36 perguntas que mudaram o que sinto por você

36 perguntas que mudaram o que sinto por você Vicki Grant

Resenhas - 36 perguntas que mudaram o que sinto por você

Eliana.Cardoso 20/12/2019

O livro é bem parecido com O sol tambem é uma estrela só q bem mais simples e n desvia da premissa, o final não é nada inesperado.É um livro mão com açúcar

Ana 15/12/2019

Já pensou se existisse uma forma de fazer duas pessoas criarem um vínculo em tempo record? Pois acredite, existe e foi criada há 20 anos pelo cientista norte-americano Arthur Aron, professor da Universidade de Stony Brook em Nova York. Ele elaborou um experimento que consiste em 36 perguntas que prometem aproximar duas pessoas em menos de uma hora. O estudo foi publicado em 1997, intitulado "A geração experimental de proximidade interpessoal".

Foi o projeto de Aron que inspirou a autora de 36 Perguntas Que Mudaram o Que Sinto Por Você, já que o experimento começou realmente a aproximar casais, mesmo que a ideia inicial fosse apenas criar uma conexão entre as pessoas, não necessariamente com um viés romântico. Então, é a partir dessa premissa que conhecemos nossos protagonistas, Hildy e Paul — ou Betty e Bob, rs.

O mais legal de tudo é que as 36 perguntas utilizadas por Vicki Grant no livro são as mesmas utilizadas por Aron em sua pesquisa. Logo na primeira pergunta fica claro que os personagens são totalmente opostos, e que possivelmente nem se trombariam não fosse esse acaso do destino. Apesar de ser bem clichê — não tô dizendo que é ruim, muito pelo contrário —, a graça toda da coisa está justamente nesse fato.

Imaginem só uma princesinha que sonha em salvar o mundo, super sensível e preocupada versus um bad boy super indiferente que só quer ganhar uma grana pra salvar o mês. Pois é, bem enredo de filme da Sessão da Tarde mesmo e foi isso o que eu mais gostei, porque apesar de parecerem opostos, os personagens têm muito em comum. É o livro perfeito para curar uma ressaca literária, porque a maior parte da narrativa é composta por diálogos.

A princípio, Hildy tem um jeito meio bobo e falante — sabe aquele tipo de pessoa que começa um assunto e quando a gente pisca ela já está conversando algo totalmente diferente? —, mas amadurece bastante no decorrer da história, principalmente por causa dos dramas familiares inseridos. Paul é muito, muito sério, e sua pose de durão faz todo o sentido quando a gente conhece o passado dele. O melhor é que ele ele não é "durão que virou babaca porque teve uma infância sofrida". Ele só é mais quietinho, na dele, sabe?

Não existe nenhum drama excessivo em 36 Perguntas Que Mudaram o Que Sinto Por Você, muito pelo contrário: o tom é divertido, até nas partes um pouco mais complexas. O romance, por exemplo, é bastante cômico quando a gente para pra pensar. Gente, sabe quando você conhece alguém e fica de papinho no WhatsApp com um sorrisinho bobo? É justamente isso! Impossível não lembrar da adolescência da gente — e de todas as besteiras que a gente fazia.

A obra aborda de forma muito simples, divertida e natural a passagem da adolescência para a vida adulta, principalmente nas partes em que deixa o romancinho um pouco de lado e foca um pouco mais nos dramas familiares de Hildy e na responsabilidade que ela tem que criar. É interessante demais quando ela cai na real e percebe que o umbigo dela não é o centro do Universo, e grande parte disso é por causa de Paul.

