Glória e Ruína

Glória e Ruína Tracy Banghart

Resenhas - Glória e Ruína

Ana Paula 29/12/2022

Gostei muito, fazia tempo que não lia uma distopia (acho que é distopia né kkkkkk), já tinha gostado muito do primeiro e esse segundo é muito bom também. A evolução que a Serina tem é incrível, realmente não esperava que ela fosse se tornar tudo isso. A Nomi, foi minha favorita desde o primeiro livro, por isso esperei um pouco mais dela nesse segundo livro, na verdade a evolução que a Serina teve eu achava que quem ia ter era a Nomi, mas isso não afeta a história de forma alguma. Como todo livro de distopia ou fantasia, tudo dar errado até os últimos 20% do livro né, eu já tava agoniada que nada dava certo, mas no fim deu certo. Como uma boa distopia, os romances sobrevivem de migalhas né, queria mais dos casais, gostei muito do Val e do Malachi, são muito legais com as meninas e apoiam elas de toda forma. Mas, o fato é que o foco é na Nomi e Serina, e em como elas se amam e se protegem a qualquer custo, foi lindo ver a irmandade e lealdade delas. Enfim, gostei bastante mesmo, queria mais um livro nesse universo.

Hanelore 28/12/2022

um beijo Serina querida
Essa duologia é super envolvente!

Esse segundo livro tem um rajadão de revolução e acredito que foi bem desenvolvido. A trajetória das irmãs Serina e Nomi é construída de uma forma crível e fantástica.

A narrativa dividida entre elas foi outro ponto que favoreceu muito a história, sabendo aproveitar os momentos "sem saída" de uma, sem forçar mais páginas do que precisaria no intervalo e ainda assim mantendo a história interessante.

O final ficou um pouco aquém das minhas expectativas, mesmo deixando claro que as coisas não seriam fáceis, ficou tudo bastante simples.

Cíntia Costa 15/12/2022

Maravilhoso
Que duologia maravilhosa descobri esse ano. "Graças" a minha amiga secreta Mel, que me deu esse livro.
Aqui vai continuar a trajetória dessas duas irmãs.Eu me identifico mais com a Nomi do que com a Serina. Mas como a Serina cresceu durante a história. Se tornou uma outra pessoa. Mas essa série tende a nos fazer desconfiar de todos os homens da trama. Não sei se isso aconteceu com vocês, mas aconteceu comigo.
Eu terminei já querendo um terceiro livro. Pena que acabou.
É muito bom.

Vivi 30/11/2022

O livro continua com o empoderamento feminino, mas dessa vez mais consolidado. As personagens não tem dúvidas do que querem e nem do que podem conseguir e lutam para trazer o futuro que escolheram para realidade.

A história é rapidinha e divertida, entretendo o leitor do início ao fim.

anne.dfg 16/10/2022

Resista, sempre.
Esse é o segundo e último livro da duologia de Graça e Fúria e quando terminei, confesso que chorei.
Chorei porque apesar de ser ficção e tratar mais sobre o feminismo, toda a luta, toda a revolução, e os assuntos abordados no livro são atuais, são reais, principalmente no nosso país nessa época de eleição.

Uma frase que me marcou muito e que é sempre frisada é "Resista. Sempre."

Resistir apesar da opressão, dos obstáculos, do seu medo, precisamos ter ousadia pra agir e mudar nosso futuro, não por nós mas por todos, por isso e muito mais que eu amei esses livros e recomendo a todos.

Essa duologia mora no meu coração ??

isabeuly 27/07/2022

Distopia? Ou realidade?
O livro conta a história de Virídia, um país que subjuga as mulheres por acreditar que são inferiores.

Apesar de ser uma distopia, eu o considero apenas uma ilustração fantasiosa da realidade.

As mulheres não são Graças, mas o tempo todo tem seus corpos vendidos de diversas maneiras.
Não são enviadas para Monte Ruína, mas lutam pelas suas vidas constantemente.

Ademais, temos duas protagonistas incríveis que tem uma construção muito especial de evolução e metamorfose.
Os romances não são o foco, estão mais para bônus, mas foram capazes de aliviar toda a tensão da história.

ascarvalho 23/07/2022

O livro tinha potencial para ter uma história maior e mais interessante, mas acho que a autora ficou com um pouco de preguiça de desenvolver a história e os personagens. O primeiro livro é cativante, o segundo já é mais arrastado, acho que a autora passou tempo demais escrevendo cenas desnecessárias que poderiam ter sido substituídas por momentos mais relevantes para a história, eu não me importaria de ler um terceiro ou quarto livro dessa história.
O inimigo fica muito vago, apagado, sabemos que ele é uma ameaça mas não tem tanto desenvolvimento, por outro lado, sinto que o maior inimigo mesmo da história é o sistema que oprime as mulheres e a maior vitória é a luta delas contra o sistema.
Olhando por esse lado, eu realmente gostei da duologia. Vale muito a pena a leitura.

Mariana Araujo 19/07/2022

Confesso que esperava mais do livro pq gostei muito do primeiro, mas achei o final muito fraco, com potencial de ser muito mais do que realmente foi.

Marcia 30/06/2022

Esperei mais
Esperava um pouco mais , achei que o desenvolvimento das personagens não tiveram crescimento , o começo foi cansativo e o final corrido .

Fernanda.Cavalheir 07/04/2022

Me surpreendeu
O livro é super completo, me surpreendeu. Vc acha que sabe o que vai acontecer mais a história te surpreende a cada capítulo. Eu queria saber o que ia acontecer e não conseguia mais parar de ler, principalmente do meio pro final. A história é super fluída e tudo acontece como deveria..

Káren 24/03/2022

Esse foi um livro que me impressionou e me deixou um pouco chateada ao mesmo tempo
As reviravoltas que começaram no primeiro livro continua neste. Mas, apesar de terem muitas páginas que me fizeram perder o fôlego, eu achei que a autora forçou muito no tema "empoderamento feminino"
Não sou contra a temática, pelo contrário, acho importantíssimo, mas senti que ela o quis impor além do necessário
Recomendo a leitura, até porque são livros rápidos de terminar e pra se saber o desfecho de tudo. Gostei também da construção dos casais principais e como eles cresceram durante os dois livros

Vaniely 19/03/2022

Duologia ótima
Eu estava muito empolgada para a leitura, mas apesar de ter sido boa, não entregou tudo o que eu queria. Senti esse livro bem menos intenso comparado ao primeiro.

Não consegui ver química entre o Val e a Serina e só conseguia achar eles no máximo fofos. Até mesmo a Nomi e o Malachi que apesar de eu continuar shippando mto nesse livro também, achei eles mais apagados do que em Graça e Fúria.
Amei tanto as frases do primeiro livro, mas senti que nesse não teve mto trecho impactante.

Eu gostei da emoção, da aventura, da ação, a distopia desse universo é muito boa, e eu recomendo muito essa duologia que com certezs possui um lugar especial no meu coração.