Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

Lucas 03/05/2022

Um livro rico de material histórico e na escrita
Esse livro trata-se da biografia do médico cirurgião Joseph Lister, que revolucionou toda a forma de tratamento médico que existe hoje, o livro retrata a sua história em detalhes e ao mesmo tempo o cenário da medicina no início do século XVIII, como eram os hospitais e os tratamentos na época, a autora Lindsey Fitzharris escreve muito bem consegue com maestria juntar os fatos da época com uma bela descrição do cenário vitoriano e da forma de vida que a sociedade levava, o livro retrata algumas partes das cirurgias em detalhes bem fortes, e isso pode incomodar as pessoas mais fracas, agora eu recomendo a leitura pra quem gosta de biografias, para estudantes da área da saúde e para curiosos do tema. Em minha visão é um livro excelente, bem escrito e muito rico de referências!

Babi 03/05/2022

Incrível!
Queria começar dizendo que não entendi boa parte das resenhas negativas. Sim, é uma biografia, está na capa do livro ué? Ok, alguns detalhes da vida do Lister são desinteressantes, mas isso não faz o conteúdo ser menor. Lister foi extremamente determinado a disseminar suas descobertas baseadas nos estudos de Louis Pasteur (o homem que criou a pasteurização), e a quantidade de vidas que elas salvaram é imensurável, fora o caminho que abriu para que a medicina fosse cada vez mais aprimorada. É realmente louvável o que esse homem fez, caramba, que garra.

As cirurgias na época vitoriana deixam Jogos Mortais no chinelo gente, é chocante pensar como eram feitas as operações em uma época pré anestesia e assepsia básica.

É nesse contexto que o livro é abrangido e é fantástico. Ele narra a vida e as descobertas de Joseph Lister, o cirurgião que revolucionou a medicina na época vitoriana. É um apanhado de informações históricas muito interessantes, chocantes e até cômicas, das quais aparecem coisas curiosas além da história da medicina (eu nunca tinha pensado como as pessoas mandavam indireta antes de twitter, até ler esse livro e ver os médicos tretando por coluna de jornal e revista kkkkkkkkk).

Você é transportado pro século XIX. Achei que pelo assunto o livro teria uma linguagem excessivamente técnica, mas pelo contrário, é bem tranquilo. Te faz pensar em quanto a medicina e a ciência evoluíram com o passar dos anos.

Elineuza.Crescencio 29/04/2022

Surpreendente
Tema: Leituras de Abril 2022 (36)
Título: Medicina dos Horrores
Avaliação: 5/5
Término da leitura: 29/04/2022
#desafiodos100livrosemumano 36/100
Autora
Norte americana nascida em 1982, residente na Grã Bretanha.
É historiadora medica e apresentadora de Televisão.
É também autora de um blog “The Chirurgeon's Apprentice” e de um programa de TV “The Curious Life and Death of...”
Fitzharris tem um Ph.D. em História da Ciência, Medicina e Tecnologia, recebido da Universidade de Oxford em 2009.
Obra
Período da narrativa: 1846 até 1912 com a morte de Joseph Lister.
Conta a história de Joseph Lister, renomado cirurgião do Sec XIX e a evolução do conhecimento cirúrgico no campo médico que hoje salva vidas.
Nesses primórdios houve muitas mortes e era mais fácil sobreviver a guerra que a uma cirurgia realizada sem anestesia, com equipamentos sujos e já utilizados por pacientes anteriores e ainda mais num anfiteatro onde se misturava a população em geral e os estudantes de medicina.
A narrativa é fluída, apesar dos horrores narrados.
É um elogio aos pioneiros da higiene hospitalar, aos descobridores dos exames laboratoriais, da utilização do microscópio, da utilização do gategute e fios para costurar as lesões.
É surpreendente.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2022/04/2022-abril-leitura-36.html

marcinha 24/04/2022

História da medicina
Um livro bem interessante sobre a Medicina e suas descobertas principalmente na área de cirurgia . Gostei muito da leitura

Danápi 24/04/2022

O título engana
O que a princípio parecia ser uma descrição de todos os horrores da medicina de anos atrás é na verdade uma descrição bastante pessoal de um grande medico.

A leitura é agradável e parece fruto de uma enorme pesquisa que retrata de maneira muito instrutiva a relação entre questões pessoais e o avanço do trabalho.

