Desigualdade

Desigualdade Eduardo Moreira

Resenhas - Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa

1 | 2 | 3 | 4

Lista de Livros 17/10/2022

Lista de Livros: Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa, de Eduardo Moreira
Parte I:

“Tenho comparado, em minhas aulas e palestras, a economia dos países e regiões do mundo a pequenos parques de areia onde brincam crianças. Explico que a riqueza de um país é como a areia do parque. Digo também que, para se construírem montes de areia, inevitavelmente existirão buracos em algum lugar. Mostro, então, que nos países mais desenvolvidos do mundo, onde a qualidade de vida é tida como melhor, os montes não são tão altos e os buracos não são tão fundos, um reflexo de mecanismos que servem para “derrubar” areia dos montes mais altos de volta para o playground e permitir que os buracos nunca fiquem muito grandes, e todos sigam brincando.

É assim que as coisas funcionam, por exemplo, nos países nórdicos, onde o 1% mais rico da população não acumula mais do que 10% da renda do país e são poucos, estatisticamente, os indivíduos ultrarricos, como aqueles que figuram nas listas das pessoas com maior patrimônio do mundo.

Fica claro também, pela análise das estatísticas disponíveis relativas ao sucesso dos países em oferecer qualidade de vida a seus habitantes, que “derrubar montes” é um dos mecanismos mais eficazes para se fazer com que os playgrounds que existem funcionem da melhor e mais justa maneira possível.

No entanto, a maioria dos países capitalistas alega que o melhor mecanismo é outro: o de se jogar mais areia no parque, para que essa areia nova possa tapar os buracos sem que os montes tenham que, necessariamente, ser destruídos. Isto acontece, naturalmente, por um poder político concentrado nas mãos dos detentores (ou representantes deles) dos “montes de areia” nesses países.

Estimativas, porém, mostram que, se dependêssemos somente da areia que é jogada no parque para tapar os buracos, o mundo precisaria crescer 175 vezes sua economia (+17.500%), com a atual taxa de distribuição de renda, para fazer com que todo habitante do planeta conseguisse viver com uma renda superior a 5 dólares por dia (Oxfam Brasil, 2018). Um crescimento impensável, dada a escassez de recursos naturais no planeta e a inexistência de mão de obra para suportar tal crescimento.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Sociedades de consumo exigem uma grande geração de riqueza porque são grandes consumidoras de riqueza. Quando são ao mesmo tempo sociedades de consumo e comunidades com grande concentração dos meios de produção, essa necessidade de geração de riqueza é propositalmente impulsionada pelos donos dos meios de produção e das terras. E a equação quase sempre acaba como nos exemplos que demos ao longo deste livro, com poucos indivíduos muito ricos, muitos indivíduos muito pobres, um poder público com pouquíssimo poder de decisão e de redistribuição de riqueza, ocupado por representantes dos ricos. E com o meio de onde se tira a riqueza (a natureza) rapidamente degradado. Podemos agora adicionar a este cenário os intermediadores de riquezas, ou banqueiros, que, ao se beneficiarem da dinâmica das sociedades de consumo, acumulam também enormes quantidades de dinheiro, riqueza e poder.

A compreensão desses processos e da diferença entre dinheiro e riqueza são de fundamental importância para que uma comunidade possa focar seus esforços na geração de riqueza, e não nos processos envolvendo o dinheiro em si. A riqueza sem dinheiro já mostrou que é capaz de manter uma comunidade viva e forte. O dinheiro sem riqueza, ao contrário, não tem valor algum.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/09/desigualdade-caminhos-para-uma_9.html

Laurex 18/09/2022

Necessário
Assim como os outros dois livros da série, essa leitura é muito necessária para nós brasileiros. Muito fácil e esclarecedor!!!

Daniel4 25/08/2022

Desigualdade
Neste livro, Eduardo Moreira faz uma reconstrução histórica do processo de geração de riqueza e desigualdade no desenvolvimento da humanidade, fazendo sempre paralelos com os dias atuais.

O livro traz uma reflexão válida de que a propriedade privada e a apropriação da riqueza coletiva seria o início do processo de formação da desigualdade, atendendo a proposta de ser uma leitura simples, resumida, introdutória, fácil e acessível.

Apesar de, em diversos aspectos, reproduzir uma visão tipicamente liberal, é uma leitura válida para se introduzir na questão.

