Desigualdade

Resenhas - Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa

1 | 2 | 3 | 4

Carolina Corrêa 21/01/2021

Desserviço
O livro começa com o autor se vangloriando de seus feitos intelectuais.

Apresenta conceitos bem didáticos de economia, que seriam úteis para quem nunca leu a respeito, somente.

Passada a fase inicial, o autor dá início a uma lavagem cerebral no leitor, com argumentos absolutamente reducionistas. Atribui todos as dificuldades de um país em desenvolvimento tão somente à distribuição de renda e não faz questão de lembrar de nenhum outro problema.

Tenta impor ao leitor sua ideologia, a partir de dados citados sem fonte e, os gráficos que apresenta, pouco se aplicam às suas afirmações, com referências de fonte incompletas - o que, para qualquer frequentador de ambiente acadêmico, grita aos olhos.

Livro direcionando a quem gosta de repetir o que outra pessoa fala, e não a quem busca formular opinião própria.

O autor tem opiniões radicais, simplistas e reducionistas. Um perigo para alienados, desinformados e acomodados que se contentam com opiniões que lhes convêm.
A afetação é disfarçada por um título falsamente altruísta e comercialmente apelativo.

Felizmente, o livro é minúsculo e não me tomou muito tempo útil de vida.
Ally 21/01/2021minha estante
Que resenha porreta! Como falam os nordestinos. ????

Carolina Corrêa 21/01/2021minha estante
Hahahahaha obrigada, Ally! A mineira aqui fica lisonjeada! ??

Ally 21/01/2021minha estante
Amei mesmo! Muito bem escrita. Tá demais! ?? De carioca filha de nordestinos para mineira! ???

Nat França 09/01/2021

Um livro pra quem não entende a economia
Esse sem dúvida foi um livro muito esclarecedor. O autor mostra de uma maneira tão simples o que é a economia que eu finalmente consegui entender, ao menos o básico, de como funciona o sistema econômico.

Enio Myrddin 27/12/2020

Quero comprar um caminhão de livros desse e distribuir na rua e nas escolas.

Alysson 31/10/2020

É o primeiro livro do Eduardo Moreira que leio e estou encantado com a simplicidade que ele fala de economia, mesmo que você seja um leigo neste assunto compreenderá tranquilamente as analogias utilizadas no texto e verá de que forma a desigualdade perpassa a educação, a saúde, a infraestrutura...

Rafaelmmt 08/09/2020

Eduardo Moreira tem uma grande capacidade de tornar claras coisas que normalmente são postas de forma complexa ou dissimulada. Livro muito bom e importante!

Ádila 15/08/2020

Todo brasilero deveria ler
Livrinho curto, simples, de linguagem bem acessível e muito importante. Com informações e analogias fáceis de entender, Eduardo Moreira nos apresenta dados e ideias sobre as causas e as possíveis soluções para combater o problema da desigualdade social no Brasil.
Acredito que se todo brasileiro lesse esse livro já teríamos um povo um pouco mais consciente da política e da sociedade em que vive! Também recomendo a leitura de "O que os donos do poder não querem que você saiba", do mesmo autor.

Pedro Moura 08/08/2020

Indispensável.
Esse é um livro que deveria ser lido por todos que desejam compreender melhor esse grande problema, que assola a grande maioria das sociedades Mundo afora.
Nele o Eduardo Moreira consegue explicar a desigualdade de uma maneira bem didática, fazendo com que qualquer pessoa consiga compreendê-lo.
Considero um livro muito recomendado para os que ainda não possuí conhecimento algum sobre o tema, devido a forma simples que é feita a explicação, porém isso não quer dizer que o livro não sirva também aos que ja possui conhecimentos sobre, a esses o livro também terá muito a acrescentar.

Fábio Perrucci 25/07/2020

Ótima leitura
A obra relaciona macro economia e desigualdades sociais, apontando possíveis caminhos para uma sociedade mais igualitária e um sistema mais justo e solidário.

Cicero.Marques 23/07/2020

Excelente como todos livros de Eduardo Moreira. Recomendo muito.

Giovana.Jardelino 21/07/2020

Interessante
Legal, e realmente bem didático, mas acho que simplifica DEMAIS um debate que tem muitas variáveis, então pra quem já concorda com o autor, tranquilo, mas também é fácil de discordar e apresentar pontos contrários. Acho que dava pra trazer tanta didática de maneira mais elaborada, mas não é um livro ruim.

Giovana.Jardelino 21/07/2020

Interessante

Tainá 08/07/2020

Mais economia do que política em si
Eu confesso que fui ler esse livro mais baseada em seu título e deixei de lado a necessidade de procurar uma resenha sobre ele. Prefaciado por Jessé Souza, meu mais novo vício, achei que seria mais uma leitura complexa sobre política e que adicionaria mais informações ao que absorvi desse último. Bem, eu estava enganada, pois é um livro que trata mais da economia em si do que de política. Mas não se enganem, ele não deixa nada a desejar nesse aspecto. Extremamente útil para quem quer aprender as bases sobre o assunto, de linguagem clara e ritmo muito bom. Dei 3 estrelinhas porque não era o que eu procurava agora. O capítulo sobre o MST a meu ver foi um dos mais legais e poderia ter se estendido um pouco mais.

mariahlemos 23/06/2020

SENSACIONAL
que livro incrível! Leitura leve e que me prendeu demais, AMEI!

Luiz.Antonio 21/06/2020

Um alerta
É preciso que se diga, antes de qualquer coisa, que o mais importante neste livro (na minha opinião) é o seu caráter de explicação didática da desigualdade em nossa sociedade.
Lembrou-me de uma série que se chamava "o que é".

O livro, embora um tanto resumido, é bem interessante para acender o desejo de entender o processo de formação de riqueza e sua (injusta) distribuição.
A verdadeira natureza da riqueza em contra posição a do dinheiro.

Achei os assuntos, às vezes, um pouco atropelados como se fossem o próprio jeito do Eduardo Moreira falar.
Senti como se ele quisesse de falar sobre muita coisa ao mesmo tempo.

Senti, ainda, falta de indicação bibliográfica que ambasasse os conceitos abordados.

Esses pontos negativos, entretanto, não desfocam o que o livro tem de mais importante: chamar a atenção sobre um problema central nas sociedades que é a desigualdade social.

Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4