Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Côrtes 04/12/2023

Já digo logo q aconselho a todos esta autora. Possui características muito marcantes de uma vivência nordestina com uma preciosidade vocabular absurda, além disso seu contos tem tudo q há de bom, desde humor até ácidas críticas sociais, sem dúvida vcs vão gostar

Vitor 28/11/2023

Perdição em contos
Me perdi em alguns contos. São tantos que me terminava um e já me engatava outro. Talvez isso foi algo demais, deixou a desejar no quesito conexão com alguma personagem de conto, que é rápida, mas vale a investida.

Tirando essa perdição de excessos; 30 ao total, alguns curtíssimos, claro. Todas as personagens mulheres narram em uníssono - cada qual em sua trama - a voz que deve ser dada a mulher. E o quanto o chamado por gerações de sexo ?frágil é recheado de bagagem.

Bagagem da vida delas vem do preconceito, do medo, de violência, do estupro, do assédio, do olhar enviezado do homem querendo dizer que há exagero.

Cada conto é real, alguma mulher desse mundo já viveu um conto desse Redemoinho

Mari Accioly 28/11/2023

Originalidade e voz a mulheres nordestinas
Iniciei a leitura em uma biblioteca pública de Fortaleza, nem estava nos meus planos realizá-la. O livro estava exposto em meio a outros do mesmo estilo, mas o que me chamou a atenção foi o fato de a escritora ser Nordestina-já que poucas são minhas experiências de leitura com tal âmbito.

Esse é um livro de contos, em que todas as histórias são contadas por muheres. Desde o primeiro contato, senti-me representada em relação a linguagem, a autora traz expressões e experiências tipicamente nordestinas, mas que, facilmente, qualquer leitor consegue avançar na narrativa. Alguns contos me fizeram dar aquelas risadas boas nas quais você tem que se controlar, o que me fez querer levar o livro para casa(e trouxe). Além disso, nunca presenciei histórias com tanta originalidade.

O que me chamou mais atenção foi a maneira que Jarid aborda temáticas como violência contra a mulher, tradições enraizadas, religiosidade e abuso sexual nas entrelinhas e, ao mesmo tempo, objetiva. Entretanto, senti alguns contos pouco desenvolvidos, apresentando certa discrepância com outros com personagens e contextos muito bem construídos.

No mais, acredito que a leitura tenha sido muito positiva. Vale a pena se debruçar nos contos, um por um, sem pressa.

Lelê 28/11/2023

Não tô tendo mais tempo de escrever resenhas ? odeio o EM
Esse livro não me surpreendeu mas achei bem interessante alguns contos que abordaram certas críticas sociais, foi para a escola e acho que não leria novamente ??

Júlia Silveira 25/11/2023

INCRÍVEL!!
Eu já havia lidos "Corpo desfeito" e "Um buraco com meu nome", passando a amar a escrita de Jarid, mas essa obra foi uma arrebatamento de sentimentos e emoções em cada momento.
Simples incrível e maravilhoso!! ??

lexieloml 17/11/2023

Livro p a escola ???
Li por pura obrigação, sinceramente KKKKKKK tinha alguns contos legais mas nn eh bom nn sabe kkkkk!!

Jéssika 10/11/2023

Contos
É um livro de contos bastante regional, com figuras marcantes do Nordeste brasileiro, como Padim Ciço. Tem contos muito bons, engraçados, outros mais sérios, mas cada um trazendo um tema de grande relevância para o momento atual.

Saádia 05/11/2023

Compilado de lindos contos
Os contos são maravilhosos. Difícil é a segurar a curiosidade e vontade de seguir conhecendo cada uma das histórias apresentadas. Todas lindas e ricas, ainda que curtas.

Paloma Costa 25/10/2023

Incrível
Uma leitura fluida. Onde a autora narra contos protagonizados por mulheres do interior do Ceará, mais especificamente das cidades do Cariri.
São contos curtos e envolventes, a escrita dela te envolve em cada história. Amei tudo, a representatividade, as histórias, as mulheres descritas nos contos, tudo. Livro perfeito. Indico demais. ??

Andreia410 18/10/2023

Leitura gostosa
Uma coletanea de contos. Todos com personagens femininas e suas vidas de sonhos, angustias, trabalho, amor.
Contos bem escritos, profundos em sua individualidades. Gostoso de ler.

Aline 07/10/2023

Atual e muito bem escrito!
Neste livro, Jarid Arraes traz diversos contos, todos com personagens femininas, que retratam não apenas a vida das mulheres cearenses, mas um pouco da vida de todas nós. Os textos que compõem o livro tratam de temáticas atuais, como violência doméstica e transexualidade, e o trabalho com a linguagem realizado por Jarid é apenas excepcional. São textos muito poéticos, que trabalham com a polissemia, a poesia e a complexidade das palavras.

Mavi 27/09/2023

Recomendo!!
Eu gostei bastante do livro. A obra aborda vários contos com diferentes narrativas e acho que a parte que mais me chamou a atenção foi como era fácil se ver em alguns dos contos por se tratarem de coisas cotidianas da nossa cultura. É um livro rápido de ler e com uma escrita gostosa. Fiquei feliz pela leitura e bem marcada pelo conto "cinco mil litros", o segundo conto e o melhor pra mim pessoalmente falando. Estou feliz por estar tendo mais contato com obras brasileiras e pretendo ler mais da autora.

Bruna Eloy 13/09/2023

Got a flamin? heart, can?t get my fill
Simplesmente contos incríveis, sensíveis, tocantes e com uma escrita extremamente fluida, brasileira, sensacional!

Tiveram contos que me tocaram mais e me despertaram uma atenção maior talvez pela identificação.

Marcos Junior 13/09/2023

Da para ler o livro bem rápido. Os contos são curtinhos, não achei todos tão legais, mas os que gostei, gostei de verdade.

FellipeFFCardoso 07/09/2023

Eu fui um criança no interior de Goiás e me lembro muito bem de cheiros, vozes, situações que, de certa forma, são muito universais entre nós, os brasileiros. Talvez seja esse o fio identitário o que nos alinhava a todos: nós, tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão comungados de algo que nos marca como povo. O livro da Jarid é sobre esse fio, essa linha invisível que está no Cariri, em Goianésia, em Catas Altas, em Matosinhos, qualquer cidade desse imenso lugar que chamamos de país. São contos narrados com voz de alpendre, com cheiro de café, com vento quente no rosto, um passarinho ou outro chilreando ao longe, casco de cavalo batendo no asfalto, criança correndo na rua. É tudo tão próximo, ainda que em seu devido lugar, que cada conto parece criar uma biografia não de nós mesmos em nossa individualidade, mas desse lugar brasileiro feito palco onde, mesmo sem grandiloquências, brilhamos todos. Meus contos favoritos são: Boca do Povo; Marrom-escuto, Marrom-claro; Telhado quebrado com gente morando dentro; Gesso: e Olhos de Cacimba. Um livro para todos e por todos. Excelente.