Pessoas normais Sally Rooney

Resenhas - Pessoas normais

mellyna.conde.5 30/01/2023

Algumas das pessoas com quem conversei sobre esse livro reclamaram sobre ele ser linear, sem grandes pontos de virada. E de fato é.

É um livro linear como a grande parte das vidas são. Sem grandes acontecimentos, sem plots impossíveis. Apenas a vida de duas pessoas vivendo normalmente, enfrentando problemas como qualquer outra pessoa.

Mesmo assim, um livro que toca pela complexidade de todos os seres humanos. E que, por ser uma história tão possível, torna a identificação ainda mais fácil.
Ana Maria 30/01/2023minha estante
Amo ele!

Bianca 12/01/2021

Pessoas normais ?
Iniciei o livro achando que ele seria ótimo, mas me arrependi profundamente. Não criei vínculo com os personagens e, sinceramente, a história não apresenta nada de demais. Entendi o ponto da autora em apresentar as famosas relações ?em cima do muro?, em que as duas pessoas se amam mas tem inseguranças demais para iniciarem uma vida juntos. No mais, não é um livro que me tocou.

Fernanda 24/11/2020

Resenha no blog:

site: http://modoliterario.blogspot.com/2020/11/resenha-pessoas-normais-sally-rooney.html

Ash 05/01/2023

Realista
Quando adicionei ese livro na minha meta foi somente pelo hype que ele teve, eu não sabia nada da história e continuei assim. Foi incrível a experiência de ler um livro sem saber a sinopse dele, acho que consegui me conectar mais com os personagens e entender o que eles sentiam e expressavam.
Gostei muito da escrita da autora, porque ela faz a gente gostar e odiar os personagens na mesma medida, e mesmo que o romance seja um foco nao se torna parte fundamental do enredo da história.
Eu gostei muito da forma que terminou, e foi legal porque é realmente uma história normal, que poderia acontecer com qualquer um, sem plots sem inveções demais. Apesar de tudo, acho que os personagens foram muito bem construídos e desenvolvidos.
Beatriz Nery 05/01/2023minha estante
Eu tenho esse livro, tem um tempo que eu tinha pegado para ler, mas abandonei... Vou pegar ele de novo para começar a ler, acho que agora vou realmente gostar pq estou mais interessada em problemas reais e personagem um pouco mais profundos.

Julia 20/07/2021

Esse livro nos mostra que só amar alguém as vezes não é suficiente.

De modo bem resumido, "Pessoas normais" vai contar a história do relacionamento do Connell e da Marianne, do ensino médio até a faculdade, duas pessoas que ao mesmo tempo conseguem ser muito parecidas e totalmente diferentes.
Já li muitos romances com personagens perfeitos, paixões perfeitas e finais perfeitos, o que influencia para que tenhamos uma visão romantizada sobre o amor e os relacionamentos. Mas em "Pessoas normais", o romance de Marianne e Connell já começa estranho e, com o decorrer da narrativa, tudo ficou mais confuso pra mim, eu criticava as atitudes do personagens ao mesmo tempo que me identificava muito com os dois, torci para eles ficarem juntos, torci para eles se separem, não sabia se o relacionamento dos dois fazia bem ou não, mas percebi que tudo isso só servia para reforçar o título do livro: são pessoas normais, um relacionamento normal e na vida real os sentimentos e as relações são confusas.
Temos costume de achar que as melhores histórias sobre amor precisam ser avassaladoras e ter um "felizes para sempre", mas a autora mostra que uma história de amor normal também pode ser cativante e repleta de camadas.
A escrita da autora é maravilhosa, consegue ser simples, poética, dura, sincera e trazer uma carga emocional muito forte, tudo ao mesmo tempo. O uso de saltos temporais e a mistura dos diálogos com a narração, podem ser um pouco complicados de entender no início, mas depois se tornam um recurso essencial para trazer mais intimidade para a história. É um livro que vai se basear no desenvolvimento gradual das personagens, então pode ser que não agrade muito quem gosta de uma história com grandes reviravoltas e um final "chocante", mas que com certeza vale a pena.

Fernando.Vieira 17/06/2023

Pessoas normais
Bem Vindos à mais um post, faz tempo que não posto resenha por aqui hehe.

Esse é aquele famoso tipo de livro que muita gente gosta muito e muita gente não gosta! No meu caso, gostei muito, se não fosse por algumas coisas seria 5 estrelas e favoritado.

