Sobre o autoritarismo brasileiro

Sobre o autoritarismo brasileiro Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Sobre o autoritarismo brasileiro

julha 11/04/2023

?o vazio social e o ceticismo adubaram um terreno já fértil para a ascensão de pretensos outsiders, políticos autoritários, oportunistas e populistas, que se dizem acima e além dos demais dirigentes, apesar de compartilharem do mesmo jogo político e viverem dele.?

Sil 19/07/2019

Livro necessário
Olá pessoas,
Antes de começar a resenha, vamos só esclarecer um termo:
O que é autoritarismo?
Segundo o dicionário:
Qualidade do que ou de quem é autoritário.
Conjunto de princípios ou procedimentos autoritários.
Segundo a Wikipédia:
Autoritarismo é uma forma de governo que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.
O livro Sobre o autoritarismo brasileiro da autora Lilia Moritz Schwarcz, conta exatamente como, desde o princípio, fomos ensinados a obedecer cegamente, e com argumentos e dados, nos mostra que aquela velha história contada para todos, de que “Brasileiro é um povo receptivo”, “sofredor mesmo é o povo brasileiro”, “Deus é brasileiro” nos faz sentir especiais, mas que é tudo mito. A prova disso é que mais da metade do país é ou se considera negro/mulato/pardo e por coincidência ainda é a população mais pobre, com mais desigualdade, com o maior índice de mortes, com o maior índice de analfabetismo... e isso tudo ainda é um reflexo da escravidão, que gerou o racismo e impede a nossa democracia nos dias atuais.
Logo no início a autora começa explicando a origem que tivemos. O Brasil foi essencialmente colonizado por três povos: os índios (nossos habitantes naturais), os negros (forçados a vir para cá como escravos), e os europeus (os brancos que criaram a confusão toda), e mostra como as desigualdades e o patrimonialismo criaram o autoritarismo no Brasil. Já na época da família real portuguesa, os moradores das casas mais bonitas do Rio de Janeiro (na época, capital do Brasil), foram obrigados a saírem de seus lares, para abrigar a corte portuguesa, que veio para cá em grande massa.
A nossa tão conhecida corrupção também já teve origem naquela época. Com a chegada dos portugueses, foi necessário criar novos postos, títulos e ministérios, para que assim todos tivessem as devidas honrarias que já tinham em Portugal e pudessem assim continuar fazendo nada e usufruindo das regalias concedidas aos nobres aqui no Brasil.
A autora também explica algumas coisas simples, mas que talvez algumas pessoas não saibam ou não entendam o real motivo de existir, como por exemplo, as cotas para os negros nas universidades. Já ouvi muitas pessoas questionarem: Mas se brancos e negros tem direitos iguais, por que negros são favorecidos com cotas nas universidades? A resposta á essa pergunta a autora dá no livro: “ Trata-se de políticas compensatórias e transitórias que procuram desigualar para depois igualar. Buscam reparar injustiças históricas de grande impacto na educação e na inclusão das populações que foram alijadas de uma formação escolar formal, durante longo tempo”. Se formos para colocar no português bruto, a resposta para essa pessoa seria: Porque há 100 anos, a avó ou bisavó da atual geração negra estava apanhando no tronco ou servindo em uma casa branca. Enquanto a avó ou bisavó da atual geração branca estava sendo servida por negros e acumulando riquezas. Quando a liberdade aos negros lhes foi concedida, não houve um planejamento ou algum programa social para que eles fossem inseridos na sociedade com dignidade. Não lhes foi dado uma terra para plantar e cultivar, não lhes foi dado um emprego para que pudessem obter seu sustento. Eles tiveram que começar do zero, sem posses, sem uma terra ou casa para chamar de sua. E infelizmente esse quadro está refletindo nas atuais gerações, onde a população negra está começando a entrar mais nas universidades, enquanto os brancos estão vários passos á frente. As cotas estão ai para dar chance de igualarmos essa situação. Ainda sobre essa questão, li recentemente um comentário nas redes sociais que dizia mais ou menos o seguinte: “Pessoas brancas, em uma sociedade majoritariamente negra, vocês não ficam surpresos quando vão á alguma festa ou evento e só veem brancos? ”. Por esse motivo quando ouvimos a tal frase de que não existe preconceito no Brasil, proferida pela boca de algum líder político, é o autoritarismo falando. E pelo que me lembro, isso esta sendo bastante praticado no governo atual.
A autora também nos apresenta dados de mortes e mutilações para com a população LGBTQ no Brasil, e os mesmo são alarmantes. A autora aborda ainda muitas coisas no livro, as quais não pretendo me aprofundar agora, para não me estender. O fato é que este é um livro necessário e muito atual para todos nós. Consegue esclarecer algumas coisas que vem acontecendo e nos dar um panorama geral do que já aconteceu, sem falar que ainda nos deixa apreensivos com o que ainda pode acontecer.
Abraços.

