As garotas Madalenas

Resenhas - As Garotas Madalena

1 | 2 | 3 | 4

Paulascrap 14/03/2020

Enriquecedor!....
.....📝A intolerância religiosa da Igreja Católica, em relação à mulheres consideradas fora do padrão aceitos pela sociedade conservadora, deu origem aos Asilos ou Lavanderias de Madalena em 1758 e ativos até 1996. Alguém sabia da existência deles? ......................📝 Em um romance baseado em fatos históricos o autor contará a história das internas Nora , Teagan e Lea .................📝 Os motivos para internação das mulheres perdidas : ser bonita de demais é um risco de sedução para os homens , gravidez fora do casamento, distúrbios mentais e simples envio pelos pais ........................................................................📝Dentro do convento trabalhavam exaustivamente confinadas em uma lavanderia sem condições nenhuma de trabalho, comiam e dormiam pouco e eram submetidas a castigos cruéis para redenção de seus pecados pelo período em que viveriam como penitentes........,........................................................................📝 As reclusas grávidas após o parto encaminhavam obrigatoriamente seus filhos para a adoção, mas em 1993 uma vala foi encontrada em uma lavanderia de Dublin com crianças enterradas, mas a polêmica entre crime e ações reabilitadoras realizadas nesses instituições nunca foi encerrada................................................................................📝Como no livro anterior o autor traz um romance que nos faz querer pesquisar mais sobre o assunto , embora não ache uma escrita muito fluída, e o tema seja um pouco cansativo foi uma boa leitura , personagens bem construídos e nos prende para saber cada vez mais como essas mulheres irão escapar ou não desse inferno em vida , acho que você nunca mais irá ver uma freira da mesma forma !!

Claudia Cordeiro 05/12/2019

5 estrelas com louvor. Merecido. Livro bem realista, pesado, mostra mais "pecados" da Igreja católica sem ser a pedofilia. Neste caso, praticamente trabalho escravo, prisão, maus-tratos beirando a tortura. Tudo, é claro, em nome do amor.
Bom, o livro fez o que eu espero sempre: me fez mergulhar na história, não querer largar, tentei até postergar a leitura para não acabar tão cedo. Infelizmente uma hora acabou. Vou atrás do outro romance dessa escritora, de tanto que gostei deste.
Vinny Britto 05/12/2019minha estante
Gostei da resenha. Vou procurar pra ler também.

Claudia Cordeiro 05/12/2019minha estante
?????

Nana 05/12/2019minha estante
Dessa autora tem "Um Banquete Para Hitler" já leu? É muito bom!

Vinny Britto 05/12/2019minha estante
Quis dizer que vou procurar esse livro para ler.

Claudia Cordeiro 05/12/2019minha estante
Ah, esse e o outro suponho? Eu não li Um Banquete para Hitler