Com personagens autênticos e uma obra muito promissora, 36 Perguntas Que Mudaram o Que Sinto Por Você conseguiu me cativar desde as primeiras páginas. É tão levinho e tão bom que só parei de ler quando virei a última página. Super recomendo e não vejo a hora de ler outras obras Vicki Grant — principalmente se ela continuar com essa pegada YA, que é obviamente meu gênero literário preferido.

site: http://www.roendolivros.com.br

Priscila.Coruzzi 11/12/2019

36 perguntas que mudaram o que sinto por você
🐡Hildy e Paul se escrevem num estudo que a universidade está fazendo sobre como facilitar a proximidade pessoal e quem sabe resultar num relacionamento.
🐡O estudo consiste em 36 perguntas que faz com os dois se conheçam e tornem-se íntimos pois seus medos, frustrações, sonhos tudo seja revelado.
🐡Hildy entra de cabeça neste experimento, já Paul está ali apenas pelo dinheiro oferecido. Tudo estava até que caminhando relativamente bem, até que na pergunta de número 14 tudo foi por água abaixo. Os dois acabem se desentendendo, Hildy fica irritada com Paul e o experimento para por ali mesmo.
🐡Hildy e Paul são o oposto, mas há algo em Paul que faz com que ela se interesse por ele, é ha coisas no comportamento de Hildy que atraem Paul.
🐡 Os dois não conseguem parar de pensar um no outro, mesmo achando que jamais se encontrarão novamente, na Paul não desiste fácil e através de um pesquisa pelas redes sociais encontra Hildy e manda uma mensagem para ela e após conversarem eles decidem terminar o experimento por conta própria já que Paul estava com a perguntas.
🐡 O que será que acontecerá com este casal? Será que está pesquisa realmente funciona?
🐡 Um livro leve e de leitura fácil, ótimo para ler entre livros mais pesados e densos, mas para mim os personagens não me fizeram prender na história é quando isso começou a acontecer o livro terminou. Os dramas particulares vivido pelos dois deveriam ser mais tratados e desenrolados durante a história, mas está é minha opinião, a leitura é gostosinha mas eu esperava mais da história.
🐡 Um livro mais indicado ao público juvenil.

Juliana - @estantedaju 10/12/2019

Água com açúcar
A premissa me atraiu muito, mas achei a história mal executada. Os personagens, no início, não são nada cativantes, e é como se eles mudassem de personalidade da água para o vinho, sem nenhuma evolução, o que me incomodou bastante. Ao final, eu achei a história bastante fofinha, mas como um todo, ficou algo bastante mediano.
Recomendo a leitura para quem gosta de romances água com açúcar.

Sarah 02/11/2019

36 perguntas
Esse foi um livro que me deixou curiosa desde o lançamento pela ideia, afinal 36 perguntas podem fazer estranhos se tornarem íntimos e construírem um relacionamento?
O livro não se propõem de fato a responder isso seriamente, é mais um romance engraçado e clichê que usa como base um estudo de psicologia real que procurava saber mais sobre isso.
Como ficção deu muito certo, como experimento na vida real não sei dizer.
A história é bem curtinha, rápida e engraçada. Tive que me segurar em alguns momentos pra não passar vergonha no transporte público.
Paul é um personagem muito incrível que já passou por muita coisa e se faz de durão, mesmo não sendo. Amei muitas das frases que ele falou e a forma dele de enxergar o mundo e as coisas que aconteceram/ acontecem com ele.
Hildy me perturbou um pouquinho por ser meio chata e irritante em alguns momentos, além de ter uma amiga bem sem noção. Ela também era bem privilegiada e no começo parecia totalmente alheia a isso. Mas depois ela deu uma evoluída.
Achei ótimo pra passar o tempo e rir um pouco, mas ainda assim pensar sobre algumas questões. O final é bem fofo e fez o livro valer mais a pena ainda.

Bia Sousa 15/10/2019

Leitura gostosa
Será que o amor pode ser realmente induzido? 36 Perguntas Que Mudaram o Que Sinto Por Você é baseado em um estudo real feito por Arthur Aron em 1997. O estudo consiste em perguntas simples, tais como gostos, costumes chegando até perguntas mais delicadas.

“Vou te ensinar uma coisa. O amor é como qualquer outra coisa. Você vai fazer besteira algumas vezes até acertar. Só não deixe de errar com vontade. Do contrário, não vale a pena.”

Confesso que logo de cara fiquei super interessada nessa premissa, que por sinal é um tanto quanto original e precisava saber se iria funcionar bem.

