Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Francisco152 06/12/2022

Uma das leituras coletivas do ano
Uma ótima indicação do Clube Céu Azul, Confesso que não costumo ler contos, porém essa foi uma leitura fluida e gostosa de se fazer.

Dila 06/11/2022

Incrível
O primeiro conto já arrebata, de tão sensacional. Jarid Arraes me surpreendeu com sua escrita sensível, direta, envolvente. Ela traz inúmeras temáticas em seus contos: religiosidade, mulheres, lutas cotidianas. Foi uma leitura muito gostosa, alguns contos foram arrebatadores. Recomendo demais!

Ligia.Carvalho 05/11/2022

Mulheres do Cariri
O livro tem como cenário principal o nordeste, mais especificamente o Cariri, e as personagens são mulheres: jovens, idosas, adultas, crianças.
Traz um pouco do perfil de cada uma delas, com suas lutas, dores, abusos e realidade do dia a dia.

Foi mto bom ler enquanto estou visitando a região, pois foi possível indentificar varios pontos!
Alê | @alexandrejjr 14/11/2022minha estante
Caramba! Que legal ter lido esse livro visitando a região. A experiência imersiva deve ter sido bem diferente, Lígia.

Julia5048 19/10/2022

me deu depressão, adorei
O livro é de contos, um gênero que eu amo- nada melhor que histórias que duram só minutos para serem lidas mas que trazem uma mensagem legal. Se você está procurando um livro fofo, com final feliz e coisas bonitas, corre desse livro. ele é um chute de realidade na cara de qualquer ser humano, mas não deixa de ser incrível. não tem final feliz, ou as vezes nem final, pq a vida é assim. adorei

Egberto Vital 07/10/2022

Mais uma leitura desse ano e que me veio como indicação de uma ex-aluna. Fiquei pensando: poderia ter lido antes.

A cordelista @jaridarraes estreia no gênero conto com "Redemoinho em dia quente", uma coletâneas de narrativas que se desdobram por meio de um ethos polifônico, há aqui diversas vozes de mulheres que reverberam múltiplas facetas do feminino, mulheres brasileiras, nordestinas, cearenses, mulheres do Cariri, até então invisibilizadas pela literatura nacional, mas que agora se vêm representadas na obra de Arraes.

Jarid é crua, pontual, densa, sintética e crível em sua narrativa, que flerta com o realismo fantástico, dialoga com a fantasia, acerta na literatura de crítica social, desenha caminhos e imagens que narram o cotidiano de mulheres comuns, mas diferentes entre si, de mulheres que se desprendem dos interditos religiosos e patriarcais, que trazem denúncias importantes acerca de violência doméstica e pressupostos estruturais e socio-históricos acerca do que é ser mulher.

As personagens de Jarid Arraes são encadeamento do processo do tornar-se mulher, para além do nascer mulher, aqui a mulher não é o Outro, ela é Um também. Seguimos um percurso de um processo de individuação de todos esses sujeitos em um só, cada uma delas pode ser lida com uma parcela da experiência vicária do ser mulher, e isso a autora faz com segurança e domínio.

Destaque para os contos "Sacola", "Mulher de moto", "Cachorro de Quintal", "Os fatos dos gatos", "Gesso", "Não tem onça na serra" e "Olhos de Cacimba". Indico demais essa leitura. Gostei tanto que já comprei o romance "Corpo Desfeito", também da autora.

#leituras2022 #TBR #tbr2022 #jaridarraes #ler #literaturabrasileira

PaulaFrancoNetto 06/10/2022

Um bom livro para entrar em contato com a diversidade cultural do nordeste. Como o Brasil é grande!
Marco.Antonio 06/10/2022minha estante
Amo meu nordeste ?

