Minha vida de menina

Minha vida de menina Helena Morley

Resenhas - Minha Vida de Menina

marcelo.batista.1428 29/04/2019

Li que foi aclamado por Drumond e Guimarães Rosa; que através do diário de uma garota, tinha-se um retrato do cotidiano de Diamantina do final do século XIX.
Encontrei muito de um diário e pouco de um retrato histórico, e minha expectativa era exatamente o inverso.

Saru.Bryan 15/04/2023

Literatura clássica nacional.
Todos os personagens são racistas. O livro retrata a realidade da época fastidiosamente. Pela minha percepção, acredito que o livro tenha sido escrito quando a autora já estava na melhor idade.
nat 17/04/2023minha estante
como assim todos racistas ??

Saru.Bryan 17/04/2023minha estante
Nat, em quase todas as passagens que negros são citados, existe uma clara depreciação dessa etnia. Não só a narradora, como todos os personagens assumem protagonismo racista quando estão com negros, falam sobre negros ou pensam sobre os mesmos.

nat 17/04/2023minha estante
obrigado por responder, eu até coloquei ele na minha listinha, pq eu ainda tenho vontade de ler

Carol (@carolebiomed) 16/10/2023minha estante
É verdade! O livro é totalmente impregnado pelo racismo e quase desisti da leitura, me incomodava demais com a forma desumana que tratavam pessoas negras. É até revoltante, mesmo sabendo todo o contexto da época e tal.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 08/05/2020

dá pra gostar do diário odiando a autora?

murilomerino 24/10/2021

impossível não amar a helena!
esse livro na verdade não é um livro, é uma coletânea de diários da Helena de quando ela era pequena e morava na área rural de Diamantina. ela conta seu dia a dia e suas vivências com sua família e amigos de uma forma muito leve e engraçada, de modo que vc se pega rindo em vários momentos da personalidade despojada e rebelde dela.
super recomendo pra quem quer uma leitura bem descontraída e ao mesmo tempo gosta de história e tem interesse em saber como era a vida no final do século XIX no Brasil, logo após o fim da escravidão e com a crise do ciclo da mineração.
dei 4 estrelas pelos momentos que passei raiva pelo racismo da época

Patricia.Silva 11/09/2021

Sobre ser criança
Livro super engraçado e fofo! É o diário da Helena quando criança. E assim ela vai relatando os pontos altos do seu dia ou as piores coisas que acontecem.
Me identifiquei muito com ela no sentido de ser muito questionadora e dona das suas ideias.
Linda a relação dela com a avó e com os pais dela.
Leitura por demais prazeirosa!

Danilo 20/11/2020

Gostei!
Bem bonitinho e fofo! Gostei das histórias. Comecei a ler com baixas expectativas, mas foi muito bom.
Muito legal para entender como era o pensamento da época também.
Recomendo!

Tuca 23/12/2020

Adorável
Não sou muito fã de livros em formato de diário, mas a maneira como a autora conta os causos e histórias na visão dela como criança é encantador.
Apesar de ser uma menina espoleta, “vadia” com os estudos e meio boca aberta, Helena também apresenta todo um lado carinhoso (principalmente com a avó) e um coração mole com aqueles que pouco tem.
O fator histórico desse tipo de livro é uma das coisas que me chama a atenção, mesmo sendo na visão de uma criança, você consegue ter um panorama de como era a sociedade brasileira da época, quais os problemas mais comuns e como se resolviam as coisas. As superstições e os dizeres da época me lembrou de muitas coisas que minha mãe conta da vida dela de menina, engraçado como essas coisas passaram por várias gerações, mas que agora muitas tem se perdido.
Você quase consegue sentir e saborear a vida como era naquela época, e mesmo com todas as dificuldades a gente se pega imaginando com seria viver tudo aquilo.
Não é um livro que irá agradar a todos, seja por ser em formato de diário, seja por ser muitas vezes um pouco mais parado, mas só pelo fator histórico eu acho que vale a pena ler.

site: https://www.instagram.com/p/CIa5lGvgyQB/

Isa Riva 18/04/2023

Que decepção
Eu comecei a ler toda animada, protagonista de Diamantina, escritora mineira. Que horror. Livro cansativo, totalmente focado na religião católica. Esperava que, por ser um relato feito por uma criança, iria ser tranquilo e leve de ler. Que pena de mim

??????
Dandara98 26/11/2023minha estante
o que vc esperava de um livro do final do século xix situado no cotidiano da província? impossível separar a religiosidade desse contexto

Nalanda 24/08/2020

O livro e realmente bom, mas demorei pra me prender no começo, era algumas coisas muito repetitiva, mas super recomendo que leiam esse livro.
Uma coisa que reparei foi como a Helena vai evoluindo a sua escrita com o tempo, no começo os textos eram muito pequenos, no meio do livro ela já ia contando as suas histórias do dia dia bem melhor, mas descritiva e bem mais organizado.

Eduardha 04/04/2022

Gostei muito do livro, foi uma leitura divertida! Estava nas minhas metas para esse ano!! Adorei a escrita

Eduarda.Colognesi 22/12/2020

Suave
O livro e desenvolvido em cima da visão de uma menininha atrevida sobre sua vida incluindo diferenças sociais, mostrando a prevalência da escravidão e Racismo pós abolição, mostrando diversas mulheres e seus papéis na sociedade e em seus relacionamentos dentre outros. Tudo isso e descrito de uma forma lenta, suave conforme os dias vão passando em seu diário repleto de acontecimentos cotidianos e intrigas infantis.
É uma leitura a ser feita sem pressa

Leonardo 20/07/2010

Se desse para colocar seis estrelas...
Um livro ótimo. Escrito na forma de diário, apresenta não só o dia-a-dia da menina Helena, mas também o cotidiano de uma época. Em cada página o leitor mergulha nas inocentes aventuras da garota. Da vontade de ter vivido naquela época...
Um dos meus livros favoritos.

Jonara 30/04/2010

Este é um ótimo livro pra se dar e receber de presente! Eu ganhei de aniversário e simplesmente adorei. Só de ver a capa fiquei encantada, a equipe do design tá de parabéns! A maneira de dividir os dias do diário é simples e linda. Já estou planejando dar de presente pra minha avó e pra algumas amigas.
A Helena é um doce de garota, riso solto, alegre e muito boazinha. Ela conta as coisas de um jeito que faz a gente sentir saudades da infância. Aquele jeito de ser muito espontâneo, que a gente só tem nessa idade. Me diverti muito com várias histórias, fiquei espantada com outras. Um amor mesmo, recomendo!

Zuca 04/05/2009

A autora nos faz viajar no tempo e observar o comportamento das pessoas frente à abolição da escravatura. Helena Morley apresenta Diamantina dos anos 1893 a 1895, os costumes do povo mineiro. A busca incessante pelo ouro. Leitura fácil que pode ser recomendada até para crianças.