Pessoas normais

Pessoas normais Sally Rooney

Resenhas - Pessoas normais

kohler 10/09/2023

Yoyok
No final, sou um produto. sou todo processo, quem cria, quem produz, quem vende, quem compra, tudo. meu corpo é o objeto e eu sou tudo, o problema e a solução, a demanda e a oferta.
sou connel e marriane, discordo e ao mesmo tempo, me vejo em ambos. essa narrativa, explora situações que para mim, mais se aproximam que distanciam da realidade, acho que essa é a fortuna do livro.
afinal tudo é fútil

Marina516 04/08/2023

É realmente tudo isso?
Achei um livro bem diferente de todos os quais eu já li, tanto na escrita, pela autora não usar travessão ou aspas nas falas, ou até o modo em que cada paragrafo muitas vezes retrata um tempo diferente do anterior, no início tive dificuldade porém me acostumei com o decorrer do tempo. Independente disso achei uma leitura bem fluída e muito tranquila.

Achei os personagens muito reais, é isso foi muito legal, pois vemos ambos os lados de cada um, os bons e os ruins, porém não consegui navegar na história, achei muito legal porém acho que o livro não me pegou tanto.

Vale muito a pena ler, pois o livro traz muitas mensagens interessantes.
itsfabiantunes 04/08/2023minha estante
Tive a mesma sensação

Joane 21/02/2022

?Não é assim com as outras pessoas, ela diz.?
?Pessoas normais? porque são relações mais reais, por isso, normais. Pessoas normais tem problemas que não são resolvidos, coisas que pessoas comuns podem até mesmo viver, o oposto de algo que foge da realidade. E o livro ainda tem algumas problemas de cada um, que falta muito do outro, de acordo com sua vivência e como foram tratados e que consequências tiveram. E os ciclos parecem que não evoluem rapidamente, são processos longos que precisamos cuidar. É profundo e aberto para interpretações. É um livro que se tornou bem único em muito do que aborda, ou o que se entende.
Com uma narrativa sem qualquer tipo de ajuda: não tem travessões, nem aspas como indicativo para diálogos. Mas pode ser que depois, você vá se acostumando.
Depois de um tempo de ter parado a leitura em 56%, nesse ano resolvi recomeçar e me sinto bem em ter finalizado esta leitura. E quando recomecei já estava bem mais acostumada
A minha curiosidade com o que vinha a seguir foi o que realmente me moveu. E foi uma leitura muito boa.
Mais um que valeu ter essa experiência.

Emy 09/06/2023

Sinceramente? Não gostei.
Eu estava bem ansiosa para ler esse livro pois já vi muita gente comentar sobre ele. Mas confesso que me decepcionei. Ele é bem uma pegada de reflexão, talvez, mas acabou me deixando bem sem saber o que pensar.

Demorei pra me acostumar com a escrita da escritora. Não sei explicar exatamente o que é, mas deixou o livro bem lento até mais da metade.

O livro demonstra basicamente os altos de baixos de dois jovens até a vida adulta. Mas que no final acaba sendo uma troca de papéis. Se um está bem, o outro está péssimo. Aí o outro melhorou, então o próximo tem que estar obrigatoriamente ruim.

Não tem uma história propriamente dita. Eu senti que li, li e li e não cheguei a lugar nenhum.

Rayssa600 09/08/2022

TOP 3 MELHORES LIVROS QUE EU JÁ LI. Eu tinha a expectativas relativamente altas e passou de todas de vdd. A autora parece que entende tanto a mente das pessoas, sabe? Ela conseguiu passar todo aquele sentimento, toda aquela história pra gente. Arrisco dizer que é o meu preferido.

kas maroni 01/06/2021

Eu tava bem animada pra ler esse livro e com toda certeza adorei.
a história é meio complexa, é uma romance "real" sem fantasias ou clichês como em outro livros.
É algo que você consegue ver acontecendo na vida real, apesar de trazer temas pesados e alguns gatilhos.