No livro conheceremos Hildy que está ali para responder as perguntas simplesmente porque acha que é uma boa ideia ajudar em um estudo de psicologia, e do outro temos Paul, que simplesmente quer responder as perguntas, receber o dinheiro que ofereceram a ele e simplesmente sumir do mapa. O seu plano poderia ter dado certo se a Hildy não fosse a parceira a responder as 36 perguntas com ele.

Paul é um verdadeiro bad boy, com direito a uma tatuagem de lágrima no rosto, já Hildy é sonhadora, e muito emotiva, e sem dúvidas já dá para imaginar que eles iriam se estranhar logo de cara.

“Sabe, acho que você está bem longe de ser tão mau quanto gosta de fingir que é. Vi aquela centelha de emoção verdadeira em seus olhos quando admitiu ter cantado para alguém, e seu sorriso… Quero dizer, seu sorriso, quando não está sendo totalmente desagradável comigo e ficando inexplicavelmente chateado com o mundo… É bonito, tipo, sabe, adorável.”

Por ter algumas perguntas que são muito pessoais e que chegam envolver a família dos dois somos apresentados a alguns personagens secundários, mas por se tratar de um livro curtinho eles só aparecem em momentos estratégicos na história, mas sem muito aprofundamento.

O livro tem uma narrativa muito gostosa, e os protagonistas logo nos deixam completamente envolvidos com o relacionamento que vem criando entre si. Confesso que terminei o livro com um gostinho de quero mais. Queria saber se realmente os dois iriam ficar juntos, saber como ficou a família de Hildy que estava passando por um momento difícil.

“Você gosta de bancar o insensível e fingir que só pensa em você, mas acho que é só teatro. Tenho a sensação de que alguma coisa, como o significado real da verdade, preocuparia você.”

Mas de qualquer forma 36 Perguntas Que Mudaram o Que Sinto Por Você é um romance levinho, gostoso de ler lido e que recomendo para aqueles que não dispensam um bom romance.

A edição da Galera está linda, cheia de ilustrações e também com algumas características como erros de grafia propositais, o que trouxe uma proximidade maior do leitor com os protagonistas.

PS: eu amei tanto essas perguntas que marquei todas enquanto lia, e sim, são ótimas perguntas a serem feitas quando se quer conhecer bem uma pessoa.

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2019/07/26/resenha-36-perguntas-que-mudaram-o-que-sinto-por-voce-vicki-grant/

Amiga Leitora 20/08/2019

Blog Amiga da Leitora
'36 Perguntas que Mudaram o que Sinto por Você' é um dos recentes lançamentos da Galera Record, uma leitura juvenil e meu primeiro contato com a autora Vicki Grant, que felizmente conseguiu me tirar da grande ressaca literária que eu vinha vivendo \o/ (estou ouvindo coros de aleluia?).

Aqui conhecemos Hildy e Paul, dois jovens que decidem participar de um estudo onde terão que responder 36 perguntas, sendo algumas inofensivas e outras do tipo que não estamos acostumados a compartilhar com um simples estranho.

Enquanto Hildy quer viver a experiência da forma mais sincera possível, Paul só tem interesse em receber sua recompensa por responder o estudo, que no caso, promete facilitar uma proximidade pessoal e, talvez, resultar em um relacionamento entre dois estranhos.

Tendo razões bem contrárias para responder essas perguntas, esse contato entre Hildy e Paul não promete ser tão fácil, mas é quando tudo parece perdido que uma divertida relação começa entre esses dois, levando o leitor para um lado extremamente sensível da vida de ambos os personagens.

Eu realmente não esperava muita coisa de uma leitura juvenil em plena essa fase ruim de ressaca literária, e talvez até tenha sido essa coisa de não ir com tanta sede ao pote que fez dessa leitura algo extremamente envolvente. Além de é claro, tanto Hildy como Paul serem dois personagens instigantes, cada um com seus dramas e mistérios, pois da mesma forma que eles vão se conhecendo aos poucos o leitor também vai desvendando o intimo desses jovens, página por página, e isso deixou tudo ainda melhor.

