Redemoinho em dia quente

Redemoinho em dia quente Jarid Arraes

Resenhas - Redemoinho em dia quente

Bruna 10/01/2023

Esse é um livro muito bom! É uma leitura fluida e instigante. Jarid tem o talento de escrevee bem não importa se em cordel ou prosa. Cada conto tem uma voz própria que é possível distinguir facilmente. São essas as vozes de mulheres em toda sua diversidade, em todo tipo de vivência. São contos que desbravam um cantinho da vida dessas mulheres, ao mesmo tempo que todo o universo de cada uma. Eu só não sei 5 estrelas pois os contos perdem um pouco a força na segunda parte, gostei mesmo só de dois. Mas no geral o livro é ótimo! E vale a pena a leitura.

Klênyo 09/01/2023

Do Cariri
Literatura regional brasileira da melhor qualidade! Cada conto um encontro com os lugares, as pessoas e as vivências desse pedaço do sul cearense tão rico em natureza e cultura!

Ítala Morgana Leite 08/01/2023

Forte e bom!
Esse livro estava na minha lista de "quero ler" a um tempinho, mas depois que li "corpo desfeifo" da mesma autora, fiquei doida pra ler qualquer coisa que ela escrever.
Me identifico muito com tudo, porque é da minha terra. O jeito de falar, os lugares que ela cita, conheço tudo.

Eu amei a leitura, é forte. Um livro feito de amores, dores, empatias e diversidade.
Recomendo muito!

Fernanda 06/01/2023

Super bem avaliado, mas EU não amei
Redemoinho em dia quente é um livro composto por 30 contos, todos contados por mulheres, retratando a pluralidade feminina.
Contos não são minha leitura preferida, então minha avaliação já é impactada por isso ?, as histórias não se conectam e eu sinto falta de profundidade na leitura.
A leitura flui, a Jarid é uma ótima escritora, sei que o o livro é super bem avaliado, mas não foi um livro que eu amei.

Livrismo_ | Por Natacha Agata 06/01/2023

A cultura nordestina muito bem representada
É tão raro ver livros com a cultura nordestina sendo enaltecida. O que é uma pena, porque temos muito a mostrar, muito a contribuir, muita riqueza em todos os aspectos: gastronômico, religioso, mitológico, cultural, musical e muito mais!

A diversidade de histórias extremamente verossímeis, desde as mais místicas até as que mostram a pior face do ser humano me fizeram não só ter vontade de terminar aquele conto, como também descobrir o próximo. Foi uma das poucas leituras que eu me vi torcendo pro livro não acabar nunca.

Este livro de contos traz tantas riquezas, é tão bem escrito, com tanto sotaque e maneirismos tão incríveis e característicos da região em que nasci que sinceramente, mesmo as histórias mais tocantes, me davam um acalento no coração. ?Redemoinho em dia quente? foi meu primeiro contato com Jarid Arraes, mas só me fez ter vontade de ler mais livros da autora. Super recomendo a leitura, eu amei muito!

Eduarda.Colognesi 30/12/2022

Adorei, o livro e uma delícia, gostoso demais de ler. Gostei da escrita e já tenho meus cordéis favoritos.

Francisco152 06/12/2022

Uma das leituras coletivas do ano
Uma ótima indicação do Clube Céu Azul, Confesso que não costumo ler contos, porém essa foi uma leitura fluida e gostosa de se fazer.

Dila 06/11/2022

Incrível
O primeiro conto já arrebata, de tão sensacional. Jarid Arraes me surpreendeu com sua escrita sensível, direta, envolvente. Ela traz inúmeras temáticas em seus contos: religiosidade, mulheres, lutas cotidianas. Foi uma leitura muito gostosa, alguns contos foram arrebatadores. Recomendo demais!

Ligia.Carvalho 05/11/2022

Mulheres do Cariri
O livro tem como cenário principal o nordeste, mais especificamente o Cariri, e as personagens são mulheres: jovens, idosas, adultas, crianças.
Traz um pouco do perfil de cada uma delas, com suas lutas, dores, abusos e realidade do dia a dia.

Foi mto bom ler enquanto estou visitando a região, pois foi possível indentificar varios pontos!
Alê | @alexandrejjr 14/11/2022minha estante
Caramba! Que legal ter lido esse livro visitando a região. A experiência imersiva deve ter sido bem diferente, Lígia.

Julia5048 19/10/2022

me deu depressão, adorei
O livro é de contos, um gênero que eu amo- nada melhor que histórias que duram só minutos para serem lidas mas que trazem uma mensagem legal. Se você está procurando um livro fofo, com final feliz e coisas bonitas, corre desse livro. ele é um chute de realidade na cara de qualquer ser humano, mas não deixa de ser incrível. não tem final feliz, ou as vezes nem final, pq a vida é assim. adorei

Egberto Vital 07/10/2022

Mais uma leitura desse ano e que me veio como indicação de uma ex-aluna. Fiquei pensando: poderia ter lido antes.

A cordelista @jaridarraes estreia no gênero conto com "Redemoinho em dia quente", uma coletâneas de narrativas que se desdobram por meio de um ethos polifônico, há aqui diversas vozes de mulheres que reverberam múltiplas facetas do feminino, mulheres brasileiras, nordestinas, cearenses, mulheres do Cariri, até então invisibilizadas pela literatura nacional, mas que agora se vêm representadas na obra de Arraes.

Jarid é crua, pontual, densa, sintética e crível em sua narrativa, que flerta com o realismo fantástico, dialoga com a fantasia, acerta na literatura de crítica social, desenha caminhos e imagens que narram o cotidiano de mulheres comuns, mas diferentes entre si, de mulheres que se desprendem dos interditos religiosos e patriarcais, que trazem denúncias importantes acerca de violência doméstica e pressupostos estruturais e socio-históricos acerca do que é ser mulher.

As personagens de Jarid Arraes são encadeamento do processo do tornar-se mulher, para além do nascer mulher, aqui a mulher não é o Outro, ela é Um também. Seguimos um percurso de um processo de individuação de todos esses sujeitos em um só, cada uma delas pode ser lida com uma parcela da experiência vicária do ser mulher, e isso a autora faz com segurança e domínio.

Destaque para os contos "Sacola", "Mulher de moto", "Cachorro de Quintal", "Os fatos dos gatos", "Gesso", "Não tem onça na serra" e "Olhos de Cacimba". Indico demais essa leitura. Gostei tanto que já comprei o romance "Corpo Desfeito", também da autora.

#leituras2022 #TBR #tbr2022 #jaridarraes #ler #literaturabrasileira

PaulaFrancoNetto 06/10/2022

Um bom livro para entrar em contato com a diversidade cultural do nordeste. Como o Brasil é grande!
Marco.Antonio 06/10/2022minha estante
Amo meu nordeste ?

Luana 02/10/2022

Ótimo livro
Agora alguns contos de qualidade abaixo da média, é um livro muito bom. Chorei em alguns momentos e ri alto em outros, a escrita de Jarid Arraes é leve e reflexiva, sem ser pedante e consegue oferecer muito em entrelinhas. Recomendo.

leandra 29/09/2022

redemoinho em dia quente
li esse aqui pra escola faz um tempinho mas lembro q teve vários contos que gostei bastante e lembro até hoje!!