Educação contra a barbárie

Educação contra a barbárie Fernando Cássio (org.)

Resenhas - Educação contra a barbárie

Rafa 21/05/2023

No começo foi uma leitura um pouco arrastada para mim. Começou a fluir mesmo do meio para o final. Gostei de alguns textos, principalmente dos últimos. No geral é um bom livro para refletir a educação aqui no Brasil.

Fael 26/03/2021

Muito necessário, o livro ?Educação contra a barbárie? nasce em um contexto que não só a educação sofre com a barbaridade exercida por grupos conservadores e neoliberais, como também num contexto de crescimento de uma onda reacionária que culminou com a eleição do sujeito que se encontra como Presidente.

Fernando Cássio, o organizador da obra, traz diversos capítulos escritos por pesquisadores da área da educação que trabalham diversos temas dentro de uma perspectiva da barbaridade que a área precisa enfrentar no cenário já citado.

Fernando divide o livro em três partes:
- A barbárie gerencial
- A barbárie total
- Educação contra a barbárie

Muito bem amarrado, o livro passeia por diversas ramificações da barbaridade, que tem um único alvo: a manutenção do status quo, a manutenção do poderio da classe dominante e a diminuição de direitos, quebrando a lógica de educação pública de qualidade cada vez mais e sucateando o ?universo? educação em todos os sentidos.

Pra mim o livro gerou amargura, raiva e revolta. Como membro da área, é sempre muito tocante reler os ataques que começaram a vir com força desde o governo Temer. Mas ao mesmo tempo o livro traz uma luz em um momento de tanto desânimo que acho que todos os atores da educação ?do lado de cá? com certeza tiveram.

É a mensagem que fica:
?A melhor coisa para se fazer quando se está triste é aprender alguma coisa?.
Essa semana eu estava bem triste, mas com esse livro eu aprendi a não desistir da educação.

Leiam

Fael 30/03/2021minha estante
Leiaaa!
Bom demais

Annanda 30/03/2021minha estante
Já até coloquei na minha wishlist ??

Marcinhow 31/03/2021

Necessário
Vivemos em uma realidade com elementos que beiram o absurdo. Uma realidade em que o presidente da nação brasileira reverbera que Paulo Freire destruiu a educação do país.
Logo ele, que enxerga a violência como sinônimo de educação. Defende que o cidadão de bem e a heterossexualidade são construídos a base da violência, da barbárie.
Isso só nos mostra o quanto ele e seus fiéis escudeiros carecem de uma verdadeira boa educação.
Muitos dos problemas da sociedade brasileira, que o presidente defende resolver com violência, podem ser resolvidos com uma educação de qualidade, tanto para ele e seus apoiadores, quanto para as crianças que estão em período de formação escolar.

Lud 06/12/2021

Várias discussões interessantes são apresentadas neste livro. Gostei muito. Quem se interessa por educação e pedagogia, precisa ler este livro!

Igor 02/11/2021

Ótimo para educadores que queiram saber mais sobre a educação brasileira.
Este livro apresenta um conjunto de artigos escritos por pessoas envolvidas com educação em vários níveis distintos: tem a participação de professor da educação básica, do ensino superior, ex-ministro da educação, aluna de graduação, pesquisador com pós-doutorado, enfim. As discussões envolvem diversas problemáticas, como as ocupações de 2016, o Escola Sem Partido, o orçamento da educação do Brasil, etc. Recomendo para professores e pesquisadores que acreditam no potencial da educação como ferramenta de combate à crise social que frequentemente eclode em nosso país.

Eupaulocezarfarias 16/02/2020

Leitura necessária
Que coleção incrível de textos de grandes pensadores brasileiros que enxergam a educação brasileira em uma situação precária e que necessita de transformações urgentes. Leitura necessária para educadores e alunos.