Tamara 31/07/2019

Na primeira vez que ouvi falar de As garotas Madalenas, logo me surgiu uma grande vontade de ler esse título, especialmente pelos dizeres presentes na sinopse de que esse era um livro baseado em fatos reais, um fator que sempre me agrada nos livros. Então assim que pude comecei lê-lo, e essa experiência literária foi para mim intensa, diferente e dramática.
EM primeiro lugar, foi muito interessante descobrir sobre as lavanderias implantadas dentro dos conventos e sobre aquelas mulheres que eram chamadas de Madalenas e eram acusadas de serem sujas e pecadoras, mulheres que ousaram simplesmente olhar para um homem, possuir desejo, ter um filho fora do casamento ou outros fatos que eram considerados por seus semelhantes transgressões imperdoáveis. Ao mesmo tempo que foi interessante do ponto de vista histórico conhecer esses fatos, foi também muito chocante, pois esses acontecimentos não se deram na idade média ou nem na idade das trevas e sim há cinquenta poucos anos atrás, o que nos indigna e revolta, tamanha a crueldade com a qual as mulheres eram tratadas, e é impactante ver o modo como hoje essas coisas são normais e há pouco tempo atrás não o eram. Ainda, o cenário da Irlanda foi um bom pano de fundo, ainda mais porque lá é um país extremamente católico, e aqui podemos comprovar um tênue limite entre religiosidade e fanatismo que existia muito e infelizmente ainda existe.
Além disso, através desse enredo conseguimos estar dentro da igreja católica por meio dos conventos, e conhecemos e entendemos os diversos episódios negativos dessa instituição e vemos como pessoas que diziam cumprir os desígnios divinos se utilizavam desses argumentos vazios para maltratar aqueles que não seguiam o que era esperado deles. No sentido de intensa, essa leitura me marcou pois as suas descrições são muito vívidas e dolorosas, e quando o autor falava da apatia das Madalenas, de suas perdas de sanidade mental trancadas naquele lugar sombrio e enquanto praticavam um trabalho pesado e monótono nas lavanderias, conseguíamos imaginar as situações ali descritas e aquilo era tocante, desolador, emocionante e dramático, o que foi outro ponto de destaque durante a minha leitura, porque sim, o livro é dramático e quem deseja lê-lo deve saber de antemão que apesar de haver momentos de coragem, esperança e amizade entre as personagens, a história possui muitos episódios tristes que não podem ser apagados, então para os leitores que resolverem lê-lo é preciso ter a certeza de que não é um livro com final feliz, ainda que possamos ver vislumbres de uma vida melhor para alguns personagens. Apesar de ter dado cinco estrelas para a obra, eu não acho que ela seja a mais marcante que eu li nos últimos tempos embora traga um tema único, porém, posso afirmar que foi uma história que mexeu comigo, que me prendeu e que fez com que eu devorasse cada capítulo em busca de uma saída para aquelas mulheres. Recomendo essa leitura para os leitores adeptos de livros pesados, dramáticos e que trazem fatos históricos em toda a sua trama.

Natalia Noce 06/02/2020

null
Primeiro livro do ano terminado. Menos um na minha longa listinha.
Vou admitir que gostei e senti raiva na mesma proporção enquanto lia esse livro. Todos os absurdos cometidos por "pessoas de bem", toda a hipocrisia que vemos em tantos "religiosos" e muito machismo junto me deixaram louca da vida, mas todo o amor que pode ser conseguido mesmo em situações tão ruins me fez querer continuar lendo até o final.

Marcia 04/11/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Olá amigos!! Vocês ja ouviram falar das lavanderias dos Conventos na Irlanda? As Lavanderias de Madalena ou Asilos de Madalena? Esses conventos existiram na Irlanda, Inglaterra, Escócia, Canadá e USA.
Eu soube com o livro As garotas Madalenas do escritor V.S.Alexander, história baseada em fatos históricos.
Amigos, é uma parte da nossa história que como ser humano, na minha opinião,todo mundo deveria saber. Livro bastante emocionante e muito instrutivo. História de amizade, esperança e coragem.
Recomendo muito a leitura!
" As lavanderias eram mantidas em segredo até dois anos atrás. O caso virou escândalo na Irlanda, quando um cemitério clandestino foi descoberto no quintal de um dos conventos em Dublin. As lápides não tinham nomes. Lá, estima-se que tenham sido enterradas até 3.000 "filhas" de Maria Madalena nos últimos 35 anos"
Sinopse: Dublin, 1962. Dentro dos portões do convento das Irmãs da Sagrada Redenção opera uma das Lavanderias de Madalena da cidade. Outrora um lugar de refúgio, as lavanderias haviam evoluído para sombrios reformatórios de trabalhos forçados. É para lá que a jovem Teagan Tiernan, de 16 anos, é levada pela família, depois de ter sido transformada em personagem de uma intriga que também envolvia um jovem e belo padre. Convivendo com mulheres “em desgraça” – mães solteiras, prostitutas, menores infratoras – e garotas comuns, cujos únicos pecados se resumiam a serem bonitas ou independentes demais, Teagan faz amizade com Nora Craven, uma jovem rebelde que pensava que nada poderia ser pior do que sua miserável vida familiar. As duas jovens se tornam reféns da Madre Superiora e de suas punições cruéis – sempre em nome do amor. Entre fracassadas tentativas de fuga, Teagan e Nora vão descobrir como é árduo o mundo exterior, principalmente para jovens de reputação arruinada. Narrado com franqueza, compaixão e riqueza de detalhes históricos, As garotas Madalena é um primoroso romance sobre a vida dentro dessas polêmicas instituições da Igreja Católica. É uma história inspiradora de amizade, esperança e incansável coragem

