Jude, o Obscuro

Jude, o Obscuro Thomas Hardy

Resenhas - Jude, o obscuro

Pateta 01/11/2016

SOLIDÃO A DOIS
Sócrates teria dito: "casando ou não casando, você sempre se arrependerá". Verdade ou mentira, poucos romances foram tão fundo na questão quanto este. É um casa-separa-casa-separa e ninguém parece ficar feliz, dentro ou fora do matrimônio. Ironias à parte, o livro nos mostra como a Revolução Industrial na Inglaterra do século XIX, aliada a novas descobertas científicas, colocaram em crise valores religiosos e existenciais até então inquestionáveis.

@cinthia.lereplanejar 30/05/2019

Grande clássico! Vale muito a pena a leitura!
O que fazer, por ser de origem pobre, mas com sonho de ingressar na faculdade, sendo reprimido pela sociedade?
E ser julgado pela união que não foi feita conforme os costumes da época, de acordo com a religião?
Por mais que Jude lutasse pelos seus ideias, a cultura da época seria mais forte, resultando no seu fracasso, tanto na vida profissional, como na vida amorosa.
História envolvente e marcante que nos leva a refletir sobre os padrões de vida imposta pela sociedade, reprimindo os menos favorecidos.
E a questão do casamento, ser julgado como uma pessoa indígna de respeito por não se casar conforme a religião, prejudicando até na vida profissional, como aconteceu com Jude, Sue e Phillotson.

Pandora 22/07/2019

Um livro sobre sonhos não realizados. Sobre como as hierarquias sociais somos a fatos corriqueiros da vida humana podem distanciar pessoas não privilegiadas de seus objetivos. Sobre como as vezes não basta você se esforçar e ser talentoso para alcançar seus objetivos.

Para mim "Jude, o Obscuro" foi um livro esmagador. Thomas Hardy não economizou tinta para expor a hipocrisia do mundo inglês do século XIX e a desigualdade de possibilidades de diferentes sujeitos sociais e a hipocrisia das instruções.

Hardy também não foi nada generoso com a instituição casamento e o papel alienante da igreja. Não por acaso esse foi um livro polêmico.

Amei e odiei Jude. Amei também a Sue e lamentei muito o destino que as tragédias deram a ela, o afogamento da genialidade dela doeu em mim.

Ao longo da leitura Hardy me lembrou muito as irmãs Bronte, espacialmente Emily Bronte e seu "Morro dos Ventos Uivantes", apesar de faltar a Hardy a força dramática da Emily em mim houve um diálogo entre as duas obras.

E sim, a edição da #TagLivros é lindíssima. Deu gosto andar com ela para cima e para baixo e contemplar ela na estante.

RafaelM 21/07/2019

Jude, o obscuro.
..."mas o humano era nele mais poderoso que o divino".
Resenho repetindo outro trecho do autor: ..."a sociedade é cruel com aqueles que desafiam suas tradições."
Jude, viveu à frente de seu tempo. Sonhador, aguerrido, buscou meios de mudar sua situação usando o conhecimento como arma, mas se perdeu no decorrer do caminho, mudando seus desejos e prioridades. Perto de tantas vezes conseguir o que queria, deixou escapar pelos dedos e levou isso até seu último suspiro. Ótimo livro, com personagens interessantes. Vale a leitura.

