No fundo do poço

No fundo do poço Buchi Emecheta

Resenhas - No fundo do poço

Natalia 05/03/2024

"O mundo é lindo, mas...
... seus habitantes criam problemas uns para os outros."

No fundo do poço é a continuação de Cidadã de segunda classe, nele Adah se vê as voltas com os problemas que assolam uma comunidade de subúrbio, que no começo a consideram como uma intrusa naquela comunidade.

A escrita é fluida, assim como o primeiro livro, porém não me cativou tanto quando as desventuras de Adah em Cidadã de segunda classe, mas vale a pena.

Nota 4 de 5.

Ilana B 28/02/2024

Cansativo
Eu li "No fundo do poço" logo após Cidadã de Segunda classe e confesso que não me conectei com a narrativa. Por mais que a escrita da autora seja fluída e traga à tona assuntos bastante pertinentes, a história em si é entediante em vários momentos. A mensagem é interessante, mas a narrativa não é tão memorável quanto Cidadã de Segunda Classe. Senti como naqueles filmes e séries que insistem em fazer continuações desnecessárias.

Pah 28/12/2021

Depois de Alegrias da Maternidade fica difícil avaliar outro livro da Emecheta. O primeiro livro que li deixou uma régua alta, mas esse não deixou a desejar. Com linguagem acessível e muito bem trabalhada , No fundo do poço é uma leitura que vale a pena.

Nicole 22/07/2020

Saber que quem escreveu isso foi uma mulher preta iorubá imigrante e formada em ciências sociais muda toda a perspectiva do livro. Todas as relações conflitantes, toda as denúncias, todas as situações que alguém fora daquela realidade pode considerar um absurdo foram propositais. É simplesmente impressionante o trabalho que ela fez nesse livro em tão poucas páginas

Sadraque 26/12/2020

Como a sociedade obriga as pessoas a um lugar específico
Nesse livro Adah vai sendo adestrada até se tornar o que a sociedade inglesa espera de uma cidadã de segunda classe. Nele ela imerge no modo de vida dessas pessoas até se tornar uma delas.

vasilisamorozko 15/12/2020

Uma Boa Experiência
“Era uma coisa humana desejar viver tanto quanto possível: apesar de às vezes a vida não ter valor, as pessoas ainda se agarravam a ela. O desejo humano de viver, sobreviver, a empurrava.”

#136 - Esse foi o primeiro livro Buchi Emecheta que eu li depois de muito tempo que eles estavam na lista, me surpreendi muito com a escrita e com a forma que me envolvi com essa leitura. Recomendo!

Winnie 14/12/2020

Assim como em cidadã de segunda classe, no fundo do poço me envolveu lindamente. Li com pressa, mas temendo finalizar.

Foi lindo acompanhar a trajetória de Adah, apesar de não me contentar muito com esses finais não muito claros.

Fabiana.Amorim 02/12/2020

Sempre uma boa leitura
Se você não leu nenhum livro de Buchi, comece pelas Alegrias da Maternidade. Este é continuação de Cidadã de Segunda Classe.
A leitura de Buchi sempre é uma delícia e bastante realista. Principalmente para quem precisa aprender a identificar o racismo e como a vida de uma mulher negra pode ser ainda mais difícil. Depois de um livro destes você ascende mais um degrau na sua humanidade. Se este livro não mudar em nada a sua vida e a sua visão sobre a mulher e sobre a dificuldade dos negros diante do racismo estrutural, você não entendeu nada. Leia de novo.

Boneca sem manual 31/10/2020

Buchi Emecheta dando mais uma aula de feminismo interseccional com ótimas pitadas de sororidade, além de mostrar que é sempre melhor ficar sozinha do que com um homem inútil.

Suelen 22/10/2020

No Fundo do Poço
Após ler "Cidadã de Segunda Classe" eu fiquei me sentindo mal pela Adah, por todo o sofrimento e dificuldades que ela passou; mais triste ainda quando subentendi que a história se baseava na história real da autora.

Pelo enredo do primeiro livro e pelo título do segundo livro, imaginei que a história teria um desenrolar pior ainda, mas apesar de todas as dificuldades a Adah parecia mais tranquila e feliz nesse momento da história do que em toda sua vida.

Espero que tenha continuação para saber em que momento ela conseguiu realizar seus sonhos.

Selennie 28/09/2020

Me pergunto o que alguém que não leu "cidadã de 2a classe" vai pensar da Adah.
O livro não é ruim, mas comparado ao anterior é bem insosso.

Bruna 21/08/2020

Incrível
Buchi Emecheta não decepciona. A escrita prende do começo ao fim.

Fernanda 29/07/2020

Gostei, mas...
Li primeiro as alegrias da maternidade, depois cidadã se segunda classe e agora no fundo do poço.
Gostei mais dos outros, esperava que este tivesse um final já que eu achei que fosse a continuação do livro cidadã, só depois de ler descobri que foi publicado antes, mas se tivesse lido na ordem de publicação não teria entendido tão bem a história dela.
Eu não gosto muito quando o final do livro fica a cargo da leitora heheh, por isso só dei 3 estrelas, mas super recomendo os livros da Buchi!