Spolaor 04/06/2021

Algumas falas e situações não tão convincente, mas no geral é um bom livro, principalmente pelo tema baseado na realidade vivida por muitas mulheres durante muito tempo.

lipelimma 20/04/2021

É uma história um tanto longa, demorei um pouco a me conectar mas fui surpreendido de uma forma boa. Recomendo e fiquei com vontade de ler mais livros desse autor.

Vivi 09/04/2021

Muitas coisas sobre a História da Igreja Católica não somente coisas boas nas tb sobre denúncias de abusos sexuais, intolerâncias e questões financeiras. Mas poucos sabem sobre as história das Lavanderias de Madalenas. As mulheres ou ainda meninas que iam parar nesses lugares eram afastadas da sociedade por serem consideradas pecadores ou perdidas. Ela a punição que elas sofriam por serem bonitas demais a ponto de chamar a atenção ou se tentassem fugir de casa ou ter sonhos avançados para época. Sofrerem horrores nesses lugares. Abusos psicológicos e físicos. Conhecemos alguns personagens aqui mas as principais eram Teagan ( Teresa) que injustamente por maldade foi parar nesse inferno de lugar. Por causa de mentiras sua vida virou de ponta cabeça.Nora ( Mônica) que ousou sonhar em correr mundo e confiar no amor tb foi " punida" por sua familia e Lea que a única vida que conhecia era esse lugar e acabou aceitando que a vida para ela era só isso. E foi " feliz " assim.
Uma história de amor, ódio, redenção, esperança, amizade e força .
V.S. Alexander tem uma escrita fascinante com detalhes históricos incríveis a ponto de nos passar cada sentimento de todas as situações e personagens. Vou sentir saudades.

Duda 09/03/2022

Esse é um livro diferente. Não consigo colocar em palavras exatas o que senti quando o li.
Não é um suspense ou terror. Não é um romance; muito menos uma fantasia.Ele é... impossível de se colocar em uma caixinha.
Não é ruim, de forma alguma, a história é super envolvente e provoca demasiadas sensações. A leitura é tão fluida que quando vi já havia anoitecido e o livro acabado. Super recomendo

Marina Mendes 05/04/2023

Narrado com franqueza, compaixão e riqueza de detalhes históricos, As garotas Madalenas é um primoroso romance sobre a vida dentro dessas polêmicas instituições da Igreja Católica. É uma história inspiradora de amizade, esperança e incansável coragem.

Boo_ 12/08/2023

Espero que as igrejas queimem..
O histórico de abuso de poder da igreja católica não é desconhecido por ninguém, até porquê vira e mexe a igreja é acusada de algo nos dias de hoje, e com toda mídia é mais fácil divulgar, apesar dos envolvidos raramente serem punidos, afinal os homens do clero são os sumariamente envolvidos, e homens nunca são realmente punidos.

O autor trouxe apesar de através da ficção, a realidade por trás do belo discurso de redenção vendido pela igreja católica através de um convento de freiras, espero que todas elas estejam sendo açoitadas no inferno junto com seus padres e sarcedotes..

Desde o início dos tempos nós mulheres somos alvos fáceis para o machismo e intolerância.. afinal sempre fomos vistas como serventes únicas para cuidar da casa e dos filhos, e a igreja sempre foi uma dar primeiras a vender esse discurso, para limitar nossa independência e nos prender a costumes arcaicos nos quais sempre nos prenderam e nos obrigaram a seguir, com a ameaça de punições físicas e psicológicas.

