Cidade das Garotas

Cidade das Garotas Elizabeth Gilbert

Resenhas -

carol 19/07/2022

esperava: evelyn hugo, ganhei: chatice
i?m free!! worst experience of my life!!!
joke?s aside, esse livro foi um desafio, tanto pelo enredo quanto pelo desenvolvimento: a expectativa era de que fosse algo semelhante à evelyn hugo (como algumas resenhas de booktubers e bookstans gringos sinalizavam) pelo fato de se tratar de uma história ambientada nos anos 40, entretanto, bem longe de se assemelhar com qualquer coisa que remeta a nossa estrela sáfica, cidade das garotas é um livro morno, repetitivo e que aborda qualquer coisa menos a época em si, assim como o teatro ? quero dizer, dou todo crédito pra elizabeth gilbert, que nos agradecimentos, deixou claro a pesquisa aprofundada que fez pra abordar certos tópicos e ainda assim, achei raso demais já que mais da metade dessa leitura foi sobre a vida sexual da personagem principal e o restante sobre os anos 50 em diante.

verdade seja dita: nada de relevante acontece até 50% da leitura, tudo o que há de interessante acontece de forma súbita e some tão rápido quanto surge. as polêmicas criadas sobre uma mulher sexualmente ativa pra um tempo em que isso era tão atípico e visto como promiscuidade, de fato, é a parte boa, mas não quando a autora só sabe falar sobre isso e sobre como a vivian morris gostava de transar. enche o saco como isso fez com que o plot ficasse redundante ? afinal, eu já entendi que ela era uma mulher livre e que quebrava tabus nos anos de 1940 ? e a única parte que eu realmente criei um apego ao ponto de cogitar três estrelas foi o final que teve um leve twist com um personagem humano e que, finalmente, deu um rumo diferente pro que não era lá muito cativante.

enfim, preciso dizer mais alguma coisa? não foi um livro bom, embora não tenha sido ruim, só totalmente esquecível.

Fabi Fernandes 12/07/2022

Expectativa
Comecei por uma indicação que dizia ter a vibe de Evelyn Hugo, e talvez isso tenha feito eu ir com expectativa e não gostar tanto assim. Não que o livro seja ruim, a escrita é maravilhosa, mas eu não tinha tanto afeto pela protagonista e a história dela de vida. Outros personagens me encantaram e as suas histórias tbm. Tem uma boa conclusão no final, é um bom livro, mas não o meu favorito no momento.

Vita 26/06/2022

Uma leitura muito boa, que prende realMente.
Mostra e trás lições de reais de amadurecimento, amizade, lealmente, comprometimento e crescimento.
Lave muito a pena, devorei.

Mariana 15/06/2022

É um livro gostoso de ler, porém arrastado. É legal e gostoso de ver o crescimento e desenvolvimento da Vívian, mas a forma que tudo acontece, achei arrastado. Demora muito para chegar a algum ponto de maior impacto, e quando chega, passa rápido.
É uma leitura boa, com grandes reflexões das relações atuais a partir de personagens passados, mostra como as coisas evoluíram e como tudo ?começou?, achei interessante o contexto de guerra, mesmo sendo um segundo plano a maior parte do livro.
A parte que mais me tocou, foi as diferentes formas de amor que ele expõe e como algumas relações são por interesse, sendo importante saber diferenciar antes que cause maiores danos.

Lari 07/06/2022

?Você fará bobagens, mas faça com entusiasmo?
Que história maravilhosa! Eu tô extasiada, impressionada, afetada. Não sei definir o que foi esse livro. Não é uma história de amor, ou mesmo um mistério qualquer, ele é apenas um conjunto de experiências contadas por uma mulher que, sobretudo, viveu a sua vida da maneira que achou melhor. Vivian Morris, protagonista e narradora eficiente, contou sua trajetória em detalhes, começando pela fase mais importante da sua vida, abordando de maneira crua o que fez, não fez e sentiu. Eu achei genial. É simples, mas gigantesco a sua maneira. Leitura impressionante.
DANILÃO1505 08/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lari 08/06/2022minha estante
Que isso! Obrigada meu bem!

Isabela 07/06/2022

Tão bom
Elizabeth Gilbert mais uma vez me ganhou com uma escrita espirituosa, referências incríveis e com o ticket do teletransporte via palavras. A pesquisa impecável pra traduzir os anos 40!
Tudo que ela escreve faz sentido, como é possível? As reflexões no meio da história são fenomenais. E essa história é bonita, instigante e relevante sobre uma moça relevante. Os fãs de Evelyn Hugo não vão se arrepender da leitura.

