Sobre o autoritarismo brasileiro

Sobre o autoritarismo brasileiro Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Sobre o autoritarismo brasileiro

alex 15/11/2019

Leitura mais q necessária para quem quer pensar o país com racionalidade e ciência
Histórico e presente!

"Vivemos um período de recessão democrática (...)" (p. 236)

Leandro 24/01/2020

SOBRE O AUTORITARISMO BRASILEIRO: ATUAL E ASSUSTADOR
Quem disse que a história e suas analises tem de ser tópicos pesados e de difícil leitura?

Em seu "Sobre o Autoritarismo Brasileiro" Lilian Schwarcz nos apresenta 8 tópicos que apresentam as características do povo brasileiro. Sempre se anunciando como tolerante e acolhedor, temos raízes mais profundas e que acabam apontando tópicos que explicam nossas escolhas sociais e políticas.

Para continuar a leitura, acesse Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2019/12/sobre-o-autoritarismo-brasileiro-atual.html

Keka_ 24/03/2020

Sensacional!
O livro é muito bem estruturado.
A autora faz uma condensação desde do período colonial/imperial justificando certos costumes e culturas dos brasileiros nos dias atuais. Ela fala sobre corrupção, intolerância, desigualdade social, patrimonialismo etc tudo embasado numa pesquisa séria com dados verdadeiros emitidos pelos órgãos responsáveis. A leitura flui bastante, a escrita é muito acessível também.

"... o Brasil foi formado a partir da linguagem da escravidão, que é, por princípio um sistema desigual no qual alguns poucos monopolizam renda e poder, enquanto a imensa maioria não tem direito à remuneração, à liberdade do ir e vir e à educação." pg. 127

Le 31/03/2020

Necessário para entendermos o momento atual do Brasil!
Livro cheio de dados que impressionam, que mostram o Brasil desigual desde a época da colonização. Livro realista e necessário para todos que desejam se aprofundar nas raízes do autoritarismo brasileiro!

dhezinha 16/05/2024

Uma ótima maneira de abordar as diversas maneiras como o autoritarismo aparece no campo social brasileiro.

Amei principalmente a parte em que a autora diisserta a cerca da raça e gênero, utilizado o caso de Marielle Franco como exemplo.

Super indicaria.

Sssa_silvia 02/04/2021

O melhor!!!
Já quero ler mais livros dessa autora! Fantástica, objetiva e necessária! Deveria ser recomendado nas escolas, porque realmente, é fantástico e esclarecedor! Super recomendo!

Thiago662 20/07/2021

Básico. Um bom início para quem quer compreender os problemas brasileiros, do passado e do presente. O autoritarismo não é de hoje.

Vitória 13/01/2022

Livro muito bom que mostra de forma clara e didática um pouco da história do nosso país, buscando explicar alguns de nossos problemas e a origem deles

Matheus 02/02/2022

As máculas do autoritarismo no Brasil
A obra discute com profundidade as facetas do autoritarismo em nosso país, contando com registros históricos que possuem semelhanças com os tempos atuais, com a história escrita no século XXI. Uma leitura fluída, que possibilita ao leitor uma reflexão sobre os momentos políticos e sociais que atravessamos desde o período monárquico, ditatorial e republicano.

Gustavo.Henrique 21/06/2022

A escrita da autora e a forma como a narrativa nos conduz, me faz pensar em um papo de amigos, onde o conhecimento é falado de forma apaixonada, é possível sentir a convicção da autora no que ela está nos dizendo.
O livro aborda vários aspectos a respeito do autoritarismo brasileiro, que vão desde as relações privadas as públicas, e dos micro ao macro no que se diz das relações sociais.
Sinto que algumas temáticas poderia ter um aprofundamento maior, e outras me pareceram um pouco repetidas, mas não culpo a autora, isso se deve ao fato de eu ter acabado de ler ?Brasil: uma biografia? o de ela discute algumas temáticas. Acredito ser um livro interessante e importante, principalmente pela sua forte documentação que torna nítido a base no qual ela sustenta seus argumentos.

iris 24/06/2022

Leitura rica, excelente e mais que necessária para os tempos tão sombrios que estamos vivendo. A escrita de Lilia é bastante esclarecedora e precisa, e a forma como ela constrói as reflexões propostas no livro, traçando referências da história do Brasil, sociologia, literatura e o Direito é bastante perspicaz.

enzopalacio 06/07/2022

?Sobre o autoritarismo brasileiro? é um livro essencial. Além de informar o leitor, é uma ótima leitura.

Euclides.Cesar 18/08/2022

Meio ensaio, meio divulgação científica em história, é um livro que se propõe a fazer uma "revisão" das origens dos principais fatores que marcam a verve autoritária no Brasil. Aqui, não há novidades ou revelações; não é um esforço de pesquisa ou algo do gênero (inclusive faltam referências, muitas vezes). Parece mais como um texto que a autora fez para organizar seus próprios pensamentos a respeito do que se via no momento (ascensão do autoritarismo simbolizado pela eleição do Bolsonaro e sua retórica). Ainda assim, é um livro bom de ler, de marcar e de rever eventualmente. Recomendadíssimo.