Cordialmente Cruel

Cordialmente Cruel Maureen Johnson

Resenhas - Cordialmente Cruel

aaronwxrner 23/07/2020

Muito bomm
No começo a leitura estava meio parada mas conforme a história foi desenrolando
eu fiquei mais presa ao livro. E o plot também é perfeito! Leiam please
error/ 23/07/2020minha estante
pode me dizer se é livro único?

aaronwxrner 23/07/2020minha estante
É o primeiro de uma triologia! Mas as continuações ainda não foram publicadas aqui no Brasil e não sei se vão...

error/ 23/07/2020minha estante
obgdaa

manugfm 13/08/2020minha estante
tbm aconteceu o mesmo comigo, não sabia que tinha parte 2 e estou mttt surpresa, só quero que chegue logo aqui

tita 31/03/2021minha estante
O segundo livro já chegou ao Brasil

isa 18/01/2022minha estante
Gente esse livro é perfeito aaaa comprei sem por muita confiança e me apaixonei, me deu até uma ressaca depois do segundo livro

analivramos 26/12/2023minha estante
Tem hot?

Daniele.Sacramento 26/01/2024minha estante
No começo a história é daquelas q passam 5 páginas descrevendo o local porém vai evoluindo e prende o leitor

Jamile157 13/08/2022

Cadê o suspense?
O início até achei promissor, tinha tudo para ser bom, se fosse bem desenvolvido, uma escola de elite para alunos especiais, um serial killer, investigação criminal, porém nada disso foi aprofundado.

A escrita não me prendeu e achei extremamente descritiva, chegou a ser cansativo e confesso que até fui pulando algumas partes. Muitos personagens e nenhum me cativou, pareceu que era somente para incrementar a história, não acrescentaram em nada. A autora jogou algumas coisas sem nenhum contexto ( principalmente um romance ????), tudo raso demais, até a metade fiquei na esperança que as coisas iriam fluir, ou ter uma reviravolta e nada aconteceu.

Enfim, não gostei, achei super fraco e pior nem um final tem, fica aberto. Sei que tem uma continuação, mas não pretendo ler.

Isadora 04/11/2023

Demorou para algo acontecer, mas quando aconteceu!!
Livro finalizado! Só consigo expressar que amei demais esse livro, a história demorou cerca de 180 páginas para acontecer algo no livro, o que desanimou bastante e só por isso ele não ganhou 5 estrelas. Mas quando começa o caos, é incrível.

A história começa contando sobre a morte de uma menina em 1936, eu fiquei bastante chocada com essa morte nas primeiras páginas. Depois, temos a história de uma menina em 2016 chamada Stevie que está indo para a escola que aconteceram 3 desaparecimentos para tentar resolvê-los. Desapareceram: Dottie, Alice e Iris. Sendo Alice, filha do diretor da escola e Iris a esposa.

O livro finalizou de uma forma maravilhosa com um bom plot, acredito que só no 3° volume o mistério será resolvido. Como irão enrolar tanto? Não faço ideia. Amo a passagem de tempo de 1936 a 2016, no inicio, só os capítulos de 1936 pra me animarem. Recomendaria demais essa leitura! Cada vez mais ficando apaixonada por suspense, nada como um ano após o outro ??

Thays184 16/04/2024

Muito bommmm!
Até 80% eu achei que esse livro seria 4 estrelas, mas a reviravolta que esse final trouxe me deixou de queixo caído por um bom tempo, não tô conseguindo raciocinar direito, minha mente tá assim ?

A minha leitura não foi lenta considerando o tamanho, mas a quantidade de informação é tanta que deu a sensação de que estou lendo a meses. Eu preciso ler o segundo, na loucura que me encontro eu acho que vou iniciar agora mesmo.

Eu recomendo, mas se para você não flui leituras com descrição sobre tudo, com detalhamento, então talvez não funcione para você, mas não deixa de ter uma construção absurda de boa, eu amei e releria muito!

marii 04/02/2022

Cordialmente Cruel
Eu criei muita expectativa pra ler esse livro, ele em si não é ruim mas demorou pra me prender. Minha leitura só começou a fluir depois da página 170 por aí, foi uma leitura cansativa e um tanto desgastante.

O mistério sim é muito bom, a história é querendo ou não bem escrita e detalhada.

Porém como nem tudo são flores, esse livro tem continuações e eu não me sinto confortável pra continuar porque é muita enrolação.
Parece que esse livro foi uma introdução pra outras coisas, o livro te da perguntas que não são respondidas.

Então mais ou menos por isso dei essa nota e ah, abandonei umas 4 vezes antes de "engatar" na leitura.