Muitas pessoas falam que a escrita da Sally é complicada e muito fácil de se perder, mas pra mim foi uma leitura muito boa e muito fluída, muito fácil de identificar as falas dos personagens.

Uma dica para quem quer ler esse livro, é LER COM MÚSICA, não tem sensação melhor. Melhora muito o desenvolvimento e quando você ver, já se foram mais de 100 páginas!!!

Tem adaptação, mas não sei se vale a pena assistir.
~
"Pessoas Normais" é um livro envolvente e delicado que retrata a vida de dois personagens, Marianne e Connell, ao longo de vários anos. A história se desenrola na Irlanda e aborda temas como amizade, amor, família e as complexidades da vida adulta.

Os personagens são retratados de maneira realista, com suas inseguranças, medos e anseios, o que os torna extremamente humanos e fáceis de se identificar.

O livro também aborda questões sociais e culturais, como as diferenças de classe e as pressões do ambiente acadêmico. Sally Rooney utiliza uma linguagem simples e fluida, que nos faz mergulhar na história e nos conecta profundamente com os personagens.

"Pessoas Normais" é uma obra que nos faz refletir sobre os relacionamentos e a busca pela identidade própria, ao mesmo tempo que nos emociona e nos mantém ansiosos para descobrir o desfecho da história. É uma leitura altamente recomendada para quem aprecia histórias de amor e amizade autênticas, permeadas por uma análise profunda da condição humana.
~
não sei o que foi esse livro, simplesmente ??
Fernando.Vieira 17/06/2023minha estante
GENTE O SKOOB BUGOU MINHA RESENHA

Isabela 17/06/2023minha estante
vale MUITO a pena assistir a adaptação depois de ler o livro juro

Fernando.Vieira 17/06/2023minha estante
vou ver se consigo assistir

gus 13/08/2022

Livro do ANO
esse livro no começo eu achei chato e entediante , porém eu continuei lendo , e quando vi já estava devorando ele. Esse romance é tão lindo e complicado, a gente percebe que nem tudo é flores.MUITO BOM

fernanda1789 04/03/2024

Nível de identificação 1000/10
?As pessoas podem mudar as outras de verdade.?

Pensamentos silenciosos, fases de completo vazio, calmaria e caos interconectados, sentimentos confusos, indecisões, escolhas, arrependimentos. Pessoas normais é tudo isso e mais um pouco do verdadeiro lado da vida de alguém que sempre se sentiu deslocado no próprio espaço, e perdido na própria cabeça.

Honestamente, esse é um livro que de certa forma pode ser bem cansativo ao leitor e até um pouquinho ?maçante?, principalmente devido ao fato de que o enredo em si é beem demorado, e acontece muuito vai e volta entre a marianne e o connell. Fora a escrita, que não é tão comum.

Ademaiss, eu me identifiquei drasticamente com esses dois, e é exatamente por isso que o livro me conquistou tanto (apesar da minha demora para terminar). É como se eu tivesse criado uma conexão de outro mundo com eles dois, como se eu, marianne e connell já tivéssemos uma amizade incrível e mega especial a anos e anos.

jujuwithbooks0 17/02/2022

Quando eu terminei “Pessoas Normais” da Sally Rooney, a primeira coisa que eu pensei foi “Nossa, this is me trying da Taylor foi escrita pra eles não é possível!”.
Esse livro conta a história do Connell a da Marianne, dois jovens entrando na vida adulta, com muitas escolhas e caminhos para serem seguidos e por algum motivo que nem eles entendem, as trilhas de vida deles sempre acabam se cruzando (mesmo tentando ficar separados). Mas tudo tem um ponto inicial, e começa em uma cidade interiorana na Irlanda, no último ano do ensino médio os dois começam a se envolver, Connell quer esconder a relação a todo custo dos amigos e a Marianne não liga muito pra isso não.
Essa foi uma história e tanto para acompanhar, no início eu sentia muita raiva do Connell, no meio da história sentia dos dois e no final fiquei mega pensativa. O Connell foi um personagem com um grande desenvolvimento e no final eu gostava tanto dele quanto da Marianne. Já ela foi minha personagem preferida desde o começo (a história dela pior que a da Ju, sério).
Quando eu finalmente finalizei esse livro confesso que fiquei pelo menos uns 20 minutos olhando pro teto e refletindo. A autora conseguiu demonstrar em 262 páginas o sentimento que é sair de um lugar cômodo (a adolescência) e entrar em um ambiente com muitas outras pessoas e pluralidades (a vida adulta), a mostra dos ciclos se encerrando, pessoas partindo e outras chegando, foi um prato cheio pra quem tá vivendo isso (euzinha).
Tratando muitos temas importantes a obra conseguiu me ganhar e eu dei 4,5 estrelas. Fiquei ansiosa para ver a série e ler os outros livros da autora.
A obra de Sally Rooney é muito boa e me causou grandes reflexões, mas meu papel aqui é sempre alertar e falar que o livro contém muitos gatilhos, que me pegaram durante a leitura também, então se algum dos seguintes temas não te deixa confortável, reconsidera a ler:
Abuso físico e emocional, ansiedade, assédio moral, morte, depressão, violência doméstica, uso de drogas, agressão sexual, suícidio e idealizações suícidas, relacionamento abusivo, violência, transtorno alimentar. +16 anos