A escrita de Vicki Grant é leve e ao mesmo tempo dinâmica, aqui não temos muitas descrições ou divagações, na verdade boa parte do livro é realmente preenchida pelos diálogos entre Hildy e Paul enquanto respondem as 36 perguntas, o que pra mim não foi problema algum, aliás, os diálogos - desde que inteligentes e sarcásticos - é algo que me agrada muito em qualquer enredo, por isso a obra ganhou mais um ponto positivo comigo.

Mas não se deixem enganar, '36 Perguntas que Mudaram o que Sinto por Você' vai muito mais além do que deixei transparecer aqui para vocês. Tanto de um lado como de outro temos dois jovens carregando pesados fardos por conta de seus dramas familiares. De certa forma eles se sentem os responsáveis por suas famílias terem desmoronado e é graças a esse estudo que ambos abrem seu coração em relação a algo do qual eles nunca conseguiram conversar com ninguém, e no momento que isso acontece, tanto Hildy como Paul passam por uma importante avaliação de suas próprias vidas.

A medida que tudo vai acontecendo uma certa química cresce também entre eles, e ver esse romance é como estar diante de uma processo de plantação, onde a semente é plantada, regada e depois desabrochada, eu me senti leve e com aquele sorriso de orelha a orelha enquanto acompanhava o desenvolver desse enredo.

Não posso deixar de citar o lindo trabalho de diagramação da Editora Galera Record.
Paul gosta muito de desenhar e suas ilustrações são sempre carregadas de bom humor, coisa que veio super bem retratado nas páginas do livro como também nas capa e contra capa. Ficou muito fofo!!

Então se você é fã de leituras capazes de mexer com suas emoções de uma forma que te levará a rir e ao mesmo tempo se solidarizar por esses personagens totalmente fictícios, eu recomendo que leia '36 Perguntas que Mudaram o que Sinto por Você'. Aposto que você nem vai ver a hora passar e quando se der conta estará com um grande sorriso no rosto e o coração levinho.

* RESENHA ESCRITA POR THAIS TEIXEIRA DO BLOG AMIGA DA LEITORA *

site: http://www.amigadaleitora.com/2019/08/resenha-36-perguntas-que-mudaram-o-que.html

rxvenants 12/08/2019

Leve e divertido.
36 Perguntas é um dos livros mais fluídos e leves que já li.

Eu amei como grande parte dele é escrito em formato de "mensagem" e só diálogos e mesmo assim houve uma profundidade em relação à Hildy e Paul. Eu não senti que as coisas foram apressadas ou esquecidas.

O livro tem a proposta de relatar no máximo 1 mês da vida dos dois, durante o período das perguntas, então entendo perfeitamente que os amigos e a família de Hildy sejam colocados mais de lado e que não haja um desfecho oficial para a situação deles. Mesmo assim, como eu disse antes, não senti que o livro esqueceu os personagens no churrasco... apenas não era a proposta.

Para um livro tão curto como esse, me surpreendi bastante. Adorei a leveza e o humor de 36 Perguntas (sem falar das ilustrações que são HILÁRIAS).

AMEI. Com certeza merece todas as estrelas por se destacar no seu gênero meio "comédia romântica".

P.S.: Menos meia estrela apenas pela frase "você não é como as outras garotas" pois 100% sem paciência pra isso.

Kamilla 15/06/2019

Só consegui largar o livro quando finalizei a leitura!
36 Perguntas que Mudaram o que Sinto Por Você é um livro que foi inspirado pelo estudo de psicologia feito em 1997 pelo Arthur Aron, onde diz que se duas pessoas aleatórias que não se conhecem responderem um questionário com 36 perguntas, se apaixonarão perdidamente.

A obra nos apresenta Hildy e Paul. Ela é uma moça classe média alta, emotiva (e não consegue bem esconder o que sente), tem dois melhores amigos Xiu e Max. Hidly vem passando por um momento bem complicado na sua família, que sempre foi tão perfeita. Já o Paul é um cara enigmático, gosta de desenhar, durão, sarcástico, fechado e não fala muito sobre si ou sua vida. São completamente diferentes um do outro e provavelmente nunca seriam nem amigos, até começarem a responder o questionário.

