Minha vida de menina

Minha vida de menina Helena Morley

Resenhas - Minha Vida de Menina

Vivi 25/08/2020

Realmente interessante que o livro tenha sido redescoberto e reeditado após várias décadas.
Prezo muito pela valorização da literatura não canonizada, em especial m, a feminina.
O livro contra a pré-adolescência de Helena, uma menina de Diamantina, MG. Com comentários muito perspicazes, vai construindo e oferecendo uma leitura daquela sociedade recém saída dos domínio português e da escravização.

Nalanda 24/08/2020

O livro e realmente bom, mas demorei pra me prender no começo, era algumas coisas muito repetitiva, mas super recomendo que leiam esse livro.
Uma coisa que reparei foi como a Helena vai evoluindo a sua escrita com o tempo, no começo os textos eram muito pequenos, no meio do livro ela já ia contando as suas histórias do dia dia bem melhor, mas descritiva e bem mais organizado.

Luiz Gustavo 13/08/2020

"Minha vida de menina" é ambientado em Diamantina nos anos de 1893 a 1895 – muito antes da pandemia de covid, do atentado às torres gêmeas, do desastre de Chernobyl, das ditaduras latino-americanas, das três grandes guerras mundiais (incluindo a guerra fria), e antes mesmo da invenção do avião. Pensei que uma história que se passa antes de todos esses eventos seria muito aprazível de se ler, e nesse livro temos acesso aos diários de Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) na época em que ela tinha entre 12 e 15 anos. É um livro autobiográfico, portanto. Pois bem, inicialmente a vida e os acontecimentos provincianos são realmente divertidos. Alguns casos beiram o absurdo, e ri muito com as loucuras que aconteciam na cidade mineira no final do século XIX. Também fiquei impactado com a banalidade da morte e as desigualdades sociais. Helena tem alguns pensamentos marcantes, apesar da pouca idade, mas é muito difícil simpatizar com ela. A partir do diário de 1894 fica mais evidente que Helena distorce a realidade que descreve. Muitas vezes ela se faz de vítima e "arruma" os acontecimentos a fim de fazer com que o leitor tenha uma boa impressão dela, mas logo percebemos as constantes tentativas de enganação por parte da narradora. Helena romantiza a pobreza e o sofrimento dos outros e reclama de sua vida, julga todos ao seu redor, é extremamente mimada, egoísta e vaidosa, mas faz pose de boa moça sofredora e eu só queria dizer a ela: "Não gosto de você. Não sinto verdade em você. Acho você, sim, incoerente. Você está onde te convém, em todos os seus jeitos, falas, andados, posicionamentos e etc. Acho você uma falsa, acho você extremamente sem educação, extremamente grossa com as pessoas e extremamente soberba". Apesar dos acessos de raiva causados pela narradora antipática, "Minha vida de menina" foi uma boa leitura.

linedslima 27/07/2020

Não é o estilo de livro que eu gosto porém acho maravilhoso para entender a época em que ele se passa

Locimar 25/07/2020

Delicada surpresa
Li este livro por causa da Elizabeth Bishop, porque foi ela que em um de seus livros fez referência à "Minha vida de menina". Foi Bishop que a descobriu e a traduziu para o inglês. Minha edição primorosa é a 4ª, de 1958 lançada pela Livraria José Olympio Editora. É um documento histórico valioso. Como sou fã de diários, também é saboroso. Que prato! Uma iguaria!

Gizalyanne 23/07/2020

Muito bom!
Confesso que no início foi bem cansativo, e eu tive que perseverar muito para continuar lendo ,mas ao final eu fiquei sentindo falta já da personagem, da Elena, e com pena de que tinha acabado , e querendo saber mais sobre ela e o que aconteceu com ela. Acho que é a primeira vez que isso acontece comigo e eu terminar um livro e ficar tipo: como que com saudade da personagem ou querendo uma continuação, na verdade não, não é a primeira vez agora me lembro que quando terminei o livro sobre Charlotte Bronte eu também fiquei assim, mas aí no caso ela tinha morrido. Eu queria que ela tivesse vivido mais. No caso da Helena eu queria que continuasse a história mas a história não continua o diário só vai até uma certo ponto da vida dela. Enfim ela me conquistou e acho que merecia um outro livro livro sobre a vida dela sobre o depois. Era uma jovem muito original e sincera em seus pensamentos bem valioso!

Nicoly 29/06/2020minha estante
Uma dica: Você pode corrigir isso na mesma página que você escreveu a resenha e ai você salva. Não vai mandar de novo, só corrigir.

b i a 08/06/2020

Chatíssimo!
Li esse livro por obrigação, que experiência ruim! A Helena é chata demais, são mais de 300 páginas dela contando a vida dos vizinhos e da família, da escola dela e reclamando da vida, ah e falando da vó! Só não dei uma estrela porque sei que é um livro bom para conhecer como funcionava a sociedade da época, é um bom retrato histórico e o livro tem importância, mas não achei nada encantador e não pude deixar de reparar em todo o racismo nele, sei que é a mentalidade da época mas isso me deixou tão incomodada!!
Enfim, não recomendo, e em 2021 não cai mais na FUVEST ?????

Thana 30/05/2020

Um dos melhores que já li, eu tinha 16 anos. O livro é muito humorado, a leitura é fluída, mostra uma realidade que poucos conhecem. Muito bom.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 08/05/2020

dá pra gostar do diário odiando a autora?

Isa Beneti 01/05/2020

Um diário interessante
Retrata muito bem a realidade dos mineradores do século XIX. Impossível não sentir afeto pela narradora, que, apesar de ser uma criança um tanto travessa, é muito bondosa. Foi muito bom viver as travessuras de Helena com ela!

ThaisMMateus 05/04/2020

Conquistou um lugar no meu coração e entre meus livros favoritos
O livro fala sobre a vida de Alice Dayrell, ou Helena Morley, quando adolescente nos anos de 1893 até 1895 em Diamantina-MG. Aparentemente, são páginas de um antigo diário dela, ou seja, é uma história real.
Surpreendeu-me muito esse livro, pois essa não era bem a imagem que eu tinha de uma garotinha que viveu no final do século XIX. Para mim, ela parece uma personagem muito atual, se eu não tivesse lido as datas, acreditaria que essa história se passa em uma cidade pequena no inicio do século XXI. Ela é ousada, fala o que quer e é o que é, sem nenhum disfarce, isso é muito inspirador para mim.
Recomendo muito o livro, é divertido e leve, mas não deixa de contar muito sobre a história do Brasil e de como era a vida para uma menina que viveu há mais de 120 anos atrás. Eu gosto de como o livro ensina sem deixar de ser engraçado, eu ri muito com as trapalhadas de Helena, ela conquistou um lugar especial no meu coração e na minha estante, este está entre os meus livros favoritos.

Thalin 26/03/2020

Impressão pessoal
Esse livro foi escrito em forma de diário, o que o torna ainda mais interessante! E vem trazer para nós leitores essa proximidade e intimidade com a autora da obra, muitos estudiosos acreditam que esse livro foi realmente fruto de memórias e relatos já existentes e deixados pela escritora, mas há também alguns que acreditem que isso tudo que se passa no livro, não passou dos frutos imaginários de quem o escreveu.