Sobre o autoritarismo brasileiro Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Sobre o autoritarismo brasileiro

Rafinha 29/01/2022

Sobre o Autoritarismo Brasileiro
Um dos melhores livros que li sobre nosso país. A autora faz uma revisão historiográfica que tem o intuito de explicar os mecanismos que fazem nossa sociedade ser tão particular, com uma democracia frágil e uma política desde o início, marcada por oligarquias de poderosos que até hoje estão no poder. Recomendo para aqueles que querem entender melhor os motivos que nos fazem viver esses tempos de autoritarismo e "regresso".

none 28/11/2019

Em um ponto da leitura tive que abandonar o livro e voltar-me para os textos do Carlos Drummond de Andrade e do Lima Barreto, autores citados pela Lilia. Não que o livro em questão fosse chato ou aborrecido, mas que a matéria dele é muito difícil de ser lida e absorvida por quem vive a realidade brasileira de 2019. Não sou mulher nem negro, mas constato pelo livro que esse grupo é o que mais sofre com o autoritarismo. Pertencer à classe média baixa branca me faz circular por grupos que incitam ideias de classes superiores às das próprias pessoas. Os temas discutidos no livro: escravidão e racismo, mandonismo, patrimonialismo, corrupção, desigualdade social, violência, raça e gênero, intolerância parecem só chamar a atenção do público nas eleições e nas discussões de polarização (''você sabe com quem está falando?'', como bem enfatizou Lima Barreto em seus livros), vivemos em um país desigual e cordial (no sentido de passional, não racional) que prefere varrer para debaixo do tapete os problemas e acusar o outro de corrupto, defender intolerância contra situações intoleráveis. E isso acontece aqui desde o início. Para quem não se recorda, a autora coescreveu Brasil, uma biografia com Heloisa M Starling, Os dois livros dialogam - aliás as outras obras da autora também dialogam - com o leitor numa discussão saudável e possível de um país difícil sim de ser entendido para quem vem de fora e para quem mora aqui dentro. Para uma visão mais aprofundada e histórica é preciso ler Brasil: uma biografia, que é algo aproximado que fez Howard Zinn em A People's History para os Estados Unidos, contar a história do país mostrando a história do povo (igualmente índios, escravos, imigrantes) e seus dilemas.
Afirmei que abandonei temporariamente a leitura desse livro para ler Carlos Drummond de Andrade e Lima Barreto porque esses autores ajudam a dar força à leitura e entender o que a autora está transmitindo com a ajuda de dados estatísticos e notícias relacionadas. Sentimento do mundo, Elegia 1938 e Congresso internacional do medo mostram em linguagem poética aquilo que aconteceu e viria a acontecer com o país, os romances Os Bruzundangas, Triste Fim de Policarpo Quaresma e as crônicas de Lima Barreto refletem o país, o povo, os desmandos, o delírio patriótico como doença patológica, o preconceito racial, dentro do universo ficcional, mas com o autor ciente e consciente do que se passa lá fora, aqui na realidade desde o descobrimento (desculpe, é costume), desde a invasão colonialista. Dom Pedro II chamar escritores e artistas para criar a fábula de um país idílico que nunca houve onde índios, negros e brancos convivem pacificamente sem problemas sociais e raciais é algo que vemos hoje convertido (e espertamente sintetizado) no meme, na fake News disseminada por anônimos na internet em defesa da pátria (qual pátria? não a ''deles'', dos ''outros'', a ''nossa'' da gente de bem), da família (qual família? não a ''deles'', dos ''outros'' , a ''nossa'' da gente de bem) e da religião (qual religião? não a ''deles'', dos ''outros , a ''nossa'' da gente de bem). Lembrando que esses valores foram defendidos por fascistas e ditadores mundo afora. Querem restabelecer o integralismo, fascismo mascarado de patriotismo. O mito dessa gente ''de bem'' tem pés de barro e asas de galinha. Mas tem feito muito mal.

