Jude, o Obscuro

Jude, o Obscuro Thomas Hardy

Resenhas - Jude, o obscuro

andreiaflores 17/02/2023

O livro é bom, literatura clássica inglesa. Considerando que foi escrito no século 19 é uma obra de grande valor. Da raiva em algumas partes: como toda a certeza. Mas vale muito a leitura.

Josielle 16/01/2023

A história mergulha num cenário fictício inglês da segunda metade do século XIX. Reflete sobre assuntos como as amarras da sociedade da época em relação a convenções sociais sobre o matrimônio e as dificuldades materiais que um jovem, mesmo se esforçando muito no seu autodidatismo, enfrenta para realizar seus sonhos acadêmicos. A escrita do autor é algo ímpar, muito envolvente e fluida, gostei muito.

fabio.orlandini 11/01/2023

Muito triste
Se você não suporta tristeza e sofrimento, não leia esse livro. Sem dúvida a escrita de Thomas Hardy é magnífica e o livro nos faz refletir sobre muitos temas, de certa forma é até um pouco filosófico.

Samila 23/12/2022

Vejo a obra como um retrato poético, dramático e triste, sobre a vida do personagem central, um romance poético pela forma que dialogam as personagens principais. Os pensamentos de ambos não condizem com a época em que foi feita e na qual se passa a história, mas se trata no que existe e é melhor aceito hoje. Enfim, é uma obra extensa, rica em detalhes, (principalmente sobre o pensamento dos personagens) e que vale a pena, especialmente pelas reflexões que trazem. Não é uma história feliz, e as várias formas de pensar e de se sentir dos personagens são absolutamente reais.

Thaisbluish 10/04/2022

Judas foi condenado desde o dia de seu nascimento
Comecei a ler esse livro há alguns anos. Sempre acabei o deixando de lado pois as semelhanças de realidades entre séculos é maçante e me sufocava. Estava na metade do livro quando decidi terminá-lo e imaginei que não poderia, afinal, acontecer nada mais tão trágico. E assim subestimei Thomas. Sempre que encontrei uma zona de conforto no desenrolar da história, o caos reinava novamente (e depois o vazio desolador). É impressionante como os acontecimentos poderiam facilmente ter trazido tais consequências naquela época, como ainda o traria hoje. Impressionante, também, como nenhum personagem é 100% bom ou mau ou coerente, são todos extremamente humanos e não posso deixar de sentir empatia por eles. Todos seguindo seus instintos e desejos e tentando se adequar minimamente a uma sociedade para sobreviver. O livro é filosófico e realista. Judas foi condenado desde o dia de seu nascimento. E Judas é muito querido por mim. Sem a menor sombra de dúvidas é um dos melhores livros que já li.

Bells 17/03/2022

"Percebo que deve haver qualquer coisa de errado nas nossas fórmulas sociais: para descobri-lo, haveria necessidade de homens ou mulheres mais clarividentes do que eu - se é que alguém o possa fazer, em nossos dias. Porque quem é que sabe o que é bom para o homem neste mundo? E quem pode dizer a um homem o que haverá, depois dele, debaixo do sol?"

