Sobre o autoritarismo brasileiro

Sobre o autoritarismo brasileiro Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Sobre o autoritarismo brasileiro

Gabslareine 20/11/2020

Só deixarei uma citação que a autora mesma coloca no último capítulo:

O Brasil tem um enorme passado pela frente. - Millôr Fernandez

Joana.Amaral 27/12/2020

Importante
Achei um livro importante para entender onde estamos e porque estamos. Porém um apanhado de ideias, dive uma dificuldade de me prender.

Jeane 29/12/2020

Excelente livro. Escrita clara e acessível sobre pautas importantes relacionadas ao Brasil como a escravidão, o racismo, as desigualdades sociais a intolerância...
Quero ler

Jeane 20/03/2021minha estante
Vale demais, Douglas!

Talita 23/01/2021

O nome já diz tudo. Conta a história do autoritarismo no Brasil, desde que a galerinha de Portugal chegou aqui.

Ikaelle 06/02/2021

Toda história é remorso (Carlos Drummond de Andrade)
O mundo em que vivemos deriva de um conjunto de atos cumulados ao longo do tempo. Para entender um pouco sobre a nossa história, recomendo a leitura desse livro, pois a autora traz dados estatísticos que mostram as raízes do autoritarismo brasileiro e, consequentemente, nos faz entender que ainda temos resquícios de sistema colonial e um longo caminho a percorrer para que tenhamos uma sociedade justa e igualitária. Por fim, deixo a seguinte citação que Lilia coloca no último capítulo do livro: O Brasil tem um enorme passado pela frente (Millôr Fernandez).
Livro necessário

Paula 09/03/2021

Necessário
extremamente bem escrito e a leitura foi muito bem, simples, esclarecedor e essencial para ter uma base mínima sobre o que acontece no País

Clara.Brogliato 04/03/2022

Fundamental
Excelente debate e reflexão necessária! A autora possui um amplo repertório e faz com que o entendimento do texto seja de fácil acesso.
Porém, a minha única crítica é que ela traz temas muito parecidos e que acabam ficando repetitivo (ex: patrimonialismo, mandonismo, corrupção). Acredito que se ela tratasse os três temas juntos, seria muito mais agradável de se ler e menos cansativo.
Tirando isso, o livro é muito bom!

Alef 29/04/2021

Necessidade
Trata-se de uma leitura muito boa para quem procura aprofundar o olhar sobre o autoritarismo brasileiro. Acredito, em especial, que o leitor leigo, como eu, terá muito a aprender nas páginas desse livro, ainda que seja pequeno.

A autora caminha com muita naturalidade por diversos aspectos causais e consequentes do autoritarismo em nosso país brasileiro. Em especial, a mensagem de educação formal (e, supostamente, qualificada) como contraponto ao discurso autoritário e sua aceitação é avassaladora. São também avassaladores os dados trazidos, que não surpreendem em qualidade, mas que, sim, são quantitativamente chocantes.

Em suma, a recomendação está posta, por uma compreensão melhor do Brasil, de sua história e de seu presente. E de seu futuro.

Renata.Inacio 16/07/2021

Essencial
Livro essencial para refletirmos sobre algumas questões históricas do nosso país que se perpetuarem até os dias atuais.

Carolina Rosado 18/08/2021

Livro necessário
Esse livro é para quem quer ter um panorama das causas dos nossos principais problemas sociais.
Leitura fluida! Recomendo!

Dani 22/01/2020

Livro fundamental para quem pretende formar opinião sobre a atual situações do país. Que não é um fenômeno isolado, mas uma crise que se desenvolveu desde a nossa colonização. Preconceitos e autoritarismos se infiltram em nossa história a partir de um tipo de poder baseado no patrimonialismo, pela corrupção e pela divisão desigual dos recursos. Além disso, é um poder que libera o colonizador para que faça o que vem entende com o colonizador sobre o pretexto de ser superior biologicamente, além de moralmente.
Gostei da fluência do texto. Sua leitura é simples, e digna. Em tempo de transformação da nossa causa histórica e seus efeitos, o livro vem mostrar a verdade.

Gregori Pavan 06/05/2020

Uma crítica muito bem construída em dados e evidências sobre um passado cada vez mais atual

@umapaixaochamadalivrosblog 14/01/2021

"O Brasil tem um enorme passado pela frente".
Boa noite leitores,
Minha quarta #leitura do ano, um #livro de não ficção, da autora que já acompanho, sobre o passado e presente do nosso país. Antropologia, tema que me interessa, de forma rápida e fluída, ela remonta períodos históricos que não podem e nem devem ser esquecidos, que facilitam nossa compreensão de como chegamos até aqui. Escravidão, patrimonialismo, corrupção, violência, raça e gênero, intolerância e desigualdade social, assim como nossos regimes políticos desde 1500. Pude aprender e relembrar assuntos, tratados de maneira imparcial. Uma obra pra ler grifando, como tanto gosto. A página 236 ilustra bem nosso momento.
"O Brasil tem um enorme passado pela frente" (p. 223).

Para comprar: https://amzn.to/2LC8NKe

Sinopse: Valendo-se de uma ampla reunião de dados estatísticos, Lilia M. Schwarcz examina algumas das raízes do autoritarismo brasileiro, bastante antigas e arraigadas, embora frequentemente mascaradas pela mitologia nacional. Os brasileiros gostam de se crer diversos do que são. Tolerantes, abertos, pacíficos e acolhedores são alguns dos adjetivos que habitam frequentemente a mitologia nacional. Neste livro urgente e necessário, Lilia reconstitui a construção dessa narrativa oficial que acabou por obscurecer uma realidade bem menos suave, marcada pela herança perversa da escravidão e pelas lógicas de dominação do sistema colonial. Ao investigar esses subterrâneos da história do país ? e suas permanências no presente ? a autora deixa expostas as raízes do autoritarismo no Brasil, e ajuda a entender por que fomos e continuamos a ser uma nação muito mais excludente que inclusiva, com um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária.

#sobreoautoritarismobrasileiro #liliamoritzschwarcz #companhiadasletras #2019 #historia #notaquatro #historiadobrasil #politica #leianacionais #leiamulheres #leiamais #leitora #literaturabrasileira #amoler #dicadeleitura #dicasdelivros

Beijos e até a próxima.

José Marques 18/01/2021

Livro necessário!
LIVRO: Sobre o Autoritarismo Brasileiro, Lilia Moritz Schwarcz. (@companhiadasletras)

A professora historiadora Lilia Schwarcz (@liliaschwarcz) nos provoca em seu livro a refletirmos, partidindo de temáticas específicas, o atual cenário político brasileiro que anda bem trêmulo sobre a corda bamba da democracia.

Para entendermos um pouco sobre o autoritarismo brasileiro a autora aborda oito temas:

1 - Escravidão e racismo
2 - Mandonismo
3 - Patrimonialismo
4 - Corrupção
5 - Desigualdade social
6 - Violência
7 - Raça e gênero
8 - Intolerância

Na visita histórica do Brasil do passado até o Brasil do presente percebemos que demos passos consideráveis em determinadas pautas, porém, em muitas outras estamos nos movendo em círculos.

Vivemos um momento político crítico em nosso País, onde as instituições, a imprensa, a ciência e direitos conquistados estão contra a parede, imprensados por delírios autoritários fantasiados de democracia.

O livro da Lilia Schwarcz é um sopro de provocações para que possamos preservar o Brasil do autoritarismo e garantir um futuro ainda mais democrático e inclusivo.

Para entender o Brasil, RECOMENDO demais essa leitura.
Excelente resenha