos, porém é muito bem explicado, nada fica desconexo. Me trouxe muito conhecimento sobre o feminismo negro e suas vertentes, visto que sou mto leiga no assunto.
A interseccionalidade é apresentada de maneira ampla, porém também há críticas ao tema.

1 | 2 | 3 | 4 | 5