Desigualdade

Resenhas - Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa

1 | 2 | 3 | 4

Juliana 11/05/2020

Necessário
Um livro que todos deveriam ler. Apesar de básico, cumpre um papel importante para quem tem interesse em entender um pouco sobre economia e interesses que movem o mundo.

Giselegcintra 09/05/2020

Impactante
Livro sensacional e super indicado para quem quer entender os possíveis caminhos pro nosso país superar a pobreza e a desigualdade social. Um país tão rico, mas com um sistema tão perverso que permite a perpetuação de todo esse atraso e desigualdade. Leitura fácil que vale muito a pena. Nota 10.

lua em câncer 27/04/2020

Qual a diferença entre dinheiro e riqueza?
Essa é a principal questão tratada na obra. O autor nos leva a pensar sobre o modelo econômico que vivemos e nos traz questionamentos íntimos sobre nossa percepção de convivência em sociedade baseada no pensamento coletivo.

Particularmente, gostei mais da experiência vivenciada pelo Eduardo em um assentamento do MST.

Leitura agradável como todas as outras obras do autor.

Gabriel Dias - @Done.em 05/04/2020

Desigualdade de Eduardo Moreira
Desigualdade de Eduardo Moreira (@eduardomoreirareal) recebi pelo @clubedavinci_clubedolivro
Uma surpresa e tanto que o aprendi e refleti, sobre diversos aspectos, incluído na minha profissão, Arquitetura que de certo modo, sempre precisamos projetar para a sociedade e pensar em um contexto/panorama geral.
⠀⠀⠀⠀
O livro tem como objetivo mostrar aspectos que justificam e exemplificam que a maior doença mundial seria a desigualdade, utilizando do conceito de riqueza Eduardo Moreira nos apresenta como a sociedade é equivocada a atribuir que o bem mais poderoso é monetário, quando na realidade seria a riqueza, o dinheiro é o meio por onde, e a riqueza o bem em sí.
⠀⠀⠀⠀
Riqueza essa que seria os bens e serviços, matéria prima e principalmente a especialização do serviço que torna nossa rede de influências mais conectada e poderosa, esse aspecto que atribuiria valor, partindo também da ideia que a manutenção e organização desses bens devem ser realizadas pelo grupo, onde cada individuo deve sim fazer sua contribuição para fortalecer a rede, o investimento e a riqueza prosperem.
⠀⠀⠀⠀
Uma linguagem leve, super explicativa onde o autor transcreve um exemplo do inicio ao fim, e a cada etapa este exemplo vai evoluindo, acho que este é o ponto mais forte da leitura, ele oportuniza entendimento para especialistas quanto para leigos, e como o autor afirma é uma aula básica de “economia” a qual todos deveriam ter – e eu concordo - .
⠀⠀⠀⠀
A importância e relevância desse livro pros dias atuais refletem principalmente em “quem são as pessoas mais “oportunizadas” no meio de crises”, por tal, achei importante trazer a vocês este livro como indicação, onde podemos ver que na situação de crise atual da sociedade mundial atual, temos pessoas com muito e outras com pouco, vale refletir.
⠀⠀⠀⠀
“Para atingirmos tal objetivo é essencial que todos pensem no coletivo, pois o crescimento do grupo fará todos os indivíduos terem uma vida mais aprazível, menos custosa”.

site: https://www.instagram.com/p/B-k6R6LjlOt/

Paulo Victor 03/04/2020

Necessário
Livro muito bem explicado através de analogias e muito bem fundamentado nas principais questões que originam a desigualdade nos países capitalistas. Não passando pano também aos países socialistas e comunistas, apesar de não aprofundar nesses sistemas econômicos. Leitura rápida, porém serve para despertar o interesse sobre o assunto e como boa base.

James 04/03/2020

Pra quem é leigo em economia é excelente.
Eduardo traça com uma linguagem simples como se deu a sociedade econômica e como começa a desigualdade (os detentores do meio de produção e os trabalhadores). Relaciona a diferença entre dinheiro e riqueza de uma forma muito simples, sem termos rebuscados e explicações vazias que geralmente há em livros de economia.

Gisele Gusmão 30/11/2019

Desigualdade & caminhos para una sociedade mais justa, Eduardo Moreira
O autor consegue, com uma linguagem acessível, explicar conceitos complicados de Economia. É bem interessante os exemplos simplificados para definir o que é a geração de riqueza e a distinção entre riqueza e dinheiro. Gostei muito do relato sobre sua vivência num assentamento do MST (Cap 10) e da sua visão de como os donos das terras e meios de produção definem a geração de riqueza e sua relação com os trabalhadores. Excelente leitura para quem quer entender um pouco sobre as origens da grande desigualdade existente no Brasil de hoje.

Renata 05/08/2019

O Eduardo Moreira é uma espécie de Stephen Hawking das questões socioeconômicas que tanto nos afetam e que tão pouco entendemos.

Recomendo a leitura, seja pelo diagnóstico maravilhoso que está proposto, seja por nos fazer enxergar uma luz no fim deste túnel de tragédias do Brasil atual.

De Gasperi 01/07/2019

Didático
Leitura para publico leigo entender conceitos relevantes de forma simples. Assunto velho mas cada vez mais atual. Nada de muito inovador mas tem o mérito das figuras de linguagem utilizadas

1 | 2 | 3 | 4