Carol 08/01/2022

É um livro extremamente necessário e que não deveria ser procurado somente quando estamos estudando questões de dominação na educação. Os artigos nos trazem reflexões não somente sobre essa area, mas também sobre um contexto maior e global onde o fascismo vem ganhando força através de ações totalitárias do neoliberalismo.

Pedrohenriqp 10/09/2021

Excelente!
Com uma linguagem bem didática, cada capítulo do livro faz reflexões pertinentes acerca do atual sistema de educação. Foi uma das maiores surpresas de 2021! Quem gosta da área, vai terminar rápido e ficar muito curioso a cada capítulo.

Livrismo_ | Por Natacha Agata 19/10/2020

Eu gostei :))
Um livro que escancara os problemas da educac?a?o brasileira, desde infraestrutura e falta de capacitac?a?o dos profissionais ate? as poli?ticas pu?blicas ineficazes e corrupc?a?o. A discussa?o e? profunda e o organizador teve especial atenc?a?o ao convidar pessoas realmente especialistas nos assuntos para compor a obra. Foi lindo ler a So?nia Guajajara, por exemplo, que e? uma mulher indi?gena, falar sobre educac?a?o nas aldeias, e assim o livro segue com pessoas com muito lugar de fala e gabarito mais do que suficiente sobre os assuntos.?
Ale?m de apontarem os problemas, os autores propo?em tambe?m maneiras de soluciona?-los. Cada capi?tulo e? escrito por uma pessoa diferente, o que a meu ver funciona muito bem e enriquece a obra. O ponto negativo e? que a fluidez do livro como um todo fica comprometida, uma vez que a linguagem muda constantemente .?
O saldo geral e? bem positivo. Foi um livro que me ensinou muito e que me ajudou a ter uma visa?o mais ampla sobre nosso processo educativo. Fiquei muito feliz com a seriedade que os autores trataram cada uma das discusso?es e e? possi?vel perceber o comprometimento que cada um tem com esse desafio que e? manter o processo de ensino-aprendizagem vivo, e bem longe da mercantilizac?a?o.

Para mais conteúdos como este, me siga no meu Instagram literário @livrismo_ ?

nmstoppa 14/10/2021

VIVA A EDUCAÇÃO E #FORABOLSONARO

Educação é luta, é libertação, é direito, é empoderamento, e não vai ser uma merda como esse desgoverno que vai dizer o contrário.

Esther Zambotti 17/07/2020

Ressignificando todos os aprendizados que o livro me trouxe, sem dúvidas o mais nevrálgico é o da escuta e da construção da educação à partir da pluralidade de seres e de culturas. Não é possível construir o ensino democrático sem entender as necessidades da comunidade escolar e abrir espaço para o bom debate, proporcionando a construção dos saberes como um fim em si, um fim prazeroso e cheio de significados para os estudantes, porque é baseado em sua realidade.

Eu espero que essas características, principalmente a da escuta, sejam cada vez mais uma realidade nas comunidades escolares, ainda que nesse momento árduo de ensino híbrido ou remoto.

A escuta é um ato precioso. Graças à ela, descobri essa leitura maravilhosa por indicação de (sim!) um dos meus queridos alunos. Como é bom escutá-los!

Anderson Alves 26/09/2020

Necessário
Esse livro me proporcionou muitas reflexões sobre temas extremamente importante para a educação, a leitura deveria obrigatória para todos os estudantes de licenciatura e professores!

Lorena 16/01/2023

Para criar espaços de discussão
A educação brasileira vive uma eterna idade das trevas, mas a saída está dentro dela mesma: precisamos apenas encontrar os caminhos até a saída. Para isso, os artigos desse livro trazem questões diversas que influenciam na realização de uma educação plena na rede pública.

Desde as relações políticas e econômicas nos bastidores até questões de etnicidade e gênero, a obra faz um panorama geral de temas que são ponto de partida para não só refletir sobre educação pública, mas pensar em como concretizar os ideais que temos para ela.

@gbdrt 11/12/2020

Um compilado de textos bem bacana da atual conjuntura da educação.