A Maldição do Cigano

Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Julia 09/10/2022

''Mais magro'', sussura o velho cigano de nariz carcomido para William Halleck.''
É o segundo livro do King que leio, e amei a experiência. O início foi um pouco arrastado, demorei pra engrenar na história, mas depois das páginas iniciais, a leitura fluiu sem problemas.

Billy Halleck, um advogado bem-sucedido, atropela e mata uma velha cigana por acidente, e acaba recebendo em troca uma estranha maldição de seu parente. Cada dia mais magro, Billy precisa encontrar um modo de acabar com essa sinistra maldição, ou seus dias estarão contados..

A busca de Billy pelo cigano que lhe amaldiçoou é angustiante, a sensação de que sua vida vai se esvaindo, e de que ninguém e nada podem ajudá-lo, só me deixou mais curiosa a cada página. A esposa de Billy, Heidi, e seu médico Michael Houston, me irritaram profundamente! Além de não apoiar o marido, ela decide interná-lo sem seu consentimento com a ajuda do médico mal-caráter.

O gângster Ginelli, foi quem roubou a cena pra mim, mais até do que o protagonista. Apesar de não ser necessariamente um ‘’mocinho’’, Ginelli foi um amigo fiél para Billy, e o apoiou até quando sua esposa virou as costas pra ele, além de estar disposto a ‘’resolver’’seus problemas..

Quanto ao final, já estou me acostumando ao estilo do King e sabia que alguma coisa ia acontecer.. mas não me impediu de ficar com pena do Billy... o coitado nadou, nadou, e morreu na praia kkk mas eu adorei! Espero ler mais King com certeza!
DANILÃO1505 10/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

eliane_nuvens 09/10/2022

Mais um livro do King finalizado! Como vocês sabem eu estou lendo uma obra dele por mês em ordem de publicação e desta vez o livro lido foi “A Maldição” que anteriormente também foi publicado como “A Maldição do Cigano”. Gostei bastante da história e nessa obra pude ver características bem marcantes do King.

Willian “Billy” Halleck foi amaldiçoado, disto ele tem certeza. Ao conseguir se safar da punição de ter atropelado uma mulher cigana, Billy terá que arcar com a punição feita pelas próprias mãos de um cigano com sede de justiça. “Mais magro” foi apenas o que o homem precisou dizer para que Billy começasse a perder peso demasiadamente, independente de quanto comesse. Agora o que Billy precisa fazer é descobrir como se livrar dessa maldição antes que a contagem de seu peso zere.

Billy definitivamente não é um mocinho. Logo nas primeiras páginas já o achei um personagem desprezível, com falas idiotas e preconceituosas. Até merecia a maldição. Ele e seu círculo de amizades são de pessoas mesquinhas e desonestas que se acham melhores do que os outros por sua posição social.

Mesmo sendo um livro curto, o desenvolvimento é um pouco lento e repetitivo, em favor da construção do suspense e fazer o leitor ansiar por saber até quando este emagrecimento vai acontecer. Alguns capítulos são intitulados com o peso do personagem, dando a sensação de se estar correndo contra o tempo.

A escrita do King é bem realista. Certos trechos e descrições são repugnantes e dão bastante nojo, mas não dá vontade de largar o livro de jeito nenhum.

King tem a fama de não saber escrever finais e nesse livro eu meio que entendo isso, porém com justificativas. De acordo com a personalidade do protagonista, o desfecho foi bem condizente. Durante todo o enredo, eu meio que esperava algo do tipo. Mesmo assim foi surpreendente.

Gostei bastante da leitura, devorei esse livro em três dias. Ele não estará em meu Top 5 do King, mas é uma excelente leitura.

