As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Nickronomicon 01/02/2022

Um bom livro sobre perda e luto
As Dez-vantagens de Morrer Depois de Você é um livro de leitura rápida, com uma escrita levinha que o torna ainda mais fácil de ser devorado. Este livro trata do luto de uma forma delicada, e confesso que rolou uma ou outra lágrima em alguns momentos da narrativa, porque é muito fácil se onde ficar com alguns sentimentos da protagonista, principalmente se você já perdeu alguém importante.
Apesar disso, tem alguns pontos negativos que precisam ser ressaltados. Gabriela se mostra muito egoísta e fechada para o que acontece com as pessoas ao seu redor e em determinadas partes da narrativa é muito difícil de levá-la a sério e simpatizar com a personagem, mesmo entendendo que ela não sabe lidar com a perda da melhor amiga e se sente constantemente deprimida e, quando dá algum passo em direção à superação, culpada.
Também senti falta de um desenvolvimento mais aprofundado dos outros personagens. Fabinho é o estereótipo de amigo gay que não tem propósito algum na história além de apoiar a protagonista, e algumas das suas falas e gírias são muito irreais ? não vou dizer que é impossível, mas é muito difícil um adolescente falar com o outro se chamando de "bi" a cada três palavras ?. No mais, achei que o final poderia ter sido melhor trabalhado, tive a impressão de que o livro termina do nada.
Por todas essas considerações, vale a pena dizer que é um livro sem foco no romance, de pegada mais adolescente, e que trata de forma muito sensível a temática do luto. É um daqueles livros para se sair de uma ressaca literária, ou para ler depois de algum que seja mais pesado. Vale a pena, mas a execução poderia ter sido melhor. Minha nota para essa obra é 3,5/5.

laurapita 03/02/2022

é um livro fofinho, mas é só isso. Nn recomendaria sla achei bem morno. Os personagens são clichês, as ideias dos personagens são clichês, os dilemas dos personagens são clichês... Faltou explorar mais os acontecimentos e até a morte.

cadelinhadosnow 12/02/2022

Uau
"Falar sobre luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre luto é reconhecer que acabou. E está aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais para ser finita."

O que falar desse livro?
Encontrei ele da forma mais aleatória possível e desde a primeira vez que o vi senti que seria uma leitura que me faria mudar a perspectiva de muitas coisas que estavam acontecendo na minha vida atual. E
ao mesmo tempo, senti que poderia ser uma leitura fraca e que talvez estivesse colocando expectativas demais.

A primeira opção ganhou. A minha intuição estava certa.

A autora tem uma escrita tão marcante que tive vontade de grifar o livro inteiro com tantas frases lindas e especiais que fazem você mudar o seu padrão de pensamento.
Sou muito grata por ter encontrado esse livro e ter conhecido a Gabriella e a Júlia.
Principalmente por ter tido a chance de conhecer o ser puro que era a Júlia.
Ela realmente se tornou a minha inspiração em como viver a vida da forma certa.

Todos no fundo precisamos de uma Júlia.
E espero que um dia possamos encontrar. E caso não encontremos, que possamos buscar a Júlia que já existe lá dentro da gente, bem no fundinho, esperando para ser libertada.

xx

"Olho para o teto, enquanto sinto algumas lágrimas esquentarem meu rosto. O teto é branco, branco é a cor da paz. Eu vou encontrar a minha.

Blood Moon 12/02/2022

Lindo.
O tanto que eu chorei com esse livro não está escrito. Sensacional.

As Dezvantagens de Morrer Depois de Você é lindo. Basicamente, pra quem não sabe a sinopse, Gabriela vai tentar cumprir os desejos da melhor amiga, Júlia, que morreu em um inesperado acidente de carro. A história é sobre a aceitação e superação da morte da amiga, e, céus, como esse livro bate forte.