Gostei

Bárbara 24/04/2022

Documentário
Esperava que fosse uma história com o cenário a medicina da era vitoriana. Mas era um documentário em 3a pessoa sobre os absurdos daquela época, hoje coisas simples como lavar as mãos eram vistas como o auge da insanidade, tanto é que um médico foi encaminhado a um hospital psiquiatrico por sugerir isso.
Como a sociedade sobreviveu a aquela época de imundice eu não tenho ideia, me dá até arrepios só de pensar.
Pra quem gosta de documentários é uma leitura ok.
A capa com o nome da autora em uma fonte branca e nada haver com o resto. Dói meu coração todas as vezes que olho pra ele.

MgM 18/04/2022

Que trabalho maravilhoso a autora teve nesse livro.
Contar a história macabra da medicina nessa época narrando as dificuldades e paixão de um jovem promissor.

Cau :) 17/04/2022

O livro é interessante do ponto de vista histórico, a evolução da medicina através das descobertas de Lister. Mas pra quem, como eu, não é da área de saúde, boa parte do livro se torna enfadonha, com descrições muito detalhadas de procedimentos médicos (muitos, inclusive, angustiantes e nojentos!).

Rê Lima 14/04/2022

Fora alguns pontuais problemas de revisão, o livro é muito bom e faz a gente pensar no quanto a ciência evoluiu nos últimos dois séculos! A parte histórica, sobre a Revolução Industrial, a falta de tratamento de esgoto, as condições insalubres tanto nos hospitais quanto fora deles pra mim foi a melhor parte!

Cássia 10/04/2022

Medicina dos horrores
É sempre interessante aprender algo mais. Principalmente sobre algo que pensamos já conhecer. Esse livro mostra o longo caminho que a ciência percorreu para chegar a tecnologia de hoje.

Ivy 31/03/2022

De embrulhar o estômago
Nos primeiros capítulo você sente o impacto dos detalhes...motivo pelo qual foi necessário interromper a leitura por motivo de pesadelo rs. Realmente é um leitura pesada. Afinal, pensar que a medicina já utilizou técnicas absolutamente robusta é de embrulhar o estômago. Por outro lado, foi fascinante sentir como foi a evolução dessa ciência tão necessária.
Martony.Demes 31/03/2022minha estante
Aquele momento inicial que cita que as cirurgias de amputação deveriam ser feitas em segundo porque não tinha anestesia... loucura. Não obstante, o livro mostra a importância da microbiologia e o quanto beneficiou com a evitar infecção. Livro muito bom também

toricarvl 22/03/2022

Eu sou fanática por séries de medicina então quando eu soube da existência desse livro eu quis ler de imediato. Enfim, foi uma experiência ótima.

A autora escreve muito bem, quase não perde tempo com descrições de lugares ou pessoas, mas mesmo assim é incrível imaginar. Tem umas descrições de cirurgias e mortes bem nojentas coisa que eu adoro (sou estranha admito).

Enfim, adorei saber sobre a vida, pesquisas e trabalhos do pai da cirurgia moderna.

Livia.Vitonis 22/03/2022

Maravilhoso
Uma das melhores leituras que tive o prazer de ler nos últimos tempos, o livro narra, em detalhes, as angústias e sofrimentos do povo vitoriano inglês com a falta de recursos e informações na área médica enquanto ao mesmo tempo nos conduz pela vida e carreira de Lister, considerado o pai da cirurgia moderna, e a sua luta para melhorar o mundo da cirurgia e a medicina como um todo. Quisera eu poder ter conhecido o Lister, um ser humano excepcional que passou pelo nosso mundo.

Lara.Tenorio 21/03/2022

Muito bom!
Indico essa biografia do Dr. Joseph Lister a todos os profissionais da área da saúde, bem como, aos futuros aspirantes a carreira de medicina e enfermagem.

Marcus.Arruda 08/03/2022

Uma história necessária
Ao início não achei que iria curtir ler sobre um médico em específico, mas por não conhecer Lister, eu torcia meu nariz, porém como os primeiros capítulos dão bastante contexto histórico (amo essa parte) e fazem isso se entrosar bastante com a história de Lister, meio que fui sugado para finalizar o livro que me encantou por contar tão bem a sua história, e realmente entender todo o processo de como a medicina evoluiu drasticamente com o método antisséptico.