A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Larissa Benevides 22/09/2023

A maldição - Stephen King
"A justiça não traz os mortos de volta, homem branco. Justiça é justiça"

***Contém cenas gore***

Releitura de respeito.

Li pela primeira vez esse livro em 2015 e confesso que não tinha me envolvido tanto quanto nessa releitura. Acredito que agora eu consiga ver melhor algumas relações que o King trouxe na história.

Aqui vamos conhecer Bill Halleck, um advogado que tem uma vida tranquila e tudo o que desejou, mas que um dia atropela uma pessoa e sai da situação completamente impune.

Já posso deixar de primeira que não temos personagens adoráveis nessa história, todos tem defeitos e não tive ligação com nenhum deles (exceto a filha do Bill que é uma criança então não teve sua imagem manchada).

Apesar de ser recheado de personagens suspeitos e com a índole duvidosa, King trouxe uma história instigante que te deixa sedente pela próxima página. Envolvendo ciganos e maldições, o livro vai mostrar o quanto a mente é poderosa e quanto o ser humano pode ser ruim.

Cada personagem traz uma podridão diferente e assim vamos nessa corrida contra a morte para saber qual será o destino de Bill e tentar saber qual é a verdade: “O imbecil é aquele que não acredita no que vê ou será que a mente é tão poderosa que que te entrega aquilo que você quer enxergar?”

Um thriller eletrizante onde o carma pode ser seu maior vilão.

"Todo mundo paga, homem branco da cidade - mesmo por coisas que não fez. Porque é assim que tem de ser."

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Advogado bem-sucedido, feliz ao lado da esposa e da filha adolescente, Bill Halleck desfruta os prazeres de uma vida sem grandes preocupações. Até o dia em que se deixa levar por uma distração no trânsito e atropela uma velha cigana. A partir do momento em que as rodas esmagam a senhora, sua vida começará a ser destruída. Mas não pela justiça americana; graças à sua influência e seus contatos, Bill escapa de uma sentença e não precisa pagar por esse erro com sua liberdade. No entanto, na saída do tribunal, assusta-se com o rosto carcomido de um velho, que lhe diz duas palavras: ?mais magro?.

A partir deste dia, os cento e onze quilos de Bill começam a diminuir vertiginosamente. De acordo com os médicos, não há nada em seu organismo que possa justificar a súbita perda de peso. Ele está desaparecendo e, se não conseguir deter o processo, em pouco tempo não será mais do que um feixe de ossos. Portanto, Bill larga tudo para sair numa busca pela própria sobrevivência, tentando mudar seu destino amaldiçoado. Mas ele tem pouco tempo. Os ponteiros da balança não o deixam se esquecer disso.

Arnaldo 09/09/2023

Livro bom!!
O livro foi uma leitura interessante , teve varios momentos empolcantes, até certo ponto foi uma leitura cativante. Porém pensa num final ruim, ao menos para mim, não gostei do final. Na minha opinião deixou muito a desejar. Mas no geral é um bom livro.

laura1423 07/09/2023

A Maldição
Me decepcionei. Esperei muito? Talvez. A premissa do livro é boa, promete uma história empolgante. Mas não é isso que acontece. O livro demora muito a se desenvolver e quando finalmente acontece, não é tão animador. O final é chocante mas a leitura é tão cansativa que acaba por não valer todo o esforço.

Camila 02/09/2023

O livro é muito bom, muito bem escrito, prende do início ao fim, só achei que alguns detalhes ficaram em aberto e poderiam ser mais explicados.

Mas amo os livros do King e recomendo a leitura.

Mari 01/09/2023

Um bom passatempo
Foi uma leitura bem boa, só demorei mesmo por questões de tempo. Além de sabermos o que se passa no enredo, o outor nos leva para dentro da mente do protagonista, suas questões psicológicas e emocionais, gosto bastante disso.
Tem um pouco de questões sociais, como os ciganos são vistos na sociedade, corrupção, anorexia nervosa. Claro tudo muito raso, não se aprofunda.
O foco era mesmo sobre a maldição e tal.
Mas gostei bastante, um bom passatempo.

Rayza.Figueiredo 29/08/2023

Chato
Era pra ser um super terror psicológico, mas não deu muito certo ?
acho q esse é o pior livro do King q eu já li ?
o inicio foi promissor, teve um suspense legal;
o meio foi chato, arrastado, sem graça, soooonoooo eterno!
e o fim foi tipo: WTF???