site: www.revelandosentimentos.com.br

alex 15/11/2019

Leitura mais q necessária para quem quer pensar o país com racionalidade e ciência
Histórico e presente!

"Vivemos um período de recessão democrática (...)" (p. 236)

Leandro 24/01/2020

SOBRE O AUTORITARISMO BRASILEIRO: ATUAL E ASSUSTADOR
Quem disse que a história e suas analises tem de ser tópicos pesados e de difícil leitura?

Em seu "Sobre o Autoritarismo Brasileiro" Lilian Schwarcz nos apresenta 8 tópicos que apresentam as características do povo brasileiro. Sempre se anunciando como tolerante e acolhedor, temos raízes mais profundas e que acabam apontando tópicos que explicam nossas escolhas sociais e políticas.

Para continuar a leitura, acesse Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2019/12/sobre-o-autoritarismo-brasileiro-atual.html

Le 31/03/2020

Necessário para entendermos o momento atual do Brasil!
Livro cheio de dados que impressionam, que mostram o Brasil desigual desde a época da colonização. Livro realista e necessário para todos que desejam se aprofundar nas raízes do autoritarismo brasileiro!

Sssa_silvia 02/04/2021

O melhor!!!
Já quero ler mais livros dessa autora! Fantástica, objetiva e necessária! Deveria ser recomendado nas escolas, porque realmente, é fantástico e esclarecedor! Super recomendo!

Thiago662 20/07/2021

Básico. Um bom início para quem quer compreender os problemas brasileiros, do passado e do presente. O autoritarismo não é de hoje.

Vitória 13/01/2022

Livro muito bom que mostra de forma clara e didática um pouco da história do nosso país, buscando explicar alguns de nossos problemas e a origem deles

Matheus 02/02/2022

As máculas do autoritarismo no Brasil
A obra discute com profundidade as facetas do autoritarismo em nosso país, contando com registros históricos que possuem semelhanças com os tempos atuais, com a história escrita no século XXI. Uma leitura fluída, que possibilita ao leitor uma reflexão sobre os momentos políticos e sociais que atravessamos desde o período monárquico, ditatorial e republicano.

Gustavo.Henrique 21/06/2022

A escrita da autora e a forma como a narrativa nos conduz, me faz pensar em um papo de amigos, onde o conhecimento é falado de forma apaixonada, é possível sentir a convicção da autora no que ela está nos dizendo.
O livro aborda vários aspectos a respeito do autoritarismo brasileiro, que vão desde as relações privadas as públicas, e dos micro ao macro no que se diz das relações sociais.
Sinto que algumas temáticas poderia ter um aprofundamento maior, e outras me pareceram um pouco repetidas, mas não culpo a autora, isso se deve ao fato de eu ter acabado de ler ?Brasil: uma biografia? o de ela discute algumas temáticas. Acredito ser um livro interessante e importante, principalmente pela sua forte documentação que torna nítido a base no qual ela sustenta seus argumentos.

iris 24/06/2022

Leitura rica, excelente e mais que necessária para os tempos tão sombrios que estamos vivendo. A escrita de Lilia é bastante esclarecedora e precisa, e a forma como ela constrói as reflexões propostas no livro, traçando referências da história do Brasil, sociologia, literatura e o Direito é bastante perspicaz.

enzopalacio 06/07/2022

?Sobre o autoritarismo brasileiro? é um livro essencial. Além de informar o leitor, é uma ótima leitura.

Beca 02/06/2024

É um livro curto e de fácil entendimento. Lilia consegue, em poucas páginas, tratar muito bem de assuntos extremamente complexos. Talvez seja uma boa obra para ser introduzido aos trabalhos da autora.