Ano Um

Ano Um Nora Roberts

Resenhas - Ano Um

pam 29/09/2021

LEIAM POR FAVOR SURTEM COMIGOKSJJSSJ
gente esse livro é PERFEITOOOOOO nada sobre ele é ruim, o mundo ta literalmente acabando por uma PANDEMIA e é muito interessante e divertido (ja li os outros da série)

Naara Gouveia 22/08/2021

Sou suspeita de falar de livros da Nora Roberts. Sou apaixonada pela escrita, pelas histórias...
No começo parece muita a nossa realidade da pandemia, mas depois entra a magia. ?A Catástrofe espalhava seu veneno com extrema rapidez, enquanto as magias, tanto a luz quanto a escuridão, se levantavam para preencher o vazio deixado pela morte?

Luise 13/08/2021

Sem palavras ??
É um livro encantador.
Nora roberts é perfeita!

Foi incrivel ver a capacidade dos personagens de se adaptarem à nova realidade, ao modo como nossa querida nora roberts se desdobrou pra mostrar como realmente o ser humano é em frente a catastrofes, o quanto nós somos egoístas mas possuimos um instinto protetor que fala tao alto.

Eu amei.
Mais um favorito, estou em uma onda de sorte esse ano. ??

VanessaRabaquim 15/07/2021

Não saberia te dizer no que se encaixa esta leitura, realmente não saberia... talvez ficção fantástica... urbano fantástica... romance?? prelúdios de um futuro não tão distante!!!... qualquer um destes!

A primeira coisa que me chamou muita a atenção, foi o início da terceira capítulo, eu fiquei assustada com a similaridade do que vivemos em janeiro e 2021. O livro foi lançado em 2017, mas a similaridade com o que escutamos ser narrado em janeiro de 2021 é assustador.
Outra coisa que me surpreendeu muito neste livro é como a Nora Roberts arranca o personagem do leitor... hahahhaha você se apega a um personagem ... ele morre ou some! Ou é deixado de lado e você é arrebatado por outro personagem... e tudo começa novamente.

A história começa na Escócia com um grupo de homens caçando e se divertindo as vésperas do ano novo... e 3 dias depois o inferno se instala no mundo. Um vírus ou sei lá o que diabos é aquilo ... alguns chamam de maldição, é espalhado pelo mundo e em menos de duas semanas 50% da população mundial sucumbe isso tudo antes da metade do livro.

O vírus é chamado de Catástrofe ou de H5N1-1X e boa parte da história gira em torno de 6 personagens principais, mas pode virar 10 se você quiser ... Sendo muito sincera, este livro é daqueles que faz teu cérebro derreter e escorrer pelas orelhas!!!! É o tipo de livro para você se deixar levar no lugar de tentar entender, se você tentar entender a leitura fica meio surreal e farofada.

Após a catástrofe, existe uma divisão entre, pessoas boas ... pessoas más, incomuns do bem e do mau ... governo e população ... e sobre os incomuns ???? melhor você ler para entender!!! Seria praticamente impossível colocar em palavras uma definição para eles.

O livro te leva para um mundo pós apocalíptico ... e devo dizer que só faltou zumbis ...(inclusive isso é citado pela nossa protagonista Lana ), vemos as pessoas tentando se unir para sobreviver, e outras tentando tirar proveito da situação ( qualquer similaridade com a nossa atual realidade é mera coincidência!!!)

Lá pela metade do livro eu como leitora já me sentia perdida nas histórias, várias idas e vindas no tempo e nos locais físicos. Não foi para todos os personagens que a catástrofe chegou naquele momento... alguns foram citados só depois da catástrofe e isso faz com que o leitor se sinta perdido... e outros passaram pela catástrofe depois de vários já terem sofridos ... mas é só continuar lendo que a escritora vai dando os nós necessários para narrativa ....

Nos vemos em situações desesperadoras, ainda mais por parecer tanto com a nossa realidade COVID-19 as perdas dos personagens se tornam as nossas. Assim como os reencontros emocionantes como o de Bill e Will ou como o de Arlys e Chuck ...

Pode parecer que eu não curti a leitura ... mas na realidade, eu adorei, mas confesso que precisei digerir boa parte dela antes de iniciar o segundo livro.... eu estou curiosa para saber se a Nora Roberts vai conseguir desfazer esta cama de gato que ela montou com estes personagens. E como todas esta Catástrofe vai se resolver!!!