Os personagens vivem um romance que começa quando eles ainda são adolescentes a vai acontecendo em quanto vão crescendo, mas nunca fica algo sério, eles estão sempre se desencontrando e se encontrando de novo, fica muito claro que existe uma dependência no relacionamento.
A Marianne deixa o Connel exerce o tipo de poder sobre ela, e ela não se importa com isso e ele também não, o que de certo modo não é um relacionamento saudável.
Tem final aberto não gostei.
POREM É FAVORITADO MEU ??
kas maroni 01/06/2021minha estante
li no começo do ano, já tinha feito a resenha e deixando no bloco de notas. postei aq só pra não perder

beatriz 03/09/2022

frustrante.
iniciei esse livro com a mente aberta pois já tinha ouvido falar muito sobre ele, então fui ler sem esperar grandes acontecimentos e ciente de que se tratava da vida comum de duas pessoas quebradas. no começo eu estava com baixas expectativas em relação a escrita, mas ao contrário do que eu pensava não tive dificuldade em me concentrar na história, e até certo ponto foi fácil me entreter.

mas sinceramente, o que acabou não funcionando pra mim foi a narrativa. por achar muito vaga e impessoal acabei tendo dificuldade em me afeiçoar ou me conectar com os personagens, a forma como a história foi contada fez eu me sentir muito alheia e indiferente aos acontecimentos, então mesmo que houvesse um entendimento ali, foi difícil sentir empatia, e não ajudou que ambos os personagens fossem chatos e desinteressantes.
o relacionamento entre eles foi outro ponto que me deixou frustrada, e até pode ter a ver com a minha aversão pessoal ao plot de desencontros e etc, mas a falta de diálogo e os desentendimentos desnecessários me causaram aflição.

no fim, o livro me decepcionou como um todo. eu sempre ouvi falar como ele é um livro que trata de assuntos reais de forma crua, então fui ler esperando tirar algo disso. mas acontece que achei que sim, o livro de fato apresenta essa ideia, mas só.
não achei que nenhum dos assuntos abordados foram aprofundados ou explorados, eles simplesmente só estão ali, sem nenhum desenvolvimento, nenhuma conclusão. no final, senti que perdi meu tempo lendo, não senti praticamente nenhuma evolução ou mudança nos personagens (até a terapia do connell ficou por isso mesmo), e esperava que nas últimas páginas algo acontecesse pra determinar o rumo da história e que cada um seguisse o seu caminho, mas a resolução só fez eu sentir que após algum tempo eles voltariam ao ciclo vicioso daquele relacionamento tóxico e que toda essa jornada na leitura foi sem propósito.

Clara.Gomes 30/09/2023

QUE REAL MDS MUITAS SENSAÇÕES
O livro foi extremamente surpreendente pra mim, no começo achei a falta de indicação de diálogos algo incômodo, mas com o tempo fui entendendo o sentido disso e me acostumando. A história gira em torno de duas pessoas muito reais, ansiosas e com dificuldades de se comunicar e de expressar seus sentimentos. Muitas vezes a leitura causa um nó na garganta e uma agonia tremenda, já que eles interpretam coisas de maneiras erradas e tomam atitudes impulsivas e autodestrutivas. Eu me identifiquei com várias atitudes, sentimentos e pensamentos, e a forma que a autora aborda essas questões é realmente impecável, ela consegue transformar diálogos tão pequenos e simples em pensamentos reflexivos, que retratam muitas atitudes da vida real. Definitivamente não é um livro de romance comum, na verdade não é muito romântico de modo geral, mas apresenta um relacionamento real, difícil, cheio de idas e vindas e momentos dolorosos, com personagens que sofrem de problemas pessoais delicados e profundos, que refletem em suas atitudes durante toda a narrativa. O casal tem um imã, que sempre os une independente de tudo, a todo o momento eles são diretamente e constantemente ligados por um sentimento profundo, uma necessidade de ficarem juntos apesar de todas as dificuldades, e isso foi realmente incrível de ler. Nota 1000 pra esse livro SURREAL!!!!