Cilmara Lopes 20/07/2019

Um livro plenamente atemporal
Em pleno início do séc XIX, um livro põe em cheque conceitos como: religião, casamento, educação superior, mas a principal crítica é a moralidade da sociedade naquela época.
Publicado em folhetins com várias censuras, sendo por muitas vezes conhecido como "o livro mais indecente já escrito", hoje temos o privilégio de ler integralmente.
Acompanhamos a vida de Jude desde a infância até a velhice, tudo começa com um sonho de chegar a cidade Christminster e estudar nas grandiosas universidades e depois entrar para o sacerdócio.
Sua juventude gira em torno desse objetivo, arduamente concilia o trabalho pesado de venda de pães na charrete da sua tia com a leitura. Quando mais velho, trabalha entalhando e restaurando construções, mas vira a noite lendo diversos clássicos literários, entre eles a própria bíblia.
Nessa trajetória tantos infortúnios e surpresas acontecem, entre estes conhecer sua prima Sue, uma mulher bem a frente do seu tempo com uma visão mais crítica e ampla de tudo que a cerca, estudiosa e independente sente afeição por Jude quase que imediatamente, o que deveras, é bem recíproco.
No desenrolar dessa "amizade" vem todas as críticas e reflexões existenciais.
Enquanto leitor(a), é impossível não ser cativado(a) com uma narrativa tão visceral, que transcende qualquer molde daquele tempo.
Foi uma experiência incrível acompanhar essa novela, ou melhor, é a novela! É o tipo de leitura que realmente te faz refletir e querer discutir sobre, ainda estou processando muitas coisas.
Não é a toa que está entre os mais importantes escritores da literatura vitoriana juntamente com as irmãs Brontë, George Eliot e Charles Dickens.
Nem preciso dizer que recomendo.
E o trabalho da Tag ficou um primor, foi genial fazer o acabamento casar com a profissão do protagonista. Toda vez que eu abria pra ler no transporte público atraía diversos olhares. :D

Moisés 15/07/2019

O fracasso que redime
Um romance que mostra a importância dos fracassos como exemplo de uma vida bem vivida. Pois afinal, de que vale viver sem a ousadia de seguir os sonhos e os sentimentos?

natygs 03/07/2019

Sofrimento, tristeza e tragédia... mas o livro é bom
Olha, o livro não é fácil. É denso, mas aos poucos você vai se envolvendo com os personagens que são extremamente bem construídos. A história é trágica, acho que uma das mais trágicas que já vi. Quanto sofrimento!! Imagino que, pela época que foi escrito, deve ter sido muito polêmico ao questionar dogmas e preceitos difundidos na Inglaterra Vitoriana. Se vale a leitura? Demais! Mas se prepare para uma leitura demorada. Não é aquele tipo de livro que você lê numa tacada.

Debora 26/06/2019

Um clássico
Começo esta resenha dizendo que me surpreendi positivamente com a fluidez da leitura, haja vista o livro ter sido escrito no final do século XIX, no formato de fascículos.
Além disso, gostei muito da temática e sua discussão. O que o autor traz, no meu ponto de vista, são discussões morais sobre o saber e a educação e seu caráter elitista; o casamento e seu caráter fechado e inexorável (isso já mudou bastante, mas não tanto. A atitude de Mr. Philotson é impensável ainda hoje); e várias outras questões envolvidas na vida em sociedade.
Sei que alguns focam nas intrigas e vaivéns da novela, mas, ao se olhar além e mais profundamente, isso é apenas pano de fundo. Super recomendo a leitura.

Kmilab 21/06/2019

impactante
Obra fantástica! Recomendo apenas para os de coração e mentes fortes.
A história chocou em 1894 e continua chocando até hoje. A narrativa é bem trabalhada, com um vocabulário mais complexo mas que vale muito a paciência e a persistência para mergulhar de fato e se entregar a essa leitura riquíssima e cheia de emoções.

lara 17/06/2019

Amei o livro , ver os sonhos de Jude sendo ceifado por uma sociedade cheia de preconceitos e com preceitos religiosos . Me deixando estarrecida com o trágico fim das crianças, me fez refletir sobre a vulnerabilidade das pessoas , falta de oportunidades.... enfim... o livro é intenso e emocionante.

Rafaela (@exlibris_sc) 06/06/2019

Um romance de várias ideologias
De linguagem rebuscada, a construção vagarosa da história é interessante. Os personagens são bem desenvolvidos, cheios de personalidade e valores próprios; o enredo prende o leitor ao mesmo tempo que o instiga a refletir comparando o ontem e o hoje.

O romance tem lá seus ares biográficos, visto que o próprio autor passou por muitas situações semelhantes ao personagem Jude que, desde sua tenra infância, é ingênuo e facilmente manipulável por mulheres a tomar a atitude certa por mais que lhe traga infelicidade. Apaixonado por livros e, no entanto, pobre, vê-se imerso em um sonho impossível para a época: conseguir o diploma em uma universidade; o que se mostra impossível e ele tem que se contentar com o autodidatismo.