Maria Clara Gonçalves 12/07/2021

O livro aparenta muito a pandemia em que vivemos e nos primeiros capítulos e tudo muito confuso, a leitura agarra um pouco mas logo quando vamos sendo apresentados aos personagens e a verdadeira história fica extremamente interessante. Ver pessoas e pensamentos diferentes, todos tentando sobreviver há algo que não entendem e não conhecem. Muito bom!

Carol 11/07/2021

Ideia boa, desenvolvimento nem tanto
Já li alguns títulos da Nora Roberts e sempre os considerei o tipo de história que são boas para relaxar. Algumas com pitada de magia, outras em uma pegada mais contemporânea ou de suspense, mas sempre com um romance legal - sempre previsível, mas bem escrito -, que me ficar de boas por algumas horas.

Ano Um é um livro que eu nem cheguei a ler a sinopse, sendo bem honesta. Peguei o ebook para ler porque a trilogia Irmãos de Sangue - também publicado pela Arqueiro - foi bem agradável (embora esperasse mais do último livro; o primeiro é o melhor, sem sombras de dúvidas). Achei irônico ler sobre uma pandemia mundial que acaba com metade da população no mundo, principalmente por conta do que temos passado nesses últimos tempos. Mas me interessou a ideia de tudo envolver um lado sobrenatural e bem apocalíptico.

Honestamente, gostei do começo por tentar dar protagonismo a múltiplos personagens. Para quem já leu outros romances da Nora Roberts, normalmente, cada livro foca em um casal específico e - no caso de séries ou trilogias - as histórias vão se desenvolvendo paralelamente ao casal principal; na sequência um personagem secundário ganharia o palco principal e a história focaria no romance dele. Então, a ideia de mostrar diferentes jornadas nesse fim de mundo foi bem interessante.

Mas, pelo menos pra mim, a ideia não rendeu. Talvez pelo excesso de personagens, não há um aprofundamento legal em todos e, no geral, o livro em si é uma grande introdução para o próximo livro. São mais de 400 páginas mostrando o fim do mundo e as desgraças causadas pelos seres humanos. Tudo isso para - no fim da história - nascer a protagonista dos próximos dois livros. Além disso, um dos principais romances criados nesse título foi muito forçado.

Enfim, não rolou dessa vez. A história poderia ser toda condensada ao longo da jornada da tal Escolhida nos próximos livros, ou até por meio de flashbacks e descobertas ao longo dos desafios.

Recomendo esse livro se quiser ficar acompanhando o fim do mundo. Porque é só isso a história desse título, basicamente.

Cat 11/07/2021

O livro lembra um pouco a pandemia que estamos vivendo, é até meio estranho no começo kkkk. Confesso que demorei a pegar gosto pelo livro mas depois que peguei foi um pulo terminar e quando chegou no final eu só quis mais ainda começar o próximo.

Marcelo.Oliveira 11/07/2021

Suspense, em um mix de distopia apocalíptica e fantasia.
Sobre a distopia, achei muito interessante! A autora trouxe uma ideia de pandemia (antes dos acontecimentos da vida real), em um tom sombrio e caótico, muito bem construído e rico em detalhes.
Em contrapartida, não gostei da fantasia, não prendeu minha atenção, o "renascimento" de seres místicos me pareceu bem aquém da distopia proposta, em um clichê de "bem x mal", sem maiores emoções.

meowjess 11/07/2021

RECOMENDO!
Gente, que livro FOD#
Fiquei constantemente emocionada e apreensiva com a história, pois era OBVIO que as coisas estavam felizes demais e a gente sabe que as coisas não iriam ser tão fáceis assim. As narrativas vão convergindo de forma que os caminhos se cruzem, e meu... A parte sombria do livro é muito bem colocada! Não fica "forçado".
E esse final

Súh 04/07/2021

Que livro!!
"Noites escuras se enchem de surpresas quando a magia se harmoniza para emergir."

Quando uma catástrofe atinge o mundo e bilhões de pessoa morrem em menos de dois meses adoecendo em 72 horas de uma doença desconhecida, uns se desesperam, pessoas virão do mal e outras acendem se para magia sendo para Luz ou Escuridão.
Nesse livro vemos histórias e percursos diferentes com o mesmo objetivo "se proteger" e achar um lugar onde possam ter uma vida próxima da que já tiveram depois de tantas perdas e crueldades.
Um livro que pode dar gatilhos sobre nosso atual momento, mais que compensa a leitura.
Nora Roberts como sempre nós prendendo na leitura e trazendo um universo cheio de detalhes, magias, união, força feminina.
Foi uma leitura cheia de emoções como tristeza, felicidade, raiva e quase um choro.
Agora só continuar o próximo livro e desvendar os próximos capítulos....