Ela só queria esquecer um pouco da vida e participar de um estudo de psicologia, já ele só queria ganhar os 40 dólares prometidos para responder o questionário. Será que o estudo estava certo? o amor pode ser induzido?

Eu não conhecia essa obra ou a autora, comecei a ler só pra saber sobre o que se tratava e não conseguia mais largar. As perguntas são totalmente variadas, para os nossos personagens irem se conhecendo aos poucos, para começarem a baixar a guarda um em relação ao outro. Afinal, eram dois desconhecidos.

Logo quando as perguntas começam, parece que iríamos ter um daqueles casais que vivem brigando, sabe? Mas só foi o choque inicial entre duas pessoas desconhecidas, mas a gente já começa a se cativar com os personagens e ansiar por saber mais deles.

“Pergunta 28
Hildy: 'Diga a seu parceiro do que você mais gosta nele, seja muito sincero, diga coisas que você talvez não dissesse a alguém que acabou de conhecer.'”

Nessa obra nós temos os capítulos normais e em terceira pessoa sempre destacando a Hildy, o que nos deixa ainda mais curiosos pra conhecer mais o Paul, mas quando as perguntas começam ou retomam o diálogo dos dois é o destaque, sem interrupções, só a conversa entre eles. As perguntas foram as minhas partes favoritas, onde podemos conhecê-los melhor e senti-los mais perto... E ah, só um adendo sobre as perguntas: eles fazem algumas pausas, por motivos variados, prefiro que descubram no decorrer da leitura.

36 Perguntas que Mudaram o que Sinto Por Você é um livro que nos apresentam diálogos engraçados, reais, com direito até a algumas ilustrações e personagens maravilhosos, me senti totalmente cativada e querendo saber mais sobre eles e suas vidas. E isso foi um ponto negativo pra obra ou pra mim? senti falta demais, nos foram apresentando alguns outros temas como o problema familiar da Hildy, que fica subtendido o que acontecerá, mas eu queria estar presente no momento ok?! Outra coisa, após o final das respostas, queria ver o parecer do psicólogo, na verdade a reação de saber o resultado do estudo.

“– Vou te ensinar uma coisa. O amor é como qualquer outra coisa. Você vai fazer besteira algumas vezes até acertar. Só não deixe de errar com vontade. Do contrário, não vale a pena.”

A obra aborda de maneira simples e fiel alguns temas que fazem parte da passagem da vida adolescente para a vida adulta, como a desromantização de que pais são perfeitos e não erram, medos, lidar com sentimentos, emoções e responsabilidades. Tudo isso é apresentado de forma mais natural possível, que encanta o leitor.

Vicki Grant nos apresenta personagens ótimos em uma obra incrível, com uma narrativa que nos deixa envolvidos na trama já nas primeiras páginas. Super recomendo!

site: https://www.lendoeapreciando.com/2019/06/36-perguntas-que-mudaram-o-que-sinto-por-voce-VickiGrant.html

Lorrany 28/03/2024

Decaiu
Começou bem, muuuito bem, uma pegada enemies to lovers mas dps do peixe foi ficando chato chato chato. Foi uma decepção e perda de tempo

