Feitos De Sol

Feitos De Sol Vinícius Grossos

Resenhas -

joshinho 11/12/2021

Fofo.
Sinceramente, não tenho muito o que pontuar neste livro. Achei a leitura gostosa de fazer e a história, por mais que seja meio clichê, interessante. Lembro de ter comprado esse livro achando que ele seria horrivel, apenas realizei a compra porquê estava na promoção, e fui totalmente surpreendido com a forma na qual o livro me puxou. Foi uma leitura rápida e calma, o desenvolvimento dos personagens me pareceu meio largado, mas tudo aconteceu em tão pouco tempo que é justificável que eles não tivessem grande desenvolvimento. Enfim, um livro bom e ? teoricamente ? barato, não me arrependo da compra de forma alguma. Se eu tivesse que dar uma nota, acho que seria 8,5/10.

Ella 04/03/2022

o livro é perfeito!! alguns gatinhos em umas páginas então antes de lerem tomem cuidado, a escrita é super leve e a história é maravilhosa, tem muita harmonia entre os personagens

adoracomuna 12/05/2022

Sonho de leitura em 2018
Como queria ter lido isso quando estava me descobrindo, seria tudo ter acesso a um livro lindo como esse com um final que não é triste, me pergunto até agora como um livro desse existe, leitura fluída e uma paixão extrema por cada personagem. Saí do livro com vontade de viver.
NIC 12/05/2022minha estante
Esse livro é perfeito um ótimo nacional

adoracomuna 12/05/2022minha estante
Sim! Guardo no coração ?

xtwsantos 14/12/2022

Chorei muito!
Um livro jovem, nacional, cheio de referências, me fez chorar de madrugada. Favoritadissimo!

Fiquei completamente destruído quando tava terminando de ler, a carta do Vicente, meu deus, acho q nunca chorei tanto lendo um livro em toda a minha vida, eu amei! (Sim, eu tenho problemas) Recomendo muito!!!

Esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida e foi um porta de entrada pra conhecer mais trabalhos do autor que eu amo de mais!

leilinha 14/05/2021

Um livro realmente incrível e com temáticas importantes
Para começar a resenha desse livro maravilhoso, vamos começar bem do início mesmo, o título, o título é perfeito, tem tudo a ver com a história. Agora sobre a história em si: sério, me fez rir em uma página e na outra já encher o meu olho de lágrimas, me emocionei muito com ela, me encantou desde a primeira linha. Esse casal é tudo pra mim, Cícero e Vicente são muito fofos e formal um casal muito fofo também! Outro ponto importante, e que eu gostei muito, é o fato de retratar MUITOS assuntos importantes e necessários. Gosto muito da escrita do Vinícius, percebo que ela só evolui de um livro para o outro. Todos esses elementos juntos forma, uma história incrível!! Acho que não preciso nem falar que eu recomendo demais esse livro né? LEIAM FEITOS DE SOL

Samara 15/04/2022

quero um amor tambémmm
Tive crise de riso em vários momentos e outros que fiquei com vontade de me jogar na frente de um carro em alta velocidade

Kevin 06/12/2023

Me reascendeu a paixão adolescente que dormia em mim.

Que massa que a nova geração tem a oportunidade de ler histórias assim!!!!

Gui 12/06/2021

Meu livro favorito!!
sou apaixonado pela escrita do Vinicius porque ele tem o poder de fazer com que a gente realmente sinta o que os personagens estão passando. nessa história em específico, ele foi perspicaz DEMAIS. o amor do Vicente e do Cícero é uma das coisas mais lindas e puras que eu já vi e quando você termina a história só consegue imaginar que queria ter a capacidade de fazer todo mundo viver algo assim. é tudo perfeito do início ao fim e vou sempre amar essa história. no final das contas, acho que nós nascemos para nos sentirmos feitos de sol.

