Interseccionalidade Carla Akotirene

Resenhas - Interseccionalidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thaís 02/05/2021

Obra necessária, escrita linda!
Excelente livro para quem está iniciando estudo nas teorias feministas, traz a importância e a complexidade do conceito de interseccionalidade. Só não dei 5 estrelas, pois achei a linguagem um tanto complexa para a proposta desta coleção que é justamente evitar academicismos e facilitar acesso da população com temas tão relevantes. A escrita da autora é linda, chega a ser poética, mas não é um texto fácil para quem já não tem alguma bagagem teórica no tema.

Jonathan Vicente 15/09/2021

Leitura Essencial
Carla sempre necessária, eu gostei muito da leitura mas foi erro meu em ter lido sem ter uma base sobre a interssecionalidade. Para quem vai ler tem que estar preparado para o linguajar complexo de sua leitura, sugiro uma leitura anterior a essa ou leitura conjunta com outro livro.

Nada mais necessário que uma base para leituras complexas, esse livro é complexo e merece muito respeito. 10/10

Rafa 28/09/2021

Interseccionalidade
Terceiro livro escolhido da série "feminismos plurais", coordenada pela Djamila Ribeiro, série da qual acredito não ter escolha errada para seguir, escolher ou iniciar.
O livro foi escrito pela Carla Akotirene, mestra e doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia.
Entrando agora no conteúdo do livro em si, tirei meia estrela apenas por em alguns momentos possuir uma linguagem menos compreensível, mas nada que atrapalhe o pleno entendimento da conjuntura do livro. Além disso, a autora aborda diversas intelectuais (não sei se é o termo mais correto para definir, pois deve ir além), como nos outros livros que já tive o prazer de ler, sendo eles "empoderamento" e "lugar de fala".
Pelo que pude compreender do livro, fala-se sobre interseccionalidade quando se percebe as interseções entre os grupos alvos de opressões na história, sendo os mais destacados: raça, gênero e classe, mas não esquecendo de: sexualidade, nação, religião, idade e deficiências.
Assim, a interseccionalidade seria o encontro, como que numa encruzilhada, entre, por exemplo, ser mulher E negra E pobre E trans E LGBTQIA+ E de religião de matriz africana, por aí vai. Nesse sentido, a leitura, o recorte, não pode ser feita apenas sobre um desses grupos, na verdade poderia, mas perde-se qualidade no olhar, fica-se, então, sem uma análise mais completa sobre a realidade.
Mas a interseccionalidade não diz respeito apenas às opressões, diz também sobre união e luta. Nesse sentido, há, também, várias críticas sobre o uso do termo, principalmente pelo já afirmado em outros momentos dos livros sobre não haver hierarquias de opressões. No presente livro, fala-se sobre o fator "raça" estar como que "hierarquicamente" acima das outras interseções, fato que como mulher branca, causa incômodo, mas é real.
No livro também se têm críticas válidas ao feminismo branco, como mantenedor de opressões.
Achei o livro de grande contribuição, gostei muito e espero ter entendido o que a autora quis apresentar, apesar de reconhecer que posso ter mal entendido algumas partes e conceitos, devo refazer a leitura mais pra frente?
Emyllaynny.Freitas 28/09/2021minha estante
???????

Bruna Rosa 23/03/2021

Conceitos e críticas riquíssimas
Carla Akotirene tem uma escrita acadêmica brilhante, sempre que leio algo dela penso "nossa sem ora, essa mulher brinca de escrever costurando todas as suas referências".
Cultura e religiosidade iorubana, feminismo negro, mulherismo, conceitos de várias teóricas, tudo junto e muito bem entrelaçado.
Akotirene demonstrou ter "cercado" bem o tema da interseccionalidade, trazendo opiniões semelhantes e também contrárias à teoria.
Um livro tão pequeno e tão rico.
Como todos da mesma coleção, amo a Feminismos Plurais.

Gabriel1994 15/08/2021

Dei 4 estrelas só pelo fato da linguagem ser um pouco mais complicada que os demais livros da coleção.

Como o propósito da mesma é ter uma linguagem acessível para todos, acho que peca apenas nesse quesito. No mais, outro conceito extremamente importante para compreender a estrutura e as opressões que nos atingem.

Ijas 13/08/2022

Ouvi, há pouco tempo, uma pessoa dizer que as escritoras negras são didáticas, trazem uma leitura inteligível, acessível. Sob esta perspectiva, Carla Akotirene foge à regra! Interseccionalidade não é uma leitura de fácil compreensão, mas o tema é extremamente necessário para os nossos dias. Vale a leitura e a releitura!

Mila 02/09/2022

P
Obra de Carla Akotirene, traz as relações de vários dilemas andam juntos, para fazer que os privilégios brancos permaneçam, como o sexismo, questão de gênero, branquitude, religiosidade, racismo, desiguldade e as questões que continum previlegiando o grupo branco. Tudo esta relacionado, nada anda só. E o livro nós faz refletir sobre o por quê de grupos minoritários quando passam para o outro lado, passa a lhes servi e esqueci dos seus e perseguido os e fazendo o mesmo que já lhe fizeram. Homens pretos são vistos como maus, perigosos, estrupadores e quanto as mulheres pretas são mães solos, sexualizadas e empregadas domésticas. Temos um sistema que oprime as minorias e quando estes saem do seu lugar passar oprimir os seus.

Gi Gutierrez 15/06/2020

Feminismo negro
Importante debate sobre feminismos negros e, como ele não está necessariamente contido no feminismo cishetero branco.

isabelle.araujo 15/07/2021

Leitura técnica.
Um livro pequeno e bem didático. Apresenta poucos capítulos e muitos termos técnicos, porém é muito bem explicado, nada fica desconexo. Me trouxe muito conhecimento sobre o feminismo negro e suas vertentes, visto que sou mto leiga no assunto.
A interseccionalidade é apresentada de maneira ampla, porém também há críticas ao tema.

Jairo Oliveira 08/01/2022

Mais um livro dessa coleção que incrível que é muito boa mas o excesso de citações grandes deixam as coisas meio confusas mesmo pra quem entende do assunto.

skuser02844 12/05/2022

Ótimo
Cada livro da coleção Feminismos Plurais que leio, me faz entender um pouco mais sobre temas tão importantes, que já estão em pauta a um bom tempo. Esse livro é perfeito. Obrigado por deixar temas importantíssimos, mais acessíveis.

Júlia Silveira 25/10/2022

Leiam!!
Leitura super importante na construção de um pensamento crítico e interseccional (HAHA). ?
Um conhecimento necessário de ser adquirido por todos nós!

Iza Santos 13/09/2021

Leitura importante para nosso letramento nas questões do feminismo negro.
Ressaltou a necessidade de se aprofundar mais na temática.

lorena 28/07/2021

Livro totalmente necessário pra quem se diz feminista, antirracista, marxista etc.
É uma base teórica muito incrível que traz uma ótica metodológica perfeita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5