A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Reinaldo.Souza 07/08/2022

Mais magro...
"Advogado bem-sucedido, Bill Halleck desfruta os prazeres de uma vida sem grandes preocupações. Até o dia em que se deixa levar por uma distração no trânsito e atropela uma velha cigana. Graças à sua influência e seus contatos, Bill escapa de uma sentença e não precisa pagar por esse erro com sua liberdade. No entanto, na saída do tribunal, assusta-se com o rosto carcomido de um velho, que lhe diz duas palavras: “mais magro”.

A partir deste dia, os cento e onze quilos de Bill começam a diminuir vertiginosamente. De acordo com os médicos, não há nada em seu organismo que possa justificar a súbita perda de peso. Ele está desaparecendo e, se não conseguir deter o processo, em pouco tempo não será mais do que um feixe de ossos."

Esse livro não entrou na lista dos meus favoritos do King, porém não consegui largar o livro até descobrir o final. Se trata de uma corrida contra o tempo, então se você tem um mínimo de ansiedade, vai querer muito saber como acaba. E o fim vai te deixar olhando para o teto por pelo menos dez minutos hahahaha

O livro bate muito na tecla de justiça e culpa e traz uma boa reflexão sobre esses dois conceitos. Aqui se faz, aqui se paga, certo? É tudo sobre carma? A justiça tarda, mas não falha? É mais fácil culpar terceiros do que a si mesmo?

Nós acompanhamos Bill em todo o seu desespero na corrida contra o tempo para salvar sua própria vida, transferindo seu ódio para outras pessoas e sem apoio de sua família e de amigos próximos. Tudo o que ele tem é uma crença.

Ao mesmo tempo que King usa muito de esteriótipos sobre ciganos para compor a história ao mesmo tempo que mostra o preconceito que esse grupo sofria e ainda sofre nos dias de hoje.

É uma história que você precisa se apegar ao personagem principal para que se entregue ao desespero junto com ele. Não espere por um final feliz, mas se surpreenda.

Leonardo.Heffer 07/08/2022

Esperava bem mais, apesar de não saber o que esperar.
A maldiçao é um clássico livro assinado pelo pseudônimo do King. Nem sei porque retiraram o nome do Bachmann dele para colocar o de King.

De narrativa bem lenta, o livro segue uma história de sobrevivência e de como o ser humano, em sua ânsia por essa busca se cega para a razão.

O personagem se torna chato em determinados momentos e a narrativa contada a partir da visão do mafioso (o capítulo inteiro, quem leu sabe do que estou falando) chega a ser cansativa a ponto de querer fazer desistir.

Mas enfim, chega- se ao fim é depara-se com o clássico final de Bachman. Não chega a ser uma leitura obrigatória por parte dos livros do King.

rity 04/08/2022

que final, colegas. que final...
o primeiro livro do king que eu leio e MEU DEUS. eu não imaginei que ia ficar genuinamente assustada com um livro. vou levar anos pra digerir esse final-

Beatriz 26/07/2022

Achei a história beeem arrastada até mais ou menos a metade do livro? começou a fluir bem a partir do momento que o Ginelli entra de verdade nos acontecimentos principais? O final me deixou bem tensa.

LeozinhoF 25/07/2022

Um livro diferentao do king
Como o próprio nome já fiz "a maldição do cigano" o livro narra a história de Billy, que recebe uma maldição muito peculiar para uma história de um livro do mestre do terror, a narrativa é muito boa, você torce para que o protagonista consiga superar esse "mal" , um suspense digno de Stephen King

LucasTheReal 21/07/2022

É original e revolucionário? Não, porém diverte
Billy Halleck, um advogado acima do peso, atropelou uma cigana. Mesmo após este incidente, a justiça faz Billy sair impune, e o cigano decide se vingar fazendo com que o advogado fosse ficando mais e mais magro.

Que livro gostoso e viciante. Fazia tempo que um livro do King não me viciava deste jeito.
Acho que o King dá umas repetidas, porém passo meu pano.
Gostei bastante dos personagens, inclusive do Ginelli ( que é injustiçado demais no final ).
Um livro despretensioso. Não espere que seja um livro BRUTAL do Richard Bachman, é bem de boa até.
Recomendo pra quem gosto de um King Clássicão.

Mah Mac Dowell 20/07/2022

Um dos livros mais conhecidos do King. Confesso que eu estava ansiosa pra ler esse.

Ele conta a história de Billy que causa um acidente de atropelamento de uma cigana. No dia do julgamento, um cigano, pai da mulher atropelada, lhe joga uma maldição e murmura ?mais magro?. A partir de então Billy começa a emagrecer progressivamente todos os dias sem qualquer esforço, mesmo mantendo seus hábitos alimentares e comendo até além.

Senti um avanço ainda maior na escrita do King neste livro.

A leitura flui super bem e a trama deixa o leitor bem curioso pra saber como vai terminar.

Como em todos seus outros livros, infelizmente o King não consegue deixar de demonstrar seu preconceito ao longo da história. Eu esperava não encontrar isso nesse livro, mas ainda está presente como se fosse uma ?marca? de sua escrita. O que sempre me decepciona um pouco.

