Educação contra a barbárie

Educação contra a barbárie Fernando Cássio (org.)

Resenhas - Educação contra a barbárie

Geisalanis 23/03/2024

Esperava mais do livro mas os textos são curtos e fáceis de ler. Mas o livro pouco me acrescentou na verdade

Jandielson Neves 17/02/2024

Educação transformadora
?A educação deve ser uma prática subversiva, pois este é o único modo de negar os pressupostos objetivos da barbárie.?

Um livro maravilhoso para se entender as transformações que a educação brasileira vem passando nos últimos anos.

Da alfabetização ao ensino superior, um percurso necessário para questionar e compreender o processo de ensino-aprendizagem.

Um livro revelador.

Clarinha 13/02/2024

É preciso acordar para a realidade
Acordar para a realidade é sempre um processo doloroso de fazer. É acordar como Gregor Samsa e perceber num dia que era para ser mais um outro que somos na verdade baratas, e compreender enfim o mundo que nos cerca. É assim que me sinto toda vez que leio algo relacionado aos desafios enfrentados para se obter uma educação pública de qualidade e democrática. É duro saber, principalmente como docente, dos planos estatais de manutenção de estratos sociais e como a educação é utilizada por eles para essa falta de engrenagem. É frustrante, é triste, é revoltante! Mas cabe a nós docentes, alunos e cidadãos estarmos sempre acordados a fim de impedir essa matrix de tapar a visão para a verdade do que acontece. Cabe a nós pensarmos criticamente e lutar pela engrenagem da roda.
Fernando Cássio, organizador da obra, organizou o discurso de mais de vinte autores para propor um debate sobre as principais ameaças à educação pública, gratuita e para todas e todos. O livro trata num primeiro plano dos desafios relacionados à organização e condução do ensino público, seguido de um debate sobre as atuais ameaças às práticas docentes e à educação democrática, bem como de apontamentos, na terceira parte do livro, para caminhos e desafios dessa chamada ?educação democrática?.
O discurso empresarial; a perseguição à atividade docente e à auto-organização dos estudantes; e o conservadorismo que ameaça o caráter laico, livre e científico do ambiente escolar estão sempre à espreita sob as vistas de um projeto ainda maior. A Boitempo, editora do livro, faz então uma provocação reflexiva sobre esses assuntos, puxando dados como: revisionismo histórico, experiências de educação popular, financiamento do ensino público e dilemas educacionais. A obra é extremamente necessária, não apenas para o público docente, como também para qualquer cidadão.

emanoelle.santos1 10/12/2023

Educação contra a barbárie
Começo dizendo que sou muito grata a Boitempo pela publicação desse livro! Sem dúvidas um dos melhores livros desse ano no âmbito da educação.

Este livro é direcionado à todos aqueles que são e se interessam pela educação, assim como também aos que não são ou se interessam.

Nele encontramos textos escritos de Sônia Guajajara a Bell Hooks. Textos que trabalham desde a militarização das escolas até a educação afro e indígena. Fica a recomendação!

Rafa 21/05/2023

No começo foi uma leitura um pouco arrastada para mim. Começou a fluir mesmo do meio para o final. Gostei de alguns textos, principalmente dos últimos. No geral é um bom livro para refletir a educação aqui no Brasil.

Laryssa48 28/02/2023

Eu gostei muito dessa leitura. Essa junção dos textos ficou muito boa e permite uma boa compreensão e reflexão da educação brasileira. Hoje, após 4 anos de governo Bolsonaro, acredito que muitos dos pontos citados pioraram drasticamente... Porém, seguimos na luta por uma educação contra a barbárie ??

Alguns textos me cativaram bem mais que outros. Gostei especialmente do texto da Sônia Guajajaras, que por mais que breve, me tocou bastante.

Lorena 16/01/2023

Para criar espaços de discussão
A educação brasileira vive uma eterna idade das trevas, mas a saída está dentro dela mesma: precisamos apenas encontrar os caminhos até a saída. Para isso, os artigos desse livro trazem questões diversas que influenciam na realização de uma educação plena na rede pública.

Desde as relações políticas e econômicas nos bastidores até questões de etnicidade e gênero, a obra faz um panorama geral de temas que são ponto de partida para não só refletir sobre educação pública, mas pensar em como concretizar os ideais que temos para ela.

Ale Giannini 26/06/2022

Necessário
Escrito e publicado em 2019, é um conjunto de textos críticos de diversos autores: professores, psicólogos, filósofos, e demais educadores, em defesa da educação pública de qualidade e contra o desmonte da escola iniciado no desgoverno Temer e acelerado no desgoverno Bozo.

O volume é organizado em três partes: desafios do ensino público de qualidade, ameaças e soluções.

Recomendo a leitura para que alunos, pais e professores possam responder de forma crítica às constantes ameaças que a escola pública brasileira sofre desde a sua concepção.

Está grátis no Kindle Unlimited e agradeço a Editora Boitempo pela política de tornar seus livros acessíveis.

"A educação em seu melhor ? essa profunda transação humana chamada ensino e aprendizagem ? não é só sobre conseguir informações ou conseguir um emprego. Educação é sobre cura e integridade. É sobre empoderamento, libertação, transcendência, sobre renovar a vitalidade da vida. É sobre encontrar e reivindicar a nós mesmos e nosso lugar no mundo."

Criis.Souza 23/02/2022

Recomendo!
Um conjunto de artigos muito bem organizado. Tive muitas informações novas e relevantes, mas tbm mais do mesmo. Um ponto que me mancou foram os dados quanto a privatização da educação brasileira.

Juju 20/02/2022

Necessário.
Um compilado de vários textos de temáticas totalmente necessárias nos dias de hoje que tem como ponto de encontro a educação. Me trouxe muita informação nova. Cada capítulo é escrito por uma pessoa diferente com conhecimento na área, não aprofunda muito por tratar de muitos temas mas dá um bom parâmetro geral.

Carol 08/01/2022

É um livro extremamente necessário e que não deveria ser procurado somente quando estamos estudando questões de dominação na educação. Os artigos nos trazem reflexões não somente sobre essa area, mas também sobre um contexto maior e global onde o fascismo vem ganhando força através de ações totalitárias do neoliberalismo.

Lud 06/12/2021

Várias discussões interessantes são apresentadas neste livro. Gostei muito. Quem se interessa por educação e pedagogia, precisa ler este livro!

Lucikelly.Oliveira 11/11/2021

Discute ensino público no Brasil
Trabalhar com educação pública hoje no Brasil não é tarefa fácil, o livro em seus artigos aborda temas centrais que os profissionais da educação enfrentam, com o desmantelamento do ensino público, o crescimento do conservadorismo e ascensão da extrema direita no país.