A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Gabriel.Sacramento 07/06/2023

Um livro de Richard Bachman
Um típico livro do pseudônimo, com esse forte senso de movimento (a tensão do nome dos capítulos) e um ritmo mais ágil. Apesar do forte teor sobrenatural, não sei se consigo chamar de terror.

Gosto do humor do livro e adorei a sacada do final.

Leandra9 31/05/2023

Completamente apaixonada
Estava ansiosa demaiss para ler esse livro, com certeza entrou para meu top 3 de livros favoritos do King. Minhas expectativas já eram altas e ele conseguiu superar! Uma história muito envolvente.

Gabriel1994 31/05/2023

A Maldição do Cigano e o Advogado Fanfarrão.
Mais um livro lido do Mestre, Stephen King. A Maldição ou a Maldição do Cigano foi uma leitura muito boa, apesar de seus "poréns".

"Mais magro", foi a frase que mudou completamente a vida do gordaça, Billy Halleck! Um advogado influente, um ótimo pai e um 'enorme' popular cidadão da cidade. Essas alcunhas são todas muito bem atribuídas ao saudoso Halleck.

Em um certo dia, voltando de um passeio com a esposa, Heidi. Sua amada decide lhe fazer um "agrado", enquanto está dirigindo. O que acontece é que esse "agradozinho" resulta em uma distração e consequentemente um inconsequente acidente. Billy Halleck atropela uma senhora cigana que veio, tragicamente, a falecer.

Como eu ressaltei no início, Billy é um cara muito influente, e mediante a esse cenário complicado de acabar promovendo um acidente imprudente que levou a um óbito, ele usará de toda sua relevância e popularidade para contatar seu amigo juiz, Rossington, para dar uma "mãozinha", ajudando com que o advogado seja absolvido em julgamento.

Halleck é levado a tribunal e inocentado desse crime! Na saída do tribunal, um cigano, carcamano, ancião e de nariz carcomido se aproxima do corpulento advogado e diz a frase que mudará todo o curso e o destino de Halleck:

"Mais Magro".

Halleck não leva muito a sério esse contato com aquele estranho senhorzinho. Ele só não contava com a familiaridade daquele velho cigano com a vítima e o poder de maldição que uma frase provida de um cigano com bagagem e sede de justiça pode causar-lhe... Mas isso ele irá descobrir ao longo da trama!

Se tiver alguma cigana lendo essa resenha disposta a testar um negócio, me chama pra conversa. Tô precisando perder uns quilinhos igual ao Halleck, mas... Pensando bem no rumo que ele toma na história é melhor deixar pra lá!

"Mozamigus" antes de carimbar minha opinião nessa resenha, vamos esclarecer uma coisinha: O STEPHEN KING NÃO FOI DESCOBERTO COMO RICHARD BACHMAN, ELE MESMO SE CAGUETOU!! ?. Cara. Ele já estava vendo o sucesso que estava emplacando com o próprio nome e quis "passar a faca" no pseudônimo. Eu li outros livros de Bachman e a narrativa, forma de escrita, desenrolar da história, maneira de explorar os personagens, enfim... É completamente diferente desse livro aqui! A Maldição do Cigano tem TODAS as características de Stephen King. Tem até uma menção dizendo "Ain nossa, isso está parecendo um livro do Stephen King" ?. Vai entender o porquê parece tanto, né King? ?

Portanto... King quis ser descoberto e deu todas as pintas em A Maldição do Cigano.

Gostei muito dessa leitura! É um livro que tem muito a característica do King escritor dos anos 80. Aqui ele está na fase "escritor prodígio" e explora alguns elementos de escrita que vemos nos livros dessa década.
Em A Maldição (Suma deve ter cortado o título na hora de imprimir e deixou... Se foi para não dar "spoiler" do livro no título, que eles cortaram o nome original do livro, parabéns. Adianta de bosta nenhuma, até porque a sinopse ou as 30 primeiras páginas do livro King já apresenta qual que é da história) King já entrega o "grosso" da história de cara! No começo do livro o autor já te serve o caldo do que se trata a trama e você se pergunta "Tá. Ok. E agora???" e é aí que entra o mágico Stephen King. Ele vai trabalhar e explorar a mente do personagem, toda melancolia que a situação em que ele está vivendo reluz, todo drama, neurose, paranóia e a nata mesmo do psicológico de Halleck, King vai desenvolver durante o livro. E até a página 200 é aquele crescimento do personagem durante a história, a ascenção e redenção dele por conta de tudo que a maldição do cigano causou na vida dele...

