Sobre o autoritarismo brasileiro

Sobre o autoritarismo brasileiro Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Sobre o autoritarismo brasileiro

Igor 24/06/2021

Essencial
Um livro fundamental para quem quer entender as mazelas que nos assolam. Fantasmas do passado que ainda insistem em nos assombrar e novos desafios a serem enfrentados, são temas pertinentes no livro.

Juliana 15/06/2021

Um livro necessário, de leitura simples e dinâmica, que nos leva às raizes de problemas como a corrupção, o racismo, a violência e a desigualdade social.

Lukita 13/06/2021

É um livro bem feijão com arroz, com uma proposta de trabalhar de modo introdutório as principais mazelas do Brasil. Por se propor um recorte tão grande, a análise fica superficial, mas não deixa de ser uma leitura boa pra quem quer começar os estudos.

Vanessa Hentges 06/06/2021

Livro excelente!
Fico até sem palavras pra fazer a resenha de um livro que me impactou tanto, que trouxe tantos dados e informações que eu não tinha sobre assuntos tão relevantes na nossa sociedade.
A leitura foi dura pelas informações importantes, mas extremamente fluida.
Tenho certeza que a partir dele sou uma pessoa mais consciente e que me fez uma pessoa mais esclarecida.
Recomendo o livro a todos!

Mariana 03/06/2021

O autoritarismo representa o antônimo da democracia
Em Sobre o Autoritarismo Brasileiro, a historiadora e antropóloga Llia Moritz analisa 8 temas, separados em capítulos - (i) escravidão e racismo; (ii) mandonismo; (iii) patrimonialismo; (iv) corrupção; (v) desigualdade social; (vi) violência; (vii) raça e gênero; (viii) intolerância -, abordando-os desde o período colonial e mostrando como eles se repercutem e se reproduzem até os dias de hoje.
Lilia consegue desconstruir, de forma clara, a imagem clássica e popular de que o Brasil é um país tolerante e pacífico. Ao contrário: a realidade é que somos intolerantes, preconceituosos, conservadores e autoritários.
Sobre a intolerância, nossa atual plataforma política, que joga mais pela divisão do que pelo consenso, investindo em códigos e narrativas binárias que exploram o "bem contra o mal", "honestos contra corruptos", "cristãos contra ateus", "cidadãos de bem contra comunistas", acaba por acirrar esse sentimento beligerante de contraposição, ampliando a intolerância social. A autora tem um trecho excelente que quero reproduzir:

"Se é possível dizer que intolerância não é um sentimento ou uma postura existencial que nasce do dia para a noite, e que, como tentamos mostrar, encontra raízes no nosso passado - de longo, médio e curto curso - apesar de nossa continua denegação do conflito, é também forçoso reconhecer que deixamos de esconder tal sentimento, para muitas vezes exaltá-lo publicamente. E essa talvez seja a maior novidade: o que eram antes manifestações recônditas e apenas furtivas, agora viraram ocasiões para o orgulho e a autocelebração."

É interessante como ela desenha, de forma simples, como sempre houve aqui, desde os tempo coloniais, a exaltação de figuras patriarcais, que nos "protegem', e punem nossos inimigos. Daí vem a exaltação do colonizador português, do Imperador, do bandeirante, do militar e, agora, do Mito.
Enfim. Nosso autoritarismo, sobretudo a ascensão desse novo governo de direita, autoritário, popular, não deixa de ser resultado de um país que ainda se sustenta em bases do colonialismo, dominado por um sistema latifundiário, escravocrata, misógino, racista, em que a figura do "salvador da Pátria", do "mito", depende e se alimenta da continuidade da desigualdade social para se manter no poder.
Livro necessário, atual, de linguagem clara e didática.

Jean Bernard 11/05/2021

Para compreender o presente, devemos espiar o passado
Como chegamos no momento em que estamos? Olhando as escolhas feitas em nossa história, não é difícil chegar a uma conclusão. Importante conhecer o passado para não repetir os erros no futuro. Mas parece que, ou não olhamos direito ou não queremos olhar. Livro importante.
Infelizmente, não gostei mais da leitura por causa da escrita da autora. Está longe de ser ruim, pelo contrário. Mas é uma escrita que não me pegou. Fiquei disperso em vários momentos, mesmo interessado em saber mais. O motivo específico, não saberei explicar.

carolina 09/05/2021

"A função da história é lembrar a sociedade...
daquilo que ela quer esquecer"
- Peter Burke
Sou muito suspeita p/ falar de Lilia Schwarcz, gosto muito das narrativas que ela constrói. Esse livro possui uma linguagem simples, mas não simplista.

