Clarinha 13/02/2024
É preciso acordar para a realidade
Acordar para a realidade é sempre um processo doloroso de fazer. É acordar como Gregor Samsa e perceber num dia que era para ser mais um outro que somos na verdade baratas, e compreender enfim o mundo que nos cerca. É assim que me sinto toda vez que leio algo relacionado aos desafios enfrentados para se obter uma educação pública de qualidade e democrática. É duro saber, principalmente como docente, dos planos estatais de manutenção de estratos sociais e como a educação é utilizada por eles para essa falta de engrenagem. É frustrante, é triste, é revoltante! Mas cabe a nós docentes, alunos e cidadãos estarmos sempre acordados a fim de impedir essa matrix de tapar a visão para a verdade do que acontece. Cabe a nós pensarmos criticamente e lutar pela engrenagem da roda.
Fernando Cássio, organizador da obra, organizou o discurso de mais de vinte autores para propor um debate sobre as principais ameaças à educação pública, gratuita e para todas e todos. O livro trata num primeiro plano dos desafios relacionados à organização e condução do ensino público, seguido de um debate sobre as atuais ameaças às práticas docentes e à educação democrática, bem como de apontamentos, na terceira parte do livro, para caminhos e desafios dessa chamada ?educação democrática?.
O discurso empresarial; a perseguição à atividade docente e à auto-organização dos estudantes; e o conservadorismo que ameaça o caráter laico, livre e científico do ambiente escolar estão sempre à espreita sob as vistas de um projeto ainda maior. A Boitempo, editora do livro, faz então uma provocação reflexiva sobre esses assuntos, puxando dados como: revisionismo histórico, experiências de educação popular, financiamento do ensino público e dilemas educacionais. A obra é extremamente necessária, não apenas para o público docente, como também para qualquer cidadão.