Só que o King dá uma leve estragada! Pois é... O autor joga TOOODA uma construção de personagem para chegar no momento em que Halleck vai colocar fogo no pavio e se consagrar e do nada ele muda as cartas do jogo e envolve um outro protagonista na história que vai colocar Billy Halleck como um segundo plano e o filho da mãe (que ele realmente é) no fim das contas.

Eu gostei do Ginelli, juro. Eu só não gostei do rumo que o King tomou aqui. Me senti meio "desenganado" quando percebi que o Halleck virou um coadjuvante. Ele teve todo um pique de crescimento em meio a desgraça e o desenrolar do livro para o Ginelli chegar, tomar posse do b.o de Halleck e passar a tomar decisões e contar "histórias do que ele aprontou para safar Billy"????

Pra mim o King cagou aí! Acho que ele chegou na página 200 se compadeceu com o velho cigano achou "bom demais da conta" o destino de Halleck e substituiu o protagonista e finalmente se contentou "Ah, não. Ok. O filho da P da história vai ser o Halleck mesmo" e construiu esse final... As últimas páginas trazem esse lance da covardia e pilantragem das atitudes de Billy e as consequências que ter sido um filho da mãe vacilão causou nele, ele mereceu esse fim! Só acho que o King apelou e abriu um leque de encheção de linguiça quando fez essa troca no meio do rolê e mudou o ritmo do arco principal do personagem.

Isso fez com que começasse a me incomodar e o livro foi decaindo a partir desse ponto. Não foi uma queda drástica no meu conceito, até porque, finalizada a leitura, ainda assim, foi muito boa!

Recomendo muito esse livro!! Essa resenha saiu assim mesmo "resenha resenhando", dane-se. Já peguei intimidade com os livros do King ?.

Digníssimo 4.0 estrelas, leiam A Maldição do Cigano e cuidado, muito cuidado com que tipo de velhinha pode ser a que você passa seu carro por cima...

"MAIS MAGRO...."

Nina Pina 29/05/2023

Bill Halleck, é um homem bem-casado, bem nutrido, pai de uma filha, advogado, vivendo em uma casa confortável. Passeios, viagens, tudo lindo, bem encaixado, mas, um dia qualquer, sua linda esposa, resolveu fazer uma brincadeira com ele, um tanto erótica, no trânsito, fazendo-o se distrair por alguns segundos, com isso, ocorreu um grave acidente, envolvendo uma cigana idosa, infelizmente, seu falecimento foi inevitável. Bill é inocentado pela justiça. E ao sair do tribunal se depara com o patriarca dos ciganos Taduz Lemke, e ao tocá-lo sussurra' emagrecido', praguejou o velho, e a maldição está lançada, de repente sua vida gorda e confortável vira um inferno, começando a despencar, despencar, um pouco a cada dia.

Leitura super envolvente. Indicando mais uma obra do mestre do terror, uma história que mexe com sua imaginação.

Uma dica valiosa

?Esse livro serve como um aviso para todos nós: faça a coisa certa, mesmo se ninguém estiver olhando.? ? Storgy Magazine
13:34

skuser02844 29/05/2023

A maldição do programa medida certa.
Billy Halleck é um advogado gordo e descuidado. Deixa o café cair nas próprias calças, se suja comendo cachorro quente e consequentemente acaba por atropelar pessoas inocentes por ai. Só que ele não contava que essa pessoa que ele matou é a filha do chefão de uma gangue de ciganos para lá de malvados.

A justiça neste caso deu uma de Brasil e se mostrou cega, muda e bem propensa ao erro, permitindo assim que o nosso querido Billy fosse considerado inocente.

A considerada inocencia da justiça não foi a mesma conclusão que chegaram os ciganos e com apenas um toque e um dizer, Billy sofrerá as conseguencias de emagrecer para todo o sempre até que se torne um "saco de ossos".

Terrorzinho de boas do Tio com King com bastante elementos psicológicos e situações que fazem a gente questionar quais seram os próximos passos do nosso guerreiro nessa busca pela quebra da maldição.

O Stephen King tem uma qualidade em sua escrita e nas suas histórias que são xuxu beleza. Que é o detalismo. Ele detalhe os momentos e parece imaginar as mil situações possíveis com o terror proposto por ele.

Para alguns pode parecer chato e até cansativo, mas nesse caso combina totalmente. Veja bem, essa história não tem uma proposta para lá de muito chamativa. Digo por cunho pessoal. Só que conforme a narrativa segue e os detalhes vão seguindo, esse livro ganha um "peso" real que se torna palpavel. É quase como se fosse real. O passo a passo do personagem principal e da maldição que lhe assolam, caminham firmente com o que parece ser positivo de início e logo depois se torna uma verdadeira preocupação para todos ali presentes.