Uma mulher independente sempre foi vista como uma desviada dos caminhos, e sempre fomos tachadas de promíscuas ou vulgares, por sermos bonitas, ou inteligentes ou até mesmo por sermos a frente de nossos tempos e procurarmos igualdade nesse mundo esquecido por deus.

A vida da protagonista foi destruída por um padre, um homem fraco que se desvirtuou de seu caminho, e foi atrás de prazeres carnais que fugiam ao seu juramento sagrado, apesar de inocente e de não ter encorajado o flerte do padre, ela foi punida, enviada para um convento onde seria escravizada pelas freiras fazendo trabalhos braçais, comendo o mínimo possível, tendo seu próprio nome arrancado de si mesma, assim como toda a luz por trás deus olhos.

Um futuro que a protagonista visualizava de se formar ter um trabalho e ser dona de si mesma, foi arrancado de seus braços pelos preconceitos sociais e religiosos de que mulheres passar são feitas para servir, e que os homens são sempre a autoridade máxima, fazendo assim da palavra de uma mulher inválida perante a de um homen.

É indescritível a dor das famílias e das vítimas da igreja ao longo de muitos séculos, ainda mais sabendo que a mesma nunca foi realmente punida pelos seus crimes, e que até hoje são encontrados cemitérios de crianças em conventos e asilos religiosos, que culturas e povos foram dominados pela intolerância desses religiosos e que nós mulheres sempre fomos suas principais vítimas, porque sempre fomos pecadoras e sempre encorajamos nosso próprio pecado.

Dito isso, espero que todas essas igrejas, os sarcedotes, freiras, padres e fiéis que foram coniventes com essa barbaridade ao longo desses muitos séculos, estejam queimando no inferno para espurgarem os pecados que eles lutavam tanto em vida para espurgar do mundo.

Luana.Bodart 15/06/2020

Livro bom
O livro conta a história de Tiernan e Nora, que vão parar no convento,como " Madalenas", pois de alguma forma elas levaram perante a igreja ou conforme julgamento de suas famílias.
A história é narrada em terceira pessoas, mas intercala entre os pensamentos e acontecimentos de Tirnan e Nora. Juntas, elas tentam escapar desse convento, já que elas são maltratadas, pelas irmãs.
Esse convento é administrado pela irmã Anne, que acredita que faz tudo o que faz, pois ama as meninas, e acredita que com as penitências e com o trabalho essas meninas vão ser perdoadas e alcançaram o paraíso.
A leitura do início do livro é beeeem devagar, e para mim ela só engaja mesmo, quando as duas personagens vão para o convento.
Outro ponto que eu não gostei, porém é uma opinião, é do final da personagem de Nora, que fez com que eu diminuísse um pouco mais a nota do livro.
É um livro bom, com uma história pouco explorada, que infelizmente foi real para muitas mulheres e meninas em um passado não muito distante.

Larissa 15/10/2022

A história em si não é real, porém o fato histórico ocorreu e é muito triste é revoltante que até 1996 existissem locais com esse! Da raiva e revolta com a igreja e com o ser humano!

dannnda 11/10/2022

derrotada
É muito triste, muito mesmo, bastante. Baseado em acontecimentos reais não torna menos triste, porque é muito triste.
Três meninas e ammigas principais, mas muitas outras sofrendo pela Igreja e aqueles que se dizem bons e boas. Nunca odiei tanto freiras em toda minha vida, na verdade nunca as entendi e depois de ler o livro piorou. É tão gostoso ver as conversas das garotas, a força e a vontade de sair dali, as tentativas e conversas de madrugada sonhando com o futuro. Eu desenvolvi um carinho enorme por elas como se fossem minhas irmãs mais novas. Tudo é chocante e revoltante, nada mais que isso.
Incrível

Andrea.Allegrini 19/02/2020

Gostei muito
Valeu muito a pena a leitura. Recomendo... Doloroso e muito real.

1 | 2 | 3 | 4