Tem momentos que, mesmo não me relacionando, é possível sentir a dor da Gabriela. Ver ela cumprindo os desejos e sendo mais feliz, ou tendo momentos marcantes foi incrível. Tem momentos felizes e triste, personagens com um carisma incomparável (vocês mesmos, seu Toninho e dona Mirtes), personagens que deveriam ter carisma, mas são insuportáveis (tô olhando pra você, Fabinho) e personagens feitos pra ser chatos (sim, Rafa Moraes).

Pelo meu entender, a autora retrata bem os altos e baixos do luto, por exemplo, como você pode se perder no que sente e não reparar os sentimentos dos outros, ou sentir culpa por ter momentos felizes, mesmo sem a pessoa que você perdeu lá. Como a própria Gabriela desejou, "não sentir culpa por estar feliz".

Não tem muito mais pra dizer fora: É uma experiência incrível, cheia de lágrimas, altos e baixos e até uns socos vindos da sua consciência.

Vou encerrar isso com uma frase da Júlia (Tem spoilers na frase).

"Então o negócio é o seguinte, Gabriela Muniz: eu te amo, minha verdadeira amiga, e por isso liberto você. Seja feliz. Do jeito que quiser, mesmo que esse jeito não seja o que eu acho que deveria ser. Mas, acima de tudo, por favor, não seja sozinha. Este é o último desejo que deixo para você realizar: tenha uma nova melhor amiga.

O maior beijo de todos os mundos, Júlia."

Gabi 13/02/2022

Demorou
Demorou bastante tempo para concluir essa resenha.

Essa história é bem legal e envolvente, li em uma semana porque ele é fininho.
Mas não é o que eu pensei, não tem nada de romance e sim a evolução da nossa protagonista, insuportável mas dá para entender o porquê já que ela perdeu a melhor amiga.
É bom, a escrita é ótima e os capítulos são bem curtos.

Opinalivros_ 18/02/2022

bom para sair da ressaca
livro leve,pequeno e fácil d ler ótimo para sair da ressaca.
gostei muitooo da escrita e da história em geral.

lau âï¸ 19/02/2022

muito bom
As dez vantagens de morrer depois de você é um livro com uma história tão drástica mas que acaba se tornando tão necessária, adorei ler esse livro por ter tratado de uma forma muito boa sobre o fato da principal ter perdido sua melhor amiga, sua outra metade. gostei muito principalmente do fato de mostrar claramente a culpa que ela sentia por estar mais feliz fazendo coisas que ela só está fazendo por sua melhor amiga ter morrido. simplesmente incrível!

netuno 28/02/2022

legal
O livro me irritou em GRANDES partes, como por exemplo algumas frases esteoriotipadas, a personagem principal, alguns clichês bem previsíveis. Acho que o romance foi bem meia boca e clichê, se não tivesse nem sentiria falta.

Porém esse livro conseguiu me divertir, foi incrível imaginar cada momento da Gabriela, conseguia ver a imagem como um filme na minha cabeça. Aliás, super assistiria um filme deste livro.

Acho que poderiam ter aproveitado melhor essa ideia, porém achei legal.

bia 02/03/2022

não tava me prendendo nadinha até o meio, mas acho que foi só o momento que eu decidi ler ele, quando voltei a ler devorei super, mas não é um livro que eu suuuper recomendo, mas até que trata uma pauta importante da protagonista superando o luto pela perda da melhor amiga

beatrizzzzzzzz 02/03/2022

preciso ser sincera, esse livro me decepcionou um pouco... quando eu soube dele eu fiquei com as expectativas MUITO altas e quando fui ler elas simplesmente me deram um tombo. eu demorei quase 1 mês pra ler um livro que nao tem nem 300 páginas, sendo que eu já li livros maiores em 2 ou 3 dias, então a verdade é: me deu tédio durante a maior parte da leitura. mas eu nao desisti do livro porque eu sou insistente e tava curiosa pra saber se a gabriela ia evoluir. senti ódio da protagonista quase o livro todo, ela usava a morte da melhor amiga pra ser babaca, sendo que o mundo não gira através do sofrimento dela e as pessoas que estavam ali com ela também tinham sentimentos e problemas. me sinto meio egoísta por pensar assim, mas não consigo deixar esse meu pensamento de lado. e nao não gostei do final também, queria ver a amizade da gabi e da lorena crescendo aos poucos novamente, mesmo o livro não sendo sobre elas. porém também teve os momentos legais, como a gabi realizando os desejos da julia, achei todos muito engraçados e que conseguiram me divertir.