?Todo mundo paga, homem branco da cidade ? mesmo por coisas que não fez. Porque é assim que tem que ser?.

quem não paga pelos seus erros, acaba fazendo com que outros paguem; e no fim, o carma sempre volta pra voc.

MarAlia63 27/08/2023

Acredito que ?A Maldição? seja o livro do King, menos King que eu já li.
Não teve aquela enrolaçãozinha antes do clímax, o personagem principal não ficou tantan das ideias e tudo acontece bem rápido.
Billy é o personagem principal, mas a história é da danada da maldição, também poderia ser da vingança.
Eita povo vingativo!!
Apesar da escrita não ter tantos traços do autor, o livro é muito interessante.
Ah!! O filme é SUPER fiel.

Gabriel Abib 14/08/2023

A maldição do final previsível
Leitura fácil, com bom ritmo, personagens sólidos e narrativa fluída, padrão do excelente autor.
A premissa é interessante de acordo com o gosto do leitor, mas sua execução é um pouco falha.
O inicio do livro é um pouco lento, e somos apresentados a uma família sem muito carisma, somente depois de toda jornada é que iremos construir algum vínculo com o protagonista. Além disso, o desfecho é pra lá de imaginável e de certa forma "pouco inspirado".
Pontos positivos, quando a história engrena fica muito mais interessante, passando de um marasmo familiar e psicológico, para uma aventura a dois cheia de ação e perigo.
O personagem mafioso é fantástico e acrescenta todo dinamismo que faltam aos demais, vale a pena salientar também o médico pessoal do protagonista, a esposa do juíz e cigana GIna.
3,5/5 - Não é ruim, mas certamente também não é ótimo ou espetacular. O autor tem no minímo uma dezena de trabalhos mais atrativos, mas é uma história que te prende até o desfecho e serve como leitura rápida (devido ao tamanho curto).

Thaís 10/08/2023

Meu primeiro King
Esse foi meu primeiro livro do S king e posso dizer que amei!
Gostei muito dos plots da história, me surpreendeu muito no final. A história tem um otimo ritmo.

carolina.soares 06/08/2023

Toda ação tem uma consequência e essas consequências podem respingar em quem não tem nada a ver com a história.

Tyr Quentalë 05/08/2023

Thinner ou A Maldição do Cigano
Sempre desejei ler esse livro após ver o filme. Consegui o exemplar há vários anos e o deixei na estante por tanto tempo que perdi as contas.
Ao ler o livro, consegui relembrar várias cenas do filme. Lembrei do rosto de cada ator e atriz e fiquei pasma como a adaptação foi bem fiel na maior parte do tempo.
Há diferenças?
Com certeza no arco final.
É algo que desmereça o filme?
Não!
Indico aos amantes de King e aos que amam fazer resenhas filme vs. livro.
Mas deixo um adendo!
Quando King escreveu esse livro, ele escrevia sob o pseudônimo de Richard Bachman.
Como todos os últimos livros que li do autor, sempre haverá alguém dos grupos minoritários ou marginalizados que parecem ser alvo do desprezo ou ódio de seus personagens principais.
Nesse caso são os ciganos que são o alvo da repulsa ou são descritos como pessoas maltrapilhas que não gostam de higiene.
Oras... Conheço alguns ciganos que fogem do terrível estereótipo de King.
Passada a minha indignação, amei a versão final do livro.
Maldito seja, mestre King?(^-^)?

Tai 28/07/2023

A maldição
Gostei bastante dessa leitura, um ritmo um pouco mais acelerado do que o King costuma escrever, devorei esse.

Lucas.Domingos 20/07/2023

Bem legal.
Gostei da leitura, não tão arrastada como geralmente são as leituras do King. Recomendo a leitura. O enredo é bacana e as cenas de tensão também são bem legais.

danimyls 14/07/2023

A vingança nunca é plena...
Não esperava gostar tanto dessa história, da metade pro fim ela acaba ganhando um ritmo bem legal e sai bastante da repetição e da previsibilidade, só perdeu meia estrelinha porque até esse fluxo chegar, acaba ficando meio monótono, mas nada que prejudique a experiência. Gostei também de como a primeira parte me fez sentir como se tivesse assistindo um filme de terror bem trash dos anos 1980.
Apesar de ser uma narrativa simples do gênero, os eventos nos fazem refletir sobre o que nós decidimos alimentar na nossa existência e como essa dinâmica pode nos consumir e nos transformar em monstros. Mais do que qualquer coisa, é sobre como a sede de vingança só nos deixa ainda mais ligados a quem a gente não quer e causa muito mais danos às pessoas que a gente se importa.