"Ele não é do tipo que se sente confortável confiando nos outros, ou exigindo coisas deles. Precisa de Marianne por essa razão."

"Marianne é a única que desencadeia essas sensações nele, a estranha sensação dissociativa, como se estivesse afundando e o tempo não existisse direito."

"Ela quer lhe dizer coisas. Mas agora é tarde demais, e de qualquer modo nunca lhe fez bem nenhum contar a ninguém."

"Imagino que não quisesse que você me achasse pirada ou sei lá o quê. Eu devia estar com medo de que você não me quisesse mais."

"Não precisava fazer nenhum jogo com você. Era real."

"Marianne, não sou religioso, mas às vezes acho que Deus fez você para mim."
Missy 30/09/2023minha estante
Terminei esses dias e tô assim. Cê viu a série ? Até onde vi é bem fiel

Clara.Gomes 30/09/2023minha estante
Ainda não vi, mas vou começar hoje mesmo, dizem que é bem boaaa

luiza 02/03/2022

bem normal
beleza, escrita sobre uma relação cheia de problemas assim como todas as relações normais. mas na moral, se for ler esperando um clímax é melhor ir fazer palavras cruzadas!

teixeira 26/12/2021

Decepção do Ano
Vi muitas indicações das pessoas falando bem mas é pura enganação. Passei muita raiva lendo esse livro, os personagens ficam de frescura o tempo todo,e a típica frase famosa do livro e uma das únicas coisas que o Connell fala pra Mariane, e todos os problemas dele teriam sido resolvido com eles sentando numa mesa um de frente do outro com uma conversa. Talvez eu possa ter criado muita expectativa é no final não foi atendida ou não era o momento certo pra ler o livro
DearSara 26/12/2021minha estante
Esse realmente é aclamado ?

Keila 26/12/2021minha estante
Talvez a problemática entre os dois tenha a ver principalmente com a idade, aspectos sociais e econômicos, e os sentimentos sendo equilibrados em meio a isso. Assistiu a série?

teixeira 26/12/2021minha estante
Li o livro primeiro pra assistir a série, talvez eu veja a série

Keila 26/12/2021minha estante
Vê sim, particularmente até gostei mais.

Ash 05/01/2023

Realista
Quando adicionei ese livro na minha meta foi somente pelo hype que ele teve, eu não sabia nada da história e continuei assim. Foi incrível a experiência de ler um livro sem saber a sinopse dele, acho que consegui me conectar mais com os personagens e entender o que eles sentiam e expressavam.
Gostei muito da escrita da autora, porque ela faz a gente gostar e odiar os personagens na mesma medida, e mesmo que o romance seja um foco nao se torna parte fundamental do enredo da história.
Eu gostei muito da forma que terminou, e foi legal porque é realmente uma história normal, que poderia acontecer com qualquer um, sem plots sem inveções demais. Apesar de tudo, acho que os personagens foram muito bem construídos e desenvolvidos.
Beatriz Nery 05/01/2023minha estante
Eu tenho esse livro, tem um tempo que eu tinha pegado para ler, mas abandonei... Vou pegar ele de novo para começar a ler, acho que agora vou realmente gostar pq estou mais interessada em problemas reais e personagem um pouco mais profundos.

Bianca 12/01/2021

Pessoas normais ?
Iniciei o livro achando que ele seria ótimo, mas me arrependi profundamente. Não criei vínculo com os personagens e, sinceramente, a história não apresenta nada de demais. Entendi o ponto da autora em apresentar as famosas relações ?em cima do muro?, em que as duas pessoas se amam mas tem inseguranças demais para iniciarem uma vida juntos. No mais, não é um livro que me tocou.