Bibliotecadabri 24/01/2022

Sobre o autoritarismo brasileiro
Primeiramente, que livro! Lilia Schwarcz consegue compilar em uma obra um resumo do Brasil.

A autora examina algumas das raízes do autoritarismo brasileiro. Além disso, reflete sobre o papel da história e do historiador.

Atualmente, ainda vimos alguns mitos nacionais sobre a construção do e sobre o país. No entanto, ao contrário de ser um país que respeita a diversidade, é um país construído a partir da exploração de corpos negros, indígenas e femininos. Construído a partir da desigualdade, da violência, da discriminação. É uma história violenta e triste.

Vale a pena a leitura.

Alef 29/04/2021

Necessidade
Trata-se de uma leitura muito boa para quem procura aprofundar o olhar sobre o autoritarismo brasileiro. Acredito, em especial, que o leitor leigo, como eu, terá muito a aprender nas páginas desse livro, ainda que seja pequeno.

A autora caminha com muita naturalidade por diversos aspectos causais e consequentes do autoritarismo em nosso país brasileiro. Em especial, a mensagem de educação formal (e, supostamente, qualificada) como contraponto ao discurso autoritário e sua aceitação é avassaladora. São também avassaladores os dados trazidos, que não surpreendem em qualidade, mas que, sim, são quantitativamente chocantes.

Em suma, a recomendação está posta, por uma compreensão melhor do Brasil, de sua história e de seu presente. E de seu futuro.

Clube Tripas 22/03/2020

[Resenha #tbt]
Conteúdo: Livre
Livro: "Sobre o autoritarismo brasileiro"
Autor(a): Lilia Moritz Schwarcz
Editora: @companhiadasletras
Páginas: 273
Avaliação: Gostei muito (4/5)
Mês: Novembro/19
Bibliotecária: Coralina Pedrazzi / Jardinópolis-SP

Livro extremamente atual em 2 sentidos: o tema e a data de publicação. A autora, que também está no YouTube, faz um resgate histórico dos principais motivos que causaram o autoritarismo no país: escravidão e racismo, mandonismo, patrimonialismo e corrupção. E por meio deles explica suas principais consequências: desigualdade social, violência, questões ligadas à raça e gênero e a intolerância.

Todos os temas são bastante argumentados, inclusive com muitos dados estatísticos bem atuais que comprovam suas teses. E, em todos os capítulos, Lilia termina alertando sobre a situação de governo atual, dando certeiras alfinetadas no presidente e em seus mandos e desmandos.

Embora a autora seja professora de história da USP, o livro não é acadêmico, ao contrário, é bastante didático e direto, sendo compreensível para quem estiver aberto a conhecer as origens dos nossos problemas.

site: https://www.instagram.com/p/B9_pUEoDTzv/

Ariadna Oliveira 12/11/2020

Livro extremamente necessário
No livro "Sobre o Autoritarismo Brasileiro" Lilia Schwartz faz um compilado dos principais pilares do autoritarismo enfrentado atualmente no Brasil, que tem na história do país, desde a época do colonialismo, suas raízes. Apesar de deixar claro que o passado por si só não justifica o presente, ressalta a importância de conhecermos nossa história para que possamos ter consciência do patriarcalismo, mandonismo, desigualdade social, corrupção, intolerância, violência, dentre outras estruturas que compõe o autoritarismo, tão enraizado no país, e a partir desse conhecimento, poder mudar o futuro. No entanto, ainda que poucas, tenho algumas críticas a fazer. A autora aprofunda muito no Brasil colônia e Império, mas deixa a República a desejar, apesar de saber que isso aconteceu propositadamente, pois os atuais objetos de estudo dela são justamente a colônia e o império. Além disso, em alguns capítulos senti que ela se afastou um pouco do proposto no título, e em outros, teve dados estatísticos demais e pouco conteúdo. Outro ponto, é que a autora poderia ter sido mais objetiva, pois em alguns momentos ela repete a mesma frase várias vezes. Por fim, gostaria de ter lido propostas mais concretas e soluções possíveis e palpáveis para os problemas apresentados, pois ela só apresenta soluções gerais, mas não aprofunda em nenhuma. Ainda assim, é um livro digno de cinco estrelas em razão da importância social que ele tem, principalmente diante do contexto político no qual o Brasil se encontra. É leitura excelente para quem quer conhecer as raízes autoritárias do país de forma simples e didática. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas do país. Adquiri muitos novos conhecimentos e pude compreender melhor a realidade da população brasileira.