Em tópicos que representam demandas sociais e problemáticas ela constrói a partir de uma narrativa evolutiva a situação do país e as transformações ao longo da história, bem como atuações de governos autoritários e as características que perpetuam essa prática em diferentes contextos, especialmente no Brasil.

Brasil é um país cordial, segundo Sérgio Buarque de Holanda, e isso está longe de ser algo positivo, pois as memórias da história do Brasil, que em sua maioria são respaldadas pelo passado escravocrata, pelo mandonismo e pela intolerância, são apenas memórias inacessíveis. Algo até mítico, aí então que há o negacionismo.

Mas ao final da leitura ela apresenta algumas possibilidades de intervenção na sociedade do caos. Uma releitura é muito válida.

leão 03/05/2021

Os Brasis
Em uma leitura perfeita, podemos conhecer as diversas falhas que a nossa nação é subjugada desde o seu descobrimento, um ótimo livros para acadêmicos de ciências humanas e sociais, que principalmente trás dados recentes e boas informações sobre a realidade atual e seus dados históricos.

thaw 03/05/2021

Nessa obra, a historiadora Lilia Schwarcz, apoiando-se sob diversos dados estatísticos, examina as raízes e as continuidades de problemas que assolam a sociedade brasileira. Analisando problemáticas como racismo, mandonismo, patrimonialismo, violência, desigualdade social, corrupção, dentre outras, Lília busca entender as raizes dessas práticas que remontam ao passado, identificar de que forma foram mantidas pela própria sociedade brasileira e especialmente como são utilizadas e encorajadas pelos regimes autoritários. Tudo isso é feito por meio de uma linguagem simples e didática sem abrir mão do rigor científico e de fontes sólidas. Uma obra obrigatória para qualquer brasileiro.

Alef 29/04/2021

Necessidade
Trata-se de uma leitura muito boa para quem procura aprofundar o olhar sobre o autoritarismo brasileiro. Acredito, em especial, que o leitor leigo, como eu, terá muito a aprender nas páginas desse livro, ainda que seja pequeno.

A autora caminha com muita naturalidade por diversos aspectos causais e consequentes do autoritarismo em nosso país brasileiro. Em especial, a mensagem de educação formal (e, supostamente, qualificada) como contraponto ao discurso autoritário e sua aceitação é avassaladora. São também avassaladores os dados trazidos, que não surpreendem em qualidade, mas que, sim, são quantitativamente chocantes.

Em suma, a recomendação está posta, por uma compreensão melhor do Brasil, de sua história e de seu presente. E de seu futuro.

Saverin 26/04/2021

O livro trata de questões do passado, mas que de alguma forma (ou nova roupagem) eclodem no presente como: o escravismo, o racismo, o patrimonialismo, a corrupção, a desigualdade social, a violência, inclusive a famigerada de raça e gênero, e a intolerância. Achei a leitura fácil e muito didática, sobretudo os detalhes e histórias que formaram a nação brasileira atual. Fantástico!

Giovanna1242 21/04/2021

De forma bastante clara e explicativa, a autora apresenta em cada capítulo os elementos que compõem as raízes do autoritarismo brasileiro - escravidão e racismo, mandonismo, patrimonialismo, corrupção, desigualdade social, violência, raça e gênero, e, por fim, intolerância.
Como a própria autora chegou a afirmar, o livro não traz uma visão aprofundada de cada um dos temas tratados, realizando apenas uma análise do panorama geral a partir de fatos sociais e históricos, notícias, e, principalmente, estatísticas; assim, ele cumpre sua proposta: desconstruir de forma breve e sucinta a imagem de que o Brasil é um país tolerante e pacífico.
A leitura fluiu muito melhor do que eu achei que aconteceria, a escrita dela é bastante envolvente, e não achei que se tornou repetitiva, a não ser em alguns momentos em que ela reiterava fatos que já haviam sido mencionados pra dar embasamento à nova fala. Pretendo ler mais livros da Lilia no futuro com certeza!

Larissa.Cifarelli 12/04/2021

Necessário
É necessário conhecer as raízes na qual o Brasil se constituiu, a partir desse ponto a autora nos mostra como o preconceito, corrupção, intolerância dentre outros comportamentos se cristalizaram em nossa cultura. Livro interessantíssimo e necessário ( principalmente em relação ao contexto político atual).

Juliana 08/04/2021

Recomendo
A autora explica, de forma didática, todas as características comportamentais que são consequências do autoritarismo brasileiro desde o período colonial. Muito bom!

Sssa_silvia 02/04/2021

O melhor!!!
Já quero ler mais livros dessa autora! Fantástica, objetiva e necessária! Deveria ser recomendado nas escolas, porque realmente, é fantástico e esclarecedor! Super recomendo!