Julia 20/07/2021

Esse livro nos mostra que só amar alguém as vezes não é suficiente.

De modo bem resumido, "Pessoas normais" vai contar a história do relacionamento do Connell e da Marianne, do ensino médio até a faculdade, duas pessoas que ao mesmo tempo conseguem ser muito parecidas e totalmente diferentes.
Já li muitos romances com personagens perfeitos, paixões perfeitas e finais perfeitos, o que influencia para que tenhamos uma visão romantizada sobre o amor e os relacionamentos. Mas em "Pessoas normais", o romance de Marianne e Connell já começa estranho e, com o decorrer da narrativa, tudo ficou mais confuso pra mim, eu criticava as atitudes do personagens ao mesmo tempo que me identificava muito com os dois, torci para eles ficarem juntos, torci para eles se separem, não sabia se o relacionamento dos dois fazia bem ou não, mas percebi que tudo isso só servia para reforçar o título do livro: são pessoas normais, um relacionamento normal e na vida real os sentimentos e as relações são confusas.
Temos costume de achar que as melhores histórias sobre amor precisam ser avassaladoras e ter um "felizes para sempre", mas a autora mostra que uma história de amor normal também pode ser cativante e repleta de camadas.
A escrita da autora é maravilhosa, consegue ser simples, poética, dura, sincera e trazer uma carga emocional muito forte, tudo ao mesmo tempo. O uso de saltos temporais e a mistura dos diálogos com a narração, podem ser um pouco complicados de entender no início, mas depois se tornam um recurso essencial para trazer mais intimidade para a história. É um livro que vai se basear no desenvolvimento gradual das personagens, então pode ser que não agrade muito quem gosta de uma história com grandes reviravoltas e um final "chocante", mas que com certeza vale a pena.

Fernando.Vieira 17/06/2023

Pessoas normais
Bem Vindos à mais um post, faz tempo que não posto resenha por aqui hehe.

Esse é aquele famoso tipo de livro que muita gente gosta muito e muita gente não gosta! No meu caso, gostei muito, se não fosse por algumas coisas seria 5 estrelas e favoritado.

Muitas pessoas falam que a escrita da Sally é complicada e muito fácil de se perder, mas pra mim foi uma leitura muito boa e muito fluída, muito fácil de identificar as falas dos personagens.

Uma dica para quem quer ler esse livro, é LER COM MÚSICA, não tem sensação melhor. Melhora muito o desenvolvimento e quando você ver, já se foram mais de 100 páginas!!!

Tem adaptação, mas não sei se vale a pena assistir.
~
"Pessoas Normais" é um livro envolvente e delicado que retrata a vida de dois personagens, Marianne e Connell, ao longo de vários anos. A história se desenrola na Irlanda e aborda temas como amizade, amor, família e as complexidades da vida adulta.

Os personagens são retratados de maneira realista, com suas inseguranças, medos e anseios, o que os torna extremamente humanos e fáceis de se identificar.

O livro também aborda questões sociais e culturais, como as diferenças de classe e as pressões do ambiente acadêmico. Sally Rooney utiliza uma linguagem simples e fluida, que nos faz mergulhar na história e nos conecta profundamente com os personagens.

"Pessoas Normais" é uma obra que nos faz refletir sobre os relacionamentos e a busca pela identidade própria, ao mesmo tempo que nos emociona e nos mantém ansiosos para descobrir o desfecho da história. É uma leitura altamente recomendada para quem aprecia histórias de amor e amizade autênticas, permeadas por uma análise profunda da condição humana.
~
não sei o que foi esse livro, simplesmente ??
Fernando.Vieira 17/06/2023minha estante
GENTE O SKOOB BUGOU MINHA RESENHA

Isabela 17/06/2023minha estante
vale MUITO a pena assistir a adaptação depois de ler o livro juro

Fernando.Vieira 17/06/2023minha estante
vou ver se consigo assistir