Felibalex 19/02/2022

Caminhos para uma sociedade mais justa
O livro é bem escrito e de fácil entendimento, entretanto achei bem semelhante ao outro livro do autor "economia do desejo", o que não tira em nada o brilho desse. Fiquei curioso com a história vivida no acampamento do MST, mesmo sabendo que o livro não é sobre isso. Os argumentos apresentados te levam a pensar sobre o que você pode fazer para ajudar a construir uma sociedade mais justa. É uma agradável leitura introdutória sobre a influência da economia na desigualdade social.

Felipe.Camargo 21/01/2022

Economia de uma forma bem didática
Na presente obra, o economista Eduardo Moreira explora os males que a desigualdade provoca nas sociedades contemporâneas, defendendo a tese rousseauniana de que todos os males sociais surgem a partir das assimetrias entre as classes sociais.

O livro não traz nenhuma grande novidade, mas vale a pena pela forma didática que o autor expõe conceitos complexos da economia. Outro ponto interessante, são as vivências que o autor teve junto aos acampamentos do MST.

Assim como em outros livros do Eduardo, a autopromoção dele me irrita um pouco, mas no decorrer da leitura, a escrita e a emergência da temática compensam.

Rafael 30/11/2021

Simplificação de um debate necessário
Esse livro propõe, através de uma linguagem bastante acessível e de simplificações da realidade, debater a questão da desigualdade social, suas possíveis causas e propor alguns caminhos para enfrentá-la. O trabalho do Eduardo Moreira é impecável no sentido de criar uma consciência nos leitores de como a riqueza é mal distribuída, como isso afeta a maior parte da população e como há um esforço político grande para que o cenário não seja alterado. Certamente, trabalhar o tema economia para um público menos acostumado a linguagem especializada é um dos trunfos dessa obra. Entretanto, se for esperada uma formalidade acadêmica, possivelmente sairemos consideravelmente frustrados com essa leitura. Prefiro entender o livro - Desigualdades & caminhos para uma sociedade mais justa - como um texto imensamente necessário, para informar um público com menor nível de instrução, principalmente em tempos de "fake news" e desinformação intencional. Acredito que o propósito do autor é a conscientização de classe. Além disso, é proposto o debate de temas importantes que contribuem com a construção de um país mais justo e igual em oportunidades, e estimula um pensamento crítico na grande massa. A leitura acabou superando minhas expectativas iniciais, apesar de entender que o livro poderia ser melhor amarrado a um número maior de fontes relevantes.

Sarah L.T. 30/10/2021

O maior problema do mundo é a desigualdade
"Hoje, quando vemos algum programa social de transferência de renda para pessoas mais pobres, que vivem à margem da sociedade, não conseguimos perceber algo que era claro para nossos antepassados: o fato de que o grupo inteiro fica muito mais fraco quando tem uma parcela debilitada, sem condições mínimas de produzir ou reagir. Costumamos encarar a transferência de ?riqueza? como um estímulo à ociosidade e à vagabundagem ? e muitos chegam a ver na transferência de renda uma enorme injustiça."

De forma bastante acessível e clara, o autor do livro argumenta e introduz conceitos de economia para defender a tese de que a Desigualdade é o maior problema do mundo.
Esse livro fez eu me sentir frustrada. O que fazer quando o maior mecanismo de redistribuição de renda e proteção daqueles que necessitam dessa redistribuição, visto que estamos em um sistema que favorece o acúmulo de riquezas por aqueles que já as possuem em sua maioria, não nos representa?
De forma didática, o autor explica estratégias usadas pelos maiores detentores de riquezas do mundo para continuarem mantendo suas riquezas com base no gradativo empobrecimento de outros e como isso enfraquece a toda a sociedade.

Gabriel A. 17/09/2021

Uma leitura muito objetiva
Neste livro pequeno e com uma leitura acessível, Eduardo Moreira dá uma pincelada sobre os principais fatores que causam a desigualdade no Brasil, e também apresenta algumas soluções que possam ajudar a combater tal problema. Não espere um conteúdo aprofundado, pois penso que o objetivo do livro é ser uma leitura introdutória, mas muito necessária, para quem deseja compreender um pouco dos problemas sociais crônicos do país.

@lucasmascarenhas 26/07/2021

Uma análise de como enfrentar o problema da desigualdade no Brasil, principalmente onde quase toda a nova riqueza gerada vai para o 1% mais rico, enquanto os 50% mais pobres ficam com literalmente nada. Com uma carga tributária sobre renda, lucro e ganho de capital mais baixas do mundo, ao mesmo tempo que sua carga sobre bens e serviços está entre as maiores do planeta. Tal discrepância é a principal responsável pela perpetuação da desigualdade, origem de todos os problemas sociais que o país enfrenta.

