Medicina dos Horrores

Medicina dos Horrores Lindsey Fitzharris

Resenhas - Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século Xix

bru.psps 30/06/2022

Cirurgias apavorantes?
Livro é bem descritivo, e gostei bastante disso. Bastante técnico, o que eu já esperava também. Não sei se recomendaria pra qualquer pessoa, sei que só entendi algumas coisas pois estudei e lembro dessas coisas. Gostei bastante do jeito que ela narrou as histórias. Bom? Muito bom! Mas não é um livro para entretenimento.

souaval 29/06/2022

Legal
Fiquei enojada e assustada com as formas como as cirurgias eram realizadas. Cruzes. Mas n contei com o fato q era uma biografia kkkkk apesar de tá bem na capa q seria uma.

Fernanda G 29/06/2022

Infelizmente, por várias razões na minha vida, não consegui aproveitar a leitura como deveria. História interessante com muitos detalhes, mas eu gostaria que fosse além do Lister e mostrasse a continuação das descobertas e procedimentos no mundo médico. (Mas tudo bem, sei que o livro é sobre o Lister).

DrAlu 27/06/2022

Como medico, foi muito angustiante ver como a cirurgia era uma loteria até meados de 1880. Onde as infecções perioperatorias matavam a maioria dos pacientes. Dr Lister mudou tudo. Bom livro.

victor.zampoli 27/06/2022

Cumpre com a proposta
Eu gostei do livro, mas com ele tive a certeza de que não curto muito livros documentários. Eu amei as informações e tudo que ele conta sobre a saúde e a limpeza em relação à medicina, realmente foi muito perspicaz em alguns ponto, e isso me atraiu bastante, até por que nem se passava pela minha cabeça que todo esse horror aconteceu.
O livro conta, sobretudo, da carreira profissional de Joseph Lister que fez diversas coisas que acrescentaram bastante na medicina que temos hoje, eu gostei bastante de conhecer os feitos do mesmo. Porém, em alguns momentos essa história fica meio cansativa e eu acabei não conseguindo prestar tanta atenção (claro que isso eh uma coisa bem pessoal). Mas, eu gostei sim do livro e até indico bastante, mas esteja ciente que ele é meio que um documentário, se você não curte, assim como eu, não indico!

Klelber 19/06/2022

Interessante
O livro é uma biografia, mas têm muitos méritos, porque também conta muito da história da medicina no século XIX.

Arengueira.Guimara 01/06/2022

Gostoso de ler.
Essa foi a primeira biografia que li, nem tinha interesse no gênero, porém esse livro mostrou o quão espetacular ele é.
Adorei conhecer Lister, um cara realmente revolucionário que se dedicou inteiramente para aquilo que acredita.
A escrita também foi super gostoda de ler, muito boa mesmo. Super recomendo!

Thamiris60 01/06/2022

Eu gosto muito de história, gosto de saber como as coisas eram antes e como funcionava sem a evolução e a tecnologia. Mesmo não sendo minha área de profissão, eu acho bem interessante saber e imaginar como lidavam com a saúde no XIX. Uma das coisas mais bizarras e que hoje é óbvio, era a falta de higiene, e, isso explica inúmeras epidemias, doenças, infecções e mortes.

smachado 27/05/2022

O homem, como sempre, pecando pelo óbvio
Eu sei, só é óbvio hoje, mas é engraçado assistir a relutância dos cirurgiões a praticar os métodos apresentados por Lister, sendo que, no fim das contas, era a coisa tão simples como lavar as mãos.

Dre 24/05/2022

"Nenhum assunto científico pode ser tão importante para o homem quanto o que trata de sua vida. Nenhum conhecimento pode ser tão incessantemente convocado pelos incidentes do dia a dia quanto o conhecimento dos processos pelos quais ele vive e age." ? George Henry Lewes
Uma das melhores coisas deste livro é o fato de a autora não se atentar apenas às contribuições científicas de Joseph Lister, podemos conhecer também um pouco da vida pessoal do homem que revolucionou o mundo das cirurgias.

Ale 17/05/2022

Resenha Medicina dos Horrores
Leitura Coletiva de Abril organizada pela Clau, do Mãe Literatura...Nunca esteve na minha lista de desejados, mas, devo confessar que adorei a leitura...

É um livro de não-ficção, vamos conhecer a história da medicina, como eram feitas as cirurgias e os bastidores dessas cirurgias, e detalhes da vida de Joseph Lister, um médico que revolucionou a medicina.

Foi desesperador, como tudo era tão cruel...Uma amputação sem nenhuma anestesia...E o serviço dos médicos eram totalmente desvalorizados...

"O cirurgião era comumente visto como um trabalhador braçal, que usava as mãos para ganhar a vida, tal qual um chaveiro ou um bombeiro hidráulico hoje em dia."

Por uma questão de higiene, as cirugias eram feitas em casa!!! Vocês conseguem imaginar como eram os hospitais...

Joseph Lister lutou muito para ensinar um procedimento básico: lavar as mãos!!! Esse simples ato não era praticado...

“Nos hospitais, era comum que ‘limpeza’ não significasse mais do que varrer o chão e abrir as janelas do centro cirúrgico, e a Royal Infirmary não era exceção. Lister desconfiava de que, se pudesse deixar as enfermarias mais limpas, talvez seus pacientes parassem de morrer”

O livro não apresenta fotos, mas, a narrativa é rica em detalhes, então se você tem estomago fraco, boa sorte!!!
E você Tá Lendo?

site: https://blogtalendo.blogspot.com

Sofi_lindinha 10/05/2022

Medicina dos Horrores
Esse é um livro incrível. A leitura é tranquila, as vezes com alguns termos técnicos mas ainda assim eles dão uma explicadinha que dá super pra entender, em resumo foi muito legal acompanhar a jornada revolucionária de Joseph Lister e ver como são diferentes os cenario do início e do final (ainda que não seja perfeito) do livro e ver o quanto ele foi atacado por algo que hoje vemos como "basico" e o quanto ele lutou pra poder ter todo esse reconhecimento.

Patricia.Lima 07/05/2022

Para os amantes de ciências
Trata-se de um livro para os amantes de ciências! E traça um contexto histórico muito importante! Super bem escrito, a leitura flui, leve! Recomendo