FiddlerGreen 13/04/2024

"E nós dois brilhamos, porque éramos Feitos de Sol."
"Se você estiver passando por um situação difícil, quero que se permita renascer também. Assim como eu fiz."
Com essa frase inicia um dos melhores livros que já li na vida, e olha que demorou 2 anos haha, já que uma amiga me emprestou mas minha procrastinação não me deixou terminar e quando finalmente comprei foi em 3 dias haha, me apaixonei do início ao fim por esse livro, principalmente por ser brasileiro, os personagens, as gírias, as referências, a filosofia, a MÚSICA, o amor adolescente... Simplesmente apaixonado por Cícero e Vicente, cada parte desse livro me tocou, senti como se estivesse lá, até porque é fácil isso acontecer hoje, o melhor romance gay que já li. Agora os melhores pontos do livro:

"Acredito que a gente deva ser feliz. Acho que, se Jesus estiver me ouvindo, deve ter achado a piada ótima."
Eu penso exatamente como o Vicente, Jesus é foda, Deus é amor vei, porque insistem em transformar em algo ruim, por isso odeio Igreja.

"Não muda o que você pensa ou sente por minha causa, nem de ninguém [...] A gente pode até começar a gostar daquilo que os outros indicam, mas mudar o que a gente é ou quer, aí não dá, escuta o que eu tô dizendo."
Aprendi muito disso na escola, tem que ser quem você é, sem se importar com o resto, porque você deixaria de fazer o que te faz feliz? Ainda mais por outros que não fariam.
E o melhor lacre da história pela perfeita Karol, fico orgulhoso de dizer que já lancei uma exatamente assim:
"E isso te torna o que?"
"Humana, talvez?"
Não precisa rotular nada, se não quiser e for te fazer mal, poxa, só viver isso, sentir isso e ser quem você é sem satisfação pra ninguém (essa minha devia tá na história, apoia uma parceria Vinícius?)

"Todos somos complicados e, muitas vezes, difíceis de entender. Porém, há pessoas que valem a pena, que valem o risco, mesmo quando a gente tem medo e não se sente preparado... Só que outras, não. Essas só entram nas nossas vidas para bagunçar tudo de uma maneira ruim."
A dura verdade, o difícil é saber qual.

"Talvez amar fosse isso... Você e a outra pessoa entrarem numa roda-gigante, cheia de altos e baixos, mas tentando enfrentar as merdas do mundo juntos, de mãos dadas." ?

E por fim, isso que todo mundo devia sentir, sem o sentimento de dever algo pra alguém, de culpa, de angústia, fomos feitos assim, porque deveríamos sentir vergonha?
"Se eu gostava do Vicente, era por causa da pessoa dele, não do sexo nem porque ele era um garoto. Se eu gostava era porque o meu coração me dizia que sim; então não tinha nada de diferente, nada de errado, nada de merda nenhuma. Se eu gostava era porque o meu corpo e a minha alma tinham sido feitos para ser desse jeito, para gostar de quem quer que fosse. Se eu gostasse só de garotos para sempre, ou se algum dia eu viesse a gostar de meninas de novo, não devia explicações para ninguém a não ser eu mesmo, porque quem estava se descobrindo novo era eu. Aquela era a minha vida, e só eu podia decidir a respeito disso."

"[...] Não vou me desculpar por ter me apaixonado, porque a gente não deve pedir perdão por ser feliz."

JF 21/06/2021

Somos feitos de AMOR
Ah, o que dizer? Vinícius Grossos escreveu uma bela história recheada de amor e cultura pop o que me deu uma nostalgia danada pelos anos 90.

Vicente e Cícero são incríveis!!! Ambos foram bem trabalhados pelo autor, e ao longo das páginas ganharam profundidade de pensamentos e sentimentos. Torci muito pra que fossem muito felizes juntos e sofri com as dificuldades pelas quais eles passaram.

A questão do amor entre pessoas do mesmo sexo foi muito bem abordada. Podemos ver como a ignorância é intolerância de décadas atrás atrapalham a vida de pessoas LGBTQIA+, e infelizmente isso não mudou muito nos dias atuais....

Não vou falar muito pra não soltar spoiler, mas só eu fiquei indignado por toda a violência física e emocional que o Vicente sofreu? Fiquei o tempo todo querendo que ele fosse viver com aquela vó MARAVILHOSA dele, pra que seu martírio tivesse fim... o triste é saber que a vida real é assim pra muitos mundo afora.

