Educação contra a barbárie

Educação contra a barbárie Fernando Cássio (org.)

Resenhas - Educação contra a barbárie

Ale Giannini 26/06/2022

Necessário
Escrito e publicado em 2019, é um conjunto de textos críticos de diversos autores: professores, psicólogos, filósofos, e demais educadores, em defesa da educação pública de qualidade e contra o desmonte da escola iniciado no desgoverno Temer e acelerado no desgoverno Bozo.

O volume é organizado em três partes: desafios do ensino público de qualidade, ameaças e soluções.

Recomendo a leitura para que alunos, pais e professores possam responder de forma crítica às constantes ameaças que a escola pública brasileira sofre desde a sua concepção.

Está grátis no Kindle Unlimited e agradeço a Editora Boitempo pela política de tornar seus livros acessíveis.

"A educação em seu melhor ? essa profunda transação humana chamada ensino e aprendizagem ? não é só sobre conseguir informações ou conseguir um emprego. Educação é sobre cura e integridade. É sobre empoderamento, libertação, transcendência, sobre renovar a vitalidade da vida. É sobre encontrar e reivindicar a nós mesmos e nosso lugar no mundo."

Geisalanis 23/03/2024

Esperava mais do livro mas os textos são curtos e fáceis de ler. Mas o livro pouco me acrescentou na verdade

Maryelen 10/10/2021

Educação contra a barbárie...
Uma reunião de textos sobre a educação democrática e liberdade de ensinar. O livro aborda políticas educacionais bem como os problemas enfrentados pela escola Brasil afora. São textos impactantes que fazem refletir sobre os muitos problemas enfrentados pelas escolas do país para ofertar uma educação de qualidade, entre outros assuntos relevantes.

Criis.Souza 23/02/2022

Recomendo!
Um conjunto de artigos muito bem organizado. Tive muitas informações novas e relevantes, mas tbm mais do mesmo. Um ponto que me mancou foram os dados quanto a privatização da educação brasileira.

Jandielson Neves 17/02/2024

Educação transformadora
?A educação deve ser uma prática subversiva, pois este é o único modo de negar os pressupostos objetivos da barbárie.?

Um livro maravilhoso para se entender as transformações que a educação brasileira vem passando nos últimos anos.

Da alfabetização ao ensino superior, um percurso necessário para questionar e compreender o processo de ensino-aprendizagem.

Um livro revelador.

Lara 27/01/2021

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire
Livro mais do que necessário para a compreensão da realidade da educação no Brasil. Logo nos primeiros capítulos (cada um deles escrito por uma pessoa diferente, e com temáticas diversas que permeiam o ambiente educacional), o livro nos traz informações a respeito da educação sendo tratada como mercadoria: política advinda do neoliberalismo como uma forma de enriquecer com um direito e meio de emancipação. A própria BNCC é um reflexo dessas políticas públicas com parcerias privadas, incluídas aqui as filantropias. O "aprender a aprender", educação socioemocional e as metodologias ativas estão longe de serem isentas de uma determinada ideologia que silenciam o papel pedagógico dos professores e impedem que a educação seja, de fato, transformadora da sociedade.
Há capítulos sobre temas como EAD, educação domiciliar, escola sem partido, ensino superior, educação afro-brasileira e indígena, Paulo Freire, etc., assuntos que merecem ser discutidos com cuidado, principalmente entre educadores. Ressalto as referências utilizadas em cada um dos capítulos, bem como o cuidado com o pequeno levantamento bibliográfico para defende os argumentos em questão.
Gostei muito também dos capítulos sobre as escolas do MST (confesso que não conhecia) e com o capítulo de um relato de uma professora e ex-aluna da época da ocupação das escolas paulistas em 2015. Para ela, o ato de ocupar a escola foi o que a motivou a se tornar professora e a gostar e compreender o papel da escola.