O final, apesar de ser algo quebrou estava esperando, acabou me surpreendendo mesmo assim. Muito boa a lógica de tudo.

De toda forma, foi um dos melhores livros do King que li até agora.

Vanessa2056 17/07/2022

Esse é do Bachmann mesmo??
Criei uma alta expectativa antes de iniciar a leitura, só pelo fato de ser uma história escrita com o pseudônimo do King (Richard Bachmann) e de ouvir de algumas pessoas que os livros do Bachmann são mais obscuros e tensos de ler. Fui buscando isso em A Maldição e achei normal como outros livros do autor.
Exceto pelo ponto acima, o livro é fluído de ler, é instigante, rápido (288 páginas só) e não tem nenhuma enrolação. Tenho uma ressalva quanto a capa também, ela não combina com a história, fica parecendo um corpo em um necrotério. Tem vários outros pontos do livro que poderiam resultar em uma capa muito mais interessante.

O protagonista, Billy, recebe uma maldição de um cigano por ter atropelado e matado uma das ciganas do grupo. Logo coisas estranhas começam a acontecer com ele e com outras pessoas próximas a ele. Será que ele vai conseguir salvar essas pessoas e a si mesmo?
Quer descobrir? Então vai ler logo! ;)

Fernanda 16/07/2022

Leitura Arrastada
SK é meu autor favorito e escolhi esse livro pela sinopse e por ser razoavelmente curto para ler na MLI 2022. Mas me surpreendi pela escrita lenta além do necessário para construir a base da história, só começa a ficar bom mesmo na metade do livro (quando o Ginelli aparece). Me pareceu mais um conto longo do que um romance e na minha opinião, o fato do protagonista ter um amigo gângster sadico me pareceu um resolução muito simplória para convencer o velho cigano, embora o capítulo dele seja o melhor do livro.Adorei o final, o ponto alto do livro e a sensação de justiça que tive, foi até curioso estar contra o protagonista do livro pela primeira vez lendo as obras do King. Heidi e Billy tiveram o que mereceram, só tenho pena da Linda.

Nelson.Junior 08/07/2022

A Maldição do Cigano
King fez um belo trabalho nesse livro, não senti uma leitura arrastada. Achei o plot final Ok, já esperava que isso iria acontecer lá na reunião final com o cigano. Ao todo é um livro bom

Ludmila 03/07/2022

Aquele king classico
OKing no seu estado bruto.
Publicado com pseudônimo,

Resumindo um advogado amaldiçoado por um velho cigano de 109 anos, patriarca de um grupo de ciganos que se movimenta pela costa leste dos Estados Unidos.

Este lhe toca e diz somente: ?mais magro?.
Da-se inicio ao projeto vareta!

Aqui, King explora temas como a culpa, injustiça, invisibilidade social e vingança, de forma que frequentemente o personagem principal se pergunta o que deveria ter feito, se lhe é merecido, como chegar a um acordo, como se vingar do ocorrido e até mesmo chega a transferir a culpa, desejando que a maldição acometesse à esposa, e não a si próprio.

Outro ponto interessante da obra é a exploração do povo cigano, que muitas vezes é visto como indesejado ou, se acolhidos, é apenas para a diversão do homem branco, mas são pessoas que tem uma cultura própria e suas próprias crenças.

Sem contar a participação de um
Gangster pra apimentar a historia.

Curti

Senhor Wayne 01/07/2022

Um livro que faz pensar....
Pode parecer estranho, mas o livro trata da sede por justiça. Afinal sua ausência permitiu que essa história nos fosse passada, na minha opinião. Confesso que achei muito legal o final, mas o do filme me surpreendeu aidna mais e o Taduz é um personagem que apesar de distante da trama, contém toda sua essência como se estivesse sempre presente na vida de William. Só tenho pena de Linda!

juresenhas 24/06/2022

" mais magro "
um livro com várias reviravoltas e um final surpreendente, Stephen king nunca falha em me impressionar com a qualidade da escrita.
queria que o livro fosse um pouco maior para abranger mais algumas coisas, mas mesmo assim gostei bastante

Fabricio.Fracaro 22/06/2022

A maldição do Cigano
Sempre bom reencontrar o mestre King.
Nesta leitura vamos vivendo com um homem amaldiçoado, e vamos chegando até o fundo do poço com ele, passando pelos vários processos até o desfecho final, este é um livro não muito profundo, mas com a escrita sempre boa do autor é fácil de construir as cenas, vale a leitura.

Lucs 15/06/2022

Poderia ser bem menor
Não é que o livro seja de todo ruim, mas se arrasta em alguns trechos e outros são bem interessantes. A conclusão ficou bem aquém do que eu esperava, dando um sabor de conto grande demais. Dava pra cortar umas boas gorduras do livro, se me permite o trocadilho mórbido.
DANILÃO1505 15/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lucs 15/06/2022minha estante
Obrigado Danilo, mas estou longe de ser um crítico literário. Preciso dar mais chances ao S.King.