E o final, meu povo? QUE FINAL!!! simplesmente MARAVILHOSO e de fazer qualquer um chorar !!! LEIAM!!

Fazia MUITOS ANOS que uma leitura não mexia comigo dessa forma. Senti ansiedade, medo, revolta, identificação e torci desesperadamente por Vicente e Cícero. Tambem derramei algumas lágrimas e fiquei com o coração aquecido no fim de tudo.

rafazaakar 20/02/2020

AH PRONTO, AQUI ESTOU EU CHORANDO POR CAUSA DE LIVRO DE NOVO
#resenha - ?Feitos de Sol? (Vinicícius Grossos, 2019) #13

Ah, é sempre bom ler um romancezinho pra dar aquela aquecida no coração, né? Eu já conhecia a escrita do Vinícius de um outro livro que li, então não me surpreendi quando percebi que estava amando a leitura.

O autor traz a história de Cícero, um garoto de olhos puxados, introvertido e que ama uma série de quadrinhos chamada Under Hero, que no dia mais importante do ano, o dia do lançamento do último volume de sua série, descobre que a loja havia fechado. E agora?

E é nesse momento, e graças à falência da chamada Taverna do Dragão, que Cícero conhece Vicente, outro super fan de Under Hero. E é a partir dai que eles começam a se conhecer e se interessar cada vez mais um pelo outro e por suas teorias do fim do mundo.

Eu gostei bastante da história, Grossos escreve de um jeito bem fácil de se ler, fácil a ponto de a leitura apenas seguir e seguir e seguir e quando você percebe o livro já acabou. Ele aborda temas muito importantes como violência infantil, homofobia e fanatismo religioso, tudo de uma forma bastante aberta e simples.

O romance entre Cícero e Vicente é aquele afago no coração que a gente sempre fica feliz em receber. É aquele amor adolescente desesperado e imediato, aquele desespero por ser feliz e amar, sabe? Ele criou personagens incríveis, que ganham nosso carinho logo de cara.

Mas preciso comentar: 20 anos? Sério? Precisava de tudo isso? Eu acho que morreria de depressão se fosse comigo! Achei fofo o final? Achei! Fiquei puto? Fiquei também! Hahaha Mas eu gostei, gostei do jeito que o ele traçou os caminhos e fez tudo dar certo. Gosto disso. Finais felizes -mesmo que sejam demorados- são bons, faz a gente ter esperança.

Uma leitura que eu com toda certeza indicaria. Não vão se arrepender!

#editorafaroeditorial #faroesitorial #viniciusgrossos #feitosdesol #lgbtq #lgbt #love #pride

Rafa Durães 27/03/2020

Ótimo leitura.
Vinicius Grossos sempre rende bons livros. Sou admirador. Feitos de Sol não é seu melhor livro mas é encantador. Bonito, direto e verdadeiro. Nos faz refletir sobre religião, familia, amigos e destino. Super recomendo.

Gabi 29/12/2021

Calma, uau?
Esse livro é simplesmente perfeito! A maneira como ele retrata a força de um primeiro amor, a paixão, a ardência o desespero é inexplicável. Em alguns trechos do livro não tinha certeza se conseguiria continuar, alguns acontecimentos foram descritos de maneira tão detalhada e reconhecíveis que senti o reflexo dessas dores que nem nunca vivi dentro de mim. Sim eu chorei, mas tudo valeu a pena, para no final só sobrarem lágrimas de alegria. Uau, simplesmente incrível. Uma leitura nacional que se passa em uma época memorável, e é retratado no Brasil, no Brasil, mencionando a nossa cultura, uau?
Não sei mais o que dizer, a maneira como esse livro te envolve é de outro mundo.
Uau?

Isabella 10/11/2020

Eu sorri.
Ele sorriu.
E nós dois brilhamos, porque éramos feitos de sol.

jacóxd 18/11/2020

PERFEICAO
Obra de arte, to muito apaixonado por essa história, amei muitoooooo