Só + um capítulo 26/07/2019

36 Perguntas que mudaram o que sinto por você
Sobre a edição:
Não tenho cor preferida, mas essa capa me conquistou com essas ‘’pessoinhas’’ e os tons amarelos da capa deram um charme para o livro!
Os personagens:
Vamos começar com Hildy, uma personagem que super me conectei, no sentindo de ser uma pessoa que da ‘’mil voltas’’ para concluir uma história simples ou perguntas , para alguns isso pode ser irritante, mas eu compreendi o sentindo de explicar tudo nos mínimos detalhes.
Já Paul é exatamente o oposto, é aquele cara misterioso que todas as gurias querem desvendar, um tanto sarcástico e com um estilo bad boy, sabe? E com essas características, ele vira seu novo crush!
Minha opinião:
Deve dizer que o livro tem 90% de diálogo e eu sou uma pessoa que gosta de saber a descrição de cada coisa/lugar, porém esse livro surpreendente não fez eu sentir falta destes detalhes, pois através do diálogo entre os personagens descobrimos tudo que devemos saber do enredo.
A cada nova pergunta realizada, mais eu queria saber sobre a essência de cada personagem, como também juntamente com a Hildy desvendar o que o fofinho/misterioso Paul guardava com suas respostas rápidas e cheia de sarcasmo.
É um livro muito fofo, do tipo que queremos colocar os personagens no bolso, mas além de fofo ele mostra a verdadeira essência de cada personagem. Recomendo para todo mundo esse livro💞

site: https://www.instagram.com/capitulomais/?hl=pt-br

Silvana 20/06/2019

Esse livro é uma ficção inspirada em um estudo real chamado "A geração experimental da proximidade interpessoal" desenvolvida na década de noventa pelo psicólogo Dr. Arthur Aron. São 36 perguntas que devem ser respondidas a dois no prazo de mais ou menos 45 minutos. Quando o estudo foi criado a intenção era aproximar essas pessoas, criar uma conexão entre elas, não somente para fins românticos. Mas então começaram a se formar casais e muitos terminaram em casamento. E vários outros estudos vieram usando as 36 perguntas como base. E até uma colunista do jornal The New York Times resolveu aplicar a técnica, deixando o estudo mais famoso do que já era.

E a autora criou uma ficção baseada nessas 36 perguntas. As perguntas usadas na história são as mesmas criadas pelo Dr. Aron em seu estudo. E quem vai responder as perguntas são nosso protagonistas Hildy e Paul. O estudo está sendo feito por um doutorando de uma universidade, que está interessado em descobrir se consegue influenciar voluntários a desenvolver algum vinculo interpessoal intimo com outro participante e se esse vinculo pode evoluir para um relacionamento romântico. Quando Hildy descobre sobre o que é o estudo, ela desiste de participar, mas acaba mudando de ideia porque no fundo ela sempre quis encontrar sua cara metade. Já Paul vai responder porque o estudo paga 40 dólares a todos participantes.

E logo no começo do livro já fica claro que eles são o oposto um do outro, e que em outras circunstancias eles nunca teriam um relacionamento de nenhum tipo, então resta saber se as perguntas vão funcionar com eles. O livro é em sua maior parte feito dos diálogos entre os dois, tanto presenciais, como pelo Facebook, mas também temos interações da Hildy com seus amigos e familiares. E gostei bem mais das partes onde eles dialogam, porque além de ser mais dinâmica, dá aquela sensação de intimidade que todo livro romântico deve ter. E falando em romance, o livro é indicado para os românticos de plantão e assim que vi isso pensei, o livro é para mim. E amei a história.

Só não dei nota máxima porque achei que a historia começou muito bem, mas deu uma caída no meio e depois subiu o nível de novo e terminou de uma forma linda que me fez derreter e até arrancou umas lágrimas. E olha que o final é semiaberto, mas nem isso incomodou. A história tem aquele tom de comédia romântica, de filme de sessão da tarde que não tem como não se apaixonar. A diagramação do livro está de encher os olhos. A cada nuance da história ela é representada de uma maneira e até temos algumas ilustrações. E achei a capa linda. Já disse que amo rosa e esse tom é um dos meus favoritos. E gosto de capas assim somente com o título e algumas ilustrações. Dá todo um charme ao livro.

Mas não é só de romance que o livro é feito. Temos drama também, com os dois personagens se revelando ao longo das perguntas. Que aliás não ficam só nas respostas específicas, mas cada pergunta leva a vários assuntos, mesmo o que nenhum dos dois quer falar. Como lemos a história pela perspectiva da Hildy, não conhecemos o Paul tanto assim, mas ele é o típico personagem de livros jovens adultos, que no princípio parece ser um bad boy, mas que acaba de revelando um fofo. Já Hildy eu fiquei meio em cima do muro com ela, porque ao mesmo tempo que eu gostava dela, tinha algumas coisas nela que me incomodavam. Mas enfim, é um livro que eu indico para quem é fã do gênero. Com certeza você vai se divertir e se apaixonar lendo a história. E quem quiser tentar responder as perguntas com alguém, fica a dica, vai que ...