sofiathefirst 04/08/2022

vc ama ou odeia
?pessoas normais? foi um livro que eu gostei, mesmo não sendo muito meu estilo de leitura. eu fiquei presa no livro, e muito curiosa pra saber o que aconteceria nas vidas miseráveis da Marianne e do Connel (sério eles só arranjaram problema). Mas o que realmente me impressionou foi a narrativa e a conexão entre o título do livro e o que vemos nos personagens do livro. Eles definitivamente não são pessoas normais, e ao mesmo tempo eles são normais. Depende do seu ponto de vista e de como vc encara o ?normal?.

o que são pessoas normais pra vc??
Lu Sapucaia 04/08/2022minha estante
Pessoas com uma vida imperfeita, problemas de comunicação e que precisam de terapia kk. Igual a Marianne e Connel

Elizama 21/12/2021

Terminei esse livro tem uns 5 dias e esqueci de atualizar. Não acho que tenha válido a pena para mim. Obviamente que trata de pontos muito importantes e acrsdito que a Marianne precisa de uma intervenção psicológica bastante duradoura e isso não acontece, consequentemente isso me incomodou também.
Mari 21/12/2021minha estante
sim simmm

Dani Veiga 21/12/2021minha estante
Uma grande problemática!

Nanat 20/02/2024

"as pessoas podem mudar as outras de verdade"
Triste, envolvente e irritante.
sim, li por causa de uma citação - e também por causa dos edits da série haha - mas o livro não é o romance que a frase transmite.
a história de connell e mariana é complicada, meio tóxica e muitas vezes nem um pouco romântica.
como amizade é algo bonito de se ver a aproximação e confiança que nasce, mas não deixa de ser algo que devemos evitar na vida, por ser tão complicado.

hinatinha 27/03/2024

Profundo, mas confuso
O livro em si é muito delicado, os personagens sao complicados e passam por situações pessoais que revelam seus pensamentos. Não tenho muito uma opinião concreta do livro, me marcou em alguns momentos o que passava na cabeça deles e a relação entre o Connel e a Marienne.
Ambos tem alguns problemas mentais e mesmo juntos é muito fácil reconhecer o que passam, mas ao mesmo tempo confuso e profundo demais.
Só achei ruim o livro não ter travessões, mas recomendaria ele caso você goste de temas delicados e reais
Vinicius.maris 27/03/2024minha estante
Vou reler ele esse ano

sofia 27/03/2024minha estante
um dos meus favoritoss

mmarialleite 29/04/2021

Nem bom, nem ruim
O livro retrata a vida de Marianne e Connel desde os últimos anos do colegial até a faculdade. Os personagens são palco na passagem da adolescência para a vida adulta e as mudanças emocionais e os conflitos desse período.

É importante mencionar que a obra traz inúmeros gatilhos ao decorrer dos capítulos, deixando um alerta para relacionamentos abusivos, depressão e violência.

Uma obra de leitura rápida e fácil, com personagens autodepreciativos e confusos (conflitos entre felicidade e infelicidade).

Marianne e Connel desejam durante todo o livro ser como "pessoas normais", com vidas normais e relacionamentos normais. No entanto, permanece o questionamento do que seria ser uma "pessoa normal" ao analisar os acontecimentos da vida de ambos.
Abelita.Azevedo 29/04/2021minha estante
Sou doida pra ler