Sobre o autoritarismo brasileiro

Sobre o autoritarismo brasileiro Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Sobre o autoritarismo brasileiro

paloma 11/01/2021

Neste livro Lilia nos contempla com análises acerca das raízes do autoritarismo brasileiro, as ideias difundidas que comprovariam a sua proposta de abordagem do tema e, sob a perspectiva da autora, forneceriam as bases para o conservadorismo permeado em nossa sociedade.

Essa foi a minha primeira experiência com a autora e sua escrita, mas com certeza não será a última. Para muitos a autora talvez tenha "exagerado" em seu tom e nas críticas que teceu no decorrer do livro, pra mim se trata de sua perspectiva, visão da história, que é apaixonada e muito interessante. A autora faz uma exposição, muito bem embasada diga-se de passagem, de vários temas pertinentes em nossa sociedade, tais como: patrimonialismo, mandonismo, intolerância e corrupção. É com certeza uma experiência enriquecedora ter a ciência que tais comportamentos e práticas estão enraizados desde o princípio de nossa história e tudo que vivemos culmina SIM no momento atual do país.

Um livro muito interessante, uma leitura fluída, mesmo que não seja agradável, tendo em vista o que expõe. Recomendo muito a leitura.

GraAa18 09/01/2021

Fundamental
Neste livro a autora faz um recorte sobre o autoritarismo brasileiro desde o descobrimento até os dias atuais. Um livro que poderia estar na lista dos livros essenciais para o ensino fundamental. Desmistifica nossa história romantizada e nos leva à realidade dos fatos. Amei ???

Marisol.Sales 23/07/2021

Uma pesquisa minuciosa
Ela chega em todos os pontos e dar os argumentos c suas fontes. As vezes eu acabava me perdendo um pouco, mas é devido a ser um livro mais sério e preciso

Larissa 20/12/2020

Leitura necessária!
Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li!

Traz um retrato do Brasil de uma forma bem simples e de ótima leitura.

Aborda os principais temas: preconceito, intolerância, corrupção, os mais diversos tipos de violência existentes no nosso país. Faz uma análise da história brasileira e da nossa atualidade, mostrando como tudo corrobora com o destaque que governos autoritários estão tendo.

Um livro que me fez refletir muito, e que ainda precisarei pensar bastante para refleti-lo. Aprendi que não podemos colocar a culpa de tudo no nosso passado, mas que também não podemos perder as esperanças e achar que a luta não irá trazer resultados! Temos que seguir adiante.
Douglas 19/03/2021minha estante
Excelente resenha

Paloma 18/07/2021

Leitura necessária!
Leitura breve e necessária. Principalmente para fugir das explicações simplistas sobre o Brasil atualmente. Entender suas características e o quanto estas implicaram na sua formação enquanto sociedade é fundamental.
"A função da história é 'deixar um lembrete' sobre aquilo que se costuma fazer questão de esquecer."

Paula.Costa 13/04/2023

Acredito ser de extrema importância conhecermos a história, entender qual o contexto nos trouxe para o que vivemos hj. Esse livro trata disso de uma forma muito clara, fácil de ler, com uma linguagem simples mas de profundo conhecimento!
Recomendo a leitura pra que a gente desenvolva senso crítico, pra que a gente entenda que o Brasil tem bases autoritárias, que a elite que domina, sempre esteve lá, no poder, e que pra eles é interessante que a gente odeie o conhecimento, odeie política pq assim eles continuam tendo o poder nas mãos.

Vitor Y. 15/10/2020

Leitura imprescindível
Análise muito interessante sobre a origem do autoritarismo no país, fazendo, por exemplo, uma contraposição à imagem de "brasileiro pacato", tão difundida no imaginário brasileiro. Leitura super recomendável.

Matheus Bonfim 30/09/2020

Leitura importante!
A professora Lilia nos brinda com esse excelente livro que traça uma narrativa mostrando que nosso país, infelizmente, sempre teve atitudes autoritárias e que devemos prezar pela democracia.

Gabi 26/09/2022

Genial.
Um baita retorno e revisão da história do país, considerando algumas dos tópicos importantes do que vivemos hoje. Uma revisão importante dos processos políticos, sociais e culturais que nos trouxeram onde estamos hoje.

Jascolkaa 15/07/2021

muito necessário
Nesse livro da Lilia, ela apresenta uma série de análises e termos que permeiam a história brasileira. É um livro muito bom pra iniciar os estudos em história brasileira e política, já que tem uma escrita fluída e de fácil compreensão, fazendo com que seja uma leitura tranquila, mesmo que o conteúdo do livro seja difícil de digerir (principalmente nos tempos atuais, com o Brasil atual passando por tantos momentos conturbados). Devia ser leitura obrigatória, extremamente necessário!

Joana.Amaral 27/12/2020

Importante
Achei um livro importante para entender onde estamos e porque estamos. Porém um apanhado de ideias, dive uma dificuldade de me prender.

Paula 28/05/2020

contribui para compreender o Brasil
Primeiro livro que leio da autora. Não é um livro difícil, e informa aspectos bem básicos e importantes na construção da politica atual brasileira

Toni 03/06/2020

Conhecendo o passado para entender o presente
Uma compilação de ensaios onde a historiadora busca nos mostrar que o autoritarismo brasileiro tem causa e origem. Uma das coisas que mais gostei foi o resgate de episódios da era colonial, evidenciando que racismo, desigualdade, misoginia, corrupção e tantas outras mazelas começaram assim que os portugueses colocaram os pés por aqui.

Este livro deveria fazer parte do material didático das escolas de todo o Brasil. Mesmo lendo muito sobre esses assuntos, aprendi diversas coisas aqui. Eu diria que, mais do que uma análise sobre o momento atual, 'O Autoritarismo Brasileiro' é uma aula de história. Necessária mais do que nunca.

Alef 29/04/2021

Necessidade
Trata-se de uma leitura muito boa para quem procura aprofundar o olhar sobre o autoritarismo brasileiro. Acredito, em especial, que o leitor leigo, como eu, terá muito a aprender nas páginas desse livro, ainda que seja pequeno.

A autora caminha com muita naturalidade por diversos aspectos causais e consequentes do autoritarismo em nosso país brasileiro. Em especial, a mensagem de educação formal (e, supostamente, qualificada) como contraponto ao discurso autoritário e sua aceitação é avassaladora. São também avassaladores os dados trazidos, que não surpreendem em qualidade, mas que, sim, são quantitativamente chocantes.

Em suma, a recomendação está posta, por uma compreensão melhor do Brasil, de sua história e de seu presente. E de seu futuro.