Laços de família

Laços de família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Malu Alves 29/12/2023

Gênia.
Livro com 13 contos da Clarice lispector, meus favoritos foram: "Uma galinha"; "Feliz aniversário"; "O jantar" e "O crime do professor de matemática"

edwarda79 26/12/2023

"Família é..."
A obra é um mergulho profundo na complexidade das relações humanas.

Com uma prosa introspectiva e poética, Lispector explora as nuances da vida cotidiana, revelando a fragilidade das conexões familiares. Os contos que compõem o livro são como janelas para a alma, abrindo-se para revelar as inquietudes, anseios e silêncios que permeiam os personagens.

A autora utiliza uma linguagem rica e simbólica, desafiando o leitor a refletir sobre a essência da existência e os laços que nos unem. "Laços de Família" é uma obra que transcende o tempo, convidando-nos a explorar as intricadas teias emocionais que formam nossas relações mais próximas.

Karina 26/12/2023

"Laços de Família" é uma coletânea de contos que aborda as complexidades das relações familiares, explorando a profundidade psicológica dos personagens. Clarice Lispector apresenta histórias marcantes e reflexivas sobre os laços que unem e também distanciam as pessoas dentro de uma família.

Airtinho 25/12/2023

Um livro de contos de Clarice Lispector, que aborda a complexidade da vida e a hipocrisia moral humana. Como o próprio título diz: Casos de Família. São contos que expressam o cotidiano no ambiente familiar, as diversas controversas do amor e o silenciamento feminino.

EmersonSantana 23/12/2023

Detalhes
Contos interessantes, cheio de detalhes e emoções pessoais excelente literatura. O meu favorito foi "o crime do professor de matemática", recomendo a leitura.

Simone Brito 22/12/2023

Os contos deste livro se interligam pela abordagem dos vínculos familiares e nos apresentam personagens comuns que, pouco a pouco, se percebem sufocadas pelo contexto familiar e social, como, por exemplo, o matrimônio e a maternidade.

vavwtz 21/12/2023

menos doq o esperado!
na expectativa, eu esperava algo tão bom quanto o primeiro que li dela. na realidade, recebi algo bom, mas que não se compara ao outro. talvez foi pq foram contos, ou talvez foram pq estou de ressaca literária. claro, tive os contos que eu mais gostei: aquele da Ana, o da família e a do professor de matemática. claro, teve outros que não entendi: o do búfalo e o da galinha( acho que por serem sobre animaisKKKK )
mas, no geral, foi uma leitura fluida. gostei bastante da leitura, mesmo sendo difícil.

kathiz 19/12/2023

Explêndido!!!
Nossa diva Clarisse sempre divando em suas obras. Confesso que comecei esse livro achando que ia ler rápido mas no fim das contas li ele igual uma bíblia (como diria livresenhas), li um conto por dia e tive que voltar e reler alguns para entender. Foi a primeira obra que li dela e adorei. Apesar da Clarisse ter muitas vezes uma escrita subjetiva que te faz ler e reler, eu sinto que alguns contos foram feitos para não serem entendidos, foram feitos dela para ela. No mais, o conto que mais me marcou foi "O Crime do Professor de Matemática", ele aluga um triplex na minha cabeça até os dias de hoje (li o livro no meio do ano).

Marcia.Santos 17/12/2023

Desvendar a vida
Um livro de contos, que mostram o que Clarice Lispector apresenta aos seus leitores. Gostei muito da experiência.

Isabelalalala 17/12/2023

Onde aprender a odiar para não morrer de amor?
Pra mim, todos os livros da Clarice merecem no mínimo 3 estrelas só pelo uso fantástico das palavras, além da criatividade única. Somo mais uma estrela pelas histórias em si, de um desenrolar envolvente (ainda mais, se tratando de contos). É um livro delicioso para se ler, possibilita intervalos de leitura longos, uma vez que são contos distintos, um por capítulo, diferente de seus outros livros que se enquadram na leitura "em uma sentada". Aqui, você encontra análises do ser humano em quadros excêntricos ou simplesmente cotidianos, lindo e marcante. Leiam Clarice! "Laços de família" entre os lidos, eu recomendo.
"Tinha quinze anos e não era bonita. Mas por dentro da magreza, a vastidão quase majestosa em que se movia como dentro de uma meditação. E dentro da nebulosidade, algo precioso. Que não se espreguiçava, não se comprometia, não se contaminava. Que era intenso como uma joia. Ela."
(Contos favoritos : amor, uma galinha, a imitação da rosa, preciosidade e o crime do prof. de matemática)

Isa 16/12/2023

Realista.
Adoro Clarice Lispector. ?
Os contos são, nada mais, que o cotidiano de pessoas comuns, com situações tão naturais, tão verdadeiras, tão intensas (cada um com sua energia: positiva ou negativa) que te encanta.
Eu realmente gostei muito.
Pra mim o conto do cachorro (creio ser o penúltimo) foi o que mais tocou meu coração. Mas também tem outros muito bons.
Leitura rápida e gostosa.
Despretensioso.
Recomendo.

Maria15670 16/12/2023

" ?Preciso cuidar mais de mim?, pensou. Não sabia como. A verdade é que cada vez sabia menos como. "

underlou 14/12/2023

"Finge ? dizia-me eu ?, finge depressa que és outro, dá a falsa entrevista, faz-lhe um afago, joga-lhe um osso ? mas nada te distraía: tu me espiavas. Tolo que eu era. Eu fremia de horror, quando eras tu o inocente: que eu me virasse e de repente te mostrasse meu rosto verdadeiro [...]" ('O crime do professor de Matemática')

Uma opinião muito impopular, mas achei 'Laços de Família' um livro muito "comum" de Clarice Lispector. Isso não é pejorativo, pelo contrário, é uma boa prerrogativa; mas eu esperava mais dos contos incluídos no volume. Datado de 1960, talvez o que tenha comprometido minha leitura seja a experiência anterior com os últimos livros da autora, nos quais a potência dela extrapola os limites de um formato, algo que, em Laços, fica muito evidente o inverso.

Já havia lido alguns contos como o que dá nome ao título e 'A Imitação da Rosa', o que também prejudicou minha leitura da obra por completo. Ainda assim, gosto do "fingimento" que a contista imprime nas sua narrativas ao tratar das relações que estabelecemos conosco e com nossos pares. Ao final, se crispada qualquer frustração do leitor, há a surpreendente 'O Búfalo', uma narrativa ímpar sobre o (des) amor fingido, no qual amor e ódio são implorados com a mesma pressa.

Jusigolo 11/12/2023

Laços de família
Clarisse tem uma escrita Lindas,mas para mim,muito complexa,tinha que rever o conto 3 ou 4 vezes para poder entender,as mensagens que são passadas podem variar a cada opinião