Rennanzinho 25/07/2021

A visão de economia necessária e que não nos deixam enxergar
Eduardo Moreira foi muito bem sucedido em trazer um ensaio curto, muito didático e com ótimo conteúdo e proposta. Ele explora o entendimento sobre a riqueza - seu acúmulo e distribuição - não devendo ser confundida com "dinheiro". Faz alegorias, metáforas e narrativas muito lúcidas e didáticas para desenvolver conceitos complexos de economia e nos mostra como o imaginário coletivo sobre riqueza e progresso mudou ao longo da História, até tomar a forma de hoje. A tese principal, a desigualdade na distribuição da riqueza como o maior dos problemas atuais, não é perdida em nenhum momento ao longo dos capítulos. O leitor poderá ter aqui uma introdução sobre propriedade privada da terra e meios de produção, iniciativa privada versus Estado, dívida pública, inflação, especulação financeira, investimentos, impostos, o papel dos bancos, geração versus fluxo de riqueza, entre outros temas relevantes para se entender a lógica e dinâmica do sistema capitalista moderno. Eduardo vislumbra as principais políticas e ações que deveríamos tomar para caminharmos rumo a uma sociedade menos desigual e mais justa. Contudo, o autor não explora as relações de desigualdade e domínio entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos, se limitando às ações internas e nacionais, o que o permite elogiar o modelo nórdico (países do norte europeu) sem as devidas ressalvas. No mais, embora seja um trabalho de acúmulo de experiências pessoais e de estudo não-acadêmico, senti falta de referenciação bibliográfica. Mesmo assim, um excelente livro que recomendo fortemente!

LeandroCastro88 29/04/2021

Interessante
Livro bem bacana pra quem não tem muita noção de economia. O livro aborda a questão mais complexa do Brasil: Uns poucos com muito, outros muitos com pouco.

Maizera 05/03/2021

Importante
Adorei a forma lúdica que o autor escreveu sobre economia, para mim que não entendo muito do assunto foi super exemplificado.

Cris609 14/02/2021

É uma pena que um tema tão relevante seja tratado de maneira tão displicente. O autor joga suas teorias sobre economia e desigualdade como se estivesse em uma conversa de bar com os amigos. Partindo da premissa de que a comunidade, para se manter forte, precisa cuidar dos indivíduos em extrema pobreza, já que isso enfraqueceria o grupo como um todo, ele apresenta seus argumentos. Sendo justa, o raciocínio é bom, alguns argumentos também. Porém, foram jogados no lixo sem um estudo qualificado, um referencial teórico e uma bibliografia. Basta uma rápida folheada para se notar que não há referências bibliográficas!
Em um dos capítulos, o autor fala em uma pesquisa de campo apenas como uma aventura pela qual passou. Cita suas percepções durante a estada no acampamento do MST, faltando com a seriedade que exigiria tal experimento. Não se trata de um estudo qualificado, infelizmente.

Patricia Peres 13/02/2021

Leitura esclarecedora!
Eduardo Moreira explica de forma clara como funciona a economia, o conceito de riqueza e como é gerada a desigualdade por meio dos detentores de terras e meios de produção e sua ganância eterna (Jessé Souza muito bem os chama de elite do atraso). Para mim, que sou leiga no assunto, foi uma leitura fácil, didática e muito esclarecedora. A dupla Eduardo Moreira e Jessé Souza é nota 10!

Aline 02/02/2021

Pra abrir os olhos!
Se você não manja nada de economia (assim como eu!!!!!!) e tem curiosidade de saber um pouco mais sobre o assunto, mas não é muito chegado a livros didáticos, já passou da hora de ler esse livro! Ou mesmo se a Economia não é um assunto estranho a você e você já sabe de muita coisa, pode ler também pois traz uma visão surpreendente sobre muitos pontos.
Eu ainda não decidi se fico feliz por ter lido essa obra e ter aberto minha mente ou se fico triste e preferia viver na ignorância, pois uma vez que é sabido qual a solução para os problemas de desigualdade (o que não vou dizer pra não dar spoiler) você desanima, embora, TEORICAMENTE, seja algo simples.
Esse livro não é só uma crítica a propriedade privada e ao capitalismo, é uma introdução à Economia ao mesmo tempo que é um aprofundamento à mesma, ele tira as vendas dos seus olhos e te faz ver MUITA coisa (MAS MUITA COISA MESMO!!!!!) com outros olhos!!!!!

1 | 2 | 3 | 4