Leitora 25/05/2022

CIDADE DAS GAROTAS
Gostei e tipo um diário, tem vários gatilhos
Os personagens são muito intenso e das coisas a serem debatidas , gostei

Sheila Almendros 14/05/2022

Me faltou conexão
Tem momentos da nossa vida que a gente precisa de uma leitura especifica - as vezes precisamos de uma história leve para nos tirar um pouco dos nossos problemas, as vezes precisamos de uma história que nos traga uma reflexão preciosa? talvez eu estivesse em um momento que precisasse de uma leitura mais especifica do que Cidade das Garotas, porque apesar de ser um livro ótimo, a minha leitura foi automática e sem apegos.
Amo histórias que se costuram a guerra, histórias de época, e mesmo tendo um terceiro elemento como bônus que eu também amo (a cidade de NY), não me vi ansiosa por devorar essas páginas - por isso demorei um mês para terminar o livro. Teve horas que me peguei incomodada com absolutamente TODOS os personagens.
Mas como dito, esta obra está longe de ser ruim. Aliás, ela fala de algo que nos falta muito, que é a empatia. A autora (a mesma de Comer, Rezar, Amar) não fala diretamente sobre isso, mas dá muito a entender nas entrelinhas que o motivo do nosso ranço por seus personagens é justamente a falta de empatia entre eles.
O único problema real que encontrei no livro que não fosse a leitora aqui que vos escreve é a demora absurda que Vivian leva para conectar Angela, a pessoa para quem ela escreve, à história. Foi como se Angela precisasse ler um tcc sobre a vida da protagonista sem motivo até a metade da narrativa.

Tha 05/05/2022

me senti parte da vida de Vivian
Eu gosto muito da Elizabeth, acompanho ela no Instagram, mas nunca tinha lido nada dela, e estava com bastante expectativas, e com glórias todas cumpridas! A escrita é incrível, mesmo lá nos 70% que a história fica mais lenta a escrita continua impecável. Quanto a história, os personagens são muito bem construídos, divertidos e cheios de particularidades, os acontecimentos são simples e tão envolventes, apesar de não concordar com algumas coisas que a protagonista faz, eu adorei o quão real é esse livro, em relação a ser mulher, ser jovem e principalmente naquela época, e ver o que as pessoas estavam fazendo enquanto acontecia a guerra foi tão bem colocado, minha parte favorita foi os espetáculos no playhouse, e de verdade no final tava um pouco preocupada com a apresentação do pai da Ângela, mas foi perfeito. O que talvez o que eu senti falta da parte historica foi não mencionar a segregação.

Obs: a cena mais engraçada de perder virgindade que já li, dei muita risada.

MariOliveira0 25/04/2022

Simplesmente fenomenal
A história se passa na Nova Iorque dos anos 40, e como consequência terá como pano de fundo a segunda guerra mundial, tanto o durante guerra quanto o pós guerra, suas consequências e mudanças que funcionaram como um divisor de águas para a sociedade.

Temos como personagem principal a Vivianne, filha mais nova de pais da elite norte americana que vivem em uma cidadezinha no interior da costa leste do país. A menina tinha tudo para ser ?de ouro?, ou seja, casar, ter filhos e tudo o mais que se espera de uma garota daquela época (convenhamos que não só daquela época, né!? ?). Porém coisas acontecem e ela se vê indo de encontro à cidade que não dorme, nossa querida Nova Iorque. Lá ela se encontra, se estrutura, vira mulher e sente os ?baques? da vida, mas ainda em uma ótica de garota privilegiada, que não sofre com a guerra e não tem nada demais para entregar ao mundo, ou seja medíocre ao seu modo.

Por mais que Viv soe uma menina mesquinha e mimada, ela amadurece tremendamente durante a leitura; ao final do livro ela já é uma senhora de mais de 90 anos e totalmente diferente da garota de 16 que saiu da casa dos pais rumo à uma vida boêmia e sem limites.

É um livro que trata de temas como amor, perdas, maturidade, luta dos direitos da mulher, injustiça e conexões. É uma leitura simples, sem muitas reviravoltas e cheia e glamour. Sim. Para quem é amante de teatro, moda e arte esse livro é um prato cheio. A autora coloca esse componentes de maneira sucinta, te transportando para um mundo cheio de magia e carisma. Confesso que ela acertou em cheio.

A narrativa é envolvente do início ao fim, escrita perfeita e personagens cativantes (amei todos). Virou um favorito, com muita certeza. Se você se interessa por algum desses elementos que citei acima, não perca mais tempo e leia! Simplesmente incrível. ??

Bruna 14/04/2022

Que obra. Aborda o amor, o trauma, a vida e sua forma de ser vivida na mais profunda e sutil forma, numa nova york dos anos 40 cuja essência transborda pelas páginas lidas. Vivian irá sempre morar em meu coração.

Gabriel.Albuquerque 19/03/2022

these boots are made for walkin'
a vida não é plana. e ela acontece com todos nós. e isso não significa absolutamente NADA.

uma história extremamente reflexiva sobre o cotidiano e que valhe muito a pena.

maisam 13/03/2022

Elizabeth me fez pagar a língua. Fiquei desconfiada com sua capacidade de descrição, em Comer, Rezar e Amar, mas nesse livro ela acertou o tom. Você vivência a história junto com ela, uma NY jovem e reluzente, como a protagonista. É sensual mas esse não é o enredo e sim, a vida de uma mulher e seu caminho na descoberta da sua sexualidade e finalmente o amor. Me ganhou!

belle 05/03/2022

amei muuuito! mas não gostei tanto assim da protagonista, sei que ela é humana e imperfeita, mas o que mais me irritou foi o jeito que ela ficou citando muitas vezes que ela era linda e jovem

Paula.Crivelini 02/03/2022

Mais um preferido
Confesso que li por muita insistência da minha irmã, porque nem o título e nem a sinopse dão um vislumbre do que vai ser esse enredo. Esse livro tem um raro poder de abraçar e redimir quem precise.