Educação contra a barbárie

Educação contra a barbárie Fernando Cássio (org.)

Resenhas - Educação contra a barbárie

Pedro Matias 23/03/2020

Interessante e Dinâmico
O livro é uma coletânea de ensaios de diversos autores de diferentes formações, pensando educação em tempos de barbárie. Como são curtos, não são muito aprofundados, mas servem para pensar diversos temas. Destaque para os textos de bell hooks, Sonia Guajajara e de Aniely Silva, que são, a meu ver, os mais interessantes.

Lucikelly.Oliveira 11/11/2021

Discute ensino público no Brasil
Trabalhar com educação pública hoje no Brasil não é tarefa fácil, o livro em seus artigos aborda temas centrais que os profissionais da educação enfrentam, com o desmantelamento do ensino público, o crescimento do conservadorismo e ascensão da extrema direita no país.

Dinha 04/05/2020

Explora os mais diversos aspectos do cenário da educação no país. Leitura indispensável a educadores, educandos e todos aqueles que prezam pela educação. Mostra como ela influencia e é influenciada pela política e como a sociedade brasileira a tem encarado ao longo dos anos. Muito bom!

Srta.Araújo 17/05/2020

Um livro interessante, uma leitura fácil. Essas são minhas poucas palavras para descreve-lo.

Renata 02/06/2020

Acordei
Um verdadeiro alerta para o momento assombroso que estamos vivendo.

Laryssa48 28/02/2023

Eu gostei muito dessa leitura. Essa junção dos textos ficou muito boa e permite uma boa compreensão e reflexão da educação brasileira. Hoje, após 4 anos de governo Bolsonaro, acredito que muitos dos pontos citados pioraram drasticamente... Porém, seguimos na luta por uma educação contra a barbárie ??

Alguns textos me cativaram bem mais que outros. Gostei especialmente do texto da Sônia Guajajaras, que por mais que breve, me tocou bastante.

Fabricio.Macedo 22/08/2021

Leitura maravilhosa. Textos elucidativos e instigantes, reflexivos e que nos movem a pensar, a agir. Fazer educação é entrar nesse movimento. O processo é dinâmico... para a transformação e libertação pessoal e coletiva. Leia "Educação contra a barbárie - por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar".

JAssica31 15/08/2021

Panorama completo
Publicado em 2019 pela editora Boitempo, "Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar" é uma coletânea de ensaios curtos, críticos e corajosos, que debatem tópicos sensíveis do atual cenário educacional brasileiro, que, como sabemos, sofre diversas ameaças, principalmente por parte do atual governo.

Dividido em três partes e sempre, de alguma forma, trazendo os ensinamentos e as reflexões do educador Paulo Freire, a primeira aborda as principais dificuldades organizacionais do ensino público, merecendo destaque o perigo da perspectiva da educação como mercadoria, apresentado, sobretudo, por famosos conglomerados privados cujos interesses têm como alvo a educação pública.

A segunda parte, voltada para as ameaças à prática docente e à educação democrática, caracterizadas por aberrações como o movimento "escola sem partido" e a respectiva perseguição docente, problematiza, além disso, a militarização das escolas e a educação domiciliar não-escolarizada.

A terceira e última parte, mais esperançosa do que as demais, trazem a educação rural popular, a educação indígena e a educação democrática como alternativas no enfrentamento à barbárie. O livro é encerrado com a importância da educação democrática, numa tradução inédita de um texto de bell hooks, professora e ativista estadunidense.

Clarinha 13/02/2024

É preciso acordar para a realidade
Acordar para a realidade é sempre um processo doloroso de fazer. É acordar como Gregor Samsa e perceber num dia que era para ser mais um outro que somos na verdade baratas, e compreender enfim o mundo que nos cerca. É assim que me sinto toda vez que leio algo relacionado aos desafios enfrentados para se obter uma educação pública de qualidade e democrática. É duro saber, principalmente como docente, dos planos estatais de manutenção de estratos sociais e como a educação é utilizada por eles para essa falta de engrenagem. É frustrante, é triste, é revoltante! Mas cabe a nós docentes, alunos e cidadãos estarmos sempre acordados a fim de impedir essa matrix de tapar a visão para a verdade do que acontece. Cabe a nós pensarmos criticamente e lutar pela engrenagem da roda.
Fernando Cássio, organizador da obra, organizou o discurso de mais de vinte autores para propor um debate sobre as principais ameaças à educação pública, gratuita e para todas e todos. O livro trata num primeiro plano dos desafios relacionados à organização e condução do ensino público, seguido de um debate sobre as atuais ameaças às práticas docentes e à educação democrática, bem como de apontamentos, na terceira parte do livro, para caminhos e desafios dessa chamada ?educação democrática?.
O discurso empresarial; a perseguição à atividade docente e à auto-organização dos estudantes; e o conservadorismo que ameaça o caráter laico, livre e científico do ambiente escolar estão sempre à espreita sob as vistas de um projeto ainda maior. A Boitempo, editora do livro, faz então uma provocação reflexiva sobre esses assuntos, puxando dados como: revisionismo histórico, experiências de educação popular, financiamento do ensino público e dilemas educacionais. A obra é extremamente necessária, não apenas para o público docente, como também para qualquer cidadão.

L.M. 23/03/2021

Uma excelente coletânea de textos sobre a realidade atual do sistema educacional brasileiro. Pra ser lido sem pressa. A contribuição de influentes educadores do Brasil fornece informações sobre todos os retrocessos apresentados pelas ameaças políticas, mas também sobre revolucionários grupos que, mesmo sob pressão do conservadorismo ideológico, modificam nosso sistema de ensino. Leitura obrigatória pra qualquer um que esteja inserido na Barbárie e faça parte das comunidades escolares.

Josue.Costa 09/11/2020

Livro muito interessante
A obra retrata a educação atual e descreve vários dados importantes referente a política educacional