Além do que, o realismo como o King detalha o corpo perdendo a sua massa muscular e a forma como sabemos que aquilo não vai parar é um fator cheio de ansiedade. Isso para um terror é um "prato cheio".

Os ciganos apesar de vilões dessa história, me pareceram mais tranquilos em relação a maldição. Todo mundo sabe que a verdadeira forma de fazer uma pessoa sofrer com uma maldição em forma de emagrecimento é obrigar o ser humano a participar do programa medida certa e ter gravações infinitas sobre o como ele é gordo e horas de momentos registrados de exercicio físico de forma vergonhasa com exibição gratuita no fantastico, para que todo o Brasl possa te olhar e fazer piada com o seu sofrimento fazendo agachamento ou prancha.

Assim que o emagrecimento for acontecendo, eles vão aumentando os exercicios, cortando as comidas e mantendo o nível de gravação rotineiro tornando a vida da pessoa um inferno.

A cereja do bolo, para finalizar o inferno que se tornou a vida dessa pessoa, ele deveria ser obrigado a frequentar uma academia das 18:00 as 21:00 de segunda a sexta com um personal chamado Léo Lins que ao invés de lhe ajudar só faz piada com um alto falante, chamando a atenção de todos os marombeiros e blogueirinhas que só vivem de academia e instagram.

O final desse livro é um dos melhores do Stephen King. O que não significa nada. Já que tem umas paradas bem loucas dele por ai. Só que nesse caso vale a pena, apesar de ficarmos descrentes com o descuido final, vale a pena por ser bem chocante.

Meu primo ficou horrizado com esse livro. Uma maldição que faz pessoas gordinhas ficarem magras, para ele que só fica com mulheres que participaram do programa quilos mortais, isso é o fim do mundo!

yasmine 21/05/2023

Um livro com a premissa muito instigante, porém o desenvolvimento dele é lento, somente no final que o enredo prende. Poderia ter um final completamente diferente, mas o autor resolveu nos deixar na angústia mesmo kkkkkk.

Carlos588 12/05/2023

Nem sempre é pelo que fazemos, mas todos pagamos
Trabalhando os conceitos de justiça, acaso e consequências, o King constrói uma narrativa vertiginosa e, por vezes, angustiante de um homem obeso que atropela uma cigana e é amaldiçoado a perder peso indefinidamente.

Ariana85 08/05/2023

A ideia do livro é muito boa. Boa mesmo!
Porém tem um desenrolar MUITO lento. Muitos detalhes e desdobramentos desnecessários, que deixam a leitura arrastada e chata.
É um livro okay, o que me deixou chateada, já que sou grande fã de Stephen King e fui com grande sede ao pote pra essa leitura. Sigo com sede ?

Thiago.antuness 06/05/2023

"Todo mundo paga, mesmo por coisas que não fez"
Em minha segunda leitura do king já consigo ver um final bem melhor do que "Zona morta".
Inicialmente a história começa bem e ganha o leitor nas primeiras páginas, com uma trama sólida e uma corrida contra o tempo para encontrar o cigano e desfazer a maldição, porém o que sempre vou bater é o fato de as vezes o king pecar muito nos detalhes, sendo estes as vezes muito cansativos.
O meio do livro foi a parte mais complicada de ler, pois entre a busca e o encontro do cigano foi extremamente chato, isto por causa da quantidade chata de detalhes de cidades e de locais, coisas que não acrescentaram para a narrativa.
Entretanto, quando William encontra Ginealli seu amigo mafioso, é aí que a trama ganha força e traz excelentes momentos de horror e desespero, posso dizer que é o ponto mais alto do livro.
-O que dizer do final que as pessoas divergem demais?
Excelente e eu nunca pensei que iria acontecer da forma que aconteceu, mas desde já digo que concordo 100% com o que aconteceu no fim.
Indico a leitura, pois é uma escrita maravilhosa de um dos autores mais incríveis.
Ana Carolina 06/05/2023minha estante
Não foi nada chato ?

Thiago.antuness 06/05/2023minha estante
Só um pouquinho ?

Alan.Felipe 03/05/2023

Purpurfargade Ansiktet
Gosto muito de livros que têm premissas exóticas e esse aqui não me decepcionou.

O enredo se desenvolve em um ritmo lento, porém a história é tão interessante que a curiosidade de saber como termina deixa o livro bem legal.

Juh 10/04/2023

Livro bom e final surpreendente, apesar do desenrolar lento da história, ainda sim consegue lhe prender.
Vale muito a leitura !