Lala 27/01/2022

Chato
O livro começa bem até, a escrita do autor é boa, a infância e adolescência do Judas são até interessantes. Pra mim o negócio começou a desandar na parte dois, em Christminster. É tão tão enfadonho!
Acho que a coisa que mais contribuiu para a minha avaliação baixa foram os personagens que são todos INSUPORTÁVEIS. Juro, não tem um personagem legal nessa história. Todo mundo é chato (e não no bom sentido) kkk.
Primeiro, o Judas. No começo ele até tinha personalidade própria, dps ele virou um chato sem sal que só quer saber da Sue. O livro quer muito que você simpatize com o Judas e o drama dele. Parece que ele tá toda hora dizendo "Ó, olha leitor, o pobre Judas Fawley!Ele só sofre na vida, não se dá bem no amor!Sintam pena dele!Por favor!".
Mas eu não consegui me importar com o Judas, não torci por ele, já que ele não me despertou simpatia nenhuma. Acho que as únicas emoções que esse cara me causou foram estresse e tédio. Eu lia pensando "Que demora, vamo logo".
Segundo, a Sue. Mano, que raiva que eu peguei dessa personagem!Ela é a mais insuportável do livro. Em boa parte do livro ela é a criatura mais narcisista do mundo, tem um ceticismo com tudo, mas as ideias dela são "verdades absolutas" pra ela. Ela sempre tem que tá certa e é sonsa pra caramba.
Terceiro e mais importante, o romance entre os dois. Haja paciênciaaa!É uma enrolação, um tédio, um saco. A Sue fica iludindo ele aí dps diz que ama, fica junto e separa...aquele dileminha chato de "casa ou não casa". Ler as interações românticas dos dois era tipo tortura (mds, os fãs desse livro vão me matar kkkk).
Pra ser mais positiva na resenha, a última parte, assim como a primeira é interessante. Tem eventos trágicos chocantes que nos fazem entender a realidade vitoriana e que são muito bem escritos. O final tbm é bom.
O problema é que o meio (que é a maior parte) só me fez passar raiva e sair com ranço de todo mundo nessa história ?????
Kim 27/01/2022minha estante
Eu tenho esse livro na minha biblioteca, foi um presente de uma amiga, veio cheio de elogios, agora fiquei curioso. Será? Neste ano não dá. Em outro momento quem sabe... Gostei do seu ponto de vista.

Lala 27/01/2022minha estante
Tem bastante gente que gosta mesmo, acho que é mais questão de gosto. Eu n gostei muito, no caso kkkk, acho que só lendo pra saber

Raphael 01/03/2023minha estante
Eu também não gostei muito do livro, mas a gente precisa situá-lo no seu contexto histórico. No que representou para a sociedade da época, em que a separação era um tabu . Precisamos ler o que não está escrito no livro. Confesso, no entanto, que, em uma palavra, é um livro chato

Jessica Dias 23/01/2022

Minha primeira leitura de Thomas Hardy
Esse não é o tipo de livro que eu escolheria para ler; foi uma leitura para experimentar a TAG Curadoria. De começo achei que iria abandonar a leitura mas com o desenrolar da história, foi impossível largar o livro. Está claro o motivo de tantas criticas ao redor do livro quando foi lançado inicialmente. O livro todo é uma crítica as convenções sociais da época, e é muito interessante ver o quanto ainda é atual em pleno ano de 2022. Recomendo a leitura!

angelica.martin 09/11/2021

Muita desgraça rolando
O final e o início do livro são muito bons, senti que o meio da uma enrolada legal. Vou citar a última frase que me impactou demais " Pode jurar isso de joelhos, sobre a santa cruz, tornar a jurá-lo até ficar rouca, mas não será verdade..nunca mais achou a paz, desde que saiu dos braços dele. E nunca mais há de achá-la enquanto não estiver como ele agora está" esse livro trata muito de ilusões perdidas, desencontros e fé cega também, apesar dos pesares eu gostei bastante.
Menard 10/11/2021minha estante
Esse livro é mto pesado, mas achei que retrata bem o que é a vida pra mtos, uma completa sucessão de desgraças.

angelica.martin 10/11/2021minha estante
Sim, fiquei com um sentimento gigante desesperança no final, credo

Bê. 29/10/2021

Grande obra, mas cansativa?
Eu, com certeza, me impressionei com os pontos positivos dessa obra: o questionamento de tantos pontos absurdos e revoltantes da sociedade, como o porquê da necessidade de certos contratos sociais, da liberdade do indivíduo para viver e expressar seus sentimentos, da dificuldade de ascensão social, da mulher encarada como propriedade e não um sujeito de direitos? tudo isso, levando-se em consideração o contexto histórico do autor, é digno de aplausos.
Questionamentos necessários, devidamente ilustrados e personagens que dão voz a essa angústia de não se encaixarem em uma sociedade tão estagnada.

