Interseccionalidade Carla Akotirene

Resenhas - Interseccionalidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Monica 14/10/2020

Interseccionalidade
"A interseccionalidade pode ajudar a enxergarmos as opressões, combatê-las, reconhecendo que algumas opressões são mais dolorosas. As vezes oprimimos, mas as vezes somos opressores."

Mais uma aula que essa coleção me deu.

Inicialmente eu tive dificuldade de compreender, mas por falta de conhecimento mesmo do tema, mas depois a leitura ficou melhor e mais esclarecedora.

Recomendo.
Roneide.Braga 18/10/2020minha estante
Bom dia, Mônica!
Você achou a linguagem do livro acessível? Tenho vontade de ler este livro, mas acho a linguagem de Carla akotirene muito complicada nas redes sociais, fico me perguntando se no livro é assim também.

Monica 20/10/2020minha estante
Ola Neide! Tudo bem? Gostei do seu sobrenome, o mesmo que o meu.
Então vamos lá, não achei tão acessível não. Eu tive dificuldade as vezes de me concentrar e compreender. O livro é muito bom, mas com uma escrita mais complexa.

Vinder 30/01/2023

Livro bom, temática fundamental, mas confesso que me perdia no texto. Não acho que seja uma linguagem tão simples, como era proposta. No entanto, não diminui a importância do assunto.

Gabrielle Hensel 10/05/2021

Leitura em grupo de estudos
O primeiro capítulo traz muitas informações sem aprofundá-las muito, mas os que seguem trabalham muito bem os temas a que se propõem.
Apesar disso, não é uma leitura muito aprofundada, mas traz nas notas de rodapé alguns pontos que podem despertar o interesse no estudo, e a autora apresenta boas fontes.

Ri :) 30/10/2020

É indiscutível a propriedade que a autora tem para tratar do feminismo negro, entretanto, a complexidade da escrita tirou a concentração inúmeras vezes. No geral, um livro importantíssimo.

Eduarda.Colognesi 13/03/2021

Tema de suma importância
?De acordo com Kimberlé Crenshaw a intersseccionalidade é, simultaneamente, a maneira de pensar a identidade e sua relação de poder, não sendo exclusiva para mulheres negras, mesmo porque as mulheres não negras devem pensar de modo articulado suas experiências identitárias.?

O livro traz a discussão da discriminação interseccional e da importância da existência desse termo principalmente para mulheres negras.
Terminologia criada por elas para determinar a discriminação e determinação de poder sobre aspectos identitários sendo as questões principais de gênero e raça. Ainda incluem questões de classe e orientação sexual.

Aprendendo de pouco a pouco nessa temática de leitura.
Como iniciante nas leituras de discussão de interseccionslidade ainda fico confusa em alguns aspectos, mas sem dúvida o livro foi necessário para meu aprendizado.

Kelvin 01/02/2022

Leiam
Acredito que todos devemos ler este livro, necessário. Falar sobre o racismo e sexisismo estruturais que reproduzimos e precisamos entender.

Mari 22/10/2022

Bom debate
O livro traça um panorama do debate teórico e político sobre o conceito de interseccionalidade e suas diferentes abordagens e interpretações. É uma boa introdução sobre o assunto e indica muita bibliografia para complementar e aprofundar a discussão.

Geovana189 04/01/2022

Extremamente rico
Li esse livro pra começar a construir o TCC e me surpreendi muito. Pretendo ler os outros livros da coleção feminismos plurais, são escritas fáceis de entender, e gostei muito da riqueza com que a temática da Interseccionalidade foi abordado. Me ajudou muito, recomendo demais?

Anderson Menezes 03/06/2021

Grandioso.
Gradiosa obra onde "sistema de opressão está interligado" chamado de interseccionalidade, quer saber mais, leia essa obra gradiosa de Carla Akotirene.

Thaís 02/05/2021

Obra necessária, escrita linda!
Excelente livro para quem está iniciando estudo nas teorias feministas, traz a importância e a complexidade do conceito de interseccionalidade. Só não dei 5 estrelas, pois achei a linguagem um tanto complexa para a proposta desta coleção que é justamente evitar academicismos e facilitar acesso da população com temas tão relevantes. A escrita da autora é linda, chega a ser poética, mas não é um texto fácil para quem já não tem alguma bagagem teórica no tema.

Baconzitas 03/07/2021

Tem que ler com calma!
Livro curto e pequeno, mas não dá para se enganar pelo tamanho

Tem reflexões importantíssimas que precisam de tempo para serem digeridas

Achei a leitura relativamente difícil

RANY 25/11/2021

Interceccionalidade é sobre como as opressões se entrecruzam/como elas estão ligadas e "conversam entre si". Eu acredito que não dá pra falar de raça sem abordar classe e gênero. Isso considero como um fato, por que devemos pontuar de quem estamos falando e em que medida existem essas desigualdades. Eu fiquei perdida quanto ao conceito de algumas palavras, e acho que o cansaço físico também influenciou então não consegui absorver alguns capítulos do livro. Acho que para aprofundamento melhor, será bom ler outros autores.

Ronaldo Thomé 13/08/2022

Interseccionalidade
Trabalho intenso, que exige fôlego, devido ao seu denso rigor acadêmico (principalmente pela riqueza vocabular que a autora utilizou, o que me lembrou um pouco Paulo Freire, mas de uma maneira toda voltada ao universo negro). Aqui, Carla Akotirene explora o conceito de interseccionalidade e seus desdobramentos.

A teoria de interseccionalidade é atribuída à autora americana Kimberlé Crenshaw, e difundida no meio acadêmico a partir dos anos 90. Ela consiste em entender as diversas formas pelas quais o preconceito, a discriminação e o racismo se entrelaçam na vida e na esfera pública (na sociedade, no direito, na convivência, nas políticas dos variados governantes).

Basicamente, Carla explora a real dimensão desse conceito, que é MUITO mais complexo do que parece. Vemos, por exemplo, que ele não pode ser dissociado das questões ligadas às mulheres negras, em especial das minorias LGBT. Inclusive, Akotirene demonstra várias teóricas que também criticaram o trabalho de Crenshaw e seus desdobramentos (sem deixar, claro, de comentar possíveis erros e divergências de metodologia em algumas delas).

É um trabalho que exige atenção e paciência para ser absorvido (eu pessoalmente não o recomendaria como introdução ao assunto; recomendaria, por exemplo, o da Daniela Moraes Brum, que é introdutório ao feminismo e toca no tema). Em todo caso, é um belo trabalho, que com certeza vai ajudar a expandir sua visão, com vários momentos inspiradores.

Indicado para: quem quer se aproximar de discussões sociais e culturais de total importância. Para combater o preconceito e o
racismo, precisamos entender o que ele é e como combatê-lo.

Nota: 8,0 de 10.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2020
Um da coleção Feminismos Plurais... Este não dá respostas nem conclusões. O que achei ótimo e confuso ao mesmo tempo. É um conceito complicado, provoca muitas reflexões necessárias.

Viviane.Ramos 20/09/2022

Um pouco atual 100. %
Interseccionalidade é o estudo da sobreposição ou intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5