Joice 04/03/2022

GJ ?
Releitura de 2020 ?

Eu tinha na memória que esse livro era bom mas não me recordava de um detalhe se quer. Amei a leitura , muito leve e descontraída , ao mesmo tempo , necessária .

O livro aborda um assunto muito importante, o luto. Gabi perde sua melhor amiga , Júlia, em um acidente de carro. Antes de Júlia morrer elas fizerem uma lista com 10 coisa que a outra tinha que fazer caso a outra morresse. Ao decorrer do livro Gabi vai cumprindo os 10 desejos que Júlia planejou para ela com ajuda dos amigos e familiares e passando pelos estados do luto. Gabi se prende muito quando o assunto é novas amizades , e se apaixonar.

Enfim , o livro é muito divertido, você vai lendo e quando percebe já leu 50 páginas kkkk. Amei os capítulos pequenos.. acho que minha nota não é maior por o final ficou muito aberto. Tipo , ela consegui realmente se apaixonar? Lorena se tornou sua amiga ? Entre outros perguntas . Mas não deixa de ser uma leitura legal e principalmente, ótima para quem está passando por ressaca literária. Eu recomendo ?

Luiza.Zulpo 14/03/2022

Foi uma leitura muito prazerosa, mesmo sendo mais devagar, pois não consegui me prender muito no início. Gostei bastante da evolução da personagem principal e de como isso foi trabalhado ao longo da história, principalmente pelo fato da autora ter envolvido o atendimento psicológico, que na minha opinião foi fundamental. Além disso, gostei também de como ela abordou o tema principal, que seria o luto e a superação, assim como o enredo que foi bem organizado e não deixou passar nem um ponto mal resolvido. Outra coisa que me fez gostar da leitura foi por ele ter capítulos pequenos, o que, particularmente me ajuda a ler o livro de forma mais rápida e menos cansativa. Recomendo pra quem está querendo ler um romance mais leve e divertido.

duda 16/03/2022

seja feliz.
olha vou ser bem sincera.
Eu demorei muito pra ler esse livro, não conseguia me concentrar e não me prendeu 100% mas valeu muito a pena pq as coisas de certa forma foram acontecendo rápido mas mesmo assim nada ficou confuso.
Confesso também que algumas coisa me surpreenderam bastante, coisas que eu não imaginava que seriam daquela forma mas não atrapalhou em nada na leitura.
Sejam felizes. não se prendam ao passado, o passado já aconteceu e o presente é nosso.

dillyjups 17/03/2022

Algumas coisas estereotipadas e comportamentos dos personagens me irritaram bastante, é bem caricato em alguns momentos.
Tirando isso um livro divertido, bom pra passar o tempo.

Elleara1 18/03/2022

Vamos lá
Entrei nesse livro com grandes expectativas, afinal, muitas pessoas recomendaram e deram grandes resenhas de como ele seria bom. A história, de fato, tinha de tudo pra ser boa, mas a escrita....

A Gabriela é uma personagem insuportável que deposita todas as suas frustrações e todos os seus comportamentos horríveis na morte de sua amiga, Julia. Eu entendo que essa é a forma como ela demonstra seu luto, mas ela se mostra extremamente chata em quase todos os momentos do livro, e isso tornou a leitura muito difícil. Quase desisti.

Me incomoda como em muitos momentos parecia que eu estava lendo uma fanfic, com diálogos rasos, concretizações fáceis e rápidas de forma inesperadas, tendo um romance muito bobo e fácil de prever.

Resumindo: uma boa ideia feita com uma escrita muito imatura.