Recomendo a leitura para quem gosta de livros de horror e suspense que não dão tanto medo assim.

site: https://www.instagram.com/nuvensdecoisas/

Iury Lagos 04/10/2022

O final que não agradou muito.
A Maldição conta a história de Bill Halleck, um advogado que atropela uma cigana, e sai impune depois do julgamento. Um cigano o amaldiçoa, dizendo apenas "mais magro", e Bill começa a emagrecer de forma rápida e misteriosa. É com essa premissa simples que King vai desenvolvendo a história, trabalhando muito com o psicológico dos personagens, principalmente o de Bill, que vê sua vida, e de algumas pessoas ligadas a ela, se transformar completamente. Eu gostei do livro, pois King já lhe entrega, logo nas primeiras páginas, o ponto chave que vai ser desenvolvido no livro ( o misterioso emagrecimento de Bill), e desde o início você fica curioso para saber o desenrolar da história e como tudo isso vai terminar. O que mais me agradou, foi como King conseguiu trabalhar o psicológico do Bill, conseguindo demonstrar todo sofrimento físico e mental para poder superar, da maneira dele, toda essa situação. Recomendo para quem gosta de uma história que logo no início já lhe prende e que se desenvolve de forma natural, trabalhando conceitos psicológicos com aquela pitada de horror.

Fehð 29/09/2022

Chocada!
Esse livro conta a história de Billy, um advogado que atropela e mata uma cigana. Vai ao tribunal, mas é inocentado por ter influências. Na saída do tribunal um velho cigano lhe diz 2 palavras e vai embora. Passado isso Billy que era muito gordo começa a emagrecer mesmo comendo muito e isso só vai progredindo. Ele associa o que está acontecendo com ele a uma maldição enviada pelo cigano e sai em busca do velho para tentar reverter sua condição. Muitas coisas vão acontecer durante essa busca e o final é totalmente chocante.!
Vale a leitura!

MuSotnas 16/09/2022

Angustiante
O livro é muito bom, ele tem uma cadeia de acontecimentos muito fechadinha, não tem pontas soltas.
É angustiante ver a cada capítulo ele diminuindo, como ele se descreve ma frente do espelho, imaginar ele me deixou muito aflita, esperando o ataque cardíaco a qualquer momento.
Achei o final meio meh, não curti muito, mas o King tem essa mania feia de deixar os finais não tão bons quanto a história. Fiquei querendo saber mais sobre como se desenrolaria a situação da torta, mas?
No mais, é um livro muito bom

????????

Carol 15/09/2022

Não sei o que dizer....
Muito bom o livro, como sempre king nos surpreendendo, eu gostei muito da história, tem ação, tem mistério, suspense... mais o final eu fiquei sem palavras, nao acreditei... mais é muito bom o livro, leiam ...

lauraods1 14/09/2022minha estante
... e não ficou tudo bem.

Matheus Caires 12/09/2022

King univers 21
A maldição é um livro muito simples ele não tem tantos aspectos assustador como estamos acostumados com Stephen King mas ele não consegue nem cantar e te prender na história para o universo de Steven King ele aborda mais ou menos o poder da iluminação através da fala o cigano que causa maldição tem o poder da fala porém somente isso que temos no universo para acrescentar

Resumo do eps anterior
Carrie é a 1 iluminado apresentada por king ela também mencionou a coisa
Em salem apresentados ao padre Callahan um importante personagem
O iluminado nos aprofunda mais sobre o que é um iluminado e nos mostra que existem muitos no mundo somos apresentados a danny e hallorann dois importantes personagens
A Dança Da Morte nos traz uma pitada do multiverso e nos apresenta mais dons de pessoas que são iluminados como mae abigail que tem o dom da visão até então só conhecíamos ( nas minhas leituras é claro e quem me acompanha) os dons
Telecinese (Carrie)
Intuição (Danny)
Cujo nos trás king escrevendo sobre animais que será importante no futuro
Ascensão nos deixa na dúvida sobre os eventos que rolou
A Zona Morta mostrou mais um poder dos iluminados a premonição
A Auto-Estrada não acrescenta no universo
A Espera De Um Milagre nos traz a prisão Cold Mountain e John Coffe
Tudo é eventual que nos apresenta o Sr Earnshaw e seu dom do desejo tudo que pede ele ganha
As irmãzinhas de Eluria é o conto que se passa antes dos eventos de o pistoleiro assim apresentando ( pra mim nas minhas leituras ) A Terra Média
Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank
Aqui vemos a rotina do presídio Shawshank e seus prisioneiros
Sob a redoma você vê uma cidade presa em uma redoma e tendo que lidar com isso
A hora do lobisomem traz uma história de lobisomem
O Cemitério temos uma das melhores transs do king
Joyland trás uma investigação fantasma
Novembro de 63 trás uma confirmação concreta do universo Unido
Rose Madder traz quadros com poderes
O Aluno Inteligente relata como a criança pode ser moldada e faz uma pequena conexão com a Redenção de Shawshank
It vemos os seres cósmicos
Os livros de Paul o escritor presente na obra misery são recorrentes no universo de Stephen King

