Educação contra a barbárie

Educação contra a barbárie Fernando Cássio (org.)




Resenhas - Educação contra a barbárie


41 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Fael 26/03/2021

?
Muito necessário, o livro ?Educação contra a barbárie? nasce em um contexto que não só a educação sofre com a barbaridade exercida por grupos conservadores e neoliberais, como também num contexto de crescimento de uma onda reacionária que culminou com a eleição do sujeito que se encontra como Presidente.

Fernando Cássio, o organizador da obra, traz diversos capítulos escritos por pesquisadores da área da educação que trabalham diversos temas dentro de uma perspectiva da barbaridade que a área precisa enfrentar no cenário já citado.

Fernando divide o livro em três partes:
- A barbárie gerencial
- A barbárie total
- Educação contra a barbárie

Muito bem amarrado, o livro passeia por diversas ramificações da barbaridade, que tem um único alvo: a manutenção do status quo, a manutenção do poderio da classe dominante e a diminuição de direitos, quebrando a lógica de educação pública de qualidade cada vez mais e sucateando o ?universo? educação em todos os sentidos.

Pra mim o livro gerou amargura, raiva e revolta. Como membro da área, é sempre muito tocante reler os ataques que começaram a vir com força desde o governo Temer. Mas ao mesmo tempo o livro traz uma luz em um momento de tanto desânimo que acho que todos os atores da educação ?do lado de cá? com certeza tiveram.

É a mensagem que fica:
?A melhor coisa para se fazer quando se está triste é aprender alguma coisa?.
Essa semana eu estava bem triste, mas com esse livro eu aprendi a não desistir da educação.

Leiam
Repassem
Reflitam
Lutem!
Annanda 30/03/2021minha estante
Interessante ? ?


Fael 30/03/2021minha estante
Leiaaa!
Bom demais


Annanda 30/03/2021minha estante
Já até coloquei na minha wishlist ??




Luh 18/09/2019

Leitura obrigatória aos nossos dias
Educação contra a barbarie é uma leitura que todos devem fazer: educadores e público em geral. Leitura leve, concisa e direta que analisa o atual cenário educacional indo direto ao ponto abordando as questões contemporâneas.

Trás textos muito bem escritos por grandes penalidades do nosso tempo. Do ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad, aos líderes estudantis das ocupações escolares de 2014.

É um debate necessário ainda mais em dias como os nossos em que se ataca a educação de todas as formas.

Recomendo vivamente!
Luh 13/02/2020minha estante
Errata: personalidades e ocupações de 2015.




Eupaulocezarfarias 16/02/2020

Leitura necessária
Que coleção incrível de textos de grandes pensadores brasileiros que enxergam a educação brasileira em uma situação precária e que necessita de transformações urgentes. Leitura necessária para educadores e alunos.
comentários(0)comente



Gi 23/03/2020

Bom, mas pouco profundo
O livro é bastante introdutório, faltou bastante aprofundamento das questões.
comentários(0)comente



Pedro Matias 23/03/2020

Interessante e Dinâmico
O livro é uma coletânea de ensaios de diversos autores de diferentes formações, pensando educação em tempos de barbárie. Como são curtos, não são muito aprofundados, mas servem para pensar diversos temas. Destaque para os textos de bell hooks, Sonia Guajajara e de Aniely Silva, que são, a meu ver, os mais interessantes.
comentários(0)comente



Dinha 04/05/2020

Explora os mais diversos aspectos do cenário da educação no país. Leitura indispensável a educadores, educandos e todos aqueles que prezam pela educação. Mostra como ela influencia e é influenciada pela política e como a sociedade brasileira a tem encarado ao longo dos anos. Muito bom!
comentários(0)comente



Srta.Araújo 17/05/2020

Um livro interessante, uma leitura fácil. Essas são minhas poucas palavras para descreve-lo.
comentários(0)comente



Renata 02/06/2020

Acordei
Um verdadeiro alerta para o momento assombroso que estamos vivendo.
comentários(0)comente



Esther Zambotti 17/07/2020

Ressignificando todos os aprendizados que o livro me trouxe, sem dúvidas o mais nevrálgico é o da escuta e da construção da educação à partir da pluralidade de seres e de culturas. Não é possível construir o ensino democrático sem entender as necessidades da comunidade escolar e abrir espaço para o bom debate, proporcionando a construção dos saberes como um fim em si, um fim prazeroso e cheio de significados para os estudantes, porque é baseado em sua realidade.

Eu espero que essas características, principalmente a da escuta, sejam cada vez mais uma realidade nas comunidades escolares, ainda que nesse momento árduo de ensino híbrido ou remoto.

A escuta é um ato precioso. Graças à ela, descobri essa leitura maravilhosa por indicação de (sim!) um dos meus queridos alunos. Como é bom escutá-los!
comentários(0)comente



Anderson Alves 26/09/2020

Necessário
Esse livro me proporcionou muitas reflexões sobre temas extremamente importante para a educação, a leitura deveria obrigatória para todos os estudantes de licenciatura e professores!
comentários(0)comente



Geisalanis 23/03/2024

Esperava mais do livro mas os textos são curtos e fáceis de ler. Mas o livro pouco me acrescentou na verdade
comentários(0)comente



Josue.Costa 09/11/2020

Livro muito interessante
A obra retrata a educação atual e descreve vários dados importantes referente a política educacional
comentários(0)comente



Nathalye 28/11/2020

Educação a la Paulo Freire
Reflexões de vários autores que tratam a educação como propulsor para uma nova realidade. Percepções plurais que exemplificam e abre caminho em meio às trevas.
comentários(0)comente



@gbdrt 11/12/2020

Um compilado de textos bem bacana da atual conjuntura da educação.
comentários(0)comente



41 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR