As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Blood Moon 12/02/2022

Lindo.
O tanto que eu chorei com esse livro não está escrito. Sensacional.

As Dezvantagens de Morrer Depois de Você é lindo. Basicamente, pra quem não sabe a sinopse, Gabriela vai tentar cumprir os desejos da melhor amiga, Júlia, que morreu em um inesperado acidente de carro. A história é sobre a aceitação e superação da morte da amiga, e, céus, como esse livro bate forte.

Tem momentos que, mesmo não me relacionando, é possível sentir a dor da Gabriela. Ver ela cumprindo os desejos e sendo mais feliz, ou tendo momentos marcantes foi incrível. Tem momentos felizes e triste, personagens com um carisma incomparável (vocês mesmos, seu Toninho e dona Mirtes), personagens que deveriam ter carisma, mas são insuportáveis (tô olhando pra você, Fabinho) e personagens feitos pra ser chatos (sim, Rafa Moraes).

Pelo meu entender, a autora retrata bem os altos e baixos do luto, por exemplo, como você pode se perder no que sente e não reparar os sentimentos dos outros, ou sentir culpa por ter momentos felizes, mesmo sem a pessoa que você perdeu lá. Como a própria Gabriela desejou, "não sentir culpa por estar feliz".

Não tem muito mais pra dizer fora: É uma experiência incrível, cheia de lágrimas, altos e baixos e até uns socos vindos da sua consciência.

Vou encerrar isso com uma frase da Júlia (Tem spoilers na frase).

"Então o negócio é o seguinte, Gabriela Muniz: eu te amo, minha verdadeira amiga, e por isso liberto você. Seja feliz. Do jeito que quiser, mesmo que esse jeito não seja o que eu acho que deveria ser. Mas, acima de tudo, por favor, não seja sozinha. Este é o último desejo que deixo para você realizar: tenha uma nova melhor amiga.

O maior beijo de todos os mundos, Júlia."

cadelinhadosnow 12/02/2022

Uau
"Falar sobre luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre luto é reconhecer que acabou. E está aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais para ser finita."

O que falar desse livro?
Encontrei ele da forma mais aleatória possível e desde a primeira vez que o vi senti que seria uma leitura que me faria mudar a perspectiva de muitas coisas que estavam acontecendo na minha vida atual. E
ao mesmo tempo, senti que poderia ser uma leitura fraca e que talvez estivesse colocando expectativas demais.

A primeira opção ganhou. A minha intuição estava certa.

A autora tem uma escrita tão marcante que tive vontade de grifar o livro inteiro com tantas frases lindas e especiais que fazem você mudar o seu padrão de pensamento.
Sou muito grata por ter encontrado esse livro e ter conhecido a Gabriella e a Júlia.
Principalmente por ter tido a chance de conhecer o ser puro que era a Júlia.
Ela realmente se tornou a minha inspiração em como viver a vida da forma certa.

Todos no fundo precisamos de uma Júlia.
E espero que um dia possamos encontrar. E caso não encontremos, que possamos buscar a Júlia que já existe lá dentro da gente, bem no fundinho, esperando para ser libertada.

xx

"Olho para o teto, enquanto sinto algumas lágrimas esquentarem meu rosto. O teto é branco, branco é a cor da paz. Eu vou encontrar a minha.

laurapita 03/02/2022

é um livro fofinho, mas é só isso. Nn recomendaria sla achei bem morno. Os personagens são clichês, as ideias dos personagens são clichês, os dilemas dos personagens são clichês... Faltou explorar mais os acontecimentos e até a morte.

Nickronomicon 01/02/2022

Um bom livro sobre perda e luto
As Dez-vantagens de Morrer Depois de Você é um livro de leitura rápida, com uma escrita levinha que o torna ainda mais fácil de ser devorado. Este livro trata do luto de uma forma delicada, e confesso que rolou uma ou outra lágrima em alguns momentos da narrativa, porque é muito fácil se onde ficar com alguns sentimentos da protagonista, principalmente se você já perdeu alguém importante.
Apesar disso, tem alguns pontos negativos que precisam ser ressaltados. Gabriela se mostra muito egoísta e fechada para o que acontece com as pessoas ao seu redor e em determinadas partes da narrativa é muito difícil de levá-la a sério e simpatizar com a personagem, mesmo entendendo que ela não sabe lidar com a perda da melhor amiga e se sente constantemente deprimida e, quando dá algum passo em direção à superação, culpada.
Também senti falta de um desenvolvimento mais aprofundado dos outros personagens. Fabinho é o estereótipo de amigo gay que não tem propósito algum na história além de apoiar a protagonista, e algumas das suas falas e gírias são muito irreais ? não vou dizer que é impossível, mas é muito difícil um adolescente falar com o outro se chamando de "bi" a cada três palavras ?. No mais, achei que o final poderia ter sido melhor trabalhado, tive a impressão de que o livro termina do nada.
Por todas essas considerações, vale a pena dizer que é um livro sem foco no romance, de pegada mais adolescente, e que trata de forma muito sensível a temática do luto. É um daqueles livros para se sair de uma ressaca literária, ou para ler depois de algum que seja mais pesado. Vale a pena, mas a execução poderia ter sido melhor. Minha nota para essa obra é 3,5/5.

lendo_e.viajando 28/01/2022

Oque rolou?
Eu comecei esse livro sem expectativa nenhuma, e já me irritei com a personagem principal, entendi que tava doendo e que ela tava mal mas msm assim ela me irritou muito, chorei e passei raiva do começo ao fim mas valeu a pena, no momento ainda não sei oque tô sentindo em relação a esse livro, acho que ele é bem 8 ou 80,ou ele é seu favorito ou você vai achar uma perda de tempo, n acho que foi perda de tempo mas n sei se gostei tanto. Foi uma leitura legal, chegou no fim tão derrepente que agora quero mais. Esse livro me deixou tão sem reação que nem sei oque escrever sobre ele, só lendo pra entender.

Lu ð 27/01/2022

As dez-vantagens de morrer dps de vc - resenha ?
Vamo lá, pra começar eu queria dizer que o livro é sim muito bom e que valeu a pena ler apezar de algumas coisinhas q fizeram eu n dar 5 estrelas.
você conhece a Gabriela que acabou de perder sua melhor amiga com 17anos em um acidente de carro, a vida dela vira de cabeça pra baixo quando ela se recorda de cartas na qual a Júlia(a melhor amiga da Gabriela) tinha escrito pra ela ler quando a Júlia morresse. Basicamente são 10 cartas que tem 10 desafios pra mudar a vida da Gabriela e a Júlia que não era boba nem nada colocou coisas bem radicais como pular de paraquedas ou cantar para uma multidão (coisas que a sinopse do livro já fala).
Durante o livro você passa sobre todo o luto, a dor e o sentimento da Gabriela pela perda da melhor amiga, mesmo depois de meses a dor não passa, anos, talvez uma vida inteira.
O livro realmente não é focado em romance e você se prende bem mais na perda e no luto da Gabriela do que no romance que acontece durante o livro, de qualquer forma eu sempre achei eles bem lindos e torcia pra que dasse certo.
Acho que o que fez eu não achar o livro perfeito é que as vezes parecia que o livro era sobre a Júlia e não sobre a Gabriela, é claro que só pela sinopse do livro a gente sabe que é de certa forma um livro delicado já q como eu falei o livro conta sobre tudo do luto, ainda sim eu acho que a Gabriela ficava muito dependente da Júlia, para escolher roupas, sair pra fazer algo e basicamente tomar qualuqer decisão, ela sempre pensava como achava que a Júlia gostaria que ela se vestise, o que a Júlia acharia que ela deveria fazer e etc
O humor da autora é muito bom e pelo contrário do que eu pensava ele deixou o livro ainda melhor, leiam de vdd.
É isso.

Gabi Freitas 25/01/2022

Emocionante?
Nesse livro pude entender mto sobre o luto e sobre o que significa perder alguém, eu nunca perdi ninguém próximo, mas com a Gabriela pude entender um pouco de como é. Pude ver os estágios do luto: raiva, negação, culpa, etc.
Eu acho que para pessoas que perderam alguém recentemente esse livro seria muito bom.

letícia 23/01/2022

as desvantagens de morrer depois de você
primeira leitura do ano ?

vou ser sincera, esperava mais...

*é uma leitura leve e bem adolescente.

yuri 15/01/2022

chorei
esse livro é perfeito em tantos níveis, ainda mais ora quem já perdeu alguém, eu literalmente chorei a cada 10 páginas, amei de verdade, super recomendo, leiam por favor q eu não posso sofrer sozinho

Eduarda315 14/01/2022

"(...) tem gente que é grande demais para ser finita".
O meu sentimento em relação ao livro mudou com o andar da história. Confesso que gostei mais do meio para o final, antes disso a leitura não estava indo bem, especialmente por causa da protagonista Gabriela. Uma garota egoísta que me irritou bastante, ela estava passando por um processo de luto e tudo mais, mas parecia que todas as perspectivas dela estavam apontadas para si, nunca parava para pensar nos outros e acabava magoando todos a sua volta. Isso poderia simbolizar que a personagem estava perdida e não fazia ideia de como lidar com o que sentia, mas como leitora foi irritante acompanhar as crises de chatice da Gabriela.