"— Vou te ensinar uma coisa. O amor é como qualquer outra coisa. Você vai fazer besteira algumas vezes até acertar. Só não deixe de errar com vontade. Do contrário não vale a pena.
— É, isso aí. Na verdade, isso eu já fiz.
— Excelente. Então vá lá e faça besteira de novo. Não vai se arrepender. Ou, na verdade, talvez se arrependa. Mas não tanto quanto se você não tentasse."

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/06/resenha-36-perguntas-que-mudaram-o-que.html

Jeh Diário dos Livros 22/06/2019

Fofinho!
36 perguntas que mudaram o que sinto por você é a minha primeira leitura da autora Vicki Grant e confesso que tinha altas expectativas sobre essa história que promete ser um romance fofo e doce, mas será que o livro cumpriu tudo isso?

Hildy e Paul vivem de formas diferentes, com famílias diferentes, rotinas diferentes e até mesmo possuem personalidades diferentes, e a chance de se encontrarem e conversar era totalmente nula, mas ambos acabaram se conhecendo através de 36 perguntas e essas 36 perguntas se transformaram em algo muito maior do que um simples estudo de relacionamento.

Hildy é uma jovem que tem sonhos e objetivos e por seruma garota muito sensível e preocupada, vive uma vida regrada e dificilmente toma uma atitude drástica quando se trata de algo. Controlada, Hildy acaba por acaso aceitando um estudo de faculdade onde terá que responder 36 perguntas junto à outra pessoa que seria ideal para ela para estudos sobre relacionamentos de casais que podem se conectar através das respostas. Sem acreditar muito nisso e até mesmo em um futuro romance, Hildy acaba aceitando e em uma sala qualquer acaba conhecendo Paul, um jovem totalmente diferente do que ela imaginava ser seu parceiro de perguntas e respostas.
" Só porque algo é verdadeiro não significa que você tenha que gostar."
Paul é um garoto calmo e tranquilo, mas que por fora se mostra indiferente a tudo e não liga para nada, e que acaba aceitando participar de uma pesquisa para ganhar os 40 dólares que pagarão no final das perguntas. E apesar de não estar nem ai para isso, Paul acaba se surpreendendo quando encontra Hildy para conversarem e o que parecia uma coisa totalmente sem graça passa ser uma válvula de escape para ambos e apesar de por fora parecem completamente diferentes em tudo, Paul e Hildy vão perceber que têm mais em comum do imaginam.

Será que um estudo e 36 perguntas poderiam criar um relacionamento ou até mesmo um amor? Será que apenas uma conversa longa fará duas pessoas distintas se apaixonarem?

" A ideia de todo mundo sobre o comum é diferente. Somos indivíduos. Circunstâncias diferentes. Influências diferentes."

36 perguntas que mudaram o que sinto por você é um ótimo romance para te tirar de uma ressaca literária. Com grandes diálogos e pouca narrativa, o livro flui rapidamente e você se vê envolvida com os diálogos dos personagens. E apesar de ter enroscado um pouco no inicio da conversa entre Hildy e Paul, achando meio cansativo, a leitura fluiu muito bem depois do inicio.

A narração é feita por Hildy e seus dilemas da vida, suas preocupações e problemas familiares. Confesso que desde a primeira frase dela no livro eu percebi que não ia me familiarizar com Hildy. Torci o nariz no inicio mesmo, achei a personagem muito bobona para a idade dela e todo essa ar de trapalhona e ''falante de coisas aleatórias" não me desceu. Mas ai o problema foi se resolvendo, Hildy aos poucos foi ''amadurecendo'' e a leitura foi fluindo bem melhor.