Muito mais que conflitos sociais, o livro ainda traz os vícios e infortúnios de Jude ao conhecer, ou ser fisgado, por sua primeira esposa Arabella, de uma malícia e manipulação incrivelmente cruéis; ao abandono por ela, o vício pela bebida, à paixão cega por sua prima Sue, que se caracteriza como uma feminista sem saber como se portar na sociedade e perante os homens. A leitura me fez refletir diversas vezes. Na mentalidade do autor, o casamento é o meio para uma vida infeliz visto que, naquela época, era difícil conseguir o divórcio e ainda manter o respeito na sociedade, já que o mesmo era casado e apaixonado por sua futura segunda esposa.

Também traz o feminismo na personagem de Sue, uma mulher que não quer depender dos homens e ao mesmo tempo ama provoca-los. Sem dúvida, ao ser lançado, foi um livro polêmico, acredito que até hoje, por falar abertamente de insatisfação matrimonial, divórcio e boa reputação. Caminhando para o fim da tragédia, uma espécie de deja vú e profecia catastrófica familiar acontece e tudo termina em enganação, desespero e na morte do dever.

site: https://www.instagram.com/p/ByKszM_jEYE/?utm_source=ig_web_copy_link

Nathalie.Murcia 24/05/2019

Tapa na cara da sociedade
Enviado pela Tag (curadoria Fernanda Montenegro), em maio de 2019. Um clássico britânico da era vitoriana. Nosso protagonista, Jude Fawley, é um menino pobre, órfão, mas extremamente sonhador e com ânsia de aprendizagem. Seu objetivo é ingressar em uma universidade em Christminster, Inglaterra, a exemplo do seu modelo de homem, o professor Phillotson. Autodidata, ele lê muito e aprende facilmente, mas à medida que seus conhecimentos aumentam, Jude sofre constantes golpes do destino, que o afastam de sua possibilidade de obter a erudição formal, reservada aos mais abastados. As amarras de uma sociedade estratificada e um malfadado casamento com Arabela distanciam ainda mais Jude de suas aspirações. Apesar dos obstáculos, ele permanece fiel aos seus princípios, mantendo sua retidão de caráter e bondade. A sorte de Jude parece cambiar para melhor quando ele se separa da primeira mulher, e se apaixona pela prima Sue, cujas afinidades intelectuais e morais são mais condizentes com as dele. Entretanto, as convenções ditadas pela sociedade à época atrapalham a felicidade de ambos e, novamente, a penúria, aliada a outros flagelos e tragédias pessoais, deixam sua marca inexorável no relacionamento do casal. O pessimismo é o cerne de toda a narrativa, além das críticas diretas aos institutos do matrimônio, religião e dos costumes de uma sociedade hipócrita. Uma leitura densa, mas altamente produtiva, e que nos faz refletir acerca das injustiças e mazelas que pairam na sociedade. "Menos mulheres do que você imagina gostam do casamento, só que elas embarcam pela dignidade que ele supostamente confere e pelas vantagens sociais que por vezes lhes dá". "É tão culpável se obrigar a amar para sempre quanto acreditar para sempre no mesmo credo e tão tolo quanto prometer gostar para sempre de uma dada comida ou bebida".
"Contudo, foi minha pobreza, e não minha determinação, que aceitou ser derrotada".
Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Samanta 31/05/2019

Um dos melhores livros do gênero!!
Jude, O Obscuro, livro enviado pela TAG Experiências Literárias no mês de Maio 2019, nos conta a história de Jude Fawley, um menino pobre e órfão, mas que tem grandes aspirações na vida. O seu grande sonho é ingressar em uma universidade em Christminster, Inglaterra. Porém esse sonho não será de fácil concretização. A vida de Jude é trágica, cheia de percalços e consequentemente de muitos fracassos. O pessimismo é um tema predominante no livro, onde os personagens tem a tendência de ver e julgar as coisas pelo lado mais desfavorável. O livro nos faz refletir sobre as injustiças e mazelas que predominam na sociedade, fazendo críticas diretas aos institutos do matrimônio, religião e dos costumes de uma sociedade hipócrita. Mesmo sendo um livro triste, com uma tragédia no decorrer da narrativa que devasta qualquer coração, não tira seu potencial de grande romance, um dos melhores livros do gênero. Quero ler mais livros desse autor!