Paula 28/05/2020

contribui para compreender o Brasil
Primeiro livro que leio da autora. Não é um livro difícil, e informa aspectos bem básicos e importantes na construção da politica atual brasileira

Toni 03/06/2020

Conhecendo o passado para entender o presente
Uma compilação de ensaios onde a historiadora busca nos mostrar que o autoritarismo brasileiro tem causa e origem. Uma das coisas que mais gostei foi o resgate de episódios da era colonial, evidenciando que racismo, desigualdade, misoginia, corrupção e tantas outras mazelas começaram assim que os portugueses colocaram os pés por aqui.

Este livro deveria fazer parte do material didático das escolas de todo o Brasil. Mesmo lendo muito sobre esses assuntos, aprendi diversas coisas aqui. Eu diria que, mais do que uma análise sobre o momento atual, 'O Autoritarismo Brasileiro' é uma aula de história. Necessária mais do que nunca.

Renata.Inacio 16/07/2021

Essencial
Livro essencial para refletirmos sobre algumas questões históricas do nosso país que se perpetuarem até os dias atuais.

Paula 09/03/2021

Necessário
extremamente bem escrito e a leitura foi muito bem, simples, esclarecedor e essencial para ter uma base mínima sobre o que acontece no País

Ana Rabelo 04/07/2020

Sobre o autoritarismo brasileiro
O Brasil tem um enorme passado pela frente - Millôr Fernandes.
Qualquer tempo dedicado às obras de Lili Schwarcz vale a pena. Neste livro, a historiadora e antropóloga conta as raizes do autoritarismo brasileiro. Disserta sobre os pontos fundamentais que permeiam a nossa história: desigualdade, negação do preconceito racial, racismo, mandonismo, patriarcalismo, corrupção, violência, disparidade e intolerância social e de gênero. Recomendo.

Eduarda.Sumie 17/07/2020

?Historia nao é antídoto para o presente, mas previne doença politica oportunista?
começo a resenha com essa frase da maior e mais reconhecida historiadora do nosso país, Lilia Schwarz. O jeito que ela disserta é de deixar qualquer um com inveja, a retórica que ela utiliza... o vocabulário super simples não torna a leitura cansativa; as comparações do brasil atual com o brasil colonia... sem duvidas o melhor livro ?político? que eu li! no final de cada capítulo a escritora faz uma conclusão do que foi debatido e deixa um gostinho de ?quero mais?
O livro aborda assuntos como corrupção, patrimonialismo,coronealismo, exclusão social... se ao assistir democracia em vertigem você tem uma visão sobre o pt no brasil, ao ler esse livro sua perspectiva muda completamente.
Porém acho que a leitura se torna um pouco cansativa; a autora parece que escreve um texto circular - muitas vezes o mesmo assunto é a abordado num capítulo e depois em um ou dois capítulos posteriores é retratado novamente-

Nota: 9/10

Victoria Nunes 22/07/2020

Sobre o autoritarismo
Livro extremamente necessário para entender os dias nebulosos do atual Brasil.

Mari 12/09/2020

Necessário
Um livro bastante informativo e com uma abordagem clara sobre como o decorrer da história brasileira é marcado, em diversos âmbitos, por episódios de autoritarismo. Estes muitas vezes sutis e enraizados porém que são carregados e percebidos nos dias atuais.
Douglas 19/03/2021minha estante
Excelente resenha