Paul já foi mais fácil de gostar, talvez pelo seu jeito durão e desligado por fora, mas mostrando o oposto por dentro faz a gente se simpatizar por ele, e também é claro, pelo fato dele ser mais objetivo que a personagem feminina. De inicio confesso que não imaginava um romance entre os dois, mas aos poucos vamos conhecendo melhor os personagens e logo conseguimos ver um certo romance no meio deles.

As expectativas foram supridas em diversos aspectos, mas como disse ali em cima teve pontos que confesso que foram bem cansativos devido a personalidade de Hildy. E a leitura foi realmente engajar do meio para o fim.
Outro ponto que ficou óbvio para mim desde o inicio foi o relacionamento conturbado de Hildy com os pais e de cara matei o mistério que a autora tentou colocar sobre o problema da família.
Já com Paul foi diferente, pois como não temos seu ponto de vista, Paul fica mais como um personagem vago, então quando aquele ''drama'' que foi revelado foi mais inesperado.

E para quem pensa no ''drama'' que citei, o livro não tem nada de drama. Os diálogos e as conversas dão aquele ar mais divertido, relaxado, mas mesmo assim sempre encontramos aquele ar mais triste na história né? E apesar de autora inserir isso, não afeta o humor do conteúdo em si.
Achei interessante a autora focar nos personagens e jogar um plano de fundo entre os personagens secundários mais raso, mal aparecendo nas cenas, mas dando para conhecer o suficiente e entender a vida deles no geral.
Outro ponto interessante é que a autora explora mais os defeitos dos personagens do que suas qualidades em si e desde o começo vemos o lado problemático deles e aos poucos vamos conhecendo a personalidade e as partes ''boas'' e por isso talvez no final você acabe se apaixonando mais pelos personagens do que de inicio.

A diagramação do livro está linda! A editora Galera Record caprichou não só nos diálogos e interações, mas também nas ilustrações e na capa que trás todo um sentido para o livro. E nesse exemplar que recebi não encontrei erros ao longo da leitura.

Para finalizar, posso dizer que 36 perguntas que mudaram o que sinto por você é aquele tipo de livro fofinho, clichê sessão da tarde, que vai aquecer seu coração e fazer você sair com um sorriso no rosto depois que finalizar a leitura. Se você é um romântico de plantão (como eu rsrs) ou se gosta daqueles romances gostosinhos e clichês para passar o tempo com certeza vai gostar dessa história.

site: http://diarioelivros.blogspot.com/2019/06/resenha-36-perguntas-que-mudaram-o-que.html

Ninigalai 03/07/2019

Da hora
É um livro bom, gostosinho, nada UOU! Mas rende umas risadinhas e uma sensação boa de livro leve.

Sandrics 12/07/2019

Quando Hildi resolve participar de um estudo no departamento de psicologia da universidade ela não sabia que teria seu coração aberto e folheado como um livro. Nesse estudo ela conhece Paul, seu parceiro de perguntas, que na verdade só está ali pelos 40 dólares prometidos.
Os dois recebem 36 perguntas e são incumbidos de questionar um ao outro sobre elas e algumas delas são muito pessoais, mas as coisas saem um pouco do controle quando de repente um baiacu sai voando e acerta a cara de Paul.
Esse é um daqueles livros pra ler rapidamente sem pensar muito, pra sair daquela ressaca. Você acompanha o início de uma amizade e o quão importante os protagonistas se tornam um para o outro.
Esperava que os temas de fundo fossem mais explorados, dando mais profundidade à história, temas como drama familiar, perda, traição, mas acho que dessa forma o livro se tornaria mais denso e perderia esse estilo de leitura light. .
Não consegui gostar muito da Hildi, concordo quando Paul diz que ela não passa de uma garota mimada e as vezes achei ela bem chatinha. Paul também não me agradou tanto mas gostei do jeitinho irônico dele, e dos desenhos. A dor que ele carrega explica um pouco todo o drama e toda a marra.
Indico a leitura pra quem quer se divertir numa tarde de domingo, o livro é engraçadinho e bonitinho