A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

Yara 21/06/2023

Eu preciso de continuação...
Amo demais essa trilogia.
Um livro pra mim que é de fácil leitura e que eu consigo imaginar facilmente todas as lutas que são descritas no livro.

Cafe_Fili 29/05/2023

Uma continuação perfeita
Esse volume encerra essa trilogia de maneira muito especial, continua empolgante como os outros livros e apresenta mudanças drásticas como eles. Foi muito bom ler esses livros, tanto que li os 3 seguidos.

Levovitch 28/05/2023

Nessa parte, finalmente chegamos ao fim desse ciclo de aventuras, onde encontramos novamente aqueles personagens incríveis que nos acompanharam ao longo dos três livros. E, olha só, finalmente alguns conflitos que estavam rolando desde o comecinho também vão se resolvendo, abrindo um leque de possibilidades empolgantes para os próximos livros. Já estava sentindo falta do John e da Jane.

Hudson.Carlos 24/04/2023

Um belo final. Os outros dois foram bem melhores, mas achou que a saga teve um bom encerramento e aquela última linha me roubou um belo sorriso de felicidade

Adriana 11/04/2023

Infinitas Possibilidades
Dos 3 esse é mais sem graça, mas mesmo assim é bom.
Aqui a saga vai para colonização, e para a velha e carcomida política!
Nada de novo ele apresenta, mas o tom irônico é fundamental.

Helena 07/04/2023

União Colonial vs 412 raças alienígenas
Enquanto nos dois volumes anterios nós tivemos grandes batalhas, aqui nós temos algo mais político com Perry e Sagan tendo de comandar uma nova colônia no meio do nada sem apoio de ninguém.
John Scalzi nos mostra como a União Colonial manipula todo mundo conforme suas próprias vontades, deixando de informar a todos que a Conclave finalmente saiu do papel e pretende explodir todo mundo, ou assim eles contam quando se dão ao trabalho de revelar alguma informação sobre o assunto.
Aqui todo mundo é peão tanto da UC quanto do Conclave, a questão é qual lado está menos errado no que andam fazendo.
Scalzi desenvolve muito bem tudo aqui, tirando a parte dos lobisomens que não teve tanta importância quando eu achei que teria, de resto é um ótimo livro com um final que deixa claro que continuações iriam acontecer e aconteceram, infelizmente o Brasil não trouxe a segunda trilogia pra cá.
Definitivamente um ótimo encerramento pra primeira parte, só não levou 5 estrelas porquê eu realmente não curto livros com muita pouca ação e porquê fiquei esperando mais informações sobre os tais lobisomens.

Paluke 23/03/2023

Um final incrível
John Scalzi finalizou essa trilogia de forma incrível. Todo o universo, os mundos e as raças dessa história passam uma realidade que eu penso que no futuro a colonização humana em outros planetas vai ser exatamente assim.

Em a última colônia Roanoke se tornou a minha segunda casa enquanto eu lia. A emoção de estar colonizando um mundo totalmente novo deve ser extraordinária. Claro que eu ia ter que me acostumar com o cheiro de sovaco que o planeta tem, mas isso a gente se acostuma (eu espero).

A única coisa que eu lamento era não ter conhecido mais sobre os habitantes originais de Roanoke.

Enfim, foi um ótimo final. E eu espero que o autor volte pra esse universo novamente no futuro.

Bruno 22/03/2023

O conclave
A Última Colônia" é o terceiro livro da série "A Guerra do Velho".

A trama segue o protagonista John Perry, um ex-militar aposentado que lidera uma colônia em um planeta distante chamado Roanoke.

A narrativa é rápida e envolvente, e a trama mantém o leitor interessado do começo ao fim. Os personagens são interessantes, com personalidades distintas e motivações claras.

As reviravoltas da história podem ser um pouco convenientes. Além disso, o livro não se aprofunda muito em questões filosóficas ou sociais, que são comuns em outras obras de ficção científica.

Em geral, "A Última Colônia" é um livro divertido e emocionante, que entretém o leitor com sua narrativa ágil e personagens bem desenvolvidos. Embora possa ser um pouco previsível e simplista, é uma leitura recomendada para fãs de ficção científica militar e de aventura.

Guilherme 05/03/2023

Há mais na vida do que a própria vida.
Um final ótimo para um livro ótimo! Não vejo como poderia ser de outra maneira.

O livro em si não é perfeito, óbvio! Uma coisa que sempre me pegou com a trilogia foi o fato do autor não descrever as outras espécies alienígenas, mas, tirando isso, não tenho do que reclamar.

O livro é fluido, a leitura é gostosa, o universo criado pelo Jhon Scalzi é interessante demais e, por fim, os personagens são muito carismáticos.

Vou sentir falta desse universo. Vou sentir falta do John e da Jane.

Obs: Esse livro não chega nem perto do primeiro, que é o melhor de todos, mas não é ruim de jeito nenhum.

BrunoSB 23/02/2023

Bom Fechamento
A história iniciada lá na Guerra do Velho e depois na sequência, Brigada Fantasma, recebeu seu final agora neste livro. A Guerra do Velho surpreendeu muito no início, os dois livros que a seguiram foram com menos ação, mas o desenrolar da história seguiu para momentos bem marcantes e com grandes surpresas.