Renata 03/07/2021

uma distopia/fantasia estilo sessão da tarde
vale a pena ler essa trilogia? essa resenha se propõe a responder essa pergunta.

bom, antes de qualquer coisa, li os três livros da trilogia antes de me manifestar sobre 'ano um', porque escolhi acreditar que as coisas mudariam (já que as notas aqui no skoob aumentaram de um livro pra outro), e eu não queria expor uma opinião que não se adequasse à obra toda. porém (spoiler alert): as coisas não mudaram. kkk

vamos lá. por que eu disse que esse livro (e o restante da trilogia) tem estilo sessão da tarde? porque tudo sempre dá certo e não tem nenhuma grande emoção. é algo "liberado pra todas as idades".

o livro começa com uma pandemia (e pense aí num gatilho ler esse livro em 2021 kkkrying), morre uma ruma de gente, lockdown etc. mas o foco da história não é esse; com o surgimento da pandemia a magia ressurge no mundo, pessoas adquirem poderes mágicos e aí tem o velho embate bem x mal.

nada contra esse embate. afinal, quase todo livro de ficção tem isso. o problema aqui é como isso é conduzido. o bem é muito "do bem", o mal é muito "do mal"; não tem (quase) nenhuma surpresa; não tem pelo que torcer (porque o bem - ao longo de todos os três livros - sempre vence)... todas as dificuldades que surgem no caminho são facilmente superadas, os "mocinhos" não têm (quase) nenhum revés, não dá pra derramar uma única lagriminha ao longo de três livros. as lutas não são bem descritas, tudo é vencido muito rapidamente, em alguns poucos parágrafos as pessoas superam o luto e as perdas, não tem uma construção digna de personagens nem um crescente dos acontecimentos.

o livro não é exatamente ruim. nora roberts escreve ok. mas não é uma história fascinante. não é uma trilogia que me marcou (pelo menos não positivamente). daqui a uns meses provavelmente terei esquecido de tudo. kkk

minha sugestão é: quer uma distopia/fantasia de roer as unhas? vá de trilogia 'a terra partida', da n. k. jemisin. quer uma distopia de tirar o sono? vá de duologia 'semente da terra', da octavia butler. quer uma fantasia com muita magia? vá de série 'trono de vidro' ou 'a corte de espinhos e rosas', ambas da sarah j. mass.

em relação a 'ano um', da nora roberts? bem, não indico. pode até ler, mas vá consciente de que será uma história rasa e mal trabalhada.
kally5 16/05/2022minha estante
Eu to tão decepcionada porque eu tava com a expectativa lá em cima. Estou quase acabando o primeiro da trilogia e pensando de devo continuar a ler ou não ? desde do começo do livro eu to achando ele muito estranho, muito raso, sem desenvolvimento nenhum. Mas é isso kkk tem hora que a gente acerta e tem hora que erra, e feio ?

Renata 25/05/2022minha estante
é extamente isso! a trilogia toda é muito estranha, rasa e sem desenvolvimento nenhum kkk

Luisinho_Fotocopia 05/06/2021

Gostei mtoo
Pique twd pós apocalíptico só achei q tem mto personagem mas noq eles focam vc cru laços

Anna.Júlia 26/05/2021

Essa distopia+fantasia é simplesmente incrível.
Quando uma pandemia acaba com boa parte da humanidade, somente poucas pessoas (em relação ao mundo todo) sobrevivem. O livro foca em 2 ou 3 grupos diferentes, se não me engano, e conta as historias deles.
O que mais me surpreendeu foram os poderes que apareceram neles, em meio ao caos todo, e eles usando isso para tentar se ajudarem.
avalonbluie 27/05/2021minha estante
nossa me vendeu o livro na lista ja yay

Hermidas Books 24/05/2021

Ano Um...suspense
Quando o vírus se alastra, tudo que resta aos sobreviventes é fugir e entender o que está acontecendo com cada um e se proteger dos que estão entranhados no mal.
É uma história que parece meio maluca, porém com saidas geniais para explicar o desenrolar da trama.
Agora é ler o segundo livro para ver como segue o destino dos personagens.

Rosiane 20/05/2021

Perfeito?
Primeiro livro que eu leio da Nora Roberts, e é impressionante como a escrita dela envolve o leitor com os personagens, o enredo dos acontecimentos é impressionante. Super recomendo!