Luana 02/10/2022

Ótimo livro
Agora alguns contos de qualidade abaixo da média, é um livro muito bom. Chorei em alguns momentos e ri alto em outros, a escrita de Jarid Arraes é leve e reflexiva, sem ser pedante e consegue oferecer muito em entrelinhas. Recomendo.

leandra 29/09/2022

redemoinho em dia quente
li esse aqui pra escola faz um tempinho mas lembro q teve vários contos que gostei bastante e lembro até hoje!!

tbbrgs 22/09/2022

Ausência de um sentido do todo
Redemoinho em dia quente é o primeiro livro da escritora Jarid Arraes que leio e gostei muito dos contos nele reunidos. A autora possui uma vasta habilidade de criação de inteligentes personagens, características, cenários e situações, que em muito se encaixam aos padrões das narrativas curtas.

Porém, não senti uma unidade que conectasse cada conto do livro, ou seja, entre si, eles são muito diversos, de forma que há alguns que se deslocam do que eu poderia chamar de "o sentido do todo", ou "o redemoinho em dia quente", que seria justamente essa unidade entre os contos.

Aqueles que se deslocam parecem ter sido postos ali para preencher lacunas: alguns deles têm tom memorialístico, outros mais autobiográficos, e há ainda aquelas lamuriosas cartas de amor. Não são histórias que eu consideraria formalmente ruins, mas que se destacam de algumas com maior impacto estético, estrutura a qual eu sinto que melhor se encaixa às narrativas curtas do tipo do conto, como o uso da terceira pessoa e o clímax/reviravolta do enredo.

Mas acabei gostando de muitos desses contos diferentões, que, ainda assim, se destacaram daqueles que se encaixam em um ou outro padrão de narrativa curta, seja pelos temas, seja pelo estilo linguístico da autora.

Nos dois casos, ela aborda temas de extrema importância dentro do nosso contexto histórico atual, por isso entendo que é um livro necessário também neste quesito, especialmente pelo enfoque dado pela autora às protagonistas mulheres. No mais, recomendo o livro a todos aqueles que se interessam pela literatura brasileira contemporânea, principalmente aquela posicionada nos eixos marginalizados do Brasil.
samuca 22/09/2022minha estante
Eu gostei desse livro. Do olhar dela sobra as mulheres do Cariri. Foi como visitar o Ceará, minha mente ilustrando e visitando lugares que passei.

Yara 18/08/2022

Redemoinho em dia quente
Livro repleto de memórias afetivas pra mim. Esperava um pouquinho mais pelo burburinho nas redes, mas entendo que todo autor pode se aprimorar ou se conformar.
Alê | @alexandrejjr 29/08/2022minha estante
O burburinho das redes realmente é maior que a qualidade do livro como um todo, Yara. Na verdade, eu acho que tem contos sobrando. Se a Jarid tivesse sido mais criteriosa com os próprios textos, esse livro seria um clássico contemporâneo! Mas "Redemoinho em dia quente" tem a sua importância, principalmente devido aos temas abordados por ela nas histórias.

nalusales 14/08/2022

LITERATURA CONTEMPORÂNEA!!
que delícia ver produção literária contemporânea. Jarid Arraes MAESTRA nesse livro. os contos são leves e fluídos na mesma proporção em que são impactantes. confesso que algumas vezes precisei sentar pra digerir o que tinha acabado de ler.

Susie.Gameleira 30/07/2022

Não tenho o hábito de ler livros com contos. Mas este acabou me trazendo uma leitura leve e bem satisfatório
. Pra passar o tempo e pra quem busca algo leve, vale a leitura.

Laísa 20/07/2022

Saindo da minha zona de conforto novamente. Livro de contos não é minha praia, mas eu tento.
O livro tem vários contos legais. Identifiquei-me com alguns contos, tive empatia por outros, e não gostei de alguns. O que mais me agradou foi a forma da linguagem que são semelhantes a minha. A autora é do Ceará, e eu sou do Piauí, já passei pelas cidades dos contos e isso ajudou a ter proximidade com os contos e seguir no livro.

Linara.Chaves 15/07/2022

Realidades da vida
Esse é um livro que traz as mais diversas questões que abarcam o nosso cotidiano, desde a violência contra a mulher, machismo, intolerância, homofobia e vários outros pontos pertinentes. Todos são abordadas através de uma escrita simples, porém cheia de significados.