Wallace17 10/01/2021

Educar e resistir
"Educação é sobre cura e integridade. É sobre comportamento, libertação, transcendência, sobre renovar a vitalidade da vida. É sobre encontrar e reivindicar a nós mesmos e nosso no mundo". bell hooks

Depois de dois anos anos, resolvi tirar meu Kindle da caixa e amei a experiência digital. Iniciei minhas leituras digitais com um presente da editora Boi Tempo, o livro: Educação Contra Barbárie. Ensaios incríveis e reflexivos sobre a conjuntura atual da Educação no Brasil. O prólogo é de Fernando Haddad e quarta quarta do Mario Sergio Cortela. Organização: Fernando Cássio. O livro reúne diversos ensaios sobre o tema, e é divido em três partes: •

Em BARBÁRIE GERENCIAL: os ensaios expõe as interferências do empresariado nas políticas educacionais no país e sobretudo, no projeto de aniquilação da educação como bem público. Em nome de uma eficiência educacional

Em A BARBÁRIE TOTAL: Nos é apresentado todas ações de destruição interna do ecossistema escolar. Perseguições e censura aos professores(as) anti-intelectualismo, militarização das escolas, educação domiciliar, EAD, negacionismo científico e revisionismo histórico, escola sem partido, reforma do ensino médio, MEC destruído. Tudo sob a chancela de uma agenda ultraconservadora, que desde Temer até Bolsonaro, vem num processo de sucateamento feroz e violento.

Em EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE: os ensaios lançam luz sobre ações bem sucedidas da Educação no Brasil: projeto educativo do MST; Educação indígena; Ocupações dos estudantes secundaristas, este, com um relato de uma estudante que participou do movimento.

Se fôssemos uma sociedade justa, este livro não existiria, mas como a jornada é longa, vale a leitura do livro. Precisamos defender o ENSINO PÚBLICO NO BRASIL.!!! Precisamos discutir e agir coletivamente, criticamente e amorosamente, como nos ensinou Paulo Freire! ❤

Nathalye 28/11/2020

Educação a la Paulo Freire
Reflexões de vários autores que tratam a educação como propulsor para uma nova realidade. Percepções plurais que exemplificam e abre caminho em meio às trevas.

Juju 20/02/2022

Necessário.
Um compilado de vários textos de temáticas totalmente necessárias nos dias de hoje que tem como ponto de encontro a educação. Me trouxe muita informação nova. Cada capítulo é escrito por uma pessoa diferente com conhecimento na área, não aprofunda muito por tratar de muitos temas mas dá um bom parâmetro geral.

Luh 18/09/2019

Leitura obrigatória aos nossos dias
Educação contra a barbarie é uma leitura que todos devem fazer: educadores e público em geral. Leitura leve, concisa e direta que analisa o atual cenário educacional indo direto ao ponto abordando as questões contemporâneas.

Trás textos muito bem escritos por grandes penalidades do nosso tempo. Do ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad, aos líderes estudantis das ocupações escolares de 2014.

É um debate necessário ainda mais em dias como os nossos em que se ataca a educação de todas as formas.

Recomendo vivamente!
Luh 13/02/2020minha estante
Errata: personalidades e ocupações de 2015.

Gi 23/03/2020

Bom, mas pouco profundo
O livro é bastante introdutório, faltou bastante aprofundamento das questões.

Lucikelly.Oliveira 11/11/2021

Discute ensino público no Brasil
Trabalhar com educação pública hoje no Brasil não é tarefa fácil, o livro em seus artigos aborda temas centrais que os profissionais da educação enfrentam, com o desmantelamento do ensino público, o crescimento do conservadorismo e ascensão da extrema direita no país.

Rafa 04/11/2021

Um panorama bem crítico da educação
Cada um dos textos aborda uma questão/problema educacional, com foco na educação pública.

Pra quem é de fora da educação regular - meu caso, que trabalho com educação de adultos, e não EEJA - é uma visão de dentro da máquina educacional brasileira.

Uma baita leitura!

Dinha 04/05/2020

Explora os mais diversos aspectos do cenário da educação no país. Leitura indispensável a educadores, educandos e todos aqueles que prezam pela educação. Mostra como ela influencia e é influenciada pela política e como a sociedade brasileira a tem encarado ao longo dos anos. Muito bom!