Ju Silva 17/09/2021

Não consegui parar de ler
O livro é dividido entre narrações e registros do Caso Ellingham, nos anos 30, e no presente, com a protagonista desvendando um novo mistério. A história tem capítulos curtos e cheia de mistério, do tipo que faz a gente ler um capítulo atrás do outro pra saber o que aconteceu. Não sei quando lerei os outros livros, mas to curiosa pra sequência.

Maria6060 25/02/2023minha estante
Oii @luka,pelo que eu vi é +14 !!!

Ingrid.Bertotti 15/12/2023

Achei o começo lento, mas como sou nova no suspense achei até que legal o mistério e quero saber o que aconteceu com a Alice

Thiago Neiva 02/02/2021

Não sabia que era uma trilogia
Comprei esse livro há um tempo e jurava que era livro único, quando estava mais para o fim da leitura, percebi que era muitas poucas páginas para resolver um mistério grande daqueles, foi aí que uma amiga minha avisou que era uma trilogia e eu fiquei tipo "O QUÊ?".

Bem, quanto a história, posso dizer que foi merecedora das 4 estrelas, eu gostei dos personagens em geral, achei a história/mistério do cordialmente cruel interessante e os capítulos são relativamente pequenos, o que me deixou mais envolvido na história.

Em suma, é um livro bom, porém não é todo bom, o início, principalmente, é completamente arrastado, há momentos em que a autora descreve dia após dia de quando Stevie entra no instituto, sendo que poderia ter pulado ou resumido várias partes. De resto, achei a representatividade dos personagens algo incrível, além do próprio Instituto ser um personagem com suas características bastantes marcadas durante toda a história, e não apenas uma escola onde os personagens estudam.

Estou chateado em ser obrigado a ler a continuação? Estou.
Mas vida que segue, talvez eu me atente e leia logo, porém não sei.
Vou deixar a vida me levar.

Ellen 14/12/2023

é uma premissa muito interessante mas não tão bem executada
a protagonista é muito chata, a investigação parece fácil demais e a morte atual, apesar de adicionar a trama, é só mais uma coisa pra ela resolver e ser mal trabalhada
outra coisa que me irritou muito foi a relação super rasa dela com o david, eles não tem desenvolvimento ou química, simplesmente algo tirado do éter
a única coisa que realmente me prendeu na história foi o mistério, que é o que vai me fazer ler o segundo livro, mas se não fosse por isso eu já teria abandonado
no geral é um manual de assassinato para boas garotas só que mal escrito, com uma protagonista insuportável e um casal sem sentido

Maju 08/08/2023

Um misterios que durou quase um mês ??
Eu não sei em qual momento da minha vida eu achei que daria uma boa leitora de mistério. Eu até gostei do livro, foi super interessante, mas só a partir de 50%. Antes disso foi uma tortura, as partes interessantes eram explicações sobre o passado, só que eram super poucas.

Demorei demais pra pegar o tranco com os personagens, achei eles confusos e um pouco cansativos. Stevie era interessante até certo ponto, a coitada era super neurótica e impulsiva.

Óbvio que terminou com um buraco desse ?? ?? tamanho, e agora eu tô me corroendo pra comprar o segundo. Amei os farelos de romance ali, esperando o desenrolar dessa treta dos dois.
mariana113 08/08/2023minha estante
menina e eu que comecei o livro no meio das aulas achando super que ia dar pra ler, mas não consegui passar de 30% pq literalmente NÃO ANDAVA

Gianna 25/09/2022

Um livro com cabeça, mas sem pés
Eu particularmente não gosto da proposta de trilogias, pois isso dá uma desculpa para não fechar histórias já de cara e perdurar com a mesma questão por mais dois livros. O que acontece com Cordialmente Cruel é exatamente isso, muitas lacunas abertas durante todo o livro e sem o desfecho de nenhuma no final, com um plot twist capenga para te fazer ler o próximo. É claro que é feito isso, você precisa ler mais dois livros de lenga lenga pra resolver um mistério aberto no capítulo um do primeiro livro.
Mas num geral, é bom. Existe uma cabeça e um tronco nesse livro, só os pés que foram esquecidos no churrasco e provavelmente só vão ser resgatados no último livro...

skuser02844 11/12/2023

Que livro perfeito!!! A vibe dark academy,os personagens,a ambientação? Ficou tudo incrível,me prendeu no primeiro capítulo e eu não quis soltar até terminar. Tô ansiosa pra começar o próximo!!

Lauraa Machado 05/10/2020

De um quase abandono a uma leitura consideravelmente boa
Eu não sei o que me levou a comprar esse livro. Foi a coisa que mais me perguntei durante a primeira metade. O que diabos me fez querer comprar e ler? Foi a capa, por algum acaso? Pela cor e a letra, que são claramente interessantes? Da última vez que li um livro sobre uma detetive adolescente (Um Estudo em Charlotte), me arrependi. Não consegui gostar de nada. Não sou a maior fã de mistérios, apesar de gostar bastante de alguns clássicos. Costumo me manter afastada de livros assim, e por uma boa razão. Raramente consegue me interessar.