Linha Cronologia
O Homem de Terno Preto 1914
A Morte de Jack Hamilton 1934
A Espera De Um Milagre 1934
Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank 1948 (inicio)
It a Coisa 1958
Novembro dw 63 1958
A Zona Morta 1970 (acidente)
Joyland 1973
A Auto-Estrada 1973-1974
A Zona Morta 1974
Carrie 1974
Aluno Inteligente 1974-1975
Salem 1975
O Iluminado 1977
Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank 1978 (fim)
Cujo 1980
Ascensão 2018

TERRA MÉDIA
As irmãzinhas de Eluria

Anny 05/09/2022

? Billy Halleck atropelou e matou uma cigana, mas foi julgado inocente. Entretanto mesmo tendo escapado dessa justiça, Billy está pagando pelo erro cometido. Desesperado, porque começou a emagrecer sem parar e nenhum médico consegue desvendar o motivo, ele acredita que um velho cigano o amaldiçoou.

Nessa história com misto de terror e suspense, a gente acompanha esse drama desesperador que o protagonista está vivendo ao não conseguir achar uma solução para parar de emagrecer. Ele precisa encontrar o cigano para tentar reverter isso, mas ninguém acredita nessa história de maldição e a sua situação só piora.

Antes publicado como ?A Maldição do Cigano?, o livro conta com menos de 300 páginas e apesar de se tratar de uma história de terror, não provoca medo, apenas aflição talvez. Principalmente no final. ?

? Há um filme de 1996 baseado nessa história com o mesmo nome do livro. Ainda não assisti, mas pretendo. Tem para alugar no Prime Vídeo, no YouTube e na Apple TV.

? Achei a história diferente, bem típica do King.

Rinaldo 04/09/2022

A Maldição
Uma história com o selo Stephen King, que envolve suspense, surpresa, o imprevisível. E que nem tudo de fato é o que parece.

O Tolo de Amarelo 03/09/2022

Época de ouro do King
A trama é interessante e tensa já nas primeiras páginas.

Incrível como King move a trama com uma certa facilidade e numa frequência que te deixa com as mãos grudadas nas páginas.

E o que falar desse desfecho?

Macabro, para se dizer o mínimo.

Época maravilhosa do King!

hellflections 30/08/2022

Enredo interessante, diferente do que costumamos ver, e também bastante envolvente, fazendo com que a leitura não seja cansativa. Eu confesso que torcia por outro tipo de final, mas fiquei satisfeita mesmo assim, achei justo (ou não kk)!

Cla 30/08/2022

A premissa do livro é muito boa, King constrói personagens como ninguém. Achei envolvente a narrativa e você quer saber o que vai acontecer com o personagem.

vag18 25/08/2022

Um livro que chama muito a atenção
Fiquei muito atraido pelo enredo de um homem que começa a perder peso muito rápido, e a história não decepciona. O leitor fica muito curioso para saber o que irá acontecer se o peso chagar a zero, e é muito interessante acompanhar o que é feito para tentar impedir que isto aconteça.