A proposta das cartas é super legal, mas a amizade entre a Julia e a Gabriela me pareceu uma relação meio dependente. Tipo, a forma como a Gabi falava da amiga e como se sentia, tudo na vida dela girava em torno da Julia praticamente, parecia que ela era a sombra da amiga. Pelas partes dos flashbacks da amizade das duas ou até com a Gabriela contando, não me pareceu a descrição de uma amizade saudável.

Gostei da forma como a autora abordou os romances da personagem, porque foi tudo muito natural, e foi legal acompanhá-la se envolvendo com mais de um cara, porém sem ser um triângulo amoroso.

O luto é retratado de maneira bem leve, mas sei que é um gatilho para alguns, então se você não se sente confortável com o tema pode ser incômodo. Particularmente, achei na medida certa para a proposta e ritmo da história.

Sobre a escrita, apesar de ser bem fluída e fácil, a autora resume muitas cenas, senti falta de mais detalhes e descrições, por incrível que pareça.

Enfim, se eu fosse mais nova, provavelmente, gostaria mais do livro, mas foi uma boa leitura de qualquer maneira.

Laurete 13/01/2022

AS DEZVANTAGENS DE MORRER DEPOIS DE VOCÊ
I just wanted you to know
That this is me trying
I just wanted you to know
That this is me trying

Meu deus eu só queria que todos sentissem o que eu senti, porque eu espera algo e bom e recebi algo excepcional. Não posso dizer que a Gabriela é perfeita e que tudo que ela faz é certo porque não é. Porém ela está confusa ela tava tentando, eu sei como é fazer tudo errado querendo fazer certo e machucar aqueles que te faziam inteiro. Dói perder dói deixar porque ela não tem mais a Júlia e ela não tem mais um pedaço dela. E conviver com si mesma faltando um pedaço, eu sei que vai doer pra sempre mas ela não pode se entregar a dor e nem sentir culpa de sorrir. Porque é tudo que a Júlia não queria. Ela tava rodeada de pessoas no aniversário dela e mesmo assim ela tava sozinha eu sei.

And it's hard to be at a party when I feel like an open wound
It's hard to be anywhere these days when all I want is you
You're a flashback in a film reel on the one screen in my town

Eu sei que no momento tudo que ela sente falta tudo que ela chora todas as suas palavras se encaixam em this is me trying da taylor swift, porque não importa o ela faça ela quer a Julia do lado. A Gabi chora muito mesmo porque dói não porque ela é fraca ela tá tentando então se você também tá tentando leia esse livro e se veja na Gabriela é sofra com ela igual eu. Amo o seu Toninho a dona Mirtes supera aquele vazio que você sente, fala com seus pais porque eu sei que tá difícil com eles ,mas tenta descobrir o lado deles e talvez você se surpreenda. As vezes que você quis crescer agora você quer ser pequeno dr novo leia esse livros. E se você sente falta de alguém ou de você tá tudo bem chorar mas não se esqueça de sorrir de vez em quando, não deixa você sozinha e pede desculpas pra quem você sente falta até das brigas, só leia esse livro e vai rir e se identificar.

Larissa Bispo 11/01/2022

Transmite uma mensagem importante
Livro fininho, nacional, bem escrito e que aborda um tema extremamente delicado de forma a envolver o leitor e transmitir a mensagem de forma fluída e impactante.

elisinha 11/01/2022

O que achei de As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você
O enredo da história, apesar de um tanto quanto batido (luto, adolescência, escola, desavenças entre pais e filhos, etc) é lidado de forma maravilhosamente boa pela autora. Uma escrita nacional, finalmente com erros e palavras comuns no vocabulário oral, especialmente quando ocorrem abreviações, em vez da costumeira formalidade polida. Confesso, chorei algumas vezes. Senti raiva com a protagonista (e dela própria, algumas vezes). É legal ver a evolução da personagem principal nos estágios do luto, além de sua mudança de mentalidade em relação a várias coisas. Quando comecei a ler, achei fortemente que seria um candidato a um livro queridinho, e de fato passou a ocupar esse espaço para mim. Ao longo da narrativa, existem muitas referências à cultura nacional, jogos de palavras, e mostra realmente a linha de pensamento adolescente. Cinco de cinco estrelas. Boa leitura!

elybranca 09/01/2022

Realmente achei bem clichê, porém em alguns momentos era bem interessante. Infelizmente eu achei a protagonista Gabriela um porre, não consegui ter muita empatia com ela e a achei muito egoista, o final foi bom, mas bem clichê. Consegui me emocionar um pouco com o final, mas tb não me gerou tanta emoção assim.