Bruno 06/02/2023

A última colonia
John Perry volta à cena nesse livro, nosso protagonista do primeiro livre.

A história é narrada em primeira pessoa na visão de Perry, mas conta com constante interlocução de outros personagens já conhecidos da saga.

Com o desafio de ser o administrador de uma nova colônia, John conta com muito jogo de cintura e sorte para lidar com a situação, em momentos sendo um mero peão manipulado pela UC e em outras sendo um mastermind estrategista manipulando todos à sua volta.

O livro deixa pontas soltas que são difíceis de não notar, como se o autor na metade tivesse mudado de remover arcos da história que desistiu de perseguir, porém isso não atrapalha a ótima narrativa criada.

Recomendo.

Mário Lopes 03/02/2023

Não consegui parar de ler
Esse livro finaliza a trilogia iniciada na guerra do velho de um modo aceitável e razoavelmente satisfatório.
Isso ocorreu porque achei difícil engolir que na última batalha apenas 4 pessoas mataram 80 alienígenas armados até os dentes, também não gostei da falta de descrições físicas dos incontáveis personagens.
Apesar disso, a história foi muito boa. Leitura obrigatória para quem ama livros de ficção científica.
Obs: O diretor do filme avatar parece ter roubado algumas de suas ideias dessa obra.
Robim 04/02/2023minha estante
Eu amo essa trilogia...

Macartiney 26/01/2023

Dois superstar em campo sem entrosamento
Não, não me importo nem um pouco se as balas, explosões e muito sangue cessaram, não ligo mesmo, mas qualquer que for o caminho que o autor escolha mantendo o nível da trama / do suspense / dos diálogos bem construídos .. até prefiro. Mas pra mim foi doloroso esse 3° capítulo e último.

John Perry no primeiro livro foi épico, toda sua história de vida e como se deu seu progresso no espaço em Guerra do Velho. Aí veio o segundo livro e o autor arriscou numa história independente com Jane Sagan, com uma personagem casca grossa a história se manteve num nível elevado de entretenimento.

Eis que juntamos os dois popstars da ficcão científica moderna no último capítulo a aí, talvez faltou empenho numa proposta melhor.
Quem deu uma lida nas considerações finais vai perceber que certos agradecimentos de Scalzi foram pra amigos que entenderam o atraso na entrega desda terceira obra, ai me peguei pensando de que o atraso não teria sido por pensar demais e sim que esse atraso foi maléfico pois em algum momento a editora deve ter ligado cobrando e Scalzi foi obrigado a escrever correndo, porque só assim conseguiria explicar porque conseguiu piorar tanto algo já construído e no momento que tem os dois protagonistas juntos fecharia com uma história, na minha opinião fraca e sem emoções.

Perry completamente caricato nessa obra, perto do homem que foi no 1° livro, não que isso fosse ruiim caso fosse bem desenvolvido, mas o fato é que vi aqui um ex-soldado que pouco podia fazer fazer diante das ameaças sendo mero administrador de colônia (sem nem tanto respeito de seus subordinados) além de um recruta qualquer numa luta

Sobre Jane, acho que fez o papel dela, mulher porreta, sem paciência, até por ser assim, adquiriu respeito por onde passou, independente de qualquer vantagem física, não iria ser diferente, mas foi prejudicada pela história rasa.

O casal, pelas pesonalidades apresentadas e pela escrita em si, pra mim não funcionou em nada, era impossivel imaginar John e Jane dando um simples beijo,,,impossivel. E pensar que Scalzi teve tudo pra estabelecer o maior casal da história da ficcão. Um fiasco. Apenas vi aqui dois militares, com sentimentos forçados devido a necessidade de criar uma filha adotiva e desamparados pela União Colonial.

Zoe, a filha adotiva, aliás também sem qualquer carisma, passaria batido se não existisse,
menos carisma que seus Obins seguranças,

A história num geral, voce fica sempre aguardando que algo do nível dos dois pirmeiros livros aconteça, ou seja, bons dálogos, humor e batalhas bens construídas, nada disso aconteceu, e pior introduziu na saga personagens rasos e sem graça como Savitri, Trujillo, Kranjic e um montão de outros que tiveram seus nomes citados para serem meras encheção de linguiça

E por falar em encheção de linguiça, o que foi aquela ameaça com seres inteligentes com suas lanças e gritos histéricos, para depois serem completamente ignorados durante o restante do livro. Falta de respeito, eu hein.

O final até que pode ser considerado interessante para os personagens, mas uma pena, a forma preguiçosa que se desenrolou essa trama com personagens tão consolidados.
Sei que a Saga lá fora continuaria num quarto livro com Zoe e mais dois com um novo personagem. Se vier para o Brasil com certeza seguirei lendo em respeito ao potencial do escritor.

Kamilla 26/01/2023

Este é o final da sequência "a guerra do velho" e "as brigadas fantasma", esse segundo meu favorito dos três pelo tema abordado, enfim...
A última colônia fecha alguns pontos da série e foca na última grande questão, como funciona a colonização. Esse livro mantém a qualidade narrativa dos dois anteriores, traz referências históricas interessantes e o tema a refletir aqui são as questões políticas e sociais. É um bom livro e encerra bem, em questão de qualidade todos teriam a mesma nota, mas por gosto pessoal dei uma nota menor por ter gostado um pouco menos.