Mas - preciso dizer O Mas! - como foi difícil me conectar com os personagens! São tão exageradamente e desnecessariamente melindrosos, a Susana chega a irritar.
Acho que o intuito de constitui-los dessa forma foi, além de deixar claro o tanto que as questões problematizadas na obra traziam aflições aos verdadeiros sujeitos sociais da época, também visavam contagiar os leitores, que constituíam essa sociedade retrógrada, a fazerem suas reflexões e contribuírem para a mudança do status quo.
Talvez, à época, o objetivo tenha sido atingido, com certeza deve ter sido chocante ler algo assim e impossível de se ignorar a reflexão. E por isso, não nego o valor gigante dessa leitura.

Infelizmente, lendo-o hoje, por pouco não o abandonei devido a tantos melindres, que eu, na minha humilde OPINIÃO, acho pouco suportável e pouco verossímil também, que todos os personagens se colocassem sempre como grandes vítimas, incapazes de refletirem sobre suas próprias contribuições àquela sociedade que os oprimia.

Ao final, fiquei feliz por ter insistido, é uma obra revolucionária de toda forma, e deve ter sido mais fácil de ler à época de sua publicação, em formato de folhetim.

José 05/10/2021

Deliciosamente longo
Um livro que te pega pelos detalhes. São necessários tempo e paciência para a realização dessa leitura. Um livro com muitas faces, alguns assuntos importantes como: divórcio no século passado, o casamento como contrato, a falsa meritocracia e muitas outras discussões instigantes.
Pixlina 05/10/2021minha estante
Tenho ele há um bom tempo e ainda não li por ter me deparado com resenhas negativas sobre. Talvez um dia pegue ele da estante e resolva tirar minhas próprias conclusões.

Maitê 13/09/2021

Eu por um bom tempo achei até que esse séria um Thomas Hardy diferente, mais leve, talvez até um pouco esperançoso (bem de longe). Mas ai na terceira parte levei uma das maiores rasteiras da vida. Será que um dia será possível elaborar esse final?

Bernardo Luiz 06/09/2021

Esse cara não teve um dia de paz, Obscuro pra ele foi pouco
Judas, o Obscuro um livro que li com bastante curiosidade pelo título que carrega, e de fato faz muito jus a história miserável e dramática do pobre Judas Fawley. Um homem que sofreu a vida toda desde da infância até seu leito de morte.

A história conta toda a vida de Judas, começando pela sua infância que ja era sofrida, órfão de ambos os pais, foi criado pela tia que o explorava e o tratava super mal. Durante seu crescimento criou sonhos de se tornar um Erudito e morar numa cidade grande onde os maiores e mais bem sucedidos pensadores da época, viviam e trabalhavam. Esse foi o maior sonho da vida de Judas, e logicamente como diz o título, tudo deu errado.

Toda vida amorosa de Judas também foi uma enorme tragédia. As duas mulheres que ele se relacionou a vida toda, o fizeram sofrer de diversas maneiras, levando a depressão e vicio em álcool. Parecia que uma maldição estava em pose da vida do pobre Judas , onde tudo na vida dele mesmo que parecesse que daria certo, mais cedo ou mais tarde, dava tudo errado.

Um livro de narrativa lenta e cansativa, nos deixando frustrado e de coração partido em diversas passagens, da vida miserável e obuscura que esse pobre personagem teve, o livro apesar de ser escrito tão antigamente toca em assuntos pesadíssimos até nos dias de hoje, como depressão, vícios, suicidios , e toda as consequências de viver uma vida infeliz. Não foi um livro que eu gostei, mas reconheço a qualidade da obra de se desprender dos padrões de uma vida feliz e de criar um personagem perfeito que todos amam, esse livro é o contrário de tudo isso, e pela época que foi escrito, o autor sem duvidas estava à frente do seu tempo. A história pode despertar alguns gatilhos em algumas pessoas, de diversas formas, por isso eu não recomendo a leitura, so quis fazer minha resenha e expor a minha opinião do que achei desse classico britânico.

Bárbara 22/08/2021

Hardy é Genio
Esse livro mostra brilhantemente quase todas as engrenagens da sociedade vitoriana que esmaga o pobre desde a mais tenra idade

Tem muito mais coisa do que essa resenha simples e tem duas mulheres vanguardistas pra abrilhantar e as vezes te fazer passar raiva tb