Mas esse estava um pouco pior do que eu esperava durante sua primeira metade. Nada acontecia. Absolutamente nada, o que acabou me fazendo ir atrás de outras pessoas que já tinham lido para perguntar se o grande caso dos Ellinghams seria resolvido nesse livro ou no resto da trilogia. Já adianto que eu teria me frustrado bem menos se soubesse do que vou dizer em seguida antes de comprar o livro, mas pode ser que você considere como um spoiler, então pule para o próximo parágrafo se quiser evitá-lo. O caso de 1936, aquele que leva Stevie até o Instituto e que é praticamente toda a sinopse do livro, não tem a menor importância aqui. Mentira, tem, mas é a menor. É um detalhe tão pequeno, que foi a coisa que mais me frustrou de cara. Pela propaganda do livro, pela sinopse e por como ele é vendido, achei que seria uma história sobre a volta de um assassino e que o caso de '36 seria ativamente investigado. Pelo contrário, ele só é mencionado e tudo que tem a ver com desvendá-lo é deixado para os próximos livros.

Minha vontade era de abandonar. Eu já sabia que não leria o resto da trilogia, só ia pedir para uma amiga que já leu para me contar o que acontecia. Mas então outra amiga me falou que ela ignorou o crime e viu só como a história de amigos em uma escola. Então, lá pela metade do livro, comecei a focar só na Stevie e na sua vida no Instituto. A partir daí, o livro melhorou muito e até cheguei a me divertir.

Ainda acho que ele falhou por ter um começo tão parado e inútil, umas cento e cinquenta páginas que poderiam ter sido cortadas sem perder nada. Também acho que a decisão da autora sobre o desenvolvimento do crime principal foi bem errada. Em vez de criar interesse, ela me fez perder só por isso. Outra coisa que não me caiu muito bem foi o final desse livro. Ele é cortado do nada, com uma revelação extremamente previsível de um lado e uma bem vaga do outro. Não consigo imaginar como essa história conseguiu ser extendida por três livros. Duvido muito que tenha coisas suficientes para acontecer por tantas páginas.

Mas a escrita da autora é muito boa. Ela conseguiu passar um clima de perigo na maior parte do livro, tem frases bem construídas e espirituosas, além de passagens mais bonitas, tudo parecendo completamente natural. Como a história da Stevie, o livro é bem bacana e merece as quatros estrelas que eu queria dar. Minha nota verdadeira é só 3,5, mas foi mais pelo começo, pela decisão sobre o crime e pela propaganda bem enganosa que foi feita na contracapa do livro e em todo lugar que se fala dele, basicamente.

Eu gostei bastante da leitura durante a segunda metade do livro e não tenho mais a intenção de ir perguntar o final para a minha amiga. Em vez disso, resolvi que algum dia vou comprar os outros dois livros e ler. O único problema é que a minha vontade não é tão grande assim, não estou mais tão curiosa ou ansiosa para saber o que acontece. A autora não estava ansiosa para contar, por que que eu devo ficar para ler?

Afinal, foi um livro bacana, com pontos altos e baixos, nada impressionante ou cativante, mas com defeitos que são balanceados pelas partes boas. Ainda recomendo a leitura, mas encare como a história da Stevie e não como o mistério de Truly Devious (Cordialmente Cruel) ou do que aconteceu em 1936, ou vai se decepcionar, já que não é o foco nem de longe.

larissa708 19/10/2022

Decepcionante
Demorei muito tempo pra terminar e isso só me deixou mais revoltada. Da metade para frente a história começa a desandar, focando no casal chato e sem noção. O fato mais decepcionante é saber que li tudo isso esperando saber quem era o assassino, confirmar minhas teorias e no final ter visibilidade um personagem insuportável. Além disso, me revoltou o fato de considerarem as personagens que narram super inteligentes quando na realidade são burras e lerdas, me incomodou também a forma como a Stevie é invasiva com absolutamente tudo (coisa que não é justificável).

Mari | @peruseapage 04/09/2020

Estava com saudade desse tipo de livro
Que escrita gostosa a Maureen Johnson tem, de início a leitura não prende muito, fica em um estilo meio introdutório e acaba arrastando a leitura, o que de certa foma eu entendo por ser o primeiro de uma trilogia. O livro é leve e quando engata você não quer parar de ler! Vi algumas resenhas que não gostaram do estilo meio xereta da Stivie, mas acho que isso junto da escrita traz uma aflição que não chega a ser irritante e que adoro nos livros de suspense. A história não tem um enredo inovador, mas as particularidades estão nos detalhes♡. Já estou esperando a continuação sair aqui no BR pra ontem